quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Polícia prende suspeito armado após assalto á loja na cidade de Janduís

Dois indivíduos assaltaram um estabelecimento comercial no centro de Janduís na tarde desta quarta-feira, 19 de fevereiro.

Segundo a Polícia Militar, a dupla se aproximou da loja em uma motocicleta Pop de cor escura, e invadiu o estabelecimento. Um dos assaltantes permaneceu do lado externo dando apoio ao executor do assalto, que aparentava ter aproximadamente 15 anos.

Após realizar o delito, os meliantes fugiram em direção á zona rural do município. A PM de Janduís, sob o comando do Cabo Silva, esteve no local e realizou diligências, mas não prendeu ninguém.

Minutos depois, Silva se dirigiu á cidade de Caraúbas no intuito de abastecer a viatura para dar continuidade ás buscas. Em uma comunidade situada entre as cidades de Caraúbas e Campo Grande, o cabo se deparou com um elemento em uma moto Biz com atitude suspeita. Ao revistá-lo, foi encontrada uma arma do tipo Doze caseira desmontada dentro da motocicleta.
Indagado sobre o porquê de andar armado, o homem, identificado como Eraldo Davi de Oliveira, relatou que era para proteção individual e de sua residência.

Em conversa com a reportagem do SOS Notícias do RN, o cabo Silva comunicou que o indivíduo apresenta as mesmas características de um dos assaltantes do crime em Janduís. Ele foi levado pela Polícia Militar de Campo Grande para prestar esclarecimentos, e foi autuado por porte ilegal de arma.

O Sargento Tárcio, responsável pelo policiamento de Campo Grande, informou ao portal que a PM da região vem fazendo um intenso trabalho para conter a criminalização da área. Tárcio ressaltou ainda, que nos últimos cinco dias já foram retiradas de circulação três armas de fogo somente em Campo Grande.

Josemário Alves - Redação SOS Notícias do RN/PORTAL+NOTÍCIAS
Fotos: Divulgação/PC/

Governo do Estado convoca 168 novos servidores para Secretaria Estadual de Saúde

O Diário Oficial do Estado (D.O.E) desta quarta-feira (19) publicou a nomeação em caráter efetivo, de 168 candidatos classificados em concurso público – Edital nº 001/2010-SEARH/SESAP, do Quadro Geral de Pessoal do Estado para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Os convocados serão distribuídos respeitando o interesse coletivo tendo como referência os novos perfis de cada unidade, estabelecido pela Coordenadoria de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur) da Secretaria.
 
Ao todo foram convocados 81 médicos (50 clínicos gerais, 20 gineco-obstetras, 6 pediatras, 2 nefrologistas e 3 tomograsfistas), 12 farmacêuticos- bioquímico, 19 enfermeiros e 56 técnicos de enfermagem.
 
De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, mesmo diante das dificuldades financeiras vividas pelo Rio Grande do Norte, o Governo do Estado, desde 2012, convocou 1.185 servidores, para trabalharem na Rede Estadual de Saúde, sendo 196 novos servidores somente neste ano. Os novos profissionais convocados possibilitarão a abertura de novos leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no estado do RN. “O acréscimo já realizado representa um aumento de 7,9% do funcionalismo público somente na pasta da saúde. Com isso, a Governadora Rosalba Ciarlini, mais uma vez, demonstra seu comprometimento com os serviços de Saúde Pública”, destacou.
 
De acordo com Carlos Pinto, Coordenador de Recursos Humanos (CRH) da Secretaria, após a nomeação, os profissionais tem um prazo de 30 dias para tomar posse e mais 30 dias para entrar em exercício. “Orientamos os nomeados que atentem para os prazos. Para a prestação dos serviços de saúde com qualidade e resolutividade é essencial a celeridade dos convocados nesse processo”, disse Carlos Pinto.
 
Os profissionais convocados devem se apresentar na Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), situada no 9° andar do edifício sede da Sesap, na Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 730 - Centro, Natal, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. A relação de exames e documentos necessários se encontra disponível no site da Sesap: www.saude.rn.gov.br, clicando na Aba “Serviços” e depois em “Concursos”. Os telefones para entrar em contato com a Coordenação de Recursos Humanos são: (84) 3232-2679 ou (84) 3232-2666. 
Fonte:Defato    

Custo de viagem para Natal chega a ser 3 vezes maior

Um voo de São Paulo para Fortaleza custava R$ 462 na última quarta-feira. Se a data for mantida e Fortaleza for substituída por Natal, esse valor sobe para R$ 1.322. Os dados foram apresentados ontem, durante o Fórum de Turismo, como  argumento para a redução do  ICMS sobre o preço do querosene de aviação (QAV). As informações são do presidente da Flytour Viagens, Claiton Armelin. Ele defende que a saída para aquecer o turismo no RN é a retomada dos fretamentos, o que, para ele, depende da isenção ou redução da alíquota do imposto no Estado.
No fim de 2013, o Ceará reduziu o ICMS sobre o QAV de 30% para 12%. Além de citar este exemplo, Armelin incluiu em sua palestra a situação de Foz do Iguaçu, que segundo ele, após reduzir a alíquota, conseguiu incremento de 12 para 29 voos diários.

Apesar de ter participado da abertura do evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, não estava presente no momento das discussões sobre o ICMS. Contudo, em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, no domingo (16), ele afirmou que não adiantaria conceder redução no ICMS do QAV agora, já que as visitas para a Copa já estão agendadas. Ele, porém, não descartou a medida.  “Nós iremos analisar a política que eles [concessionários do aeroporto] vão traçar para atração de novos voos e cargas”, disse Torquato. 

Criatividade
O ex-ministro do Turismo da gestão de Fernando Henrique Cardoso e ex-presidente da Embratur, Caio Luiz de Carvalho, argumenta que Natal precisa de criatividade. Em palestra realizada ontem, ele ponderou que é preciso ir além da ideia de sol e mar na hora de divulgar a capital potiguar.

“É preciso uma agenda rica o ano inteiro, com eventos criativos, como em Guaramiranga, no Ceará, uma cidade simples, mas que tem o Festival Internacional de Jazz e Blues”, ressaltou Carvalho. Hoje, um dos principais debates no Fórum ocorre as 16h30, quando diretores das companhias aéreas vão conversar sobre as tendências da malha aérea para Natal. Presente no evento, o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav), Antônio Azevedo, falou ontem sobre a Copa e ressaltou a importância de tratar bem o turista, o que pode gerar o maior de todos os legados para Natal: uma boa imagem lá fora. “Há um legado de infraestrutura, mas acho que esse legado de imagem é o mais importante”, comentou.
Fonte:Tribuna do Norte

Policiais militares sofrem ameaças após morte de Rivotril

Dois policiais militares do 1º Batalhão da PM relatam que estão sendo vítimas de ameaças, após a morte do criminoso Isaac Heleno, o Rivotril. Inclusive, um atentado a tiros foi registrado na base da PM em Mãe Luiza, no início desta semana. Os policiais ameaçados são o soldado Geraldo e o sargento Aristelo.
Os dois tem atuação constante no bairro de Mãe Luiza. Em conversa com o Portal BO, eles revelaram estão sofrendo ameaça e criminosos prometeram atear fogo na companhia da PM localizada naquele bairro.
Em uma das ameaças, de acordo com o sargento Aristelo, um criminoso teria revelado que a intenção do grupo é executar os dois policiais. Ainda segundo o PM, cinco pessoas já foram identificadas como suspeitos dessas ameaças e, na noite da terça-feira (18), duas delas foram detidas.
Os policiais conseguiram deter os suspeitos durante o velório de Rivotril, que morreu no Hospital Walfredo Gurgel, onde estava internado desde o dia 10, quando foi baleado antes de ser preso. Um dos suspeitos detido foi liberado e o outro, identificado por Tinho, ficou preso porque tinha mandado de prisão em aberto, por processo de homicídio.
Fonte:Nominuto

Meteorologistas de vários estados do Nordeste se reúnem nesta quinta em Natal

A III Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste do Brasil, com previsão para o Rio Grande do Norte, será realizada em Natal amanhã (20) e na sexta-feira (21).
A reunião de amanhã acontecerá durante todo o dia na sala de reunião da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), na Estação Experimental do Jiqui, em Parnamirim, e, na sexta-feira, às 10 horas, no auditório da Governadoria acontecerá o encerramento com a divulgação do documento final.
Estarão em Natal os meteorologistas dos estados do Nordeste e de centros de pesquisa do País. A análise e previsão a serem feitas pelos especialistas projetam para a quadra chuvosa de março a maio, período em que geralmente ocorrem as chuvas no semiárido Norte-rio-grandense.
A partir do final de cada ano, os especialistas promovem reuniões de previsão em diversos estados. A primeira reunião aconteceu em Campina Grande (PB) em dezembro do ano passado e a segunda nos dias 20 e 21 de janeiro em Fortaleza (CE), esta com previsão de precipitação (mm) para o trimestre fevereiro, março e abril de 2014, segundo as categorias de maior probabilidade de ocorrência seria de normal e abaixo do normal.
Normalmente, os representantes dos estados iniciam esses encontros apresentando as condições pluviométricas referentes ao ano anterior, destacando os índices de chuva ocorrida, que no caso de 2013 foram baixos, culminando com escassa agricultura e alta deficiência no armazenamento de água nos principais reservatórios na região semiárida, que atua
Fonte:CG News

Prefeitura de Messias Targino realiza reunião para criação e execução do Plano Municipal de Saneamento Básico

Nesta Quarta-feira (19), na câmara de vereadores de Messias Targino, foi dado mais um passo importante para que o projeto seja colocado em prática, com a realização de uma reunião com representantes do Consórcio Público Intermunicipal do RN (COPIRN) para criação do Comitê Municipal que irá elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico, com planejamento para os próximos 20 anos.
O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) tem como objetivo a universalização do serviço público de saneamento básico, com serviços e produtos de qualidade. Abrangem os serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e a drenagem e manejo das águas pluviais.
Na reunião, foram definidas as próximas etapas para a elaboração do projeto: portaria de nomeação  do Comitê;  aplicação de questionários para fazer um diagnóstico das condições de saneamento básico do município; consulta pública para elaboração de um Plano participativo; mobilização da população através de palestras e utilização de mídias.
Fonte:Prefeitura de Messias Targino