terça-feira, 29 de novembro de 2011

Novidade

A partir de amanhã, o MESSIAS ONLINE passará a divulgar as poesias do poeta messiense Geovane Paiva,o blog entrou em contato com o mesmo que liberou a divulgação de seus poemas.Desde já o blog agrade a Geovane pois esse ato só vem engrandecer a cultura de nossa cidade.

Fuvest analisa supostos erros em questões do vestibular

Avaliação ocorre após instituições de ensino oficializarem reclamações.
Questões de português, matemática e física estão sendo analisadas.

As bancas da Fuvest, instituição responsável pela aplicação da prova que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP), analisam suspostos erros na primeira fase do vestibular aplicada neste domingo (27). A análise está sendo feita em questões das disciplinas de física, português e matemática, segundo a Fuvest. A avaliação ocorre após instituições de ensino oficializarem os problemas junto à Fuvest. A assessoria de imprensa da Fuvest não informou de quais questões se tratam. Não há prazo a resposta.
Questão 81 de física apresenta fórmula errada, segundo professor (Foto: Reprodução)Questão 81 de física apresenta fórmula errada,
segundo professor (Foto: Reprodução)
No domingo, o G1 ouviu professores de cursinhos que viram problemas em uma questão de matemática e duas questões de física da primeira fase do vestibular da Fuvest. Eles sugeriram a anulação das questões da prova.
A questão 62 de matemática da prova “V”, e suas correspondentes nas outras provas, tinha problemas na formação do enunciado. As questões 81 e 89 de física também apresentaram problemas.
Carlos Seno, professor de matemática do cursinho Objetivo, diz que a questão 62 envolvia um exercício que não tem uma alternativa correta se o enunciado for levado com rigor. Diz o enunciado: “Em um plano, é dado um polígono convexo de seis lados, cujas medidas dos ângulos internos, dispostas em ordem crescente, formam uma progressão aritmética. A medida do maior ângulo é igual a 11 vezes a medida do menor. A soma das medidas dos quatro menores ângulos internos desse polígono, em graus, é igual a: a) 315; b) 320; c) 325; d) 330; e) 335. A Fuvest considerou como correta a alternativa “b”.
Questão 61 de matemática tem erro no enunciado, segundo professores (Foto: Reprodução)Questão de matemática tem erro no enunciado,
segundo professores (Foto: Reprodução)
A primeira linha fala que o polígono é convexo. Se calculasse chegaria a um polígono que não é convexo contrariando o enunciado”, disse o professor Seno durante o chat ao vivo promovido pelo G1.
Glenn Van Anson, professor de matemática do Anglo, também aponta erro na questão número 62 da prova verde, sobre geometria plana. Para ele, há um grave erro conceitual no enunciado e não há como a banca considerar o exercício. “Não existe polígono nas condições em que é apresentado e fica sem nexo. Não há resultado.” Anson defende que a questão seja cancelada para que não haja prejuízo aos candidatos.
Duas questões de física foram apontadas como problemáticas pelo professor José Carlos Garcia, do Objetivo. Segundo ele, a questão 81 apresenta uma fórmula errada ao candidato. “Se o candidato usar a fórmula apresentada pelo enunciado ele chegará à resposta oferecida por uma das alternativas, o problema é que a grandeza física está errada”, avalia Garcia. O gabarito oficial considera como correta a alternativa “d”.
A questão 89, por outro lado, tem duas alternativas corretas: “a” e “e”. “O enunciado dá margem a duas alternativas que estão na prova”, diz o professor do Objetivo. O gabarito oficial dá como correta a altenativa “a”. “A Fuvest tem soberania para reconhecer o problema”, diz Garcia. Na avaliação dele, a Fuvest poderia anular a questão ou aceitar as duas respostas como corretas.
Fonte:G1

Ronaldo aceita convite de Teixeira e assume o Comitê da Copa de 2014

Ronaldo será o novo presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL). O Fenômeno aceitou o convite de Ricardo Teixeira na noite de segunda-feira e substituirá o mandatário da CBF no cargo, repetindo os feitos do francês Michel Platini e do alemão Franz Beckenbauer, que comandaram a organização do Mundial em 1998 e 2006.
O ex-camisa 9 se reunirá com Teixeira na quarta para finalizar os detalhes e será anunciado oficialmente na quinta. Uma entrevista coletiva já está sendo marcada em um hotel da Zona Sul do Rio de Janeiro, às 10h (de Natal).

Antes de assumir oficialmente o COL, Ronaldo deverá participar da Soccerex nesta terça. Segundo a assessoria de imprensa do evento, o ex-jogador confirmou presença na convenção sobre futebol que está sendo realizada no Rio de Janeiro. Andrés Sanches, presidente do Corinthians, também estará na feira e dará uma coletiva de imprensa.
Na segunda, outros campeões mundiais aprovaram o nome de Ronaldo como presidente do COL, depois que a notícia do convite de Teixeira ao Fenômeno ter sido publicada pelo jornal "O Globo". Para o ex-lateral-direito Cafu, companheiro do ex-camisa 9 na conquista do penta em 2002, o maior artilheiro das Copas está preparado para a função:
- Aprovo e acho que ele pode fazer um bom trabalho. Há tanta gente que preside algo ligado ao esporte sem ter sido atleta ou sem entender muito. Ronaldo tem a empresa dele, então já tem a prática na administração. O comando, ele pega com o tempo - disse Cafu.
Zagallo, técnico de Ronaldo na Copa do Mundo de 1998, também concordou com a escolha:
- A experiência, ele já tem. E acho que tem condições, sim, de ser um bom executivo - afirmou.
Segundo o jornal "O Globo" de sábado, a iniciativa de Teixeira se deu por conta das acusações que tem sofrido nos últimos meses. Nos últimos meses, o presidente da CBF ganhou mais um desafeto e isso pode pesar na sua continuidade no Comitê Organizador Local. Após apoiar o qatari Mohammed bin Hamman nas eleições da Fifa, o atual presidente da entidade máxima do futebol, Joseph Blatter, tem trabalhado para tirar o brasileiro do Comitê Executivo e do COL. Segundo o diário, o caso foi tratado como traição pelo dirigente suíço, já que Teixeira foi o principal articulador para a escolha do Qatar como sede em 2022.
Antes de Ronaldo aceitar o cargo, o mandatário da CBF havia convidado Henrique Meirelles, mas o ex-presidente do Banco Central acabou recusando. De acordo com "O Globo", o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke levou uma mensagem de Blatter até a presidente Dilma Rousseff pedindo pela escolha de um novo presidente para o Comitê Organizador da Copa do Mundo. Porém, a governante preferiu deixar a iniciativa para a entidade máxima do futebol.
No último sábado, o vereador Marcelo Mendes (PTC-CE) postou em seu Twitter que o senador Álvaro Dias teria recebido uma ligação confirmando a saída de Teixeira. O político do PSDB-PR não confirmou a informação, mas postou na rede social que a indicação de Ronaldo Fenômeno para o Comitê Organizador era mera especulação.


* Fonte: globoesporte.com

Menor é morto a pauladas e soterrado em casa abandonada

Um crime bárbaro chocou os moradores da comunidade do Rio Velho ao receber a notícia de que
um adolescente de 17 anos assassinara outro menor, identificado por Felipe, de 14 anos. Ambos residem no Rio Velho, na zona rural de Angicos.
O corpo da vítima foi encontrado por volta do meio-dia de ontem em uma casa abandonada, em uma fossa sanitária, encoberta por escombros. Peritos do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) constataram que o jovem foi morto a pauladas.
A polícia foi informada que o crime teria ocorrido entre a noite de domingo e a madrugada de ontem. Os dois jovens foram vistos juntos pela última vez no sábado passado quando haviam saído de casa para carregar uma carroça com sacos de areia no rio. Desde então Felipe não retornou mais para casa.
Os moradores fizeram diligências e procuraram pelo jovem desaparecido durante várias horas, sem obter sucesso. O menor acusado de ter cometido o ato infracional foi interrogado. De início ele negou o homicídio, mas depois de muita insistência confessou o assassinato, na presença de um tio e da Polícia Militar.
Em entrevista ao blog do "Carlos Costa", um tio do menor acusado chegou a prestar um depoimento narrando como ocorreu o homicídio: "Desde o momento em que fui informado pela família, não parei de procurar pelo Felipe. Eu perguntei a meu sobrinho o que realmente tinha acontecido e ele continuou a negar o acontecido, dizendo que o outro menor tinha saído com dor de cabeça e voltado pra casa. Ele ainda teve a coragem de vir no local, quando o corpo foi encontrado, mas negou novamente. Quando a polícia chegou, ele me chamou e confessou, primeiro a mim, depois na frente da polícia, que tinha matado o amigo pelo fato de eles terem um tipo de relacionamento sexual", relatou o tio do menor.
Familiares da vítima dizem que querem Justiça, e que se o menor não ficar preso, vai haver vingança.
O jovem foi conduzido pela PM até a delegacia onde foi ouvido pela promotoria da comarca, que ordenou a remoção do menor para a 2ª Companhia de Polícia. 

Fonte:gazeta do oeste

RN não está livre da gripe suína

A gripe suína, nome popular dado à Influenza A, subtipo H1N1, não desapareceu do Rio Grande do Norte. Foi o que disse ontem a subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), Juliana Araújo. Para ela, o reaparecimento da doença com a confirmação de onze casos e 70 notificações em menos de uma semana na cidade de Pedra Branca, no Ceará, não é surpresa. A cidade fica localizada na região Central do Estado, distante 262 Km de Fortaleza e 355 km de Mossoró
Segundo a bióloga sanitária, ao invés de desaparecer, a H1N1 se tornou sazonal, porém perdeu sua virulência. "Do mesmo jeito do Ceará, o RN não está livre da doença, só que ela está com menos intensidade", afirmou, explicando que "não há necessidade de alarme".
Juliana disse ainda ter conversado com o secretário de Saúde do Ceará, Helvécio Miranda Magalhães, e ele esclareceu que, mesmo com o registro da doença, não existe nenhum caso considerado grave. A subcoordenadora de vigilância conta que o risco é nacional, mas a situação está sob controle porque, com a imunização, o vírus perdeu a agressividade. "O Ministério da Saúde orientou que todos os estados realizassem coleta de sangue nas pessoas que apresentassem sintomas gripais e foi por isso que o problema foi detectado no Ceará", completa.
O próprio secretário de Saúde do Ceará informou que se trata apenas de um surto e que as atividades na cidade não devem ser suspensas. Em uma única instituição de ensino do município de pouco mais de 41 mil habitantes, 50 pessoas foram infectadas. O contato de um professor com uma pessoa doente do Sudeste pode ter sido a causa da contaminação.
Segundo Juliana Araújo, a vacinação de todos os grupos vulneráveis (idosos, crianças, gestantes e servidores da saúde) foi uma forma de prevenção que surtiu efeito. Ao todo, 300 mil doses foram distribuídas durante o período de alerta. "Em 2011, as pessoas que se vacinaram contra a gripe comum, automaticamente receberam a imunização contra a gripe A", garantiu.
O ressurgimento da gripe suína no RN, que estava livre há quase 30 anos, atingiu mais de 1000 pessoas e deixou 19 óbitos.

Cuidado
A subsecretária de Saúde do Estado, Dorinha Bulamarqui, concorda que o reaparecimento da gripe A não é motivo para alarme, mas é preciso investigar o que está acontecendo. "Os setores da Saúde estão procurando ver o que está acontecendo, pelo menos para que haja a prevenção necessária", disse.
Segundo Dorinha, pelo estado ficar na fronteira com o Ceará, numa distância de menos de 400 quilômetros do local do surto, merece uma atenção especial, sobretudo pela circulação de pessoas. "Contudo, o Estado está preparado, pelo menos na parte técnica", conclui. 

Fonte:de fato

Operação "Sertão Seguro"

5h30m - Operação na delegacia para a realização de procedimentos

 Foi desencadeado desde a meia noite de ontem (28) em Apodi e região a operação "Sertão Seguro", um trabalho em conjunto da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal que tem por objetivo garantir uma maior segurança nas cidades e estradas da região. Durante toda a madrugada foram realizadas abordagens a pessoas e veículos, os quais passavam por uma minunciosa  revista. O capitão Brilhante comandante local da polícia militar afirmou que esse trabalho é mais uma ação ostensiva e preventiva no combate a criminalidade na região oeste.

 Foram apreendidos espingardas calibre .36 e vários cartuchos (202)

 Ao todo quatro pessoas foram conduzidas a delegacia de polícia civil de Apodi/RN, sendo três por posse ilegal de arma de fogo e um por adulteração de veículo.


As armas estavam desmontadas 

Essa operação também contou com a presença do delegado de polícia civil de Apodi Dr. Renato e o delegado Federal Breno. A operação está acontecendo por determinação da secretaria de segurança pública do estado.

Abordagens durante toda a madrugada
Fonte:sentinelas do apodi

Impeachment para Micarla de Souza

.Os vereadores de Natal estão se preparando para pedir o impeachment da prefeita Micarla de Souza(PV).Micarla de Sousa (PV), foi denunciada ontem por descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPE) para pagar um atrasado de R$ 48 milhões oriundos do chamado decêndio (repasse constitucional de 25% da receita para a Educação).
A Ação Civil Pública (ACP) foi interposta ontem pela promotora Zenilde Alves e o processo já tramita na 3ª Vara da Infância e Juventude de Natal, que tem à frente o juiz Homero Lechner. A representante do MPE pediu ao magistrado que sejam bloqueados das contas do município o montante total do débito, que gira em torno de R$ 4 milhões.
O TAC proposto pelo Ministério Público e assinado pela prefeita Micarla de Sousa; pelo secretário de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla), Antônio Luna; e pelo procurador geral substituto, Eider Nogueira, previa um parcelamento da dívida em 16 meses. Os pagamentos variavam de R$ 1,5 milhão a R$ 5 milhões e só seriam finalizados em novembro de 2012, no final da gestão da pevista. A Prefeitura, no entanto, só conseguiu cumprir com os dois primeiros meses do acordo. Com início em agosto, foram liquidadas as parcelas daquele mês e a de setembro, o que somou R$ 3 milhões.
O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, vereador Luiz Carlos (PMDB), disse nesta segunda que os parlamentares da Comissão já aguardavam a denúncia do Ministério Público e que se estuda a possibilidade de utilizar a Ação Civil Pública para pedir oficialmente o impeachment da prefeita de Natal. “Do jeito que está não dá pra ficar“, relatou o peemedebista.
Fonte:padua campos

MEC corta vagas de cursos de odontologia, farmácia e enfermagem de qualidade insatisfatória

O Ministério da Educação (MEC) anunciou hoje (29) o corte de mais 3.968 vagas em 148 cursos de enfermagem, odontologia e farmácia que obtiveram resultado insatisfatório em avaliações da pasta. Essas graduações ficaram com nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2010, indicador que afere a qualidade da oferta do ensino em uma escala que vai de 0 a 5. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União de hoje.
O corte faz parte do processo de supervisão pelo qual passarão esses cursos em função dos resultados considerados insuficientes. A maior redução foi na área de enfermagem: menos 2.572 vagas. Vinte cursos de odontologia foram afetados totalizando uma redução de 307 vagas. Em farmácia, as medidas atingem 40 graduações e reduzem 1.107 vagas.
Fonte:o xerife

Segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa termina amanhã

Produtores e criadores de bovinos e bubalinos devem ficar atentos ao prazo que termina nesta quarta-feira (30) para vacinar os animais contra a febre aftosa e comprovar a vacinação.
A 2ª fase da Campanha contra a Febre Aftosa, que começou dia 01 deste mês contou com 900 mil vacinas aos criadores, podendo superar a marca de 91,3% do total comercializado no semestre passado, durante a primeira fase da Campanha, realizada de 1º a 30 de maio, quando foram vacinadas quase 900 mil cabeças. O número representa mais de 10% do índice de vacinação registrado em 2010.
Os pecuaristas ainda podem adquirir as vacinas nas lojas veterinárias credenciadas pelo Ministério da Agricultura em todo o estado. Na localidade que não houver disponibilidade, principalmente no interior e em regiões mais afastados, as vacinas poderão ser compradas nos grandes centros mais próximos.
A partir do próximo ano, o Rio Grande do Norte poderá sair da área de risco médio para a área livre da febre aftosa com vacinação. Em 2011, todas as etapas da vacinação instituídas pelo Ministério da Agricultura foram cumpridas, o que torna o comércio do rebanho bovino livre de restrições sanitárias. O avanço no status potiguar em relação a febre aftosa cria novas perspectivas para atividades no estado, como a melhora nos setores turísticos, da saúde, aumentando a segurança para quem visita o Estado, e, sobretudo, na economia.
O Ministério da Agricultura informou que a meta do governo é tornar todo o território nacional livre de aftosa com vacinação até 2013. A última data estipulada, ainda no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, era o fim de 2010, mas a fragilidade do controle de vacinação nos países vizinhos e, recentemente, a detecção de um foco da doença no interior do Paraguai, em setembro, levaram o cronograma a ser redefinido.
Para tentar solucionar os problemas gerados com o não reconhecimento internacional de todo o país como livre de aftosa com vacinação, como barreiras comerciais às exportações de carnes, o Brasil tenta aumentar o intercâmbio de informações sobre defesa sanitária com os países vizinhos. Além de disponibilizar técnicos federais para auxiliar na imunização, o governo também tem doado vacinas para países como a Bolívia.

Fonte:no minuto

Entrega de novas viaturas reforça frota da Polícia Militar no RN



Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (29), a governadora Rosalba Ciarlini, ao lado do secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Aldair da Rocha, entregou novas viaturas à Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
Ao todo, 40 carros do tipo Gol Geração 5 e 50 motos passam a integrar a frota da PM, e desses, 10 carros e 20 motos são destinados ao 12° Batalhão da Polícia Militar, em Mossoró.

“Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, nós entendemos que a segurança é uma prioridade”, afirmou a governadora, fazendo uma retrospectiva das más condições de trabalho enfrentadas pelos policiais nos últimos anos e lembrando que em 2011 foi possível iniciar o trabalho de reestruturação dos órgãos que compõem a segurança pública do RN.
“Quero aproveitar esse momento para agradecer a compreensão e as mãos dadas para poder realizar um bom trabalho e ver o estado no rumo certo”, disse Rosalba.

A solenidade contou, ainda, com a presença do secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez; presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta; comandante geral da PM, Cel. Francisco Araújo; comandante geral do CBMRN, Cel. Elizeo Dantas; delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva; e diretor geral do Itep, Nazareno de Deus.
Fonte:jean carlos

UFRN abre 51 novas vagas para professor

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está oferecendo 51 vagas para o corpo docente, que serão preenchidas em 2012. Os Editais 16 e 17 de 2001 informam que as inscrições poderão ser realizadas até o dia 02 de dezembro para professor de 3º grau nas classes Auxiliar, Assistente e Adjunto, e até o dia 9 de dezembro para professor de 3º grau na classe Titular. Atualmente dos 1.918 professores efetivos que estão na instituição, 70% possuem doutorado.
"O concurso acontecerá em fevereiro e março do próximo ano, logo seja finalizado será feita a nomeação para que os professores já possam iniciar as aulas ainda no primeiro semestre de 2012. Com base no Edital, os professores atuarão no ensino da graduação, na pesquisa e no projeto de extensão", explicou a Pró-Reitora de Recursos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mirian Dantas dos Santos.
De acordo com a Reitoria de Recursos Humanos o certame da UFRN para 2012, será composto de prova escrita, prova didática e prova de títulos, somado a essas o memorial, que é a apresentação do projeto de atualização dos professores. "As provas escritas e didáticas são eliminatórias e a prova de título é classificatória", completou Mirian Dantas dos Santos. 

Fonte: Tribunado norte