domingo, 8 de janeiro de 2012

A medicina no bando de Lampião


A última edição da revista “História, Ciências, Saúde”, da Fiocruz, traz um artigo sobre o estudo do professor Iranilson Buriti de Oliveira, da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, a respeito dos remédios e rezas usadas no bando de Lampião.
Diz que Dadá, mulher de Corisco, levava “plantas mezinhas para aliviar perturbações, cachaça para suportar dor, água oxigenada para limpar feridas e produtos com ação antibactericida para evitar o tétano”.
Segundo o estudo, a faringite era tratada com chá de formiga. A enterite, com chá de cidreira. A cefaléia, com folhas de algodão aquecidas ou gengibre. Para piolho, usavam raspa de coco e enxofre. Para epilepsia, chá de pena de garça. Difteria, banho de sândalo e alcaçuz.
Fonte:o xerife

Encontro de Sanfoneiros em Olho D’água dos Borges

O cantor, compositor e sanfoneiro Dorgival Dantas, promove neste domingo 8 de janeiro algo jamais visto na cidade de Olho D'água do Borges. O poeta vai reunir todos os sanfoneiros da cidade em praça pública. 

O artista convida todos pra assistirem o encontro, que vai marcar a história do município levando a cultura dos sanfoneiros e da música de Olho D'água pelo mundo a fora.

Você sanfoneiro, pegue sua sanfona, seu fole, e corra pra praça pública neste dia 08, num fique de fora não! vamos mostrar talento, vamos mostrar que "Olho D'água é a terra de Dorgival Dantas, que é a terra de sanfoneiros!"
Fonte:mural de riacho da cruz

Deputado é agredido a socos


O deputado estadual George Soares (na foto) foi agredido com socos, logo nas primeiras horas da manhã de ontem, durante a Festa Falsa Bacanagem na casa de praia de um amigo, no litoral de Pirangi. O texto é do Novo Jornal com o blog do BG.
O parlamentar alega, segundo queixa de lesão corporal registrada na Delegacia de Plantão da Zona Sul, que foi agredido por três homens que estavam mexendo com a sua mulher.
O primeiro agressor foi identificado apenas como João Henrique. Os outros dois foram citados pelos apelidos de Gato Guerreiro e Coração.
Em função das agressões, George Soares foi pessoalmente à Delegacia de Plantão da Zona Sul para registrar a queixa por lesão corporal. Consta no Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), lavrado na ocasião, que a festa foi organizada na casa de praia do amigo Luiz Carlos Cabral Filho. Por volta das 6h30, porém, a confusão se instalou.
A briga foi causada, ainda de acordo com o que foi relatado, porque João Henrique e os outros dois amigos começaram a provocar a mulher do dono da casa e também a esposa do deputado.
Ao tirarem satisfação, começou a briga. Luiz Carlos e George disseram que não houve sequer tempo para diálogo. A resposta foi rápida e em forma de agressões, com socos. Por fim, as vítimas ainda alegaram que João Henrique, na hora de ir embora com os amigos, teria amassado a porta do carro de sua mulher e arrancado, também com um soco, um dos retrovisores do veículo.
A Polícia Militar foi acionada, mas quando as viaturas chegaram os três supostos agressores já haviam se retirado da casa. “Os agredidos foram orientados e foram à delegacia, onde o TCO foi registrado”, concluiu o coronel Jair Júnior, comandante do 3º BPM.
Fonte:jean carlos

Prefeito de Caraúbas não vai disputar a reeleição; empresário é cotado

Uma coisa já está definida no cenário político de Caraúbas: o prefeito Ademar Ferreira, embora tenha direito, não será candidato à reeleição. Ele pretende voltar às suas atividades normais depois do mandato cumprido atualmente. A sua família é quem vai escolher o seu sucessor. O nome mais cotado no momento é o do empresário João Paulo, da rede de postos de combustíveis JP. A família não é a favor, mas João Paulo é muito bem quisto na cidade e visto como nome forte na disputa.

Aliás, há quem diga que João Paulo pode ser candidato único já que o grupo do ex-prefeito Eugênio Alves está aliado neste momento ao grupo do prefeito Ademar. Tudo articulado pelo empresário Ferreirinha, sobrinho do atual prefeito e principal mentor político do projeto 2012 do grupo governista local. Aguardemos.

Copiado do blog Pedro Carlos/matéria disponível no endereço eletrônico: http://www.jornalistapedrocarlos.blogspot.com/2012/01/prefeito-de-caraubas-nao-vai-disputar.html
Fonte:higor godeiro