segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

É tri: CR7 confirma favoritismo, fatura a Bola de Ouro e comemora com grito

Craque português recebe 37,66% dos votos e fatura prêmio pela terceira vez na carreira. Alemã supera Marta entre as mulheres, e James Rodríguez leva Puskas

Cristiano Ronaldo confirmou o favoritismo e foi eleito nesta segunda-feira o melhor jogador do mundo pela terceira vez, a segunda consecutiva (2008, 2013 e 2014). O craque doReal Madrid recebeu o prêmio das mãos do presidente da Fifa, Sepp Blatter, fez um discurso menos emocionante em relação ao do ano passado, quando chorou, mas encerrou em grande estilo, ao gritar em espanhol “sim” e arrancar algumas risadas da plateia. Ele superou com alguma folga o goleiro Manuel Neuer, do Bayern de Munique, e o atacante Lionel Messi, do Barcelona, ao terminar com 37,66%. O argentino ficou em segundo em disputa apertada, com 15,76%, contra 15,72% do alemão.
- Queria agradecer a todos que votaram em mim. A meu treinador, meus companheiros, meu presidente. Foi um ano expressivo para mim a nível pessoal e coletivo. Ganhar um troféu com esta dimensão é único. Estou muito feliz. Isto me dá motivação para continuar a trabalhar da mesma forma que tenho feito até agora. Nunca pensei em ganhar três vezes esta bolinha. Espero não parar por aqui. Quero alcançar o Messi – disse o luso, antes de terminar com o grito
Depois, em entrevista na zona mista, levou a afirmação em tom de brincadeira.
- Não estou preocupado com isso. As coisas acontecem naturalmente, é uma motivação. Não compito só com ele (Messi), mas com todos, Barcelona, Chelsea, Bayern. Futebol é isso, é competir, ver quem ganha e leva os títulos. A vida é assim, no próximo ano trabalharei para estar aqui de novo. Eu me preparo para jogar e ganhar, falar não é o meu forte.
Assim, o português entra num patamar muito restrito da história do futebol, onde só chegaram nomes como Johan Cruyff, Michel Platini e Marco van Basten, pela antiga Bola de Ouro (quando era apenas para europeus e promovida somente pela revista “France Football”), e Ronaldo e Zinedine Zidane (troféu de melhor do ano da Fifa) com três conquistas, e diminuiria a distância para o seu grande rival, Lionel Messi, detentor de quatro (2009, 2010 – quando “France Football” e Fifa unificaram o prêmio -, 2011 e 2012).
Em um ano recheado de títulos coletivos (foram quatro: Copa do Rei, Liga dos Campeões, Supercopa da Europa e Mundial de Clubes), Cristiano Ronaldo brilhou na Copa do Rei com três gols, foi artilheiro da Liga dos Campeões com 17 e fez dois na final da Supercopa da Europa. Só ficou na sombra no Mundial de Clubes no Marrocos, mas mesmo assim foi Além dos títulos coletivos, foi mais um ano de recordes individuais para o camisa 7 do Real Madrid, que se tornou no maior artilheiro histórico de uma edição da Liga dos Campeões com os 17 gols, o primeiro a marcar em duas finais com dois clubes diferentes (Manchester United e Real, superou Raúl na artilharia histórica da Champions marcando o seu 72º gol – está atrás de Messi, que tem 75 -, tornou-se o maior artilheiro da história da seleção portuguesa com 52 gols e foi também o artilheiro dos campeonatos europeus com 31 ao lado de Luis Suárez. Ele encerrou o ano com 61 gols e 22 assistências em 60 jogos.
Cristiano Ronaldo venceu também o troféu de melhor jogador da Uefa e do Campeonato Espanhol. O craque foi reconhecido como melhor do ano por algumas publicações esportivas prestigiosas como a “World Soccer”, a “Four Four Two”, o jornal “Marca”, o “Guardian” e a “Gazzetta dello Sport”. Mas para o jornalista português Luis Miguel Pereira, autor do livro “Segredos da Máquina”, não foram só os gols e os recordes da temporada que ofuscaram a prestação negativa de CR7 no Brasil, onde marcou apenas um gol com Portugal, eliminado na fase de grupos.
Alemã supera Marta e é eleita a melhor do mundo pela primeira vez eleito o segundo melhor jogador da competição.
Deu Alemanha também na eleição de melhor do mundo no futebol feminino. A meia-atacante Nadine Kessler, de 26 anos, superou a brasileira Marta (pentacampeã entre 2006 e 2010) e a americana Abby Wambach para ficar com o prêmio pela primeira vez.
Kessler foi a grande jogadora do Wolfsburg na conquista da Liga dos Campeões sobre o Tyresö FF, time de Marta, que posteriormente se transferiu para o FC Rosengard. No discurso, homenageou o belga Junior Malanda, do mesmo time, que morreu em acidente de carro no último sábado.
Fonte:G1

HOMEM FOI ENCONTRADO MORTO EM PATU

Um popular identificado como José Nerikson da Silva, 31 anos de idade natural da cidade de Patu, foi encontrado morto com várias perfurações provocadas por arma branca, dentro de uma casa em Patu, na região Oeste Potiguar.

O corpo foi encontrado por populares na manhã desta segunda feira 12 de Janeiro de 2015,que acionaram a polícia local. Peritos do Instituto Técnico e Científico de Polícia ITEP estiveram no local onde após a perícia removeram o corpo para a sede do órgão em Mossoró.

Foram visualizados cerca de 10 perfurações espalhadas pelo corpo do popular. A Polícia Militar daquela cidade,ainda não tem informações sobre a motivação e os autores do crime. A Investigação vai ficar a cargo da Polícia Civil.

Fonte:190 RN

Filho de diarista analfabeta, cearense de 16 anos acerta 95% das provas e conquista 1º lugar no Enem

Uma história de superação e de esforço pessoal de um garoto comprometido a mudar o próprio destino. É dessa forma que pode ser resumida a trajetória do estudante cearense João Vitor Claudiano dos Santos, de 16 anos. Aluno da Escola Estadual Governador Adauto Bezerra, de Fortaleza (CE), João acertou 172 das 180 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o equivalente a 95% do total da prova. Como comparativo, o menino ultrapassou os 164 acertos da estudante mineira Mariana Drummond, que conquistou o primeiro lugar no Enem em 2013.
Filho da diarista Ana Maria dos Santos, que não sabe ler ou escrever, João e os irmãos sempre valorizaram a oportunidade de estudar: “Ele dormia, em média, quatro horas por dia, passava os finais de semana estudando e quase não assistia televisão. Eu não tive a oportunidade que eles tiveram, mas tentei passar o valor da educação para os meus filhos”, destacou a mãe do estudante em entrevista ao Brasilidade, o Tumblr do Palácio do Planalto.
De acordo com João Vitor, um dos fatores que mais o motivou a estudar foi a ampliação do acesso às universidades públicas no Brasil nos últimos anos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e da popularização do Enem.


“Eu e meu irmão, o Gerson, a gente estuda muito. Então, desde 2010, a gente viu, com o sucesso do Enem e do Sisu, que as universidades públicas tinham aberto suas portas. Eu e o Gerson enxergamos nessa oportunidade a chance de conseguirmos vencer na vida e de mudar a realidade da nossa família, que é toda do interior e que não tem ninguém que tenha conseguido chegar à universidade”, afirmou. Para alcançar esse objetivo, João Vitor se valeu de sua paixão pela leitura para superar uma das maiores dificuldades atribuídas ao Enem: a extensão dos textos e o tamanho da prova. “O que tem de cansativo no Enem são os textos grandes. Então, minha estratégia foi me adaptar à leitura, ler livros grandes, alguns com linguagem rebuscada”, conta o estudante que começou lendo integralmente os livros didáticos distribuídos gratuitamente pelas escolas públicas. Ele lembra que, a partir do oitavo ano, passou a se interessar também pelos livros clássicos por influências do avô e da mãe:
“Quando eu tinha uns 12 anos, meu avô me deu o livro ‘Caçador de Pipas’ que é um romance extraordinário, daí eu comecei a ver que a leitura não era só fórmula, não era só química, não era só matemática. A minha mãe – que não sabe ler – não deixou que eu esquecesse os clássicos. Quando eu comecei a ler, eu não parei mais. Até hoje eu leio em torno de 80, 90 livros por ano,” contabiliza.
Dificuldades No entanto, o reconhecimento recente conquistado por seu resultado no Enem não deixa que João Vitor se esqueça das dificuldades que enfrentou durante sua trajetória escolar. Para o estudante, alcançar bons resultados na escola foi a estratégia que adotou para enfrentar o bullying que sempre sofreu em razão do cabelo, da altura e da magreza. Outro episódio que o marcou profundamente foi o fato de não poder ir ao colégio porque seu único tênis havia furado: “Como eu sempre andei bastante para chegar à escola, meu tênis acabou furando. Foi quando eu resolvi não ir ao colégio. As pessoas já me discriminavam antes disso, se eu fosse de chinelo elas iam se distanciar ainda mais, me ‘olhar torto’. Isso me machucava e ainda machuca muito”, afirma. Ao perceber a situação do adolescente, a mãe de João acabou conseguindo comprar um outro calçado para o filho. Essa foi a única vez que o garoto faltou à escola na vida.
Carreira Apaixonado pela área das ciências exatas e da natureza, João Vitor pretende realizar o sonho de infância de se tornar cientista. Para isso, o estudante planeja cursar a faculdade de Ciências Biológicas em uma importante universidade pública do País e se especializar na área de Biologia Molecular. Ele ainda tem o sonho de participar do Programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal e estudar na Inglaterra ou na Alemanha, segundo ele, os dois países com as pesquisas mais avançadas na área de Biologia Molecular no mundo.
Apoio Escolar Além do sucesso de João Vitor, a Escola Estadual Adauto Bezerra acumula, nos últimos anos, exemplos de alunos aprovados nas principais universidades do Ceará e do País. Isso se deve à política adotada pela escola de preparar os estudantes com base na qualidade de ensino e em um processo de motivação dos alunos. Só em 2013, quase metade dos alunos matriculados no 3º ano do colégio (244) garantiram o ingresso no Ensino Superior, 144 deles em universidades públicas. Em 2005, esse número não chegava a cinco estudantes.
“Há alguns anos, se você chegava em uma turma de 3º ano e perguntava quem acreditava que ia entrar em uma universidade, quatro ou cinco levantavam mão. Hoje, praticamente 100% dos estudantes da Adauto Bezerra acreditam que é possível se tornar universitário, mudar a sua vida e mudar a vida de sua família”, destaca o professor Monteiro Firmino.


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/filho-de-diarista-analfabeta-cearense-de-16-anos-acerta-95-das-provas-e-conquista-1o-lugar-enem/#ixzz3OdD2VtuX

Melhor jogador de futebol do mundo será anunciado hoje

O artilheiro da Liga dos Campeões da Europa passada, o melhor jogador da Copa do Mundo e o melhor goleiro das duas competições. Cristiano Ronaldo, Messi ou Neuer: quem levará a Bola de Ouro? A Festa de Gala da Fifa será a grande atração nesta segunda-feira. Direto de Zurique, na Suíça, será anunciado quem leva o grande prêmio. A premiação começa às 15h30 (de Brasília).
Além do melhor jogador do mundo, a Fifa também vai anunciar o prêmio de melhor jogadora do ano. A brasileira Marta concorre ao seu sexto troféu, mas terá pela frente a concorrência da alemã Nadine Kessler e da americana Abby Wambach. Já o Prêmio Pusksas, de gol mais bonito do ano, está entre o holandês Robin van Persie, o colombiano James Rodríguez e a irlandesa Stephanie Roche.
Fonte:Blog do xerife

Candidatos poderão consultar nesta segunda-feira vagas do Sisu

A partir desta segunda-feira (12), os candidatos poderão consultar no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) as vagas que serão ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior nesta edição do programa. As inscrições poderão ser feitas na próxima semana, de 19 a 22, no mesmo endereço.

Neste semestre, serão oferecidas 205.514 vagas no ensino superior público, um aumento de 20% em relação ao primeiro semestre do ano passado. As vagas serão disponibilizadas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. No ano passado eram 115 instituições participantes. Do total de 63 universidades federais, 59 participam do Sisu, além de todos os 38 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e os dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefet).

Para se inscrever, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e não ter tirado 0 na prova de redação. O resultado do Enem será divulgado amanhã (13), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram o exame no ano passado.

Fonte:Aência Brasil