domingo, 15 de novembro de 2015

“Não engravidem agora”, diz diretor do Ministério da Saúde após casos de microcefalia em PE

O diretor do departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch aconselha mulheres de Pernambuco a adiarem os planos de gravidez até que haja maior clareza sobre as causas do aumento de casos de bebês com microcefalia no Estado. “Não engravidem agora. Esse é o conselho mais sóbrio que pode ser dado”, disse ele.
Até o momento, foram identificados 141 casos da malformação no Estado, a maior parte dos casos concentrada a partir de agosto em 55 cidades. O indicador é 15 vezes superior à média registrada entre 2010 e 2014, de 9 casos por ano. Diante do problema, considerado grave, o Ministério da Saúde decretou nesta quarta-feira, 11, estado de emergência sanitária nacional.
Além de Pernambuco, outros Estados começam a relatar aumento expressivo de casos. O superintendente da Maternidade Nossa Senhora de Lurdes, de Aracaju, informou que 49 casos foram identificados no Estado nos meses de setembro e outubro. O problema foi identificado na capital e em outras três cidades: Itabaiana, Estância e Lagarto. No Rio Grande do Norte, de acordo com informações da Secretaria de Saúde ao Instituto de Medicina Tropical, foram 22 casos. A maioria dos casos, também registrada a partir de agosto.
“Nesse momento, não temos como afirmar se o aumento tem como causa algum vírus transmitido por vetores ou algum outro fator”, disse Maierovitch. Ele avalia, no entanto, que dentro de um curto espaço de tempo, com o caminhar das investigações, haverá condições para se ter pistas mais claras sobre as causas do problema.
O professor da Universidade Federal de Pernambuco e um dos primeiros profissionais a identificar o avanço dos nascimentos de microcefalia no Estado, Carlos Brito tem a mesma avaliação de Maierovitch e sugere que mulheres adiem em alguns meses os planos de gravidez em Pernambuco, onde a situação é mais grave. “É mais prudente esperar alguns meses. Somente para se ter mais segurança sobre o que de fato está ocorrendo”, disse.
Para gestantes, Maierovitch avalia ser preciso a adoção dos cuidados básicos: não usar medicamentos sem conhecimento do médico e evitar a exposição a mosquitos. “Em casa, ficar de portas fechadas, colocar telas nas janelas e usar repelentes”, disse. O uso de mosquiteiros, um recurso bastante usado para evitar malária, não é considerado eficaz nestes casos.
No Rio Grande do Norte, o indicador de crianças nascidas com microcefalia é 11 vezes maior do que o registrado em 2012. Os nascimentos ocorreram em Natal, Mossoró, Macaíba e Currais Novos. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte está organizando uma rede de referência para assistência a esses bebês. “Eles necessitam de uma atenção especializada. São pouquíssimos os profissionais com treinamento no momento para cuidar dessas crianças”, afirmou o professor do Instituto de Medicina Tropical do Rio Grande do Norte, Kleber Luz.
De acordo com ele, testes feitos até agora nos bebês e mães não identificaram a ocorrência de infecções que geralmente levam a esse tipo de malformação: toxoplasmose, citomegalovírus, herpes e sífilis.
Cerca de 80% das mães relataram ter apresentado, nos primeiros meses de gestação manchas, febres e coceiras – sintomas associados a zika. “Estamos avaliando todas as hipóteses. Vamos repetir exames e continuar buscando respostas”, disse. Luz informou que há quatro anos o Estado teve um surto de toxoplasmose, mas que não foi seguido do aumento de casos de microcefalia.
A malformação, que pode levar a criança ao retardo mental, convulsões, problemas de audição, visão e motor, é considerada um evento raro na pediatria. No Rio Grande do Norte, foram registrados 2 casos em 2012 e 2 em 2013. Em 2014, não houve nascimento de crianças com problema. “Dos 22 registrados até agora, a maioria ocorreu depois de agosto. É um crescimento muito expressivo.” O professor relata que até o momento foi registrado uma morte de bebê, ocorrida logo após o nascimento.
O aumento de número de casos de microcefalia no Rio Grande do Norte vem sendo investigado por pesquisadores há pelo menos um mês. Até esta quarta, no entanto, não haviam sido fornecidos números oficiais sobre as ocorrências. Em Sergipe, o perfil se repete: testes feitos em mães e bebês com malformação não identificaram até o momento infecções por toxoplasmose, herpes ou citomegalovírus. A maioria das mulheres relatou ter apresentado manchas e coceiras.
A exemplo de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe enfrentaram no início do ano uma epidemia de zika, um vírus transmitido pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti. A doença, confirmada no Brasil este ano, provoca nos adultos reações consideradas leves: coceira, vermelhidão e febre baixa. Por se tratar de uma doença nova, não há um exame de diagnóstico específico.
O diretor geral de controle de doenças e agravos de Pernambuco, George Dimech, afirmou que a secretaria esta semana já foi procurada por secretarias dos Estados do Piauí, Paraíba e Maranhão, em busca de informações sobre o protocolo lançado pelo Estado para diagnóstico da microcefalia. Há pouco, a secretária executiva de Vigilância em Saúde de Pernambuco, Luciana Albuquerque, afirmou que o Ministério da Saúde estuda enviar um reforço a profissionais para o Estado, para auxiliar na investigação. Estão em Pernambuco no momento dois técnicos do ministério.
A Secretaria de Saúde do Maranhão, por meio de assessoria de imprensa, informou que casos suspeitos estão em investigação, mas não há confirmação de que são de fato crianças com microcefalia. Oficialmente, o Estado contabiliza 1 caso da doença este ano, número abaixo do registrado em 2012, quando 4 casos foram confirmados.
Fonte: Estadão Conteúdo

Deputado Fernando Mineiro é alvo de xingamento de grupo de natalenses em shopping de Brasília ontém à noite

Depois da presidente Dilma ser xingada por brasileiros no exterior, de ex-ministros do governo petista serem xingados em restaurantes, hoje o alvo foi o deputado estadual do RN, Fernando Mineiro.
Às 21h30, horário de Brasília, Mineiro, que está na capital federal, jantava na praça de alimentação do Brasília Shopping quando foi localizado pelo natalense identificado por Karol Diniz.
Com um grupo de amigos, o potiguar, que foi a Brasília participar do movimento Fora Dilma, puxou o coro de xingamento ao deputado, que não se manifestou.
Fonte:Thaisa Galvão

Albergado é assassinado a tiros de pistola e mulher sai baleada, em Brejo do Cruz

No final da tarde deste domingo (15 de novembro), na PB-293 (Rodovia que interliga Belém do B. do Cruz a Brejo do Cruz), nas imediações do balde do Açude do Curral Queimado, em Brejo do Cruz (PB) ocorreu um homicídio. 
A vítima foi identificada por Nilton Batista (BUDÊ), que residida no bairro Miguel Batista, em Belém do Brejo do Cruz, e se deslocava para a cidade de Brejo do Cruz, numa motocicleta Honda CH, cor Azul, com uma mulher de garupa, quando nas imediações da parede do Açude Público do Curral Queimado, dois homens de moto, mandou a Senhora Jacinta pular do veículo, e dispararam várias vezes contra Budê, que foi alvejado por vários projéteis nas costas.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, a mulher também foi atingida, sendo um disparo no membro inferior.
Uma equipe do SAMU foi acionada e socorreu as vítimas para o Hospital Municipal de Brejo do Cruz, onde o homem veio a óbito, e a mulher foi atendida e seu estado de saúde é bom, e ela não corre risco de vida.
O ex-presidiário Nilton Batista era albergado na cadeia Pública de Brejo do Cruz, e estava se deslocando para a cidade serrana, onde iria dormir no referido albergue.
Uma Guarnição da Polícia Militar de Brejo do Cruz, sob o comando do Cabo Leôncio, juntamente com o moto-patrulhamento, estão em diligências, mas até o momento não informações da autoria do crime, assim como também o paradeiro dos acusados.
O corpo da vítima está sendo encaminhado para o GEMOL da cidade de Patos, onde será necropciado.
Fonte:Catolé News

Confronto envolvendo facções criminosas deixa rastro de sangue em Natal

O confronto envolvendo membros do Sindicato do Crime do RN e do Primeiro Comando da Capital “PCC” aconteceu da Travessa Santa Izabel no bairro de Felipe Camarão, em Natal, capital do Rio Grande do Norte, deixou cerca de 04 a 05 mortos e pelo menos de 10 pessoas baleadas.

As informações ainda são desencontradas, mas seria acerto de contas de membros das facções que estariam saindo dos presídios.

Pelas informações dos grupos da capital, indivíduos em um veículo passaram pela comunidade atirando todo mundo e fugiram em seguida.

Algumas vítimas foram socorridas pelo Samu, outras pela polícia e por familiares para as Unidades de saúde da região do ataque.


Fonte:O Câmera

França lança bombardeio maciço a reduto do Estado Islâmico na Síria

País lança 20 bombas dois dias após o atentado terrorista em Paris.
Este não é o primeiro ataque organizado pelo país europeu na Síria

Caças franceses lançaram 20 bombas neste domingo (15) sobre o reduto do grupo radical Estado Islâmico em Raqqa, leste da Síria, destruindo um posto de comando e um campo de treinamento. O anúncio foi emitido pelo ministério da Defesa.
O ataque envolveu 12 aeronaves, sendo 10 delas jatos de combate.

"O primeiro alvo destruído era utilizado pelo Daech (acrônimo em árabe do EI) como posto de comando, centro de recrutamento jihadista e depósito de armas e munição. O segundo alvo abrigava um campo de treinamento terrorista", acrescentou o ministério em um comunicado.

O ataque ocorre dois dias após o atentado terrorista, de autoria reivindicada pelo Estado Islâmico, que deixou pelo menos 129 mortos em Paris. 

Esta não é a primeira vez que a França bombardeia a Síria.
O país faz parte da coalizão, liderada pelos Estados Unidos, que tem feito milhares de ataques aéreos a redutos do Estado Islâmico na Síria e no Iraque. Em setembro deste ano, a França começou a promover seus próprios bombardeios.

Naquele mês, o país atingiu um campo na província oriental de Deir Ezor, próximo do posto de fronteira de Bukamal, utilizado pelo EI para conectar suas forças presentes na Síria e no Iraque.

Na ocasião, pelo menos 30 jihadistas, incluindo 12 meninos soldados, morreram. Na época, a França definiu o bombardeio como "legítima defesa" contra as ameaças terroristas.
O segundo ataque aéreo organizado pela França, tendo como alvo a Síria, ocorreu também em Raqqa, em outubro.

Apoio dos EUA
Mais cedo neste domingo, os Estados Unidos anunciaram que iriam trabalhar com a Françapara intensificar os ataques aéreos contra o EI na Síria e no Iraque.

“O que deixamos claro para os franceses é que estaremos ombro a ombro com eles nesta resposta... Eles já estão em nossa campanha militar no Iraque e na Síria. Claramente eles querem energizar esses esforços", disse o vice-conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Ben Rhodes.
Fonte:G1