quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Rosalba convidará PMDB de Henrique para seu governo

Anúnciou foi feito na manhã desta quarta-feira (18) durante visita da governadoras às obras da Arena das Dunas.

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) vai convidar o PMDB para, integralmente, fazer parte de seu governo. A informação encerra as especulações sobre o assunto. Rosalba avalia que é importante o partido vir para sua base, “já que é um líder nacional e tem trânsito no governo federal”.

A informação foi dada na manhã desta quarta-feira (18) na visita que a chefe de Estado fez às obras da Arena das Dunas. Uma semana atrás, em Brasília, a governadora levou falta na reunião entre os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Alves (PMDB), além do deputado Henrique Eduardo (PMDB) e o presidente do diretório estadual do DEM, Carlos Augusto. O assunto foi inteiramente político.

No fim de semana passado, Rosalba, a governadora recebeu Henrique Eduardo Alves em sua casa de praia, em Tibau, a 42 quilômetros de Mossoró. “Foi uma reunião como qualquer outra. Eu recebo políticos em minha casa”, desconversou.

Ao afirmar que quer o PMDB inteiramente em seu governo, Rosalba lembrou que “fizemos campanha apoiando Garibaldi. O PMDB de certa forma já integra nosso projeto político”. Já sobre o PSD a governadora não quis comentar muito.

O DEM tenta barrar a criação do partido de Gilberto Kassab, que no RN é liderado pelo vice-governador Robinson Faria. “Eu já disse tudo sobre esse assunto. Nada mudou, a não ser a legenda de Robinson”.

Fonte:nominuto

MUNICÍPIO DE CARAÚBAS/RN PODE GANHAR USINA DE ENERGIA SOLAR


Três usinas solares no Rio Grande do Norte pedem Outorgas à Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) registrou nesta segunda-feira (15/8) o recebimento de requerimentos de outorga para três usinas solares fotovoltaicas. Os projetos, em diferentes municípios do Rio Grande do Norte, possuem 30MW de potência instalada cada e estão registrados em nomes de diferentes empresas.
As usinas contemplariam as cidades de Caraúbas, Dix-Sept Rosado e Marcelino Vieira e estão associadas às companhias Veneza, Interior e Record, respectivamente. Pela legislação vigente, o requerimento de outorga é o primeiro passo para que o investidor possa iniciar a consulta, junto ao Operador Nacional do Sistema (ONS) e às distribuidoras de pontos de acesso para conexão.
O pedido de outorga também é necessário para dar início ao licenciamento ambiental das plantas. O empreendedor também passa a poder, a partir da outorga, iniciar as obras das usinas "por conta e risco". A geração de energia, porém, tem de ser liberada pelos órgãos ambientais e regulador.
Fonte:caraubas hotnews

Exames revelam que Reynaldo Gianecchini tem câncer raro e agressivo

Os exames do ator Reynaldo Gianecchini, internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o início do mês, concluíram que ele tem linfoma de células T — mais raro e agressivo que o tipo B (que corresponde a 80% desse tipo de câncer). Com essa informação, a equipe médica que trata do artista marcou para hoje a primeira sessão de quimioterapia. Embora o prognóstico varie de acordo com outras características das células doentes, a medicina trabalha com uma média de 30% de taxa de cura (quando o paciente passa cinco anos sem ter qualquer recidiva após o fim do tratamento).

Celso Arrais, especialista em hematologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ressalta, porém, que o sucesso do tratamento varia muito de acordo com os subtipos. “Além disso, há questões como a condição clínica, a idade, tudo isso conta. O que podemos dizer, sem medo de errar, é que, para o tipo T, não existem anticorpos específicos, como há para o tipo B. Então, temos que aumentar a dose da quimioterapia e, se for o caso, fazer transplante de medula com material do próprio paciente para que ele suporte bem o tratamento”, explica.

O tipo T do linfoma corresponde a menos de 10% dos casos, ao lado de um outro tipo também incomum, o NK. Além da falta de drogas poderosas, o tipo raro do câncer torna-se ainda mais difícil de tratar quando é descoberto em estágio avançado. Antonio Buzaid, uma das maiores referências no tema do país, explica que o linfoma dificilmente é descoberto em fase inicial. “O caso da presidente Dilma foi uma exceção, já que os médicos detectaram de forma incidental um único tumor localizado. Infelizmente, não é isso que costuma ocorrer”, afirma o especialista. Reynaldo Gianecchini vem recebendo visitas de amigos e parentes nos últimos dias. O pai do ator também se trata de um câncer.

Fonte:dnonline

Avanço do RN preocupa o Ceará

O avanço do setor eólico no Rio Grande do Norte tem frustrado as expectativas do Ceará que vem perdendo a posição de líder do setor, desde que os potiguares ampliaram o potencial de concorrência. Ontem e hoje está sendo realizado mais um leilão de A-3 e de reserva 2011 e, novamente, o RN é líder com maior número de habilitações.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Estado apresentou 75 projetos com oferta de 1.989 MW totais. O Rio Grande do Sul aparece em segundo com 57 proposições e 1.456 MW, restando para os cearenses um terceiro lugar com 1.299 MW de oferta.
Em 2010, o Ceará só conseguiu emplacar cinco projetos, enquanto o RN teve 32 aprovações e 1.064,6 MW. Foram esses projetos que projetaram o Estado que, até o final de 2013, terá a maior reserva de energia eólica do país, concentrando a maioria dos parques eólicos.
O avanço acontece porque é o RN quem tem apresentado a maior capacidade de estalagem de empreendimentos eólicos, por causa de sua capacidade de geração.
Superar o Ceará, que ainda é o maior celeiro eólico, é questão de tempo, e não deve passar de 2012, segundo informou recentemente o coordenador de energia do governo, José Mário Gurgel. Mais que isso, o estado potiguar, que recebeu empreendimentos suficientes para se tornar autossuficiente na geração de energia, aposta no crescimento todas as fichas no setor eólico.

Impostos
Do outro lado, enquanto se comemora tantos investimentos, a Assembleia Legislativa questiona o baixo retorno deixado em divisas para o Estado. Na última segunda-feira, 15, foi realizada uma audiência pública sobre as mudanças no modelo de exploração do setor, e alternativas para a produção de outras energias renováveis.
O deputado Ricardo Motta, autor da propositura, destacou que o atual modelo não beneficia o Estado. "O atual modelo de exploração e geração de energias renováveis adotado no país evidentemente não representa ganho expressivo para a economia dos estados produtores. Na verdade o modelo beneficia
apenas os grandes grupos econômicos, o Governo Federal e os estados consumidores de energia, visto que a parcela do ICMS arrecadado que retorna aos estados produtores é irrisória. Os benefícios diretos que ficam nos municípios são mínimos e irrelevantes", afirmou Ricardo Motta.
A preocupação da Assembleia é compartilhada pelo representante da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no Estado, Luiz Eduardo Farias, que defende a distribuição de impostos para compensar os Estados produtores de energia renovável. Os proprietários das terras onde estão sendo instalados os parques eólicos recebem atualmente cerca de 0,87% do preço da energia adquirida pelo governo.

Fonte:jornal de fato

Servidores da uern rejeitam proposta do Governo e continuam em greve

A greve dos técnicos administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte , parece que ainda vai demorar a ter um fim.
É que a proposta enviada aos servidores pelo secretário de administração do Estado, Ancelmo Carvalho, não atendeu em nada as reivindicações da categoria.

De acordo com o comando de greve do Sindicato dos Técnicos Administrativos da UERN (SINTAUERN) , o recebimento de proposta oficial do Governo do Estado para atendimento as reivindicações do movimento grevista através de Ofício n.º 1.699/2011, tratou exclusivamente de atendimento aos percentuais de reajuste salarial da categoria, onde não existe nada para ser aplicado ainda esse ano.

Pelo documento enviado pelo secretário estadual da Administração e dos Recursos Humanos, Anselmo Carvalho, o Governo faz um escalonamento do reajuste em três parcelas, sendo 10,65% para abril de 2012 (7,43% com acréscimo de 3% referente a 2011); 7,43% para abril de 2013; e 7,43% para abril de 2014. Considerando o adicional de 3%, o acumulado até 2014 fica em 27,7%.

" Acredito que o governo do estado não resolve logo esse problema porque não quer, porque faltou sensibilidade política para resolver o problema. Não foi colocado nada de reajuste para esse ano. Para as demais categorias que estiveram em greve, o reajuste será concedido a partir de setembro, porque com os técnicos administrativos da universidade tem que ser diferente?.

Justamente por isso, a categoria ficou revoltada, sentindo-se discriminada, e por tanto, nessa assembleia eles decidiram por optar pela manutenção da greve, tornado-a mais forte, e buscando a realização de atividades mais ágeis para esse período", destacou a presidente do Sintauern, Rita de Cássia Vidal de Negreiros.

O encontro aconteceu na manhã de hoje no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências sociais ( FAFIC), no campus central da Uern, que estava bastante movimentado.

Para Rita de Cássia, o fato de não ter sido concedido nenhum reajuste para os servidores ainda em 2011 , foi o fator principal da revolta na categoria. " Acredito que se a governadora Rosalba Ciarline tivesse tido um pouco mais de atenção com a categoria, nem que tivesse colocado algum reajuste pra novembro ou dezembro, a situação poderia ser outra, mas isso não aconteceu, o Governo prefere impor suas condições e vem deixando os técnicos administrativos da Uern totalmente revoltados com o descaso, porque eles estão se sentindo preteridos, deixados para último plano, e isso não é nada bom", informou.

Após essa avaliação, os técnicos administrativos vão marcar agora uma agenda de atividades de greve que deverão ter continuidade ainda no decorrer dessa semana com novas ações para fortalecer o movimento.

Docentes analisarão proposta do Governo amanhã, em assembleia na Aduern

Enquanto os técnicos já analisaram a proposta do Governo e optaram pela manutenção da greve, a categoria docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) irá se reunir em assembleia geral extraordinária na Associação dos Docentes da Universidade (ADUERN) para avaliar a proposta de reposição salarial apresentada pelo Governo do Estado e decidir os rumos do movimento paredista que já dura 78 dias.

O documento enviado pelo secretário estadual da Administração e dos Recursos Humanos, Anselmo Carvalho, é o mesmo apresentado aos técnicos, onde escalona o reajuste em três parcelas: 10,65% para abril de 2012 (7,43% com acréscimo de 3% referente a 2011); 7,43% para abril de 2013; e 7,43% para abril de 2014.

O comando de greve da Aduern avaliou que essa é a primeira proposta concreta apresentada pela administração estadual, já que expõe percentuais e prazos claros. "O governo finalmente apresentou uma proposta objetiva para a categoria. Recebemos o documento com sinal positivo, pois demonstra a disposição da administração em dialogar", avaliar Flaubert Torquato, presidente do Sindicato.

Apesar dos avanços quanto a datas , a proposta ainda fica distante do reivindicado pela categoria. "Mesmo estando muito aquém do que esperávamos, a Aduern vai submeter o documento para apreciação dos professores na assembleia. No entanto, percebemos claramente que há resistências em aceitar a proposta, já que o escalonamento é muito longo. Além disso, não está havendo o descontingenciamento prometido, pois a administração da Uern continua dizendo que os recursos retidos não estão sendo liberados conforme o combinado", explica o presidente.

O encontro que decidirá pelo fim ou a continuidade da greve dos professores da Uern, acontecerá amanhã, as 9h, na sede da Aduern.

Fonte:correio da tarde