quarta-feira, 18 de maio de 2011

Maior radiotelescópio do mundo irá procurar vida alienígena

O telescópio Robert C. Byrd, localizado na Virginia, EUA
O telescópio Robert C. Byrd, localizado na Virginia, EUA
Como funciona o programa que irá vasculhar 86 planetas parecidos com o nosso atrás de vida inteligente. E como você pode ajudar
No filme Contato, de 1997, baseado em livro do astrônomo Carl Sagan, a personagem vivida por Jodie Foster é uma radioastrônoma do SETI (sigla em inglês para o programa de busca por vida inteligente fora da Terra) baseada em Arecibo (Porto Rico) onde, na época, estavam as mais potentes antenas de rádio do planeta destinadas exclusivamente a buscar sinais de vida alienígena. Os cientistas acreditam que pode haver civilizações lá fora que já chegaram a um estágio de desenvolvimento suficiente para emitir ondas de rádio. Essas ondas podem estar viajando pelo espaço e é atrás delas que as potentes antenas estão.
Nas décadas em que o SETI vem mantendo os ouvidos abertos ao silêncio do espaço, em busca de um chiado de rádio que pudesse indicar vida, o programa não teve sucesso. Mas essa história pode mudar graças a uma dica do telescópio espacial Kepler.
Em fevereiro deste ano os cientistas responsáveis pelo telescópio anunciaram o mapeamento de 1235 planetas que podem abrigar vida. “Nunca tivemos uma lista de planetas como essa antes”, disse o diretor do projeto em Arecibo, Dan Werthimer.
A notícia é tão promissora que o maior rádiotelescópio do mundo, o Robert C. Byrd Green Bank – instalado no estado americano da Virgínia – está apontado para essa região do espaço, e já começou a ouvir atentamente 86 planetas selecionados pelo SETI por orbitarem estrelas parecidas com o nosso sol e com temperaturas supostamente entre 0 e 100 graus Celsius, capazes de abrigar água em estado líquido, condições que se acreditam essenciais para o surgimento da vida.
O Robert C. Byrd será de grande ajuda na tarefa de “ouvir” os planetas localizados pelo Kepler: o radiotelescópio é capaz de analisar 300 vezes mais frequências de rádio do que seu parente em Arecibo.
Veja a seguir como funciona o SETI e como você pode dar uma força para o projeto...
Fonte: PopSci

Bolsa do Estudante

A alguns dias o blog fez uma matéria onde o vereador Antenor Medeiros iria enviar um requerimento a câmara para que fosse aprovado um aumento na bolsa de estudos dos estudantes messienses que moram fora,pois bem,esse requerimento será apresentado na sessão dessa sexta feira dia 20 de maio,pedimos que todos os estudante que se fizerem presentes em nossa cidade compareça a sessão para fazer uma pressão para que esse requerimento seja aprovado em favor dos estudantes,queriá-mos pedir aos blogs de Messias que publiquem essa mensagem para que todos os estudantes façam presença nessa sessão,pois só com a aprovação deste requerimento nossos estudante terão um pouco mais de dignidade.Desde já agradecemos a todos.

Metrô de superfície de Natal foi incluído no PAC 2 e deve ficar pronto até 2013

A governadora Rosalba Ciarlini assinou ontem, em Brasília, termo de compromisso para a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o chamado metrô de superfície de Natal. A assinatura ocorreu durante a reunião técnica do PAC 2 da Mobilidade Urbana. A obra será compartilhada entre Governo e Prefeitura do Natal e beneficiará a região metropolitana. O projeto inclui revitalização, reforma e adaptação do trecho da linha férrea Ribeira-Extremoz e a implantação do VLT.
O sistema passará pela Zona Norte e terá 11 estações, das quais três de integração com ônibus (Ribeira, Nova Natal e Alecrim) e terá capacidade para transportar 50 mil passageiros/dia. "O metrô significa um avanço na região não por ser apenas uma opção de transporte eficiente e seguro, mas por ser também barato, melhorando significativamente nosso sistema público coletivo", afirmou a governadora Rosalba, que assistiu uma exposição da diretora de Mobilidade Urbana, Luíza Gomide, do Ministério das Cidades.
Segundo ela, o PAC da Mobilidade para as Grandes Cidades envolve recursos da ordem de R$ 18 bilhões, dos quais seis do Orçamento Geral da União (OGU) e a outra parte de financiamentos.
O Governo do Estado conseguiu a garantia de R$ 130 milhões para o metrô, uma obra que é esperada há 20 anos pelos natalenses e moradores da região metropolitana. A previsão é que o veículo leve sobre trilhos comece a funcionar em 2013, um ano antes da Copa do Mundo, que exige aumento e modernização do transporte público da capital.
Participaram da reunião, os secretários Kátia Pinto (Infraestrutura) e Demétrio Torres (Copa). A prefeita Micarla de Sousa também assinou o termo de compromisso proposto pelo governo do Estado na mesma reunião. O metrô do RN será semelhante ao do Cariri, no Ceará.

Fonte: de fato

RACHA NA POLÍTICA PATUENSE

Prefeita Evilázia e a Vice-Prefeita Gorete Forte

Não estarão mais na mesma chapa, nas eleições do próximo ano, a prefeita Evilázia Gildênia e a sua vice Gorete Forte. 

Evilázia, do PSB, será candidata à reeleição... 

Gorete disputará com Evilázia, concorrendo pelo novo PSD.

Fonte: Thaisa Galvão

ENEM 2011- Provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro


O MEC (Ministério de Educação) confirmou no começo da noite desta terça-feira (17) as datas para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011. As provas serão no final de semana dos dias 22 e 23 de outubro.

O Inep, autarquia do MEC responsável pelo exame, vai divulgar hoje as datas de inscrição e o calendário de provas do primeiro semestre de 2012. 

O edital do Enem com as datas e o preço de inscrição deve ser publicado amanhã.

Fonte: Uol educação