sábado, 8 de agosto de 2015

Em programa, PT ironiza panelaço e Dilma afirma: ‘Sei suportar pressão’

Peça publicitária do partido vai ao ar na noite desta quinta-feira. Sigla apela à população para evitar 'grave crise política' – e diz que a ditadura começou com uma

O programa do PT que vai ao ar em rede nacional na noite desta quinta-feira tem um tema único: a crise. A palavra se repete 25 vezes ao longo dos dez minutos, e aparece pela primeira vez já na frase inicial do apresentador – o ator José de Abreu. “Toda vez que enfrentamos uma crise, a vida nos oferece dois caminhos: o da esperança e o do pessimismo”, diz ele, ecoando o discurso eleitoral em que a presidente Dilma Rousseff tentava esconder os problemas econômicos com ataques a seus críticos. No dia em que pesquisa Datafolha mostra que a presidente amarga rejeição superior à de Fernando Collor antes do impeachment, o partido apela aos brasileiros que evitem uma “grave crise política” e afirma que o pessimismo leva ao caminho do confronto – o que “pode levar a um final trágico para todos”.
O ator também é porta-voz de um mea culpa precário, em que o partido admite que não soube gerir a economia como deveria. “Não é melhor a gente não acertar em cheio tentando fazer o bem do que errar feio tentando fazer o mal?”.
A presidente Dilma Rousseff aparece por 1 minuto e 13 segundos na peça publicitária e, sem medidas concretas para anunciar, se limita a fazer um discurso motivacional. “Sei suportar pressões até injustiças. Eu tenho o ouvido e o coração nesse novo Brasil, que não se acomoda”, afirma.
Antes dela, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fala por aproximadamente um minuto e afirma que, em seu governo, também precisou fazer um ajuste fiscal. Ao usar a velha tática de criticar governos anteriores, o petista acaba por admitir que o partido do governo vive seu “pior momento”: “Nosso pior momento ainda é melhor para o trabalhador do que o melhor momento dos governos passados”.
O programa também exibe a preocupação do partido com a possibilidade de queda da presidente Dilma Rousseff. Em um dos trechos, um jovem ator afirma: “Em uma crise econômica a maioria sai perdendo. Em uma grave crise política todos perdem, sem exceção”. E segue: “A ditadura foi resultado de uma crise política”. Na sequência, a peça de propaganda exibe imagens de figuras da oposição, como os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Ronaldo Caiado (DEM-GO), enquanto o locutor afirma: “Não se deixe enganar pelos que só pensam em si mesmos”.
No final, ciente de que a propaganda vai causar protestos em todo o Brasil, o PT reservou um espaço para provocar os adeptos do panelaço: “Com as panelas, vamos continuar fazendo o que a gente mais sabe: enchê-las de comida e de esperança. Esse é o panelaço que gostamos de fazer”.
Fonte: Veja

Sindicância será aberta no HRTM para apurar denúncia sobre transfusão de sangue no chão

A direção do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), por meio de nota enviada à imprensa pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), informa que haverá abertura de sindicância para apurar a informação de que um paciente teria recebido uma transfusão de sangue deitado no chão da unidade hospitalar na última quinta-feira, 6.
Segundo a nota, “o paciente ao chegar ao hospital vindo da UPA do Alto de São Manoel, por volta de 1h da manhã desta sexta-feira (7), com indicação de transfusão de sangue, foi acomodado, inicialmente, numa cadeira de rodas. Quando a equipe de enfermagem saiu em busca de uma maca para reacomodá-lo, ao retornar ao local encontrou o paciente no chão sobre um colchonete, quando provavelmente a foto foi tirada e repassada a um blog”.
A nota ainda ressalta que a direção tentou contato com a família do paciente, mas não obteve êxito e sendo informada que ele teria tido alta na manhã da última sexta-feira, 7.
Leia a nota enviada à imprensa:
A Secretaria de Estado e da Saúde Pública (SESAP), diante de informações veiculadas na imprensa a respeito de um paciente que teria recebido transfusão de sangue deitado no chão do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, entrou em contato com a direção da unidade hospitalar e orientou a abertura de sindicância para que o fato seja apurado.
De acordo com o diretor geral do HRTM, Jarbas Mariano, pelas primeiras informações colhidas, o paciente ao chegar ao hospital vindo da UPA do Alto de São Manoel, por volta de 1h da manhã desta sexta-feira (7), com indicação de transfusão de sangue, foi acomodado, inicialmente, numa cadeira de rodas. Quando a equipe de enfermagem saiu em busca de uma maca para reacomodá-lo, ao retornar ao local encontrou o paciente no chão sobre um colchonete, quando provavelmente a foto foi tirada e repassada a um blog.
Desta forma, entende-se que não houve determinação do hospital para o ocorrido, embora se faça necessário a abertura de uma sindicância, conforme orientação da SESAP.
A direção do HRTM tentou falar com a família do paciente que teve alta na manhã de hoje, mas não obteve êxito.
Fonte:De Fato