domingo, 2 de outubro de 2011

BLOCO LISOSSOMOS CARNAVAL 2012

O bloco LISOSSOMOS  de  Messias Targino em 2012 está completando 4 anos de existência e muita alegria, nosso primeiro Carnaval no ano de 2009 foi muito complicado para nós organizadores pois teria-mos de enfrentar dois impercílios,o primeiro era a falta de foliões que até o inicio de Janeiro do ano corrente ainda não tinha-mos preenchidos todas as nossas vagas,mas felizmente conseguimos e até superamos esse numero,o segundo foi a falta de companheiros de alguns blocos de nossa cidade que queriam dificultar o máximo nossa existência,mas graças a Deus tudo isso foi superado e hoje somos um dos maiores blocos de nossa região e somos conhecidos em todas as cidades por onde brincamos.E no ano de 2012 não vai ser diferente,já estamos nos preparando para fazer deste ano um dos melhores carnavais do lisossomos,a direção já está trabalhando para que o nosso folião não tenha nenhum aborrecimento e se sinta a vontade nesse humilde bloco,que é o bloco da galera.Se você ainda não é LISOSSOMOS e têm vontade de ser em 2012 seja rápido e entre em contato com nossos organizadores,pois esse ano a procura graças a Deus está muito boa.O bloco agradece a todos que queiram brincar com a gente,e deixaremos aqui um recado vocês não irão se arrepender.
Telefones para contatos:
96158699 falar com Lázaro
96044613 falar com Bené
99453004 falar com Law
Agradece a Direção
Fonte:www.blocolisossomos.blogspot.com

Jóvens messienses apresentam relatório sobre a educação de jóvens e adultos de Messias Targino em forma de seminário na UERN

Jóvens messienses apresentam semeinário na UERN com o tema: relatório sobre as condições de ensino do EJA de Messias Targino.Veja abaixo:
Apresentação
Este relatório tem o intuito de informar a comunidade de Messias Targino, especialmente os que fazem partem da Educação, a forma como a Educação de Jovens e Adultos – EJA está sendo orientada e exercida pelos professores e educadores desde município. Dando ênfase, aos procedimentos de como ela vêm sendo direcionada, “planejada” e “pensada” pela direção da Escola, e por que não: pelos “nossos” governantes.
Relatório
Entendendo que a educação de jovens e adultos – EJA é mais que um direito do cidadão, e que ela, possibilita ao individuo retomar seu potencial, desenvolver sua habilidades, confirmar competências adquiridas em seu processo educacional, além de conferir ao educando uma conscientização, uma socialização, e visão crítica e socialmente compromissada com seus direitos e deveres, compreendemos e compartilhamos o quanto é necessário pesquisar e analisar este tema e suas implicações na sociedade.
No dia 12/05/2011, realizamos esta observação na Escola Municipal Professor Júlio Benedito, na oportunidade entrevistamos o diretor e uma professora que estava em sala de aula. Constatamos de início o quanto esta modalidade de ensino – EJA – está sendo mal planejada e ministrada pela escola de forma geral. Os próprios alunos relataram o descaso e a falta de compromisso por parte dos professores. Em seus relatos eles afirmaram que os professores faltam com frequência, além de deixarem bastante claro que a carga horária não é respeitada, muito menos cumprida.

Os relatos acima, já seriam grave, o pior é que na entrevista com o diretor, ele confirmou que os professores realmente faltam muito. Em sua fala, ficou bastante evidente que no projeto Político Pedagógico da Escola, a EJA, não é priorizada, uma vez que os alunos não tem uma socialização com a comunidade escolar como um todo.

A professora entrevistada relatou em seu discurso que não tem nenhuma formação superior, além de não ter feito nenhum curso de capacitação para atuar na EJA. Isto é sem dúvida incompreensível, uma vez que, fazendo pesquisas em outras instituições de ensino, podemos conferir que a educação de jovens e adultos é onde encontra-se os professores mais capacitados e com formações que lhe legitimem a exercer a docência. Queremos ressaltar o seguinte, não estamos menosprezando a pessoa da professora, pelo contrário, colocar uma pessoa em sala de aula sem nenhuma formação na área de Educação, atualmente, não pode ser entendida como prioridade educacional.

Segundo a professora, o EJA não disponibiliza de material didático para todos os níveis, apenas o nível 1º tem material, enquanto os níveis 2º, 3º e 4º não possuem.

Durante as observações, encontramos várias irregularidades, uns dos dados que mais nos chamou atenção foram os seguintes: dos 50 alunos
matriculados na EJA, entre os segmentos, 1º, 2º, 3º e 4º, estavam presentes no dia da observação cerca de 20 alunos. Ou seja, menos de 50%.
Outro ponto bastante negativo, e que não conseguimos compreender, é o fato do EJA, não ter uma coordenação, nem planejamento de suas práticas, métodos e metodologias educacionais, talvez seja esta uma das hipóteses para seu tímido desenvolvimento, ou melhor, para a sua falta de desenvolvimento
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Perfil dos Professores de EJA
  • São quatro professores no total, desses, três tem apenas o ensino médio completo e apenas um é formado.
Perfil dos Alunos de EJA
  • Idade: 15 a 30 anos;
  • Os Alunos de EJA são na maioria aqueles que estudavam na modalidade normal de ensino;
  • São na sua maioria atrasados que não acompanhavam a turma regular, por isso que os professores do ensino médio regular os passaram para a turma de EJA.
  • A Professora entrevistada relatou que os professores formados “não querem trabalhar com os alunos do EJA”, os mesmo desvalorizam a EJA.
Considerações Finais
Portanto, diante os relatos resumidamente descritos, infelizmente finalizamos nossas observações chegando uma constatação negativa a respeito das práticas educativas ministrada na Educação de Jovens e Adultos – EJA no município de Messias Targino/RN.
Por outro lado, entendemos que:  “Toda Educação, deve ter por base o conhecimento, à conscientização do indivíduo, para que estes possam torna-se cidadãos pleno do seu existir”.
Por Erivan Aciole e Jacinto Belarmino dos Santos/via olhar messiense