segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Cirurgiões usarão impressão 3D para reconstruir rosto de paciente

Cirurgiões britânicos anunciaram que vão usar a técnica de impressão em 3D para reconstruir o rosto de um paciente destruído em um acidente de moto.
Uma equipe do Hospital Morriston, no País de Gales, utilizou imagens de tomografias computadorizadas para projetar implantes de titânio, a fim de fabricá-los com uma impressora que usa a nova tecnologia.
Acredita-se que esta será uma das primeiras tentativas de usar a impressão em 3D para reparar danos causados por lesões.
Por se tratar de um projeto inovador, a operação - cuja data ainda não foi marcada - virou tema de uma exposição no Museu de Ciências de Londres.
Traumas
Implantes customizados de titânio já foram usados para corrigir problemas congênitos, mas não se tem notícia de seu uso para reparar traumas causados por acidentes.
'O paciente sofreu múltiplas lesões no corpo, incluindo algumas graves no rosto', disse o especialista em reconstrução Peter Evans, de uma instituição galesa que participa do projeto. 'Ele passou por uma cirurgia de emergência na época, mas agora chegamos ao estágio em que podemos fazer uma reconstrução apropriada do seu rosto.'
Evans e o cirurgião consultor maxilo-facial do Hospital Morriston, Adrian Sugar, planejam reposicionar os ossos faciais do paciente.
Com uma tomografia, eles conseguiram criar uma imagem espelhada do lado do rosto do paciente que não foi afetado pelo acidente.
'A simetria racial do paciente será restaurada, então ele deverá ter seu aspecto visual de volta', agregou Evans.
Após a tomografia, os especialistas desenharam guias para cortar e posicionar os ossos de maneira precisa, além de usar implantes projetados especificamente para o paciente.
Os implantes de titânio, de origem belga, estão sendo produzidos por uma das poucas empresas do mundo especializadas em impressão 3D.
A exposição 3D: Imprimindo o Futuro, que destaca os planos da cirurgia no Museu de Ciências londrino, permanece em cartaz até julho de 2014.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Fonte:BBC Brasil

O Vereador Sebastião Maltez Batista Praxedes (PP), apresentou REQUERIMENTO Nº 008/2013, que seja feita o remanejamento dos coletoras de lixo nas ruas de nossa cidade.

O Vereador Sebastião Maltez Batista Praxedes (PP), apresentou REQUERIMENTO Nº 008/2013, para que seja oficiado a Excelentíssimo. Sr.  Presidente da Câmara Municipal, com base no art. 214 do Requerimento Interno, que, após ouvido o plenário, sejam solicitado juntamente ao Sr Prefeito, que seja feita o remanejamento dos coletoras de lixo nas ruas de nossa cidade.



JUSTIFICATIVA



O referido requerimento ora mencionado visa melhorar a vida dos moradores do nosso município, pois além de ser um beneficio para saúde e limpeza publica.
Tenho sido procurado por diversos moradores das Ruas Luiz Teixeira, Rua Zacarias Gomes e outras diversas no entanto peço a atenção do executivo que agilize com urgência o referido requerimento.

Sebastião Maltez B. Praxedes
Vereador-PP
Fonte:Câmara de Messias Targino

Concurso da Prefeitura de Campo Grande tem provas adiadas

O Concurso da Prefeitura Municipal de Campo Grande/RN teve as provas adiadas para o dia 30 de novembro e 01 de dezembro de 2013, conforme detalhamento abaixo. 





Fonte:CG na midia

Foguete que levará cápsula de estudos sobre o planeta Marte está posicionado para lançamento

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) transportou hoje (16), para a plataforma de lançamento em Cabo Canaveral, no estado da Flórida, o foguete de lançamento Atlas 5, que partirá na próxima segunda-feira (18) para Marte, levando a cápsula Maven.
O lançamento está marcado para as 16h28, horário de Brasília. A Maven permanecerá dez meses em Marte para estudar as mudanças climáticas do planeta. Seu nome é a sigla da denominação em inglês para Evolução Atmosférica e Volátil de Marte.
O objetivo é coletar dados que permitam dizer como Marte transformou-se no deserto frio que é hoje e a explicar como o clima mudou devido à perda de gases atmosféricos. A missão começa de fato em setembro do ano que vem, quando a Maven alcançará a órbita do Planeta Vermelho.
Até agora, as pesquisas indicam que Marte foi um planeta com água, mas a influência do Sol e outros fatores fizeram com que não exista mais água no planeta.
O Atlas 5 tem 57,3 metros de altura e foi posicionado verticalmente no início da tarde deste sábado. Com isso, concluiu-se o trabalho de pré-lançamento, só faltando carregar a bateria da espaçonave – o que ocorrerá a partir de agora até a hora do lançamento.
De acordo com os meteorologistas, há 60% de probabilidade de que as condições do tempo estejam favoráveis na hora da partida.
Fonte:Agência Brasil

Barbosa deve decretar novas prisões de condenados pelo mensalão

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), deve expedir hoje (18) mandados de prisão contra outros sete condenados no processo do mensalão. Entre os réus estão os deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT), além do delator do esquema, Roberto Jefferson (PTB).

Todos escaparam da primeira leva de prisões, que incluiu José Dirceu, o deputado José Genoíno e Marcos Valério, operador do mensalão. O cumprimento de penas alternativas também pode ser determinado para Enivaldo Quadrado, ex-sócio da corretora Bonus Banval; para o ex-tesoureiro do PTB, Emerson Palmieri; e para o ex-deputado José Borba. Esses terão que pagar multas e prestar serviços comunitários.

 Entre os 25 condenados no processo, apenas três têm certeza que não irão cumprir suas penas agora devido ao direito à apreciação de um recurso pelo Supremo. São eles: o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), o ex-assessor do PP João Cláudio Genu e Breno Fischberg, outro ex-sócio da Bonus Banval.

Esses casos devem ser concluídos no próximo ano. Além desses, outros 12 réus terão outro tipo de recurso, os chamados embargos infringentes, que podem reduzir suas penas.

Para expedir os mandados, Joaquim Barbosa precisa confirmar o trânsito em julgado do processo, isto é, o encerramento oficial. Na sexta-feira passada (15), o ministro expediu os mandados horas após certificar o trânsito em julgado do processo contra José Dirceu, Genoíno e o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares.


Fonte:Tribuna do Norte

João Maia e Shirley Targino são recebido pelo ex-prefeito de São Miguel do Gostoso

Ele, quase rompido com o governo Rosa.
Ela, aliadíssima e auxiliar mais próxima da governadora.
Ele presidente do diretório estadual do PR.
Ela, presidente do PR Mulher.
O deputado federal João Maia e a secretária de Assistência Social do Estado, Shirley Targino, foram juntos a São Miguel do Gostoso na noite deste sábado.
Foram recebidos pelo ex-prefeito Miguel Teixeira, que em sua residência reuniu vereadores, lideranças políticas e amigos para um jantar.
Quem também acompanhou João Maia foi o presidente da Daern e candidato a deputado estadual, José Vieira.

O deputado federal João Maia (PR) visitou na noite deste sábado (16) a cidade de São Miguel do Gostoso. Ao lado da presidenta do PR Mulher, Shirley Targino e do presidente da FAERN, José Vieira, o deputado foi recepcionado na cidade pelo ex-prefeito Miguel Teixeira, que em sua residência reuniu vereadores, lideranças políticas e amigos para um jantar.
Antes do jantar, o deputado foi conhecer a Rádio Comunitária Gostoso FM, onde deu entrevista.

“João Maia lutou muito por São Miguel do Gostoso, mas faço questão de destacar uma de suas principais que foi a iluminação de quase todos os assentamentos rurais do município e a rua da praia”, lembrou o ex-prefeito.



Fonte:Thaisa Galvão

Começam as matrículas para a rede estadual de ensino

O Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira (18), o período de solicitação de matrículas para as escolas estaduais em 2014. O estudante que deseja ingressar na rede estadual tem até o dia 22 de dezembro para acessar o site www.sigeduc.rn.gov.br e solicitar sua vaga. Os alunos que já estão na rede e desejam mudar para outra escola estadual também devem solicitar a sua transferência pelo sistema. Já os estudantes que irão permanecer nas escolas estaduais em que estudam atualmente precisam solicitar a renovação de matrícula nas secretarias das unidades.
Entre as principais mudanças deste ano está a necessidade do aluno apresentar o número do CPF na hora de solicitar a matrícula. Para facilitar o acesso dos estudantes ao documento, a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, em parceria com a Educação, formou equipes distribuídas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, para cadastrar o CPF dos alunos diretamente nas escolas. No interior e na capital, o cronograma de cadastramento do CPF continua, mesmo com o início das solicitações de matrícula.
Fonte:O xerife

Maior complexo penal do RN liberta preso que deveria ser solto em 2018

Um detento da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, localizada em Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, foi solto na última sexta-feira (9), apesar de estar cumprindo pena por homicídio. A informação foi confirmada ao G1 pelo juiz Henrique Baltazar, da 12ª Vara Criminal de Natal. De acordo com o magistrado, o preso Bartô Galeno Alves Saldanha, que responde por diversos homicídios em Mossoró e municípios próximos, na região Oeste potiguar, foi liberado pelo diretor da unidade prisional com base em um alvará de soltura referente a outro crime. "Ele foi absolvido em um dos processos que responde na Justiça e, com isso, foi emitido um alvará de soltura. Mas ele está preso por causa de outro crime, cumprindo pena, ou seja, não poderia ser liberado. Foi um erro caracterizado por pura incompetência. O diretor liberou o preso mesmo ele respondendo por vários outros crimes", disse o magistrado.
Segundo o magistrado, o preso havia sido transferido de Caicó, onde estava preso, para Natal por ser altamente perigoso. "Ele é um dos presos mais perigosos do estado. Cometeu crimes em Janduís, mas está sendo julgado em Mossoró justamente por ser muito perigoso. Em Mossoró, responde por vários homicídios", falou Baltazar.

Em nota, a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) disse que o diretor da unidade prisional consultou a Polinter, onde constava o alvará de soltura de Bartô. Somente após a liberação do preso que a direção consultou o e-SAJ, outro sistema de consultas penais do governo do Estado. Segundo Baltazar, a liberação do preso foi um ato de despreparo do diretor interino da unidade, Marcos Marques. "Foi um ato de total despreparo para uma pessoa que está a frente de uma unidade prisional. Ele deveria ter consultado a Vara de Nísia Floresta ou até mesmo a de Mossoró antes de liberar o preso. Esse vice-diretor que assumiu a penitenciária não tem condições de administrar um órgão desse tipo. Como você libera um preso só com um alvará de soltura? Por que não consultou se ele respondia por outros crimes?", disse.
Em Mossoró, Bartô ainda responde por um outro processo de homicídio, que tem julgamento marcado para o próximo dia 3 de dezembro. Na mesma nota, a Sejuc afirma que a o Bartô já está sendo procurado.
De acordo com Henrique Baltazar, mesmo com o benefício da progressão da pena, Bartô só poderia ser liberado em 2018. O juiz afirmou que irá procurar o Ministério Público para apurar os responsáveis pela liberação de Bartô. "Vamos contactar o MP. Temos que punir quem liberou esse preso que foi solto quando cumpria pena. Espero que a polícia possa recapturá-lo", falou
Fonte:G1

Morre chargista Antônio Amâncio, vítima de acidente na BR-406, no RN

Do G1 RN Morreu na manhã desta segunda-feira (18), na UTI no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, o chargista de O Jornal de Hoje Antônio Amâncio de Oliveira Filho, de 40 anos. Amâncio estava internado desde o final da tarde da última quinta-feira (14), quando sofreu um acidente de carro na BR-406, entre os município de Guamaré e Macau, na região salineira do estado. De acordo com a assessoria do hospital, o chargista morreu por volta das 10h40 após ter uma parada cardiorespiratória. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a colisão deixou feridos três professores que trabalham em Guamaré. A assessoria do hospital não soube informar o estado de saúde dos professores. Segundo Marcelo Sá, diretor administrativo do jornal, Amâncio estava de férias na cidade de Macau. O chargista, que também trabalhou no jornal Tribuna do Norte, estava n'O Jornal de Hoje, periódico vespertino que circula em Natal, há cerca de um ano. “Sentimos profundamente a morte do nosso amigo. O jornal lamenta a morte de Amâncio e nos colocamos à disposição da família para o que for necessário. Ele era um funcionário exemplar, dedicado”, disse Marcelo. O acidente O acidente que vitimou o cahergista aconteceu na tarde da última quinta-feira (14), na BR-406, entre os municípios de Macau e Guamaré. No ocasião, a assessoria de imprensa da PRF informou ao G1 que os veículos colidiram frontamente. "O chargista estava sozinho em um carro e viajava com destino a Macau, onde passava férias do jornal. No outro veículo, estavam os três professores", afirmou o inspetor Roberto Cabral.clique aqui
Morreu na manhã desta segunda-feira (18), na UTI no  Hospital  Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, o chargista de O Jornal de Hoje Antônio Amâncio de Oliveira Filho, de 40 anos. Amâncio estava internado desde o final da tarde da última quinta-feira (14), quando sofreu um acidente de carro na BR-406, entre os município de Guamaré e Macau, na região salineira do estado. De acordo com a assessoria do hospital, o chargista morreu por volta das 10h40 após ter uma parada cardiorespiratória.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a colisão deixou feridos três professores que trabalham em Guamaré. A assessoria do hospital não soube informar o estado de saúde dos professores.
Segundo Marcelo Sá, diretor administrativo do jornal, Amâncio estava de férias na cidade de Macau. O chargista, que também trabalhou no jornal Tribuna do Norte, estava n'O Jornal de Hoje, periódico vespertino que circula em Natal, há cerca de um ano. “Sentimos profundamente a morte do nosso amigo. O jornal lamenta a morte de Amâncio e nos colocamos à disposição da família para o que for necessário. Ele era um funcionário exemplar, dedicado”, disse Marcelo.

O acidente
O acidente que vitimou o cahergista aconteceu na tarde da última quinta-feira (14), na BR-406, entre os municípios de Macau e Guamaré. No ocasião, a assessoria de imprensa da PRF informou ao G1 que os veículos colidiram frontamente. "O chargista estava sozinho em um carro e viajava com destino a Macau, onde passava férias do jornal. No outro veículo, estavam os três professores", afirmou o inspetor Roberto Cabral.

Fonte:G1
Do G1 RN Morreu na manhã desta segunda-feira (18), na UTI no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, o chargista de O Jornal de Hoje Antônio Amâncio de Oliveira Filho, de 40 anos. Amâncio estava internado desde o final da tarde da última quinta-feira (14), quando sofreu um acidente de carro na BR-406, entre os município de Guamaré e Macau, na região salineira do estado. De acordo com a assessoria do hospital, o chargista morreu por volta das 10h40 após ter uma parada cardiorespiratória. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a colisão deixou feridos três professores que trabalham em Guamaré. A assessoria do hospital não soube informar o estado de saúde dos professores. Segundo Marcelo Sá, diretor administrativo do jornal, Amâncio estava de férias na cidade de Macau. O chargista, que também trabalhou no jornal Tribuna do Norte, estava n'O Jornal de Hoje, periódico vespertino que circula em Natal, há cerca de um ano. “Sentimos profundamente a morte do nosso amigo. O jornal lamenta a morte de Amâncio e nos colocamos à disposição da família para o que for necessário. Ele era um funcionário exemplar, dedicado”, disse Marcelo. O acidente O acidente que vitimou o cahergista aconteceu na tarde da última quinta-feira (14), na BR-406, entre os municípios de Macau e Guamaré. No ocasião, a assessoria de imprensa da PRF informou ao G1 que os veículos colidiram frontamente. "O chargista estava sozinho em um carro e viajava com destino a Macau, onde passava férias do jornal. No outro veículo, estavam os três professores", afirmou o inspetor Roberto Cabral.clique aqui

Tomar refrigerantes açucarados regularmente pode danificar e mudar o cérebro

O consumo regular de refrigerantes açucarados pode mudar profundamente o cérebro, dizem especialistas.
Um estudo mostrou que o consumo a longo prazo de uma bebida doce levou a hiperatividade e alterou centenas de proteínas no cérebro. Alterações cerebrais semelhantes foram observadas em doenças como câncer de Alzheimer.
O estudo foi feito com ratos, mas os cientistas australianos disseram que isso fornece evidências de que uma dieta açucarada tem consequência além da nossa saúde física.
A pesquisadora Jane Franklin disse: “Na maioria das sociedades ocidentalizadas, houve um aumento no consumo de bebidas adoçadas com açúcar. Para muitos adultos, estas bebidas representam uma porção substancial de sua ingestão calórica diária. Nossa pesquisa sugere que a longo prazo o consumo de bebidas adoçadas com açúcar pode provocar mudanças duradouras no comportamento e uma profunda mudança na química do cérebro”.
Ela prossegue: “Se você está com sede, beba água. Refrigerantes devem ser apreciados com moderação”.
O alerta veio em meio a crescente preocupação sobre os efeitos da saúde das pessoas usuárias de refrigerantes. Só no Reino Unido, dezenas de milhões de pessoas consomem a bebida todos os dias. O número atinge valores colossais quando aplicado em escala mundial.
Os ataques cardíacos, diabetes, ganho de peso, fragilidade óssea, problemas no pâncreas e câncer de próstata, fraqueza muscular e paralisia têm sido sinalizado como potenciais efeitos colaterais do consumo excessivo.
Este estudo é pioneiro por levar em consideração apenas o cérebro e não o corpo. Franklin, que é da Universidade de Macquarie, na Austrália, comentou ao DailyMail que os ratos foram divididos em dois grupos: os que tomaram água com açúcar todos os dias por 1 mês e outro que tomava apenas água.
O açúcar colocado na água tinha a mesma concentração que aquela encontra nos refrigerantes. Os ratos que a tomaram tornaram-se hiperativos e uma análise aprofundada feita em um pequeno pedaço de tecido retirado de uma única região do cérebro mostrou mudança em mais de 300 proteínas importantes.
Os pesquisadores informaram, em uma conferência anual de neurociência, que poucos estudos têm sido feitos para avaliar os efeitos dos refrigerantes sobre a saúde mental e sobre as funções celulares no cérebro.
“Os refrigerantes são um ‘mimo’ e não devem ser consumidos como um alimento básico. Acho que podemos dizer que os refrigerantes afetam a química cerebral, então, pense antes de beber”, concluiu.
Fonte:Jean Carlos
As inscrições para o processo seletivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estão abertas. Os candidatos disputarão 2.180 vagas nos cursos de graduação. As inscrições, que começaram hoje (18), vão até o dia 6 de dezembro, enquanto as provas serão realizadas nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2014, em Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. Para este ano, uma das principais novidades é o aumento no número de vagas para o curso de Medicina, que passa de 26 para 60 vagas. Outra novidade é a reserva de vaga para pessoas com deficiência. A inscrição será realizada exclusivamente via internet, através do portal da UERN ou da Comperve, com o valor da taxa de inscrição fixado em R$ 110,00. O candidato pagante, para confirmar sua inscrição, deverá realizar o pagamento da taxa exclusivamente por meio de boleto bancário, pagável nas agências bancárias e casas lotéricas. A UERN informa que o boleto gerado até o prazo final (23h59 do dia 06/12/2013) poderá ser pago até o dia 11 de dezembro de 2013. A COMPERVE alerta que para ter acesso ao Formulário de Inscrição, o candidato deverá concordar com todas as informações constantes nas orientações e fornecer o número de seu CPF, condição exclusiva e obrigatória. É inaceitável o uso do número do CPF de terceiros. O candidato identificado em sua ficha de inscrição como pertencente ao sistema de cota social e que declare ser pessoa com deficiência e/ou isento do pagamento da taxa de inscrição, integral ou parcial, ou ainda que solicitou atendimento especial, deverá obrigatoriamente entregar a documentação exigida no edital no período de 16 a 20 de dezembro de 2013, das 8h às 17h em um dos locais estipulados no Edital. A documentação exigida deverá ser entregue pessoalmente ou através de procuração. O horário de realização das provas será das 13h30 às 17h30 (horário local oficial), acrescido de uma hora para o candidato com necessidade especial. O acesso ao local de realização das provas pelo candidato ocorrerá das 12h45 às 13h15. Fonte:UERN guarda roupa planejado
As inscrições para o processo seletivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estão abertas. Os candidatos disputarão 2.180 vagas nos cursos de graduação. As inscrições, que começaram hoje (18), vão até o dia 6 de dezembro, enquanto as provas serão realizadas nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2014, em Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. Para este ano, uma das principais novidades é o aumento no número de vagas para o curso de Medicina, que passa de 26 para 60 vagas. Outra novidade é a reserva de vaga para pessoas com deficiência. A inscrição será realizada exclusivamente via internet, através do portal da UERN ou da Comperve, com o valor da taxa de inscrição fixado em R$ 110,00. O candidato pagante, para confirmar sua inscrição, deverá realizar o pagamento da taxa exclusivamente por meio de boleto bancário, pagável nas agências bancárias e casas lotéricas. A UERN informa que o boleto gerado até o prazo final (23h59 do dia 06/12/2013) poderá ser pago até o dia 11 de dezembro de 2013. A COMPERVE alerta que para ter acesso ao Formulário de Inscrição, o candidato deverá concordar com todas as informações constantes nas orientações e fornecer o número de seu CPF, condição exclusiva e obrigatória. É inaceitável o uso do número do CPF de terceiros. O candidato identificado em sua ficha de inscrição como pertencente ao sistema de cota social e que declare ser pessoa com deficiência e/ou isento do pagamento da taxa de inscrição, integral ou parcial, ou ainda que solicitou atendimento especial, deverá obrigatoriamente entregar a documentação exigida no edital no período de 16 a 20 de dezembro de 2013, das 8h às 17h em um dos locais estipulados no Edital. A documentação exigida deverá ser entregue pessoalmente ou através de procuração. O horário de realização das provas será das 13h30 às 17h30 (horário local oficial), acrescido de uma hora para o candidato com necessidade especial. O acesso ao local de realização das provas pelo candidato ocorrerá das 12h45 às 13h15. Fonte:UERN guarda roupa planejado