sábado, 11 de agosto de 2012

Primeira clonagem de um animal extinto

O esperado momento da clonagem de um animal considerado extinto já é uma realidade. Longe de ser um dinossauro como muitos almejam, trata-se de uma cabra, a hispânica.

O último espécime conhecido morreu em 2000, mas um grupo de cientistas conseguiu armazenar congelado o tecido com DNA antes de seu falecimento. Agora foi utilizado para substituir o DNA em cabras comuns e assim nasceu um clone do animal extinto há 9 anos.


Há que destacar que a
técnica utilizada requer o DNA em bom estado, e na atualidade dispomos de DNA de dinossauros em mosquitos conservados em ámbar, e um hospedeiro atual, capaz de alojar o ovo.

Muitos já preveem a clonagem do mamute, uma vez sequenciado seu genoma e utilizando como hospedeiro um elefante. Da mesma forma, segundo publicaçao recente do Genome Research que revela que uma equipe de cientistas já isolou o DNA de um pelo do tigre da Tasmânia e que ele é o mais novo anima extinto na fila da clonagem


Ao que parece logo logo estaremos vendo um Jurassic Park fora das telas, incluso com a possibilidade da presença de um Neandertal utilizando um chimpanzé como hospedeiro. Esperar para ver.
Fonte:curiosidades10 

Justiça Federal obriga Correios e Bradesco a terem vigilância armada nas agências

A Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) e o Bradesco estão obrigados a implantarem o serviço de vigilância armada em todas as agências dos Correios que atuam como banco postal. Além disso, é obrigatória a instalação de portas giratórias com detectores de metais naquelas agências que apresentam alto risco, consideradas como tais aquelas que tenham sofrido dois ou mais roubos no período de um ano.

A sentença foi da Juíza Federal Gisele Leite, da 4ª Vara Federal. Ela também determinou que a União fiscalize o cumprimento da medida. A magistrada fixou o prazo de 180 dias, considerando a abertura de processo licitatório para contratação do serviço, para as agências implantarem as determinações.

A ação

A ação sentenciada pela Juíza Federal Gisele Leite foi impetrada pelo Ministério Público Federal, que pretendia a instalação de medidas de segurança próprias das instituições financeiras em todas as agências que atuam como banco postal, haja vista caracterizarem-se como instituições bancárias. 

O pedido foi acatado apenas em parte, considerando a magistrada que os bancos postais não configuram instituições financeiras, servindo para levar a pequenos municípios, onde não existem agências bancárias, alguns dos serviços prestados pelos bancos, facilitando o acesso da população aos mesmos. Desse modo, o deferimento integral do pedido do Ministério Público Federal inviabilizaria a manutenção desse sistema, redundando em maior prejuízo à população, diante da provável extinção do serviço. 

Nesse contexto, a medida judicial adotada visou à harmonização dos princípios e interesses jurídicos em conflito. “Todavia, se é certo que não se pode conferir aos bancos postais o sistema de segurança próprio das instituições bancárias, sob pena de inviabilização econômica do serviço, não se pode fechar os olhos para a realidade delitiva que os cerca – é público e notório que as agências da ECT vêm sendo alvo especial da atuação de criminosos”, escreveu a magistrada na sentença.

Estatísticas

Nos autos estão estatísticas apontando que no período de 2009 a 2011, 44,3% das agências catalogadas sofreram, ao menos, um roubo. Nesse período, na cidade de Vera Cruz o banco postal foi alvo de cinco roubos. “Logo, como forma de equacionar os interesses em jogo, reputo que a colocação de um vigilante armado em todas as agências que atuam como banco postal é medida necessária para dificultar a ação de criminosos, pelo seu caráter ostensivo”, destacou a magistrada.

Ela ponderou que o mecanismo não será suficiente para acabar com as práticas delitivas desse naipe no interior do Rio Grande do Norte “mas certamente a diminuirá, dado o agravamento dos riscos para os meliantes, sem, contudo, onerar em demasia as empresas ora responsáveis”.

DN Online

Fíasco olímpico no Futebol…

Como nos últimos 60 anos, o Brasil iniciou o torneio de futebol masculino das Olimpíadas de Londres garimpando pela medalha de ouro. E o garimpo da equipe de Mano Menezes ia bem. Com cinco vitórias, todas por três gols, a Seleção chegou neste sábado à decisão no estádio de Wembley embalada e favorita. Mas na última etapa do trabalho, garimpou errado. No último passo, em vez de encontrar o esperado ouro, achou pela terceira vez a prata. Com muitas falhas individuais e graças a uma atuação objetiva do México, que venceu por 2 a 1 com direito a gol aos 29 segundos.Assim como em 1984, em Los Angeles, e em 1988, em Seul, a seleção brasileira ficou com o vice-campeonato olímpico (o país ainda tem duas medalhas de bronze, em 1996, em Atlanta, e 2008, em Pequim).

A esperança de que a geração de Neymar & cia. acabasse com esse jejum e conquistasse o título que falta à galeria da Seleção era grande, mas o México, com um time bem entrosado – apesar do desfalque de Giovani dos Santos -, começou a acabar com o sonho verde e amarelo de maneira relâmpago. O gol de Peralta, aos 29 segundos do primeiro tempo, desestabilizou o time de Mano Menezes. A falha do lateral-direito Rafael no lance abateu o grupo, que chegou a ter o comando da partida novamente, mas não foi efetivo como o adversário, que com Peralta assegurou o título ao fazer 2 a 0 aos 29 minutos do segundo tempo. Com essa vantagem, o México apenas administrou, enquanto os brasileiros se desesperaram. Juan, aliás, chegou a dar uma dura em Rafael após passe de letra já perto do apito final. Valente, o Brasil foi para o tudo ou nada e diminuiu com Hulk, aos 46. Animado, o time verde e amarelo pressionou e teve uma chance (literalmente) de ouro com Oscar, na pequena área, mas o meia, sozinho, cabeceou para fora. Sem a tão sonhada medalha, a Seleção segue a preparação para a Copa do Mundo de 2014 já na próxima quarta-feira, contra a Suécia, em Estocolmo. O jogo é amistoso.
Fonte:padua campos

Juiz eleitoral em SC determina que Facebook saia do ar por 24h

Um juiz eleitoral de Florianópolis determinou que o Facebook suspenda todo o seu conteúdo no Brasil durante 24 horas por não ter cumprido uma ordem para tirar do ar uma página que criticava um vereador. A rede social também receberá multa diária de R$ 50 mil por não ter respeitado a decisão. No dia 26 de julho, o juiz eleitoral Luiz Felipe Siegert Schuch expediu uma liminar mandando o site retirar do ar a página “Reage Praia Mole”, de crítica a um projeto turístico em Florianópolis.
Quem fez o pedido foi o vereador Dalmo Meneses (PP), candidato à reeleição que se sentiu prejudicado pelo conteúdo veiculado de maneira anônima na comunidade.
Segundo a Justiça Eleitoral, a ordem foi desobedecida. Nesta quinta-feira (9), em nova decisão, Schuch mandou suspender o Facebook no país e deixar no site apenas um aviso informando estar “inoperante por descumprimento da lei eleitoral”.
Em sua primeira decisão, o juiz citou uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral que “veda o anonimato” em propagandas no período de campanha.
“Sem identificação do responsável pelas manifestação das opiniões ali publicadas, estão noticiados fatos e julgamentos pessoais depreciativos”, escreveu Schuch sobre a comunidade.
A ordem afirma que o cumprimento deve ocorrer a partir da notificação do Facebook. Na rede social, nesta sexta-feira, é possível encontrar uma comunidade chamada “Reage Praia Mole 2″, em que os responsáveis reclamam da desativação da página original.
Fonte:o xerife

Conheça os candidatos a vereadores de Messias Targino

Para ampliar clique na foto
Fonte:TSE

Jovem tira a roupa, desfila pelas ruas de Sousa/PB, e termina presa

Às 21h desta quinta-feira (9), a jovem Analice dos Santos Sousa, 25 anos, resolveu tirar a roupa e sair caminhando pela Rua Projetada, no Bairro Várzeas das Almas, em Sousa/PB.

Conforme informações, a mulher estava completamente nua, realizando atos obscenos, causando constrangimento à família e aos populares que transitavam pelo local.

A Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local efetuando a prisão da moça que foi conduzida até a Delegacia de Polícia Civil, para as devidas providências cabíveis ao caso.

*FOLHA DO SERTÃO

Agnelo Alves assume cadeira na Academia de Letras do Rio Grande do Norte

A cadeira 4 da Academia Norte-Riograndense de Letras tem um novo ocupante. O jornalista e deputado estadual Agnelo Alves tomou posse, ontem a noite, na galeria dos imortais potiguares. Essa cadeira tem como patrono o poeta Lourival Açucena. Nela sentaram-se Virgílio da Trindade e Enélio Lima Petrovich.
segundo Garibaldi Filho, "há vínculos que o fluir do tempo sedimenta muito mais, reforça, alarga e projeta no infinito. Assim tipifico e caracterizo os laços de estima e admiração que nos ligam".

No discurso, ele disse ainda que nunca me sentiu tão presente e  identificado com a Academia de Letras do RN quanto na noite de ontem, quando tomou posse o  tio, amigo de sempre e de todas as horas, escritor, jornalista e homem público.

"Deus, em sua infinita bondade, deu um sentido singular ao seu testemunho de vida. Não se expressa aqui o sobrinho, o amigo, o companheiro de sempre, mas alguém que, ainda hoje, dele colhe exemplos e motivações para lutar. Agnelo Alves é um semeador de sonhos".

Visivelmente emocionada, a escritora, relembrou os laços de amizade que tem com Agnelo e toda a família. Segundo Ana Maria, a primeira grande bronca que levou da mãe foi por causa da família Alves. "Quando menina cheguei em casa tarde e segurando um galho verde, vinha de uma caminhada de Aloísio Alves. Aí mamãe me perguntou se eu achava bonito uma moça da sociedade chegar em casa tarde. Não tive escolha, disse a mamãe que sim", relembrou a escritora.


Além do senador Garibaldi Alves, diversos representantes da sociedade e da política do Rio Grande do Norte enviaram mensagens de congratulações a Agnelo Alves, entre elas o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Mota, que estava representado pelo deputado estadual José Dias.

  Fonte:Tribuna do Norte

11 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

Pessoas físicas e jurídicas podem doar para campanhas

Para garantir maior transparência nas campanhas eleitorais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza formulário para pessoas físicas e jurídicas que fizeram doações para partidos e candidatos que concorrerão nas  eleições municipais deste ano.
A declaração dos valores das contribuições e contratação de bens e serviços não é obrigatória. Os dados do formulário, disponível no site do TSE, serão analisados pela Coordenadoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Coepa) para prestação de contas dos candidatos. Nas eleições de 2010, o TSE recebeu 14.754 informações do tipo.
De acordo com a Lei das Eleições, pessoas físicas podem doar até 10% dos rendimentos brutos recebidos no ano anterior às eleições. Já doações de pessoas jurídicas são limitadas a 2% do faturamento bruto do ano anterior às eleições. Quem doar acima do limite permitido está sujeito ao pagamento de multa no valor de cinco a dez vezes a quantia em excesso.
Fonte:Jean Carlos

Assembleia do RN publica lista com salários de deputados e servidores

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte divulgou a lista com os salários dos deputados e servidores nesta sexta-feira (10). Todos os dados estão disponíveis no Portal da Transparência no subtítulo Lei de Acesso à Informação. A lista não foi publicada com os nomes. O legislativo estadual divulgou a estrutura administrativa, com número de servidores, funções e remuneração por função.

Clique aqui e confira a lista completa


A Assembleia publicou as Competências e atribuições legislativa e administrativa, estrutura organizacional, endereços e telefones unidades e horários de atendimento ao público; registros de repasses feitos pelo Tesouro Estadual ou transferências de recursos financeiros de quaisquer espécies; registros de despesas.


Também mostra que os vencimentos dos seus servidores estão abaixo do teto constitucional de R$ 26.753,00. É aplicado um redutor para casos eventuais de limite ultrapassado. Na prática, nenhum funcionário recebe acima do teto.

E mais: Informações sobre licitações, editais e resultadas de concorrências e celebrações de contratos; dados gerais para o acompanhamento do processo legislativo, bem como sobre a execução de projetos administrativos, serviços e obras, além de tabelas de remuneração ajudas de custo e concessão de diárias entre outros itens.


Fonte: DN Online.