domingo, 29 de novembro de 2015

Ministério da Saúde confirma relação entre vírus Zika e microcefalia

O Ministério da Saúde confirmou no sábado (28) que existe relação entre o vírus Zika e os casos de microcefalia na Região Nordeste do país. Segundo nota divulgada pela pasta, exames feitos em um bebê nascido no Ceará com microcefalia e outras malformações congênitas revelaram a presença do vírus em amostras de sangue e tecidos.

O resultado enviado pelo Instituto Evandro Chagas revelou, segundo o ministério, “uma situação inédita na pesquisa científica mundial”. O governo assegurou que vai dar continuidade às investigações para descobrir quais as formas de transmissão, como o vírus atua no organismo e qual período de maior vulnerabilidade para a gestante. “Em análise inicial, o risco está associado aos três primeiros meses de gravidez”, complementou.

Na sexta-feira (27), o instituto de pesquisa notificou o governo sobre outros dois óbitos relacionados ao vírus Zika. As análises indicaram que o vírus pode ter contribuído para agravar estes casos. “Esta foi a primeira ligação de morte relacionada ao vírus zika no mundo, o que demonstra uma semelhança com a dengue”.

O primeiro caso confirmado foi o de um homem com histórico de lúpus e de uso crônico de medicamentos corticoides, no Maranhão, e o segundo é o de uma menina de 16 anos, no Pará, que morreu no final de outubro, depois de relatar sintomas semelhantes ao de dengue, como dor de cabeça e náuseas.

Diante dessa declaração, a expectativa é que sejam redobradas ações nacionais para combater o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, responsável pela disseminação da dengue, Zika e chikungunya. “O momento agora é de unir esforços para intensificar ainda mais as ações e mobilização”, alertou o ministério.

Fonte:Tribuna do Norte

Com bilhete, preso pede a PM que facilite fuga e encomenda 10 celulares

A facilitação da fuga de três detentos e a entrada de dez celulares. Os pedidos estão em um bilhete escrito por um preso e entregue a um policial militar que faz a segurança da Cadeia Pública de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O detento foi levado até a delegacia por ter tentar subornar o PM e vai responder por corrupção ativa.
No bilhete, o preso Jeferson Clayton de Souza Monteiro, de 21 anos, pergunta quanto o policial quer para deixar os detentos pularem o muro e colocarem 10 celulares dentro da unidade prisional. “Quanto é que você que pra nois pula o muro. 3 cara no real. Quanto é que você que pra buta deiz telefone. Mim dê seu numero. Dá certo (sic)”, diz a mensagem.
A diretora da Cadeia Pública de Mossoró, Arivaneide Lourenço, explica que a entrega aconteceu durante o banho de sol dos presos na tarde desta quinta-feira (26). “O guariteiro nos comunicou e fez o procedimento na delegacia junto com o preso”, conta. O detento cumpre pena por tráfico de drogas. Ele responderá por corrupção ativa por tentar subornar o PM.
“A atitude do policial foi muito importante. É uma conduta a ser seguida”, exalta Lourenço. A Cadeia Pública de Mossoró tem uma capacidade de 142 presos e atualmente possui 190 homens custodiados.
Fonte:G1/RN 

Meteorologista da EMPARN aposta na boa quadra invernosa

No momento em que agricultores, habitantes da zona urbana e governantes se preocupam com a chegada de 2016, eis que meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot, traz uma esperança. Ele acredita que a quadra chuvosa que normalmente é iniciada em fevereiro e março, no Rio Grande do Norte, pode ser antecipada para a primeira quinzena de dezembro.
Segundo Bristot, “entre os dias 10 a 12 do mês vindouro, deve-se iniciar as chuvas, e será o melhor período invernoso dos últimos quatro anos”. A declaração teria sido dada durante a inauguração da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico da EMPARN, em Parnamirim.
Fonte:Blog do Xerife

Quadrilha explode cofre da agência do Banco do Brasil em Umarizal

Desde às 3:30 horas da manhã toda a Polícia Militar da região oeste está em diligências na tentativa de capturar homens fortemente armados que explodiram o cofre central do banco do Brasil na cidade de Umarizal.

O caicoense Cap. Aderlan é um dos oficiais da PM que está à frente da operação em busca dos homens… “Eles sabiam que em Umarizal os TAA’s (Terminal de Auto Atendimento) não tinham dinheiro suficiente para satisfazê-lo, exatamente por questão de segurança em face disso foram ao cofre central”, disse.

Os GTOs da área do 7° BPM, de Apodi e mais a Polícia Civil estão em diligências. Suspeita-se de homens em uma Amarok duas motocicletas. Segundo informações os elementos saíram com destino a Mossoró.

Fonte:Jair Sapaio