quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PSB lança candidatura de Wilma ao Governo, mas não convence o PMDB

“Volta guerreira”, “eu te amo Wilma”. Esses eram alguns dos gritos que se ouviu na Assembleia Legislativa na tarde/noite desta terça-feira, durante evento que teria como principal motivador as filiações de novos membros no PSB, mas acabou servindo mesmo foi para lançar a candidatura da ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, ao Governo do Estado no próximo ano. Pena, para os pessebistas, que todas essas manifestações de apoio não conseguiram convencer outros partidos do bloco de oposição ao Governo Rosalba Ciarlini. PMDB e PSD, por exemplo, seguem com projetos de candidatura própria se só aceitariam ficar ao lado de Wilma se fosse para a ex-governadora apoiá-los.
Claro que Wilma, experiente que é, não falou abertamente que será candidata ao Governo. Apenas disse que estava “pronta para a disputa” e deixou que os correligionários do partido completassem: pelo Governo. “Não sou candidato. Meu projeto aqui é fazer Wilma novamente governadora do RN”, afirmou o ex-prefeito de Caicó, Bibi Costa, um dos novos filiados ao PSB.
Sobre que cargo disputará no próximo ano, Wilma deixou em aberto, novamente, as possibilidades. Elogiou o Congresso, dizendo que ele estava cada vez mais importante nas administrações públicas atualmente. “Precisamos de um novo pacto federativo porque não tem como administrar bem hoje com os recursos que temos”, analisou.
Wilma afirmou também que tem sido convidada a toda visita que faz no interior para voltar ao Governo. “Onde eu vou, mesmo sem ter o poder, sem ter a estrutura de comunicação do Governo, ainda me recebem e ainda me pedem para ser candidata ao Governo de novo”, afirmou a ex-governadora.
A presidente do PSB, no entanto, mostrou “humildade”. Disse que a inclinação pela candidatura não significaria uma decisão final sobre o assunto. Afinal, o importante neste momento era a oposição se unir para salvar o Estado. “A gente tem que ter a coragem de unir esforços. Se for necessário, a gente vai para a candidatura, mas se tiver outras soluções, nós vamos aceitar, mas temos que estar juntos”, afirmou a ex-governadora.
Não era para menos. Apesar da tentativa de demonstrar força, Wilma não conseguiu garantir o apoio de outros partidos oposicionistas. O presidente do PSD no RN, Robinson Faria, atualmente vice-governador no Estado, segue como pré-candidato a disputa pelo Governo em 2014. Não foi para o evento do PSB e nem mandou representantes.
O PMDB até que participou do evento, mas não com os nomes de sua cúpula no Estado. O presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, ou o deputado estadual líder do partido na Assembleia, Walter Alves, não compareceram ao evento de Wilma. O deputado estadual Gustavo Fernandes foi o representante do partido, a pedido de Henrique.
“Não é o nosso pensamento abrir mão da candidatura para apoiar um nome do PSB. O nosso pensamento, primeiro, é ter uma candidatura própria. Caso não tenhamos uma candidatura própria, aí sim vamos conversar com outros partidos da oposição. Mas os lideres, Henrique e Garibaldi, têm sido contundentes em afirmar que teremos sim candidatura própria. Então, o recado fica esse. O PMDB quer, espera ter candidatura própria, e quem sabe fazer uma parceria com o PSB e outros partidos”, afirmou Gustavo Fernandes.
Pelo menos para a governadora, o presidente do PDT no RN e prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, antecipou que o objetivo do partido é caminhar junto com o PSB, mesmo sem ter qualquer projeto atualmente traçado. O mesmo compromisso que os pedetistas têm com Wilma, no entanto, eles já reafirmaram com o PSD de Robinson. (CM)
Fonte:JH

Governadora do RN é vaiada em discurso e Dilma pede respeito

Rosalba Ciarlini parabenizou alunos, mas fala foi recebida com vaias.
'Vamos respeitar a governadora que está aqui. Isso é feio', disse Dilma.

Chamada para falar ao público na solenidade de inauguração de três Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Norte, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) foi vaiada nesta quarta-feira (2) em Ceará-Mirim, na Grande Natal.
Durante os quase dez minutos em que discursou, Rosalba ouviu vaias de estudantes insatisfeitos com a gestão estadual. Ao final, a governadora foi defendida pela presidente Dilma Rousseff, que pediu respeito.

"Nós também respeitamos as pessoas, a gente pode discordar delas, mas tem que deixá-las dizer o que pensam. Vamos respeitar a governadora que está aqui. Isso é feio [ao ouvir vaias]. O reitor do IFRN esteve aqui e falou em cidadania, cidadania é respeito. Ninguém respeita quem não se respeita e respeita os outros. Por isso eu cumprimento a governadora Rosalba Ciarlini", afirmou a presidente.
Em sua fala, a governadora exaltou a inauguração dos Institutos Federais de Educação e parabenizou os alunos que receberam os diplomas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Já no fim do discurso, ainda sob vaias, a governadora afirmou que o governo vem se esforçando para tirar o Rio Grande do Norte da posição de "lanterninha" na educação em todo o país. “O tempo é o senhor da razão e a verdade não tardará", disse a líder do Executivo Estadual.
As novas unidades do IFRN inauguradas nesta quarta ficam nos municípios de Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama. Além de inaugurar as unidades, a presidente fez a entrega de certificados de conclusão de cursos profissionalizantes a cerca de 3.500 alunos do Pronatec. Os cursos foram oferecidos pelo IFRN, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de instituições do Sistema S, como Senac, Senat e Senai.
Fonte:G1/RN

Ferrari 250 GTO bate recorde e se torna o carro mais caro do mundo

Modelo fabricado em 1963 foi vendido a um colecionador por US$ 52 milhões

Valores de carros clássicos, especialmente Ferraris dos anos 1950 e 1960, seguem em ascensão, provocando temores de uma bolha no mercado


RIO - Um colecionador de Connecticut adquiriu uma Ferrari 250 GTO fabricada em 1963 por US$ 52 milhões. Com a transação, confirmada por três especialistas neste mercado, o modelo vermelho de competição se tornou o carro mais caro do mundo, com o preço alcançado 49% acima do valor recorde registrado anteriormente por outra 250 GTO. O mais novo dono de uma Ferrari não foi identificado, mas sabe-se que o último proprietário era o colecionador americano Paul Pappalardo.
Fonte:O globo

www.oglobo.globo.com

Henrique Alves costura 'chapão' para ser candidato único ao Governo do Estado

O deputado Henrique Alves tem dito em todas as oportunidades que não pretende disputar o Governo do Rio Grande do Norte em 2014.
Não é verdade. Ele pretende, sim. Para isso, está costurando nos bastidores um projeto de candidatura única. Não é uma tarefa das mais fáceis, porém vista como possível pelo líder do PMDB potiguar.
O ponto de partida – no pensamento dele – é a possibilidade de a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) não tentar a reeleição. Os Alves acreditam na hipótese e trabalham para isso.
Em Brasília, por (mau) exemplo, eles travaram batalha para inviabilizar o empréstimo do Banco Mundial com o Governo do Estado. Sem o dinheiro, entendem, Rosalba não teria como recuperar a imagem de sua administração até o período eleitoral, o que tornaria difícil um projeto de candidatura.
Só que o dinheiro do Banco Mundial chegará, atrapalhando, assim, a primeira estratégia dos Alves.
Na sequência do plano, Henrique acredita que é possível construir um “chapão” para a Câmara Federal envolvendo todos os partidos com densidade eleitoral, inclusive, os  que fazem parte da base de sustentação do governo Rosalba, como DEM, PSDB, PP e PR.
Essas legendas escolheriam os oito nomes da futura bancada. Por consequência, a chapa majoritária teria o caminho facilitado, pois, sem Rosalba no páreo, enfrentaria algum “pato morto”, tipo vice-governador dissidente Robinson Faria (PSD) ou um Sandro Pimentel da vida.
Henrique traria o PT e o PSB para junto, que indicariam a deputada Fátima Bezerra ao Senado Federal e a deputada Larissa Rosado a vice-governadora, respectivamente.
Dessa forma, Henrique e Fátima abririam duas vagas na Câmara dos Deputados, que seriam ocupadas pela ex-governadora Wilma de Faria (PSB) e Fernando Mineiro (PT).
Para ter o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, que está indo para o PROS com outros quatro deputados, Henrique ofereceria a vaga do deputado Paulo Wagner (PV), que não será candidato à reeleição, para o jovem Rafael Motta, filho de Ricardo.
Pois bem…
No papel, está tudo bonitinho. Na prática, o negócio não é tão fácil. Os espaços são limitados para acomodar tanta gente.
Como ficaria, por exemplo, a ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado, que retornou ao PMDB com a garantia dada por Henrique de elegê-la deputada federal? Ademais, existe o outro lado, o do Governo, que certamente não ficaria ou não ficará de braços cruzados assistindo o “trem da esperança” passar.
De qualquer forma, Henrique tem um projeto e está lutando por ele.
Fonte:De fato

Mártires são símbolos de massacres acontecidos na invasão holandesa

O feriado dos Mártires de Uruaçu e Cunhaú foi decretado por uma lei estadual Nº 8.913/2006, durante o governo de Wilma de Faria. Foram dois massacres, que aconteceram em 1645, durante a invasão holandesa no Brasil. Um foi na cidade de Canguaretama e outro foi em São Gonçalo do Amarante.

Os mártires, no início do cristianismo, eram as pessoas que aceitavam a tortura e a morte no lugar de uma conversão forçada. Na história da Igreja Católica existem várias devoções a muitos homens e mulheres que supostamente tenham renunciado à vida em nome de sua fé religiosa. Muitos mártires não possuem registro histórico ou algo que possa provar a sua existência.

Antes de falar dos massacres, precisa comentar primeiramente sobre a vinda da Holanda ao Brasil. Portugal estava sendo administrada pelo rei Filipe II da Espanha e esse período ficou conhecido como União Ibérica. Logo, Portugal e Espanha pertenciam ao mesmo império. 
A Holanda era uma das principais compradoras do açúcar do Brasil, antiga colônia lusa. Devido ao desafeto com a Espanha, o país neerlandês rompeu a sua parceria com Portugal. Por causa disso, criou a Companhia das Índias Ocidentais e foram para diversos países, incluindo as terras tupiniquins, com o objetivo de dominar o mercado açucareiro. 
Os holandeses chegaram ao nordeste brasileiro e conquistaram Pernambuco. “A invasão foi bem sucedida, e após os primeiros conflitos violentos, ocorreu uma longa trégua entre a população local e os holandeses, o que possibilitou a reconstrução dos engenhos e a retomada da produção açucareira, com exploração exclusiva da Companhia das Índias Ocidentais”, disse Andreia.

Porém, a Holanda queria conquistar mais terras brasileiras e em 1633, após uma tentativa fracassada, conseguiu invadir a capitania do Rio Grande, que não havia uma forte produção de açúcar como Pernambuco.

Enquanto a capitania pernambucana recebia investimentos do governo holandês, as demais capitanias serviram apenas como postos de abastecimento ou pontes para a conquista e manutenção dos outros territórios.

Por causa do pouco desenvolvimento econômico, a presença holandesa concentrou-se na sua defesa, por ser a área mais próxima da Europa e estrategicamente melhor posicionada para combater qualquer tentativa de retomada do território pela coroa ibérica.
Uma das provas que os holandeses, que invadiram a capitania rio-grandense, não realizaram o mesmo tratamento feito na capitania pernambucana foi através de dois massacres que aconteceram em 1645. Na época, o Rio Grande era dominado pelo alemão, que estava servindo a Holanda, Jacob Rabbi.

O primeiro crime aconteceu no dia 16 de julho, no Engenho Cunhaú (hoje, Canguaretama). Rabbi era conhecido pelos moradores do engenho, pois ele já havia passado por lá e sempre destruía os locais que andava e por estar escoltado por índios Tapuias.

No dia do massacre, Jacob Rabbi fixou um edital na porta da igreja Nossa Senhora das Candeias que avisava que haveria algumas ordens do governo holandês após a missa. Ele estava acompanhado de soldados holandeses e indígenas da tribo dos Potiguares e Tapuias. Segundo a Arquidiocese de Natal, no momento em que o Padre André de Soveral levantou a hóstia, as portas da igreja foram fechadas e os holandeses invadiram o local e mataram os 70 fiéis e o sacerdote.

Três meses depois, em 03 de outubro de 1645, aconteceu um novo massacre, sendo na comunidade de Uruaçu, localizado onde hoje fica o município de São Gonçalo do Amarante. O morticínio também era organizado por Jacob Rabbi e feito de forma semelhante ao que aconteceu no primeiro acontecimento, segundo os dados da arquidiocese. O padre Ambrósio Francisco Ferro foi torturado pelos holandeses e o fiel, Mateus Moreira, teve o seu coração arrancado. Mais 78 pessoas também morreram.

Alguns historiadores afirmam que os holandeses só realizaram essas chacinas por motivos religiosos, visto que a população das duas comunidades era católica e eles eram protestantes. Mas, há quem acredite que os dois atos realizados foram movidos a motivos comerciais, pois não havia um projeto de conversão ou evangelização segundo os moldes do protestantismo, pelo contrário, existem muitos exemplos de tolerância religiosa, mesmo nas áreas totalmente dominadas como Olinda e Recife.

Por motivos religiosos ou não, no dia 5 de março de 2000, o Padre Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira, o Padre André de Soveral e mais 27 pessoas foram beatificados pelo Papa João Paulo II. O processo de beatificação foi aberto em 15 de maio de 1988.

Atualmente, os mártires são lembrados em duas datas, no dia 16 de julho em Canguaretama, e dia 03 de outubro em São Gonçalo do Amarante. Existem também lugares de romarias e peregrinações, como a Capela dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu em São Gonçalo do Amarante, o Santuário dos Mártires, no bairro Nossa Senhora de Nazaré em Natal, e a capela de Nossa Senhora das Candeias, no antigo engenho de Cunhaú.
Fonte:Nominuto

Mossoró:Cláudia Regina é afastada do cargo

Ao cumprir determinação da juíza Ana Clarisse Arruda, da 34ª zona eleitoral, a Câmara destituiu Cláudia Regina do cargo de prefeito e empossou o vereador Alex Moacir, que até então era vice-presidente do Legislativo municipal. Ele passou a responder interinamente pelo executivo do município, até que o Tribunal Regional Eleitoral tome uma decisão sobre o recursos que os advogados de Cláudia Regina entraram contra a cassação
A solenidade de posse ocorreu às 18h, depois de discussão interna na Câmara e consulta à própria Justiça Eleitoral. É que Alex Moacir tinha dúvidas quanto à questão da  interinidade. A juíza Ana Clarisse respondeu aos questionamentos, afirmando que o poder Legislativo é impessoal. Na prática, quando o presidente da Câmara, Francisco José Júnior (PSD), que está em viagem ao exterior, chegar a Mossoró, assumirá o comando da prefeitura. A posse de Alex decorre da cassação do mandato da prefeita Cláudia Regina (DEM) e do vice-prefeito Wellington Filho (PMDB). A decisão é de primeiro grau e a prefeita já recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ela  aguarda a concessão de liminar para responder ao processo no cargo.
A notificação para que o presidente em exercício da Câmara Municipal fosse alçado à condição de prefeito chegou ao Legislativo na manhã de ontem. O documento foi entregue diretamente a Alex Moacir. Diante das incertezas e dúvidas relacionadas à legalidade da posse, ele procurou a juíza, que estabeleceu um prazo de duas horas para o Legislativo cumprir a determinação. Depois do ato, Alex Moacir conversou com a imprensa e disse que o seu mandato pode ser relâmpago, mas não poderia se recusar a cumprir uma determinação judicial.
Alex Moacir descartou qualquer mudança no secretariado. “Não vamos mudar. Manteremos a equipe que vem funcionando. Sei da interinidade. Confio nos auxiliares da prefeita Cláudia Regina. Sei da responsabilidade do trabalho que vem sendo muito bem conduzido por ela e vou tentar seguir sua competência e honestidade até o dia em que eu permanecer. Sou vereador e tenho diálogo com todos.”
Para o novo prefeito, a responsabilidade do cargo é grande. “Qual cidadão que não sonha ser prefeito? Sonho em ser prefeito eleito. É uma situação que não alegra a nenhum de nós. Não estou feliz e não queria isso. Cumpri dever legal. Não podemos fugir das responsabilidades. Fui eleito vereador e como vice-presidente não poderia fugir.”
Alex Moacir disse que os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura de Mossoró continuarão normalmente e voltou a dizer que sua permanência no Executivo pode ser “muito rápida. Estou assumindo função do presidente Francisco José Júnior. E assumi para que não ficasse com cargo de prefeito vago. Terei a responsabilidade que o cargo merece.”
Tribunal eleitoral
O Pleno do Tribunal de Justiça votou, na sessão realizada ontem, os nomes que comporão a lista tríplice a ser encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) para preenchimento dos cargos de juiz titular, na qualidade de jurista classista. A vaga é decorrente do término do 1º biênio do advogado Verlano de Queiroz Medeiros.
Para o primeiro lugar foi indicado à recondução o advogado Verlano de Queiroz Medeiros (que já é juiz do TRE); para o segundo lugar o advogado Luiz Gustavo Alves Smith (que atualmente é juiz suplente do TRE) e em terceiro o advogado Horácio de Paiva Oliveira.
Todas as indicações foram acompanhadas, à unanimidade de votos, pelos demais membros da Corte de Justiça estadual, quando foram lidos todos os requisitos atendidos pelos candidatos, tais como experiência comprovada (mais de dez anos de exercício profissional), notável saber jurídico (produção científica) e idoneidade moral.
Fonte:Tribuna do Norte

TSE decide hoje se concede registro da Rede Sustentabilidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decide hoje (3) se concede registro ao partido Rede Sustentabilidade, fundado pela ex-senadora Marina Silva. Os sete ministros do tribunal vão decidir se mesmo com parecer contrário do Ministério Público Eleitoral (MPE), o partido está autorizado a disputar as eleições do ano que vem. A sessão começará às 19h.
Na terça-feira (1º), o MPE enviou parecer ao TSE contra a concessão de registro ao partido. Segundo o vice-procurador eleitoral Eugênio Aragão, o partido não obteve o número mínimo de 492 mil assinaturas necessárias para a obtenção do registro. De acordo com Aragão, a legenda conseguiu validar 442.500 assinaturas.
Para obter registro, o partido precisa validar 0,5% dos votos registrados na última eleição para a Câmara dos Deputados. Segundo Marina Silva, o partido coletou 868 mil assinaturas e tem 550 mil validadas, número superior ao mínimo solicitado pela Lei Eleitoral. De acordo com a ex-senadora, os números são divergentes porque durante o processo de validação de assinaturas de apoiadores nos tribunais regionais eleitorais, os cartórios atrasaram os procedimentos e anularam 95 mil delas sem justificativa.
O primeiro voto do julgamento será da ministra Laurita Vaz, relatora do pedido de registro do partido. Em seguida votarão João Otávio de Noronha, Henrique Neves, Luciana Lóssio, Marco Aurélio, Gilmar Mendes e a presidenta do TSE, Cármen Lúcia. Dias Toffoli não participará da sessão porque está em viagem oficial à República Dominicana. Ele será substituído por Gilmar Mendes. A votação deverá ser finalizada hoje, por ser a última sessão da corte antes de 5 de outubro, prazo final para registro de partido.
Fonte:Agência Brasil

Consumo de peixe pelas mães aumenta inteligência de bebês

O leite materno ganha cada dia mais defensores na medicina, diante de uma série de estudos científicos ao redor do planeta confirmando seus benefícios. Alguns deles mostram que um ácido graxo específico presente em sua fórmula promove o desenvolvimento cognitivo e visual na infância, e que perdurará por toda a vida. A substância milagrosa é o DHA (ácido docosahexaenoico), um lipídio da série omega-3.
Nas semanas de formação do feto, ele participa da construção dessas estruturas, que continuarão se desenvolvendo durante os primeiros anos de vida”, explica Mário Cícero Falcão, pediatra, nutrólogo e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Fonte:O xerife