quarta-feira, 22 de junho de 2011

Astrônomos brasileiros descobrem detalhes de aglomerado de galáxias


Grupo participou de pesquisa com equipe internacional de cientistas.
Objeto estudado foi o Aglomerado de Pandora.

Uma equipe internacional de astrônomos - com a presença de três pesquisadores brasileiros - divulgou um estudo nesta quarta-feira (22) que dá pistas sobre a origem de uma das maiores formações do Universo: o aglomerado de galáxias Pandora (ou Abell 2744, no nome técnico).
Aglomerados de galáxias são as maiores estruturas do Universo conhecidas, muito maiores que aglomerados de estrelas. No caso de Pandora, as galáxias presentes representam apenas 5% da massa. O restante é composto por gás (20%) e matéria escura (75%) - completamente "invisível" já que não emite, reflete ou absorve radiação.
Para Sodré Jr., uma das importâncias do estudo está na possibilidade de compreender mais sobre a própria vizinhança da Terra a partir do aprendizado com objetos como Abell 2477. "A Via Láctea, a galáxia de Andrômeda e mais umas 30 'satélites' formam o que chamamos de Grupo Local. O que mantém esse nosso aglomerado unido é exatamente a matéria escura."
A teoria da matéria escura é usada pelos astrônomos para explicar o motivo para os aglomerados de galáxias não se "desmancharem" - ou seja, para as galáxias escaparem uma das outras.
Segundo o especialista, é uma evidência estudada desde a década de 1930 para explicar a massa de objetos tão grandes, com milhões de anos-luz de diâmetro - um ano-luz é igual a quase 10 trilhões de quilômetros.
"Compreendê-la vai nos ajudar a entender mais sobre o Grupo Local e a própria Via Láctea, já que a maior parte da matéria em nossa galáxia também é a matéria escura", diz Sodré Jr.
Fonte:g1

SiSu libera resultado e Messienses são APROVADOS



Hoje 22/06/2011, nossa cidade recebe a notícia de que mais estudantes são aprovados no vestibular, desta vez foi a Estudante NAYARA TEIXEIRA JALES, aprovada no curso de DIREITO na Universidade Federal Rural do Semi-Arido - UFERSA. Nayara reside estudando na capital para o curso de Medicina.



                          




A  outra ESTUDANTE aprovado foi DANIELA TEIXEIRA JALES, ela que é filha do empresário Valdecir  e Edileuza Jales.


                    Daniela na foto

O Blog MESSIASONLINE parabeniza as novas UNIVERSITÁRIAS e deseja felicidades nesta nova etapa da vida.


Unidade de Beneficiamento de peixe fechada

Caraúbas - A Unidade de Beneficiamento de Pescado de Caraúbas custou R$ 1,2 milhão ao Ministério da Aquicultura da Pesca do Governo Federal e até hoje não foi inaugurado. Falta construir a lagoa de decantação e readaptar a força de energia para funcionar as máquinas. E mesmo que tivesse sido feito estes reajustes, não haveria peixe para a unidade funcionar.
Procurado para comentar o assunto, o prefeito Ademar Ferreira disse que esteve em Brasília recentemente tratando com os técnicos do Ministério da Aquicultura da Pesca a respeito da Unidade de Beneficiamento de Pescado. Segundo ele, a unidade foi construída pelo Governo Federal e deveria ser administrada por uma associação de pescadores da região.
Ainda conforme o prefeito Ademar Ferreira, a unidade tem capacidade para beneficiar até 5 toneladas de peixe por dia, gerando 50 empregos diretos e pelo menos 3 mil indiretos. "Gostaria de ver esta unidade funcionando", revela o prefeito Ademar Ferreira.
O secretário de Governo Edson Morais acrescenta que seria muito importante para a economia regional, isto por que, segundo ele, iria criar mercado para os pescadores da Barragem de Apodi, do Açude de Apanha Peixe, em Caraúbas, Morcego em Campo Grande, Tourão em Patu, Barragem de Pau dos Ferros e Açude de Lucrécia produzirem tilápia em escala industrial em cativeiro.
A proposta que parecia caminhar para funcionar já em 2009, porém começou a atrasar na continuidade das obras e somente em 2010 foi concluída e recebeu os equipamentos. Mas, no entanto, precisou de mais investimentos para conseguir o licenciamento do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (IDEMA) para começar a funcionar.
O Idema condicionou a liberação da licença à construção de uma lagoa de decantação pelo Ministério da Aquicultura da Pesca. "Da parte ambiental, o que falta é somente isto", diz a secretária de Políticas do Campo e Meio Ambiente (SPOCAMP), Sheyla Gurgel, acrescentando que para as máquinas funcionarem é preciso investir na rede elétrica, aumentar a potência.
Porém, mesmo se estes investimentos fossem feito, segundo o prefeito Ademar Ferreira, ainda faltaria peixe para funcionar. "Precisamos dá uma utilidade a esta estrutura", diz o prefeito. A secretária Sheyla Gurgel diz que uma ideia seria conveniar com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) para servir de laboratório no Campus de Caraúbas.
Segundo Sheyla Gurgel, em Apodi, Pau dos Ferros e Caraúbas já existem produção de tilápia em cativeiro e que poderia ser beneficiado na unidade de Caraúbas, porém, na maior delas, em Apodi, os pescadores estão beneficiando a tilápia em unidades caseiras, num processo parecido com o que já é feito com a produção de castanha de caju no município de Serra do Mel, onde o pescador guarda parte da produção para ele mesmo beneficiar, agregar valores e negociar direto com o consumidor.
Já o secretário Pelé acredita que a solução para colocar a unidade para funcionar seria uma articulação política junto ao governo federal e do estado para aumentar a produção nas barragens de Upanema, Pau dos Ferros e Apodi, assim como nos açudes de menor porte de toda a região Oeste. "Os pescadores precisam de recursos e capacitação para produzir", destaca.
Pelé acrescenta que a articulação política deveria acontecer também para o licenciamento dos projetos de piscicultura nas barragens, que também servem para abastecimento. O prefeito Ademar Ferreira, em reunião com Sheyla Gurgel e Pelé, pediu um levantamento de informações para saber qual a melhor saída para colocar a unidade em funcionamento.

jornal de fato

Incra-RN tem novo superintendente

Estaria o Incra do Rio Grande do Norte na lista dos cargos a serem nomeados, que a ministra de Relações Institucionais, Idelli Salvatti, falou que iria tirar da gaveta?
O fato é que o Diário Oficial da União da segunda-feira trouxe a nomeação do potiguar Valmir Alves da Silva para ocupar o cargo de superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Valmir substitui Paulo Sidney Gomes, namorado da deputada estadual Larissa Rosado.
Valmir é indicação do PT...assim como Paulo Sidney...
O novo vive em Mossoró, ultimamente ocupava o cargo de Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Foi diretor administrativo do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, foi líder sindical, e membro da direção executiva da CUT.

Fonte tg

Peter Parker: morre o Homem Aranha

Nova York, 21 jun (EFE).- Peter Parker, o jovem fotógrafo que usas seus superpoderes para proteger a cidade de Nova York sob a máscara do Homem-Aranha, morrerá no número 160 da revista “Ultimate Spider-Man”, uma série alternativa que a editora Marvel dedica ao personagem, informaram nesta terça-feira diversos meios de comunicação locais.
“Não pude salvar o tio Ben, não importou o que fizesse. Mas te salvei”, são as últimas palavras pronunciadas pelo herói antes de morrer para sua Tia May, de acordo com algumas vinhetas distribuídas pela editora.
O vilão Duende Verde é o responsável pela morte de Peter, que expira nos braços de sua amada Mary Jane, na revista que Marvel lançará nesta quarta-feira nos Estados Unidos, segundo o jornal “New York Post”.
“É o ponto final, isto tem um sentido e não funcionará se não nos mantemos firmes”, explicou ao diário nova-iorquino o roteirista Brian Bendis, em alusão às constantes mortes e ressurreições dos personagens de história em quadrinhos.
Bendis, responsável há 11 anos pelo argumento de “Ultimate Spider-Man”, detalhou que tinha falado com a editora sobre o significado do legado do personagem e sobre as novas histórias que poderiam ser contadas a partir de sua morte.
Dessa forma, o falecimento “definitivo” de Peter não supõe o desaparecimento do Homem-Aranha. “Sua morte é o primeiro passo para que um novo personagem reivindique o alter ego aracnídeo”, disse o editor-chefe da Marvel, Axel Alonso.
“Vamos ter um novo Homem-Aranha em um novo uniforme”, acrescentou Alonso, que não ofereceu mais detalhes sobre o novo protagonista.
A série “Ultimate Spider-Man” começou em 2000 com o objetivo de atrair leitores jovens com histórias alternativas e atualizadas dos heróis mais populares da Marvel, como Homem-Aranha e X-Men.
Por isso, mesmo com a morte de Peter Parker nesse universo alternativo, os amantes do Homem-Aranha poderão continuar lendo as aventuras do herói clássico nas revistas tradicionais, publicadas com enorme sucesso desde 1962.
Fonte o xerife

AOS 80 ANOS, GENIVAL LACERDA É HOMENAGEADO NO SÃO JOÃO DE CAMPINA GRANDE

Receber homenagem de Campina Grande, na Paraíba, cidade que dedicou o São João de 2011 a ele, não surpreendeu o cantor Genival Lacerda, que completou 80 anos recentemente. “Já esperava por essa homenagem há muito tempo”, disse, em entrevista ao G1, na terça-feira (21). Embalado pelo reconhecimento, Lacerda colocou lenha na fogueira da disputa entre o São João de Campina Grande e o de Caruaru. Enquanto é homenageado pela primeira cidade, Lacerda disse ter sido preterido da segunda. “Pernambuco está tirando meu espaço. Não fui chamado para tocar em Caruaru. Não estão respeitando gente importante da história do forró, como eu, Dominguinhos e Elba Ramalho”, disse. O cantor paraibano radicado em Pernambuco disse ter uma relação muito intensa com a festa paraibana. "Por tudo o que já fiz por Campina Grande, por tudo o que a cidade já fez por mim, sei que existe uma relação muito forte aí”, contou. Mesmo sem surpresa, ele diz ficou feliz. “Acho que demorou, mas veio em bom tamanho, e isso me deixou muito feliz. Fico agradecido ao que a cidade está fazendo."
Nascido em Campina Grande, Lacerda fez carreira em Pernambuco e no Rio de Janeiro, mas nunca deixou de ter relações com a cidade. A prefeitura alega ter escolhido Lacerda por conta da comemoração dos seus 80 anos de idade e 60 de carreira, com dezenas de discos lançados e porque ele “sempre exalta o nome da sua cidade natal para onde vai.” O cantor dá nome ao principal troféu de concurso de quadrilhas. Apesar da homenagem, Lacerda não ainda conseguiu ver nada da festa de São João em Campina Grande, que começou no início de junho. “Estou viajando muito para fazer shows, então não consegui ver como está a festa”, contou por telefone ao G1, do meio da estrada em Pernambuco. Ele fará um dos principais shows do último dia de festa junina na cidade, em 2 de julho. Lacerda disse que além da maratona de shows que vem fazendo por conta do São João, pretende gravar um disco em homenagem ao centenário de Luiz Gozaga, que acontece no próximo ano. “Vou chamar muitos artistas de nome, gente que cante bem e vou fazer essa homenagem em CD. É uma coisa que vai me deixar muito feliz”, disse.
Fonte : G1.com

Messiense apresentou trabalho cientifico no EFNNE, realizado em Foz do Iguaçu-PR

Entre os dias 5 e 10 de Julho aconteceu O Encontro de Físicos do Norte e Nordeste (EFNNE), na cidade de Foz do Iguaçu-PR, o qual é uns dos encontros tradicionais, bem como importante evento científico para o país, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Física, que congrega a comunidade de físicos das regiões Norte e Nordeste. Neste ano, realiza-se sua vigésima sexta edição, de forma ininterrupta, caracterizando um marco histórico para a Física do Brasil e, em especial, para essas regiões.

Nesta edição, estiveram especialmente convidados quatro renomados pesquisadores internacionais, que proferirão palestras plenárias, e oito pesquisadores de outras Instituições do país, que apresentarão os resultados de seus trabalhos em duas sessões de palestras paralelas. Foram selecionados 660 trabalhos científicos, sendo 112 comunicações orais e 548 painéis dentro da qual se encontra um trabalho cientifico com o tema: "
The possibility of slab lenses made from natural anisotropic crystals", apresentado pelo messiense Renato Estevam da Silva, aluno do Mestrado de Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Dentre as comunicações orais, foram escolhidas dez para serem apresentadas como Palestras Temáticas, com duração de 30 minutos, no início de cada sessão matutina de sua respectiva área, como forma de destacar a qualidade científica dos resultados apresentados.

A realização desta edição do EFNNE contou com o necessário financiamento dos órgãos de fomento CNPq, FINEP, CAPES e FACEPE, e com o apoio da PETROBRÁS e do CLAF (Centro Latino Americano de Física).


Indispensável registrar o suporte financeiro e logístico recebido da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco - PROPESQ-UFPE, assim como da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Física, da Chefia do Departamento e do corpo docente do Departamento de Física da UFPE. Registramos também a presença das
empresas Hiperlab, Instrutécnica, Livraria M&F, Lynx, Quantum Tech e Shimadzu com seus estandes de exposição.
Fonte:olhar messiense