sábado, 28 de julho de 2012

Inscrições para Vestibular 2013 da UEPB começam na segunda

Na próxima segunda-feira (30), serão iniciadas as inscrições para o Vestibular 2013 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Este ano estão sendo oferecidas 2.856 vagas, sendo 50% das vagas destinadas ao sistema de cotas de inclusão, que envolvem alunos oriundos da rede pública de ensino, e as outras 50% para o sistema de cota universal. A inscrição poderá ser feita pela internet e custará R$ 90. As inscrições vão ocorrer até o dia 15 de agosto e os estudantes vão ter 41 cursos de graduação entre as opções.
Além das vagas destinadas ao processo seletivo tradicional da instituição, também estão sendo ofertadas 2.856 vagas para serem preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes serão analisados mediante a prova do Enem. “Este ano decidimos aumentar em 50% o número de vagas destinadas ao Sisu”, afirmou a presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Comvest), Ana Alice Sobreira.
A presidente da Comvest disse que a expectativa é o número de inscritos seja semelhante ao de 2011, quando se inscreveram 31 mil candidatos. No dia 18 de agosto, após o fim das inscrições, será preparado pela Comvest o esquema operacional para que o vestiular seja realizado sem qualquer imprevisto.
Para se inscrever no vestibular, o candidato deve acessar o site da Comvest, para preencher o formulário eletrônico e imprimir o boleto de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 90, que poderá ser quitado até o dia 17 de agosto. As provas do processo seletivo serão realizadas nos dias 2 e 3 de dezembro, das 8h às 13h. O resultado final do vestibular será divulgado no dia 8 de janeiro de 2013.
No ato da inscrição, o candidato optará por apenas um curso de graduação no seu respectivo turno e uma língua estrangeira (inglês ou espanhol). Ao final do preenchimento de todos os campos obrigatórios, o sistema emitirá o número do protocolo de inscrição.
Fonte:o xerife

Brasil deve incentivar empresas para produzir software livre, diz Associação Software Livre.Org

Brasília - O software (programa) livre, cujo uso e modificação não depende de permissão do fabricante, está presente no cotidiano dos brasileiros, como em caixas de autoatendimento dos bancos, celulares, nos computadores e até nas urnas eletrônicas usadas nas eleições.
Entretanto, o país ainda paga caro por royalties de outros países usados em softwares proprietários (com utilização cobrada dos usuários e distribuição proibida). Por isso o coordenador da Associação Software Livre.Org (ASL), Ricardo Fritsch, defende o estímulo a empresas nacionais para que possam produzir os softwares livres.
“Atualmente, o Brasil paga para outros países royalties de forma desnecessária”, disse Fritsch, integrante do comitê organizador do Fórum Internacional Software Livre, realizado do último dia 25 até hoje (28), em Porto Alegre.
Para estimular as empresas locais, Fritsch defende a criação de políticas de financiamentos a pequenas e médias empresas de tecnologia da informação. Além disso, na avaliação dele, leis e propostas públicas também podem incentivar o uso do software livre. Fritsch citou o exemplo de estados como o Paraná, que estabelecem em lei o uso desses tipos de programas pelo governo.
Segundo Fritsch, as empresas que colocam o software à disposição da sociedade conseguem ampliar a visibilidade e os negócios. Fritsch citou o Portal do Software Público Brasileiro, criado em 2007, como ferramenta para compartilhar programas de interesse público. “Há empresas que passaram a prestar serviços para todo o Brasil e fizeram novos sócios”, diz.
O Fórum Internacional Software Livre está na 13ª edição e conta com a participação de cerca de 8 mil pessoas, segundo estimativa de Fritsch.
Fonte:Agência Brasil

Universitários preocupam-se mais com conquistas pessoais do que com vida em sociedade, revela pesquisa

São Paulo – Universitários de cinco continentes estão mais preocupados com seu progresso pessoal do que em contribuir com a vida em sociedade, apontam os resultados iniciais de pesquisa sobre o perfil de estudantes de instituições de ensino superior católicas divulgada hoje (26) durante encontro da Federação Internacional de Universidades Católicas (Fiuc). Foram entrevistados 17 mil jovens com idades entre 16 e 30 anos de 34 países.
“Os países mais desenvolvidos são os que menos têm interesse pelo social. Os africanos expressam mais essa preocupação, já os europeus menos. [Os estudantes da] América do Sul estão em um meio termo. Devemos aprofundar a análise, mas essa é uma das primeiras impressões”, analisou Rosa Aparicio Gómez, socióloga responsável pela pesquisa e professora do Instituto Universitário Ortega y Gasset, da Espanha.
Os dados socioeconômicos reunidos pelo trabalho apontam que as mulheres são maioria nas universidades católicas do mundo, com 64% dos entrevistados. De acordo com Rosa, essa proporção só se altera nos países africanos, quando a presença feminina não alcança 47% do total. Na avaliação de classes sociais, os estudantes de classe média representam 73%, sendo que 42% são de classe média alta. Os universitários de classe alta são 16% e de classe baixa somam 11%.
Dentre as principais razões apontadas pelos pesquisados para ingressar na universidade, 91% escolheram a necessidade de conquistar um trabalho. Os outros itens mais citados foram: gosto pelo estudo (43%) e vontade de obter uma melhor posição social (25%). Apenas 18% citaram a necessidade de ser útil à sociedade.
Quando questionados sobre quais os cinco aspectos mais importantes em suas vidas, o mais citado, com 94%, foi a família. Também foram apontados estudos (44%), amigos (43%), parceiro (33%) e futuro (27%). Os cinco menos escolhidos foram: religião (21%), trabalho (19%), lazer (6%), país (5%) e política (1%).
Outra questão que aponta certo grau de individualismo, na avaliação da pesquisadora, trata sobre os projetos que os universitários gostariam de conquistar nos próximos 15 anos. Ter um bom trabalho (62%), formar uma família (45%), fazer pós-graduação (41%) e ganhar dinheiro (30%) são os mais escolhidos. Os menos citados são: trabalhar para uma sociedade mais justa (8%), envolver-se em projeto social (5%), participar de grupo religioso (3%) e atuar em grupo político (2%).
O estudo mostra, ainda, que o perfil dos universitários brasileiros está mais próximo ao dos estudantes de países emergentes do que ao dos latino-americanos. Para a pesquisadora, isso pode estar relacionado ao momento econômico vivido pelo país. “É uma época de certa bonança. As pessoas estão vivendo outras coisas, estão avançando pessoalmente”, avalia. Ela aponta que o Brasil está mais próximo de países do Sul da Ásia, como a Índia.
Em relação aos papel das instituições, os estudantes mostraram-se céticos ao pontuar a maioria delas. O item que recebeu maior nota, de zero a seis, foi o das instituições educacionais, com 4,1. Em seguida, aparecem as instituições religiosas, com média 3,7, empatada com as organizações não governamentais e bancos. As três piores notas foram dadas para a polícia (2,8), para os governos (2,3) e para os políticos (1,9).
O uso da internet também foi enfocado na pesquisa. As redes sociais estão presentes na vida de 94% dos entrevistados. Eles passam mais tempo na internet do que com amigos. São cerca de duas a quatro horas por dia no computador. O ambiente virtual que simula a vida real, conhecido como Second Life, não é muito utilizado na maior parte do mundo, mas na Ásia o percentual de jovens que constroem personagens virtuais chega a 50%. “É um dado que precisamos interpretar. Inicialmente, dá impressão que significa uma insatisfação com a vida”, analisa Rosa.
Fonte:Agência Brasil

Delegados do RN terão que apresentar relatórios de produtividade

A partir do próximo mês, os delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte terão que apresentar à Delegacia Geral de Polícia (Degepol) relatórios de produtividade das unidades policiais das quais são responsáveis. Esses documentos informarão dados sobre a quantidade de procedimentos que chegam às elegacias e quantas investigações são concluídas. "Assim poderemos gerenciar melhor a polícia e fazer investimentos ou mudanças nas DPs que estão presentando baixa produtividade", comenta o delegado geral Fábio Rogério.

O delegado geral explica que esses relatórios deverão ser encaminhados para as diretorias de policiamento da Grande Natal e do Interior entre os dias 1 a 5 e cada mês. "Esses documentos apresentarão quantos TCOs (Termos Circunstanciados de Ocorrência) e inquéritos foram instaurados e quantos foram remetidos ao Ministério Público. Assim teremos um retrato de como está funcionando cada delegacia". Para Fábio Rogério, esses dados servirão como uma erramenta para melhorar as unidades policiais queestão com maiores dificuldades.

"Poderemos questionar dos delegados e escrivões o motivo daquela baixa produtividade e cobrar melhorias". Fábio Rogério diz que a medida é
importante para manter sempre atualizado o banco de dados da Polícia Civil e assim conseguir recursos junto ao governo para melhorias em estrutura. Ele essalta ainda que esses documentos serão ainda remetidos à Corregedoria de Polícia para avaliar possíveis sanções a quem apresentar constantemente baixa produtividade.

Fonte:DN online

Conheça os candidatos a vereadores de Messias Targino

Fonte:TSE

Veja lista dos 944 professores concursados convocados pelo Governo do Estado

A edição deste sábado (28) do Diário Oficial do Estado publica a lista dos 944 professores concursados nomeados pelo Governo do Estado.

Veja número de convocados por Direds
AQUI.

Na área que compreende a 12a Diretoria Regional de Educação (DIRED), com sede em Mossoró, foram convocados 94 professores nas disciplinas de Arte, Educação Física, Geografia, História, Física, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Lígua Portuguesa.


Veja lista de convocados
AQUI.
Fonte:defato

Prefeito de Passa e Fica afirma que seu município vive situação de “verdadeiro pânico”

O prefeito Pepeu Lisboa, de Passa e Fica, afirmou na manhã deste sábado que o vizinho município localizado na região Agreste do Estado está vivendo um “verdadeiro pânico” em razão da diminuição do FPM – Fundo de Participação dos Municípios, principal receita de transferência de recursos federais para os municípios brasileiros que neste mês de julho caiu 30 por cento. Além disso, o prefeito constata a existência de uma “seca verde”, em razão da irregularidade e das poucas chuvas registradas na região. “Praticamente não houve produtividade este ano e os agricultores enfrentam muitas dificuldades”, disse Pepeu Lisboa, acrescentando que o quadro negativo vivido no campo atinge as prefeituras de forma indireta, que são obrigadas de socorrer as vítimas da seca com ações governamentais.
Pepeu Lisboa constata a existência de ações pontuais por parte do governo Rosalba Ciarlini através da Defesa Civil, que segundo ele, tem minimizado o problema, além do Programa do Leite, que tem sido um instrumento importante para atendimento a população carente. Ainda no âmbito do Governo Estadual o prefeito destaca o trabalho de recuperação de estradas e alguns programas sociais do Governo Federal como forma de minimizar os problemas. “Mesmo diante deste quadro estamos fazendo o possível para mantermos os compromissos em dia”, concluiu o prefeito de Passa e Fica. (JP)
Fonte:portal jh

OAB divulga resultado do Exame de Ordem Unificado

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou ontem, 27, o resultado preliminar do VII Exame de Ordem Unificado. No Rio Grande do Norte, a relação dos bacharéis em direito aprovados nas duas etapas da avaliação está disponível logo mais abaixo e na página virtual da OAB. Em Mossoró, 43 bacharéis em direito foram aprovados.
Os candidatos que quiserem entrar com recurso devem acessar o endereço eletrônico www.oab.fgv.br ou www.oab.org.br no período de 28 de julho às 12h de 31 de julho, observado o horário oficial de Brasília/DF.
Para a interposição de recursos contra o resultado na prova prático-profissional, o examinando deverá acessar, obrigatoriamente, os referidos endereços e seguir as instruções do Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso.
O resultado final do VI Exame de Ordem, após a interposição de recursos, será divulgado no site da OAB/RN na data provável de 14 de agosto. O próximo exame terá edital publicado no dia 1º de agosto.
O Exame de Ordem não tem reserva de número de vagas, basta o examinando alcançar a nota mínima que o habilitará a solicitar a inscrição nos quadros da Ordem se porventura não houve qualquer impedimento legal.
A aprovação no Exame de Ordem é requisito indispensável para se cadastrar nos quadros da OAB e exercer a advocacia.

Fonte:o mossoroense

Sarah Menezes conquista primeiro ouro do Brasil em Londres

Foram do judô as duas primeiras medalhas do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Após Felipe Kitadai garantir o bronze para o país, a brasileira Sarah Menezes conquistou a medalha de ouro ao vencer a romena Alina Dumitru em luta disputada no início da tarde deste sábado.

Desde o início da luta a atleta da romena reclamava de dores no ombro, ponto fraco que foi aproveitado por Sarah. Nos primeiros instantes, a brasileira tentou uma imobilização, mas sem sucesso. A vitória da brasileira veio após a conquista de um yuko no decorrer da luta e de um vasari no final da partida.

Com a vitória, a atleta piauisense entra para a história do Brasil como a primeira judoca brasileira a conquistar o ouro na história da disputa dos Jogos Olímpicos. Além disso, a atleta também garantiu a primeira medalha dourada do país em Londres 2012.

Fonte:tribuna do norte