segunda-feira, 20 de julho de 2015

MEC prorroga para esta terça prazo de inscrição para instituições no Fies

O Ministério da Educação prorrogou para 21 de julho o prazo para as mantenedoras de instituições de educação superior inscreverem-se no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2015.
A mudança de cronograma consta em portaria publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira. O prazo anterior para as inscrições das instituições de ensino era 17 de julho.
O MEC já havia publicado recentemente uma portaria com novas regras do programa. Uma das novidades é a utilização da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de classificação dos candidatos ao benefício.
“Encerrado o período de inscrição, os estudantes serão classificados na ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem, na opção de vaga para a qual se inscreveram”, diz o texto. No caso de notas idênticas, o desempate será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios: maior nota na redação; maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias; maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Além disso, conforme já havia sido anunciado, os juros do financiamento passaram de 3,4% ao ano para 6,5%. De acordo com o MEC, serão ofertadas 61.500 matrículas, que somadas às do primeiro semestre alcançam a quantia de 314 mil, número aquém das expectativas e que representa menos da metade do que foi oferecido no ano de 2014.
Fonte:O Globo


Protesto durante coletiva tem dinheiro falso arremessado sobre Blatter

Um protesto contra Joseph Blatter, ao iniciar a coletiva de imprensa na Fifa nesta segunda-feira, em Zurique, interrompeu a primeira aparição do suíço diante da imprensa mundial desde que anunciou que renunciaria ao seu cargo de presidente.
O comediante inglês Lee Nelson jogou notas de dinheiro no dirigente que, abalado, pediu para que se retirasse da sala. Nervoso, o dirigente anunciou apenas que sairia por alguns momentos para que o chão, repleto de notas falsas de dinheiro, fossem retiradas. "Isso não tem nada a ver com o futebol. Temos de limpar a casa", declarou Blatter.

Visivelmente nervoso, Blatter andava com dificuldade depois do protesto, enquanto a segurança tentava retirar o comediante. Dez minutos depois, o suíço retornou para a sala para a coletiva de imprensa. Entre as medidas anunciadas pela Fifa nesta segunda está a criação de um grupo de trabalho para estudar a reforma da Fifa.

O protesto de constrangeu Blatter nesta segunda-feira ocorreu no mesmo dia em que a Fifa confirmou que a sua próxima eleição presidencial será em 26 de fevereiro de 2016, data estabelecida depois de uma reunião na sede da entidade. Acometido por uma crise de corrupção sem precedentes, o dirigente venceu as eleições passadas da Fifa, em 29 de maio. Porém, quatro dias depois, foi obrigado a anunciar que convocaria uma novo pleito depois das prisões de sete dirigentes esportivos em Zurique, entre eles José Maria Marin, ex-presidente da CBF.

Fonte:Estadão Conteúdo

Pai e filho são mortos a tiros enquanto conversavam na calçada em Caraúbas

CARAÚBAS (RN) - Duas pessoas foram mortas na noite deste domingo, dia 19 de julho, em Caraúbas, cidade localizada na Região Oeste potiguar, distante 296 quilômetros da capital do estado, Natal/RN, por diversos tiros de arma de fogo.

A ação criminosa foi no início da noite, por volta das 18:30hs, na Rua Bento Nego, no Bairro mais populoso de Caraúbas, o Leandro Bezerra. O crime aconteceu quando Francisco Canindé Alves, de 47 anos, conhecido como “Canindé dos Fogões” e seu filho Fagner Almeida Rodrigues, de 23 anos de idade, conhecido como “Zomin”, estavam sentado em cadeiras na calçada de sua residência e dois atiradores chegaram em uma motocicleta vermelha e efetuaram aproximadamente 10 disparos de pistola de 9mm contra pai e filho.

O jovem Zomin ainda tentou correr para dentro da residência foi baleado e caiu agonizando no chão e morreu no local. Canindé dos Fogões, foi também baleado e socorrido para o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, ainda com vida. Porém, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Os atiradores fugiram da motocicleta com destino ignorado. A polícia militar foi acionada e uma guarnição comandada pelo Sgt. Alves, com apoio dos Sds. Tyronne e Coelho realizaram diversas diligencias pela região do ocorrido e não foi encontrado nenhum suspeito do crime.

De acordo com a Polícia Civil, na pessoa do Delegado Erick Gomes, à motivação do crime já foi apurado até o momento que o menor J. de O., de 15 anos, com ao menos 3 passagens pela febem teria sido o alvo dos bandidos, vez que ele estava na hora do fato, mas não foi atingido e até o momento não foi localizado para prestar esclarecimentos. O que se sabe, segundo um parente do mesmo, é que há algum tempo ele estava sendo ameaçado de morte, sendo usuário de drogas e também vendia entorpecente até pouco tempo, além de ter arrombado várias residências na cidade época em que fora internado. "Essas são as informações preliminares e uma das linhas de investigação". Concluiu o Delegado Erick Gomes. Os PMs fizeram o isolamento do local até a chegada da equipe do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) de Mossoró para fazer a remoção do corpo. 

Com os dois homicídios de hoje, já foram três mortos só este mês de julho em Caraúbas e, no ano já são 8 homicídios.

Fonte:Icêm Caraúbas

Violência em Mossoró e região: 13 corpos dão entrada no Itep de sábado para domingo

O Câmera
O final de semana de Mossoró e região foi uma dos mais violentos dos últimos tempos, com registros de mortes por acidentes, homicídios e confrontos com a polícia.
O Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) recebeu 13 corpos.
Veja:

18 de julho, sábado à tarde, um motociclista morreu vítima de acidente de motocicleta na BR 110 entre Mossoró e Upanema. Lúcio Lima Fontenelle Filho, 32 anos de idade, trafegava em uma motocicleta com placas de Itaiçaba, no estado do Ceará e teve sua visão prejudicada por um carcará que comia um animal morto na pista. Segundo informações, quando o carcará tentou levantar voo, bateu no capacete de Lucio e ele perdeu o controle da motocicleta, morrendo no local.
18 de julho, sábado à tarde, uma colisão carro com moto no Km 164 da BR 405, próximo ao trevo de acesso a cidade de Marcelino Viera, um veículo tipo fiat uno com placa de Uiraúna no estado da Paraíba, colidiu com uma motoneta que era conduzida por “Antônio Paulino Dias”, residente na cidade de Marcelino Vieira. O motociclista foi socorrido pela equipe de uma Unidade do Samu para o Hospital Regional em Pau dos Ferros, mas não resistiu.
18 de julho, Sábado à noite, Rodrigo dos Santos Silva, “Paulista” de 22 anos de idade, natural da cidade de Suzano no estado de São Paulo e residente em Baraúna, foi morto no início da noite, na Rua Professor Amauri Ribeiro, a conhecida rua da vara no centro da cidade. Ele foi atingido com um disparo de uma arma que utiliza cartucho como munição e cerca de três disparos de outra arma de calibre menor. Segundo informações, Rodrigo morava em Baraúna e com medo de ser morto foi embora para São Paulo com toda família. A família retornou, mas Rodrigo permaneceu na capital Paulista e foi morto assim que retornou à cidade de Baraúna.
19 de julho, domingo logo cedo, um jovem foi encontrado morto em uma estrada carroçável de acesso ao Sitio Santana na zona rural de Mossoró. Segundo informações, “João Carlos Andrade de Lima” de 19 anos de idade, foi sequestrado por três homens, na noite de sábado dia 18, no bairro Aeroporto. Os homens teriam retirado o jovem a força de sua residência e teriam levado em um veículo. Ele foi assassinado com um disparo de espingarda no pescoço e outro disparo no peito de uma arma de menor calibre.
19 de julho, domingo de manhã, um adolescente trocou tiros com a polícia militar e morreu no confronto. Segundo informações os policiais procuravam elementos acusados de envolvimento em um assalto no centro de Mossoró e quando chegaram no bairro Santo Antônio foram recebidos a bala. Os policiais reagiram e Robson Carlos de Araújo Gomes, de apenas 16 anos de idade, foi ferido e mesmo socorrido às pressas, já chegou morto no Hospital Regional Tarcísio Maia. A polícia, foi informada que o pai e um irmão dele também teriam participado do confronto. Um revólver calibre 38 com munições deflagradas foi apreendido
19 de julho, Domingo 10 horas e 30 minutos, duas pessoas morreram vítimas de acidente de transito no Sitio Vira Mundo, na zona rural de Antônio Martins, Região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo informações, as vítimas conhecidas apenas como “Dimas” e “Daniel” perderam o controle de uma motocicleta em uma curva, desceram uma ribanceira e morreram no local.

19 de julho, Domingo, Gilderlan Ribeiro do Nascimento, de 30 anos de idade, filho de um Sgt da Policia Militar se envolveu em uma confusão com um indivíduo, na cidade de Macau e foi baleado. O jovem morreu dentro da Unidade do Samu a caminho do hospital em Natal. Sem muitos detalhes.
19 de julho, domingo à noite, Francisco Pedro de Paiva Filho, de 52 anos de idade, natural de Apodi, morreu vítima de acidente na BR 405, próximo a empresa de agua mineral, saindo de Apodi para Mossoró. Testemunhas informaram a Polícia Rodoviária Federal, que o senhor trafegava de motocicleta pela contramão da via e teria colidido frontalmente com um veículo do tipo Fiat Palio de Pau dos ferros, que trafegava no sentido contrário.
19 de julho, início da noite de domingo, o jovem “Fagner Almeida Rodrigues, de 23 anos de idade” e seu pai, “Francisco Canindé Alves”, de 47, foram mortos no bairro Leandro Bezerra na cidade de Caraúbas. Fagner foi baleado e morreu no local. Canindé dos Fogões como era conhecido, foi socorrido para o Hospital da cidade, mas não resistiu. A polícia não descarta a possibilidade de pai e filho terem sido mortos por engano, já que as vítimas não têm envolvimento com delitos na cidade ou região.
19 de julho, domingo à noite, um jovem foi morto e outro baleado durante uma festa de vaquejada no município de Campo Grande. Segundo informações,Marcos Fabio Brito de Souza, de 26 anos de idade participava da festa acompanhado com seu pai e amigos, quando foi surpreendido por um indivíduo que já chegou ao local armado de pistola ja atirando. Francisco Ferreira de Lima Filho, de 26 anos, que é vaqueiro da fazendo da família de Fabio tentou reagir e também foi baleado na cabeça. Os dois chegaram a ser socorridos para o hospital da cidade de Campo Grande. Fabio já chegou morto e Chico foi transferido para o Tarcísio Maia em Mossoró. Segundo informações seu estado de saúde é muito grave. O acusado tomou uma motocicleta de assalto para fugir do local. Segundo informações, não confirmadas pela polícia local, o acusado foi reconhecido pelos amigos de Fabio.
19 de julho, domingo à noite, na cidade de Ipanguaçu, Luiz Leandro de Aguiar, 29 anos de idade, morador do bairro Maria Romana, foi surpreendido e morto a facadas, na calçada da casa de seu tio. Segundo informações, dois indivíduos foram vistos saindo do local de motocicleta.
Fonte:De Fato/O Câmera

Uma pessoa morre e outra fica gravemente ferida em atentado na vaquejada em Campo Grande

Neste domingo à noite, 19/07, um jovem foi morto e outro baleado durante uma festa de vaquejada no município de Campo Grande/RN.

Segundo informações, Marcos Fabio Brito de Souza, de 26 anos de idade, participava da festa acompanhado com seu pai e amigos, quando foi surpreendido por um indivíduo que já chegou ao local armado de pistola já atirando. 

Francisco Ferreira de Lima Filho, de 26 anos, que é vaqueiro da fazendo da família de Fabio, tentou reagir e também foi baleado na cabeça. 

Os dois chegaram a ser socorrido para o hospital da cidade de Campo Grande. 

Fabio já chegou morto e Chico foi transferido para o Tarcísio Maia em Mossoró. Segundo informações, seu estado de saúde é muito grave. 

O acusado tomou uma motocicleta de assalto para fugir do local. Segundo informações, não confirmadas pela polícia local, o acusado foi reconhecido pelos amigos de Fabio.

Fonte:CG na mídea