terça-feira, 26 de março de 2013

Exame de Ordem aprova 13,7% no RN


OIX Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN) aprovou preliminarmente 255 candidatos dos 1.861 inscritos, sendo 224 em Natal, cinco em Caicó e 26 em Mossoró. O percentual de aprovação foi de 13,7% - 2,6 pontos percentuais acima do índice verificado no último exame de Ordem, realizado pela OAB/RN. O nível de aprovação alcançado no Rio Grande do Norte ficou bem acima da média nacional, que foi de 10%.
Segundo o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Mirocen Júnior, a cada Exame, a Ordem tem se preocupado em qualificar tecnicamente estudantes e bacharéis em Direito, para aumentar o índice de aprovação. A ESA [Escola Superior de Advocacia]; CAARN [Caixa de Assistência dos Advogados do RN] e a Comissão de Ensino Jurídico realizam palestras e cursos que, segundo ele, tem resultado na melhor qualificação e, consequentemente, na elevação dos índices de aprovação.
O prazo para interposição de recurso segue até as 12h de hoje, dia 26 e a previsão é de que o resultado final seja publicado no dia 5 de abril.  A primeira fase, prova objetiva, foi realizada no dia 16 de dezembro de 2012 pela Fundação Getúlio Vargas e a segunda fase, prova subjetiva, foi aplicada em 24 de fevereiro.
Fonte:Jean Carlos

Eleitores que não votaram nas três últimas eleições devem regularizar título


Falta exatamente um mês para o fim do prazo – 25 de abril – para que os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições compareçam ao cartório eleitoral e regularizem sua situação junto à Justiça Eleitoral. A medida também vale para aqueles que pretendem se candidatar às eleições gerais de 2014. Quem não o fizer terá o título eleitoral cancelado.
O eleitor que não regularizar a sua situação eleitoral sofre uma série de restrições, entre elas, não pode se candidatar a cargo eletivo. De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), entre outros documentos, o pedido de registro de candidatura deve conter a certidão de quitação eleitoral.
A certidão de quitação eleitoral certifica a plenitude do gozo dos direitos políticos, o regular exercício do voto, o atendimento a convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito, a inexistência de multas aplicadas, em caráter definitivo, pela Justiça Eleitoral e não remitidas, e a apresentação de contas de campanha eleitoral.
Fonte:O xerife

Seca no Rio Grande do Norte já atinge 120 cidades


rodutores rurais do Rio Grande do Norte acreditam que vão levar anos para recuperar os prejuízos da estiagem que atinge cidades do interior do Estado. Mais de 120 municípios já foram afetados.
A maioria das cidades registra índices de chuva abaixo da média. A previsão também não é otimista. Para o próximo semestre, são esperadas chuvas irregulares e abaixo da média.
Também por causa da seca, produtores rurais acumulam dívidas com os bancos, já que não têm retorno com os ganhos nas lavouras. Em uma propriedade no oeste do Estado, por exemplo, o produtor de caju perdeu 40% dos pés.
R7

Curiosidade:Loja virtual Gospel é criado para apimentar a relação de casais evangélicos

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a postagem.

Felipão prevê caminho longo com Seleção Brasileira


A Seleção Brasileira não jogou bem no empate por 1 a 1 com a Rússia, nesta segunda-feira, em Londres. A atuação, no entanto, não deixou o técnico Luiz Felipe Scolari preocupado. Pelo menos diante das câmeras, Felipão mostrou um otimismo inabalável para dizer que não percorrerá um trajeto mais curto para ser novamente campeão com o Brasil.
“Todos sabem que não existem atalhos para o sucesso de uma equipe. Teremos que vencer etapas. Estamos acrescentando algumas coisas com os amistosos, ganhando jogadores. Para chegar ao sucesso, precisaremos ir por etapas. Não adianta pensar de outra forma”, avisou.
O Brasil não tem tempo para escolher um caminho longo até se encontrar sob o comando de Felipão. Em formação, o time disputará a Copa das Confederações ainda neste ano e a Copa do Mundo em 2014. “Já temos a confiança necessária dos torcedores brasileiros”, contrariou Felipão. “O que precisamos é continuar trabalhando com o grupo nos jogos com Bolívia e Chile para ter uma equipe mais forte e encorpada na Copa das Confederações. São as etapas que a gente vai passando. Acho que teremos um grupo melhor até lá”, confiou.
O treinador também ressaltou as dificuldades que o Brasil enfrentou para arrancar um empate da Rússia. Na semana passada, a Seleção havia saído da Suíça com um 2 a 2 com a Itália após abrir dois gols de vantagem. “Mantivemos o nível do jogo da Itália contra a Rússia, que tem uma equipe bem organizada, que ainda não levou gols nas Eliminatórias e marca bastante. Devido a uma série de fatores, dá para dizer que ficamos no mesmo nível do amistoso passado”, avaliou Luiz Felipe Scolari.
O técnico Luiz Felipe Scolari pretendia transformar os pressentimentos que tinha sobre a formação da Seleção Brasileira em certezas, mas deixou o Estádio Stamford Bridge com mais dúvidas. Com Kaká como titular, a Seleção Brasileira não chegou a criar oportunidades de gol no primeiro tempo e sofreu forte pressão dos russos no início da partida. Na etapa complementar, com Hulk na vaga de Oscar, a equipe de recebeu um verdadeiro bombardeiro russo dentro da área até que a insistência europeia foi premiada com gol. No final, Fred aproveitou jogada de Marcelo e Hulk e igualou o placar.
A próxima oportunidade de o Brasil se encontrar antes da Copa das Confederações será contra a Bolívia, no dia 6 de abril, em Santa Cruz de la Sierra. A convocação será divulgada na próxima quinta-feira e contará principalmente com jogadores que atuam no futebol brasileiro, uma vez que não se trata de uma data Fifa para as realizações de amistosos. A lista será anunciada sem qualquer pompa, no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Fonte:JH

FNF prepara ação contra Secopa

O presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), José Vanildo, se prepara para entrar com outro tipo de ação contra a Secopa e a OAS, empresa responsável pela construção da Arena das Dunas. O dirigente cobra urgência na definição e já prepara uma ação de Obrigação de Fazer com pedido de tutela antecipada, obrigando que as partes se sentem à mesa e definam  as regras de uso do novo estádio natalense.
O secretário Demétrio Torres diz que ainda há tempo para se discutir a questão, mas a OAS já procurou o América e apresentou a minuta de um contrato para aluguel da Arena das Dunas. Como se pode fazer isso, sem que o protocolo de intenções, que vai regular essa transação, ao menos tenha sido discutido?”, questiona José Vanildo.
Com a nova ação, o presidente da FNF disse que pretende criar meios para obrigar o cumprimento da cláusula 5.5 do contrato que repassa a Arena das Dunas ao controle da empresa privada. “Nós temos que definir urgentemente essas regras. Eu não sei, por exemplo, como será a operação normal a uma partida”, salienta Vanildo.
Demétrio Torres respondeu a interpelação realizada pela federação de futebol, agora o cartório tem até dez dias para repassar o documento para José Vanildo ter ciência do teor do mesmo. Determinado, o dirigente ressaltou que não irá se contentar apenas com isso. “A FNF terá como explorar o direito de arena, nos jogos válidos pelo Campeonato Estadual? Quem serão as pessoas que terão acesso a tribuna de honra? A FNF quer negociar quatro datas anuais para realização de eventos na arena, será que nós iremos ter esse direito?”, conclui José Vanildo.
Fonte:Tribuna do Norte

Nível de lagoa baixa e pescador encontra canoas indígenas no RN


Embarcações foram achadas na lagoa de Extremoz, na Grande Natal.
Relíquias foram encontradas pelo pescador Pedro Luiz, de 70 anos.


O baixo nível da lagoa de Extremoz, na Grande Natal,  ajudou a revelar relíquias que resgatam a história: são três canoas indígenas, uma delas ainda presa a uma corrente. A  maior  mede mais de dois metros de comprimento, segundo o pescador Pedro Luiz da Silva,de 70 anos, que encontrou as embarcações no fundo da lagoa.
"Eu encontrei durante uma pescaria. Marquei o local e depois voltamos para pegar", contou o pescador Pedro Luiz da Silva.
O pescador tem um documento para comprovar que já encontrou muitas partes da história potiguar em baixo d´água. Ele se orgulha de ter descoberto outras canoas e até imagens de santos. "Eu acho isso muito importante para a nossa história. Ajuda a contar nosso começo. Mas acho que seria mPedro garante que outra canoa indígena ainda está submersa na Lagoa de Extremoz. As que foram retiradas da região irão passar por análises no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O objetivo é descobrir a idade das embarcações, que aparentam ser do século XVI, quando há registro da presença de jesuítas para catequizar os índios tupis e paiacus que habitavam a região, conhecida antigamente por Aldeia Guajiru, segundo os registros históricos.
O fotógrafo Canindé Santos registrou todas as descobertas que ficaram durante séculos escondidas pelas águas. Para Canindé, é uma forma de manter viva a memória da cidade. "Isso é importante para conscientizar as pessoas sobre a história de Extremoz desde a época dos índios. E também sobre as batalhas com portugueses e holandeses que aqui estiveram", destacou Canindé Santos.elhor se as relíquias tivessem todas guardadinhas aqui", defendeu Pedro.
Fonte:G1/RN

Campanha de vacinação contra a gripe deve imunizar 31,3 milhões de pessoas em abril


O Ministério da Saúde pretende vacinar este ano 31,3 milhões de brasileiros contra a gripe. O número representa 80% de um total de 39,2 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários – gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos.
Uma das novidades anunciadas pela pasta é a inclusão de mulheres em puerpério (período de até 45 dias após o parto) nos grupos prioritários para vacinação. Outra mudança vai possibilitar que pessoas com doenças crônicas tenham acesso ampliado à vacina por meio de postos de saúde e não apenas centros de referência. Basta apresentar uma prescrição médica no ato da imunização
Fonte:Agência Brasil