quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Jovens de Janduís são mortos a tiros em Natal

Fotos: Sérgio Costa






Por Sérgio Costa e Thyago Macedo / Portal B.O

A violência continua em Natal e os casos de homicídio se multiplicam. Na noite desta quinta-feira (28), três jovens foram mortos a tiros, quando estavam em um bar, no loteamento Vale Dourado, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte de Natal. As vítimas eram primos e um quarto jovem foi baleado.

O cabo Ezídio, do 4º Batalhão da Polícia Militar, informou ao Portal BO que a ocorrência foi registrada por volta das 18h40. Os quatro jovens estavam bebendo no Bar da Sônia, quando homens armados chegaram em um carro preto. Eles desceram armados com pistolas calibres ponto 40 e 380 e começaram a atirar.

Três dos primos caíram mortos no local, enquanto um quarto, identificado como Fábio Fernandes Saldanha, de 26 anos, foi socorrido pelos Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado com vida para o Hospital Santa Catarina. Dos três mortos, de acordo com a polícia, apenas um foi identificado até o momento.

Trata-se de Ronaldo Leite Batista, de 31 anos. O cabo Ezídio disse ainda que alguns familiares das vítimas estiveram na cena do crime e contaram que os quatro jovens vieram da cidade de Janduís. No entanto, ainda não se sabe se eles tinham envolvimento com algum tipo de crime ou com drogas.

Policiais civis do 9º Distrito Policial foram até o local da ocorrência, mas também não conseguiram colher muitas informações sobre o caso. A dona do bar, que teria testemunhado a tripla execução, declarou que só iria prestar depoimento sobre o caso nesta sexta-feira, tendo em vista que estaria em choque com a situação.
Fonte:Carinha da Net

Bento XVI promete obediência incondicional ao próximo papa


No seu último dia de pontificado, o papa Bento XVI, de 85 anos, reuniu-se hoje (28) com os cardeais em uma sala do Palácio Apostólico, a residência oficial. Ele cumprimentou cada um dos cardeais, que beijaram sua mão direita e conversou rapidamente. Na saudação, Bento XVI prometeu obediência incondicional ao seu sucessor e reiterou que, após a renúncia, vai se manter próximo a todos e em oração, inclusive durante o conclave.

“Antes de saudá-los pessoalmente, desejo dizer que continuarei próximo, com a oração, especialmente nos próximos dias, para que sejais plenamente dóceis à ação do Espírito Santo na eleição do novo papa. Que o Senhor vos mostre quem Ele quer. E entre vós, entre o Colégio dos Cardeais, está também o futuro papa, ao qual já hoje prometo a minha incondicionada reverência e obediência”, ressaltou.
O conclave, reunião que definirá por meio de eleição o futuro papa, deve começar nos próximos dias. Não há data definida para o início nem prazo para a conclusão. A partir de amanhã (1º), os cardeais aptos a votar – todos os que têm menos de 80 anos – iniciam a fase de conversas prévias. A estimativa é que 115 cardeais votem no conclave. O Brasil estará presente com cinco cardeais.
“Nesses oito anos, vivemos com fé momentos belíssimos de luz radiosa no caminho da Igreja [Católica Apostólica Romana], em momentos em que algumas nuvens se adensaram no céu. Buscamos servir a Cristo e à Igreja com amor profundo e total”, ressaltou o papa. “Juntos, podemos pedir para que nos ajude a crescer ainda nessa unidade profunda, de modo que o Colégio dos Cardeais seja como uma orquestra”, completou
 Fonte:Agência Brasil

Estudo liderado por Nicolelis é publicado na revista Scientific Reports

Um estudo liderado por Miguel Nicolelis, envolvendo a uma colaboração entre o Instituto de Neurociências de Natal e o Centro de Neuroengenharia da Universidade de Duke foi publicado pela Scientific Reports, uma revista do Grupo Nature. O estudo descreve o funcionamento da primeira interface cérebro-cérebro, que permite a transferência direta, em tempo real, de informações sensoriais e motoras entre os cérebros de pares de ratos.
Em um dos experimentos do trabalho, pesquisadores ligaram os cérebros de pares de animais que estavam em continentes diferentes. Um dos animais estava em Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, e o outro no Laboratório do Instituto de Neurociências, em Natal.
A pesquisa pode permitir que, no futuro, os pesquisadores podem formar o primeiro "computador orgânico", que pode permitir o compartilhamento de informação motora e sensorial entre grupos de animais.
"Nossos estudos anteriores com interfaces cérebro-máquina tinham nos convencido de que o cérebro é muito mais plástico do que pensávamos," disse Nicolelis. "Naqueles experimentos, o cérebro foi capaz de se adaptar facilmente a aceitar estímulos vindos de dispositivos de fora do corpo e até mesmo aprender a processar luz infravermelha gerada por um sensor artificial. Então, a pergunta que norteou o presente estudo foi: já que o cérebro pode assimilar sinais de sensores artificiais, será que poderia também assimilar informações geradas por sensores vindos de um corpo diferente?", explica o cientista.
Fonte:Tribuna do Norte

Estados Unidos reconhecem cachaça como produto de origem brasileira


Os Estados Unidos reconheceram a cachaça como produto de origem exclusiva brasileira. A decisão vale a partir de 11 de abril e significa que, para levar no rótulo o nome de cachaça, o produto deverá ser fabricado no Brasil e de acordo com os padrões de qualidade brasileiros. Atualmente, o destilado é vendido nos EUA sob o nome genérico de brazilian rum.  O Brasil também reconhecerá como destilados exclusivos norte-americanos o bourbon e o tenessee whiskey em um prazo de 30 dias.
O reconhecimento foi divulgado hoje (27) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na avaliação do secretário de Relações Internacionais da pasta, Célio Porto, a mudança abrirá o mercado dos EUA para a cachaça brasileira. Para Vicente Bastos, presidente do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), haverá desenvolvimento da produção do destilado, com aumento das exportações, atualmente em um patamar modesto. “No ano passado foram apenas US$ 20 milhões, dos quais US$ 2 milhões foram para os Estados Unidos”, disse. De acordo com ele, a cadeia produtiva da cachaça emprega cerca de 600 mil pessoas em todo o país.
Fonte:o xerife

POLÍCIA PRENDE ACUSADO DE ASSASSINAR ESCRIVÃ DA POLÍCIA CIVIL EM CATOLÉ DO ROCHA NA PARAIBA

O GTE (Grupo Tático Especial) de Catolé do Rocha, juntamente com policiais civis de Pombal e de Catolé, chefiado pelo Delegado Regional da 8ºDRPC, Dr.Sílvio Rabello, cumpriu mais um mandado de prisão deflagrado na operação “PAZ,” que começou no último dia 22 (sexta) entre os estados do Rio Grande do Norte e a Paraíba, com o intuito de acabar com as rixas entre famílias da região. 

Nesta terça (26), no sítio Lajes, zona rural de Catolé do Rocha, mais um suspeito de ter assassinado a escrivã de polícia, Fátima Veras e de membros da família Veras, foi preso. 

Trata-se de Francimar Alencar de Araújo, 33 anos de idade, natural de Jericó, residente no sítio Lajes, um dos acusados de homicídios mais violentos da região, que já responde criminalmente por tentativa dupla de homicídio na região de Catolé do Rocha e um dos mentores e executores da facção criminosa comandada por João Guarda, que encontra-se preso no presídio de Catolé do Rocha. 

Francimar, é conhecido por sua frieza e astúcia nos assassinatos que o mesmo realiza e é um dos homens de confiança do João Guarda. 

O Delegado regional de Catolé do Rocha, Dr. Sílvio Rabello informou que 19 mandados de prisões foram confeccionados na operação PAZ e sete pessoas já foram presas, além de armas e munições. “Mas, a operação continua”, frisou Dr. Sílvio Rabello, e a qualquer momento novos criminosos poderão ser presos! 

Fonte: Catolé News

Aposentados e pensionistas da União devem fazer recadastramento a partir de amanhã


Aposentados e pensionistas civis da administração pública federal devem fazer  recadastramento a partir de manhã (1º). Anistiados políticos civis também devem atualizar os dados.
De acordo com o Ministério do Planejamento, o recadastramento anual vai abranger 710 mil beneficiários. No mês de aniversário, essas pessoas deverão comparecer a uma das agências do Banco do Brasil (BB), da Caixa Econômica Federal ou do Banco de Brasília (BRB), em qualquer local do país, para fazer a chamada comprovação de vida. Nesses bancos, estão concentrados cerca de 90% do pagamento dos benefícios. Somente em março, o ministério espera recadastrar 58 mil pessoas.
Os aposentados, pensionistas e anistiados devem apresentar um documento oficial de  identificação (identidade ou carteira profissional) e o CPF.
O ministério informa que o governo vai enviar carta para informar sobre a necessidade de fazer o recadastramento. Entretanto, mesmo quem não receber a carta de convocação deve ir a uma agência de um dos três bancos, no mês de aniversário.
Os aposentados, pensionistas e anistiados que fizeram aniversário em janeiro e fevereiro deste ano vão aguardar 2014 para fazer o recadastramento.
Quem não tiver condições de ir a uma agência bancária precisará agendar uma visita técnica. Isso pode ser feito pelo próprio interessado ou por qualquer outra pessoa, ligando para a Central de Atendimento Alô Segep, pelo telefone 0800 978 2328, ou para a unidade de Recursos Humanos do órgão a que está vinculado. Também está à disposição o e-mailrecadastramento@planejamento.gov.br.
Fonte:Jean carlos