quarta-feira, 20 de junho de 2012

Seca: apenas 10 municípios no RN estão em dia para recebimento de recursos

Dos 139 municípios potiguares que tiveram estado de emergência decretado por causa da seca no início de maio, apenas dez deles estão com a documentação regularizada e aprovada aguardando a liberação dos recursos. Atualmente, 74 prefeituras já deram início ao processo para recebimento dos recursos, mas 65 municípios ainda não apresentaram à Defesa Civil Estadual o processo de criação de suas coordenadorias municipais, um requisito obrigatório.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Estado (Cedec), Coronel Acioli, além dos municípios que não apresentaram o processo, 30 prefeituras que já deram entrada em suas coordenações ainda estão em situação pendente, com erros detectados no preenchimento de documentos ou em falta com algum relatório exigido.
Quanto aos dez municípios que têm a situação processual necessária totalmente regularizada, eles já estão com ação encaminhada pelo governo estadual e em andamento no Banco do Brasil para liberação e repasse dos recursos. São eles: Coronel João Pessoa, AntônioMartins, João Câmara, Caicó, Venha Ver, Nova Cruz, Governador Sept. Rosado, Frutuoso Gomes, Doutor Severiano e São Bento do Norte.
Fonte:oxerife

Percentual de cheques sem fundos é recorde para maio desde 2009, diz Serasa

São Paulo – O volume de cheques devolvidos no país cresceu 0,2 ponto percentual em maio, na comparação com o mesmo período de 2011, e fechou o mês em 2,2%, segundo levantamento divulgado hoje (20) pela empresa de consultoria Serasa Experian. A taxa é a maior registrada para o mês desde 2009, quando o percentual de cheques sem fundos foi 2,52%.
De acordo com a Serasa, o aumento está relacionado ao endividamento, ao comprometimento de renda e à inadimplência crescentes do consumidor. O Dia das Mães, segundo a empresa, também contribuiu para a elevação do índice. O percentual registrado em maio de 2012 também é maior do que a taxa verificada em abril, quando 2,08% dos cheques foram devolvidos.
O crescimento do número de cheques sem fundos também ocorre no acumulado do ano. De janeiro a maio, foram devolvidos 2,08% do total emitido. No ano anterior, o percentual ficou em 1,93%. Em números absolutos, 8.028.491 cheques retornaram em 2012, em um total de 385.768.106 emitidos.
Na comparação entre estados, o Acre permanece com o maior percentual (15,3%), seguido pelo Amazonas (12,73%) e Amapá (10%). A menor taxa (1,67%) foi registrada no estado do Rio de Janeiro.
Na comparação entre regiões, o Nordeste aparece com a maior taxa, 2,1%. A Região Sudeste, por sua vez, apresentou o menor percentual de cheques devolvidos, 1,54%.
Fonte:Agência Brasil

Iberdrola e Neoenergia construirão parques eólicos no RN



A imprensa nacional comentou e no Rio Grande do Norte, a notícia repercutiu: os grupos Iberdrola e Neoenergia em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Brasil irão construir novos parques eólicos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) o acordo de financiamento está estimado em R$ 777 milhões para construção de dez parques eólicos no RN e na Bahia com uma potência de 288 megawatts.

O montante a ser investido faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Vencedor da licitação realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o grupo Iberdrola já possui um parque eólico na cidade de Rio do Fogo, que opera com potência de 59 MW.

Dos 10 parques, 4 já estão com obras em andamento o que, segundo o grupo espanhol, criará 200 empregos e energia suficiente para abastecer 450 mil brasileiros.

Fonte:nominuto

TJ/RN confirma legalidade da greve da UERN

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN) publicou o acórdão em que negou provimento, por unanimidade do Pleno, ao Agravo Regimental interposto pelo Governo do Estado para tentar reverter a decisão da desembargadora convocada Sulamita Pacheco que determinou a legalidade da greve dos servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A decisão da desembargadora convocada e referendada pelo Pleno do TJ/RN reconhece a precarização do trabalho docente e baixa remuneração percebida pela categoria. “Ora, é notório no Brasil que a classe dos professores vem sofrendo com péssimas condições de trabalho e uma remuneração que não condiz com a importância do ensino. Logo, há que se reconhecer a necessidade de fortalecimento da categoria de tais profissionais, base da nossa sociedade, bem como o direito dos docentes em reivindicar melhores condições de trabalho e salários mais justos”.
Fonte: Marcos Dantas