domingo, 24 de fevereiro de 2013

Manifestantes pedem renúncia do presidente do Senado na Praia de Copacabana


Rio de Janeiro - Sob um calor de mais de 30º Celsius, dezenas de pessoas caminharam hoje (24) na orla de Copacabana, zona sul da capital fluminense, pedindo a renúncia do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). Com faixas, cartazes e gritos de ordem, foram até o Leme, recebendo apoio dos banhistas.
O protesto foi organizado por meio de uma página de relacionamentos na internet, e ocorre simultaneamente em mais de 30 cidades, incluindo as capitais Brasília, Belém, Vitória, Florianópolis e Maceió. Em Alagoas, estado que elegeu o político para o Senado, mais de duas mil pessoas confirmaram presença.
De acordo com uma das organizadoras do ato no Rio, a assistente social Maria Abreu de Oliveira, de 40 anos, as pessoas precisam "ir às ruas como no impeachment do ex-presidente da República Fernando Collor de Mello", em 1992.
"Não achamos justa a forma pela qual este senhor assumiu o Senado, é hora de tomar as ruas, pintar a cara e mostrar nossa indignação", disse Maria Abreu. "O brasileiro, por causa da repressão, não tem o costume de ir às ruas, mas é preciso resgatar o velho jeito de protestar e sair da internet", completou.
Carregando faixas com os dizeres Choque de Ordem no Senado, Fora Renan e Chega de Corrupção, os manifestantes chamaram a atenção de quem passava pela orla. "Temos uma petição assinada por milhares de pessoas. Isso não pode passar em branco, é a vontade do povo", disse a estudante Júlia Marques, de 24 anos.
A moradora de Copacabana, Juliana dos Santos Silva, de 23 anos, que não sabia do protesto, se juntou ao grupo. "Este Congresso todo é uma vergonha", disse ao reforçar o coro dos manifestantes. Outros pediram para que o senador "faça como o papa (Bento XVI)" e renuncie ao cargo.
A Guarda Municipal não estimou o número de participantes. Segundo a organização, eles somavam cerca de 100 pessoas. Para Fabrício Silva, estudante de 29 anos, o fechamento das estações do metrô mais próximas a concentração, para obras, atrapalhou o acesso de muitos manifestantes. A próxima manifestação pela renúncia do presidente do Senado, segundo ele, será em abril e já foi batizada como o Dia do Basta, contra a corrupção.
Fonte:Agência Brasil

Caraúbas: fazendeiro reage a assalto é leva tiro na coluna


O fazendeiro Francisco Antônio de Arrruda, de 45 anos, conhecido por Chico da Fazenda Atoleiro, foi baleado nas costas na manhã deste domingo.
O crime teria sido uma tentativa de assalto. Chico estava acompanhado com a esposa perto de casa quando foi abordado pelos assaltantes.
Ele estava armado e quando tentou sacar o revólver, a arma escapuliu da mão dele e o assaltante efetuou dois disparos na direção dele. Um tiro acertou a coluna.
A mulher dele pegou a arma e os supostos assaltantes fugiram de moto. Chico foi socorrido para o Hospital Aguinaldo Pereira da Silva, de Caraúbas.
Como não tinha o atendimento adequado nesta unidade hospitalar, foi transferido em ambulância para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.
Fonte:Retrato do Oeste

Deputado do DEM admite que Rosalba pode não disputar eleição


O deputado Leonardo Nogueira, do DEM, admitiu a possibilidade da governadora Rosalba Ciarlini não disputar a reeleição em 2014 e apoiar um nome do PMDB ao Governo do Estado, citando como exemplo o senador Garibaldi Filho ou o deputado Walter Alves. A declaração do parlamentar, que é mossoroense e um dos mais próximos da atual governadora e do marido dela, Carlos Augusto Rosado, atual secretário do Gabinete Civil, foi externada na noite desta última sexta-feira na oportunidade em que o deputado democrata participava de um programa político na TV União apresentado pelo jornalista Robson Carvalho. Questionado pelo jornalista a respeito da desistência da governadora de participar do pleito, repetindo o que ocorreu com a ex-prefeita Micarla de Sousa, o parlamentar mossoroense afirmou: “Não vejo nenhuma problema com relação a isso”, disse o deputado, em referência ao fato de Rosalba ficar fora da disputa em sua própria sucessão.
Leonardo Nogueira também fez referências elogiosas ao deputado Walter Alves, que ao lado de Garibaldi Filho e Henrique Eduardo constituem-se em potenciais candidatos a governador no pleito do próximo ano.”Walter tem um futuro promissor na política do Rio Grande do Norte”, disse ele, reconhecendo, ainda, que “o governo não está bem, mas vai se recuperar e disputar a reeleição com chances reais de vitória”. O deputado do DEM diz também acreditar na manutenção da aliança DEM/PMDB nas eleições de 2014.
Do Jornal de Hoje

Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz deve realizar concurso público ainda no primeiro semestre

A Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz, à frente da prefeita, Maria Bernadete, deverá fazer o primeiro concurso da nova administração para preenchimento de vagas ainda no primeiro semestre de 2013.

A Prefeitura está realizando o Recadastramento dos Servidores Municipais, e segundo informações extra-oficiais a prefeita deve anunciar o concurso no próximo mês de março.
A conferir
Fonte:O mural de Racho da Cruz

Protesto contra Renan Calheiros continuam


Um protesto contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) reuniu manifestantes na Avenida Paulista, em São Paulo, na tarde deste sábado (23). Com faixas contra corrupção, eles pediram a saída do político do cargo.
O grupo encerrou a manifestação às 17h20, após quase três horas de protesto. Eles afirmam que o mesmo movimento ocorre simultaneamente em outras cidades do país.

Petição

O senador Renan Calheiros é alvo de uma petição que busca seu "impeachment". Nesta semana, representantes do movimento fizeram a entrega simbólica de 1,6 milhão de assinaturas virtuais para líderes do Senado pedindo a saída do político. O grupo também cobra  que o STF  decida se vai acolher ou não representação de Robert Gurgel contra Renan.
Em 2007, Renan foi denunciado pelo Ministério Público (MP) pelo suposto uso de notas fiscais frias a fim de justificar renda.
Fonte:Jean Carlos

Secretária Betania Ramalho acompanha reformas de escolas em todo o Estado

A primeira semana de aulas da rede estadual de ensino foi de visitas às escolas para a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho. Prioridade para os prédios recém-reformados ou que estão em fase final de recuperação, a exemplo das escolas Alberto Maranhão, em Nova Cruz, e Lourdes Guilherme, em Natal. 

“Estamos percorrendo todo o Estado, recebendo os prédios que tiveram suas reformas concluídas e acelerando o passo para a entrega das unidades que estão sendo recuperadas. Com isso, nossos alunos estão estudando em locais mais apropriados para o desenvolvimento do processo de Ensino e Aprendizagem, e os nossos professores tem melhores condições de trabalho.”, ressaltou a secretária. 

Betania Ramalho destaca também que nas escolas onde as reformas ainda estão em curso, o ano letivo foi preservado. “Na maioria dos casos, isso foi resolvido com o remanejamento provisório dessas turmas para outros locais, pois as recuperações eram necessárias. Em outros, o início do ano letivo foi adiado em duas semanas, sem prejuízo para os 200 dias letivos obrigatórios. O importante é que estamos, de forma planejada, recuperando um descaso de anos com os prédios escolares.” 

Desde o mês de janeiro, a secretária tem intensificado sua agenda de visitas às escolas, aproveitando o período das férias, para verificar a estrutura das unidades. Entre os prédios visitados, estão as escolas Ronald Néo Júnior, de Almino Afonso, Caic, de Parnamirim, Senador João Câmara, de Passa e Fica, Rosa Pignataro, de Nova Cruz, e Antônio de Oliveira Fagundes, de Passagem. 

Entre 2011 e 2012, 169 escolas foram recuperadas pelo Governo do Estado e outras 22 estão com reformas em curso. “Sem falar das manutenções, que podem ser feitas pelos próprios diretores, com o dinheiro que a secretaria repassa aos caixas escolares. Os bons gestores sempre utilizam muito bem esses recursos, evitando que pequenos reparos se transformem em grandes recuperações, por falta de manutenção”, destacou a professora. 

Para 2013, a secretária ressalta que até o mês de abril serão iniciadas outras 22 reformas. “E ainda no primeiro semestre teremos a licitação para a reforma do Atheneu, em Natal. Os recursos são do tesouro estadual e já estão assegurados no orçamento desse ano. Tudo isso, sem esquecer de olhar para o pedagógico de todas essas escolas, pois a estrutura física é importante, mas o que faz uma escola ter bons resultados é a forma como o conteúdo está sendo repassado aos seus alunos.” 

"Se levarmos em conta o número de quase 700 escolas estaduais, podemos dizer que ainda temos muito trabalho pela frente para recuperar a estrutura da rede como um todo. Foram muitos os anos de abandono e, pela falta de manutenção, a maioria dos prédios necessitavam de reforma. Apesar disso, com planejamento e determinação, priorizamos os casos mais urgentes nos dois primeiros anos e estamos avançando para dar melhores condições de aprendizagem a todos." 

Texto: Eduardo Collin./Erivam morais