segunda-feira, 11 de abril de 2016

RN vive seu pior momento na história em Segurança Pública

Insegurança. Essa é a palavra que mais tem sido usada pelo povo do Rio Grande do Norte nos últimos meses. O aumento da criminalidade e, pior do que isso, o aumento da violência empregada pelos bandidos tem gerado uma sensação de medo e impotência da sociedade, em proporções nunca antes vista.
Se os últimos três ou quatro anos já vinham sendo críticos e o clamor por segurança vinha aumentando, agora em 2016 iniciamos uma fase ainda mais tensa. Estamos testemunhando ações covardes dos bandidos, pessoas inocentes perdendo suas vidas quase que semanalmente, algumas de maneira bárbara.
Antes, os homicídios e a insegurança preocupavam mais as classes menos favorecidas, que sempre viveram às margens da sociedade. Agora, as classes média e alta se juntam no grito de socorro. Assaltos, arrastões e, principalmente, latrocínios têm perturbado a ordem. Os bandidos já não se contentam somente em levar os pertences das vitimas, agora, atiram para matar ou fazem pior, jogam de penhasco, como aconteceu com um professor em Cotovelo.
Vários são os casos que poderíamos elencar aqui, somente deste ano. Mas, com certeza, você que está lendo esse artigo já os conhece devido a grande repercussão.
Quando falo que RN vive seu pior momento da história em Segurança Pública é justamente devido ao forte apelo da população por melhorias e devido a essa sensação de impotência que sentimos diariamente. Hoje, o nosso estado é visto em patamar de grandes centros, como Rio de Janeiro, quando se fala em violência.
Nossa imagem de estado turístico e pacato está mais do que arranhada, está quebrada. E o que mais preocupa é pensar que, pelo menos a curto prazo, essa realidade parece não mudar. Do ano passado para cá, além da falta de estrutura histórica das polícias Militar e Civil, tivemos o caos instalado no Sistema Penitenciário. O Estado perdeu o controle e não soube administrar as crises.
O Governo que se disse da Segurança Pública até agora, infelizmente, ainda não demonstrou esse potencial. Muito pelo contrário. Nas redes sociais, o governo Robinson Faria é constantemente criticado no tocante à segurança. As ações empregadas pela Sesed não resultaram em efeitos práticos. Um plano efetivo de transformação da Segurança Pública nunca foi apresentado.
O governador chegou a ir à Colômbia “estudar” o que fazer no Rio Grande do Norte. Mas, até agora, continuamos perdendo a guerra para a criminalidade. Estamos, literalmente, mais perdidos do que cego em tiroteio.
Se Robinson Faria se elegeu com discurso de que seria o Governador da Segurança, ele deve ter tropeçado no meio do percurso e, agora, caminha para ser lembrado como um dos piores nesse segmento. Mas, vamos torcer para que ele e sua equipe consigam finalmente acertar os rumos que serão dados à Segurança. Vamos torcer para que o governador ache o caminho do “melhor” e não queira terminar seu governo pela estrada do “pior”.
Fonte:Portal BO

Temer divulga áudio em que fala como se impeachment estivesse aprovado

O vice-presidente da República, Michel Temer, enviou um discurso de 15 minutos a parlamentares de seu partido, o PMDB, em que fala como se o impeachment tivesse sido aprovado pela Câmara dos Deputados. A votação só está prevista para ocorrer no domingo.
No áudio, ao qual a Folha teve acesso, Temer diz estar fazendo seu primeiro “pronunciamento à nação”. Ele diz que decidiu falar “agora, quando a Câmara dos Deputados decide por uma votação significativa declarar a autorização para a instauração de processo de impedimento contra a senhora presidente”.
CONFIRA ÁUDIO AQUI
O vice ainda afirma que “muitos me procuraram para que eu desse pelo menos uma palavra preliminar à nação brasileira, o que faço com muita modéstia, cautela, moderação mas também em face da minha condição de vice-presidente e também como substituto constitucional da senhora presidente da República”.
A assessoria de Temer confirmou a veracidade do áudio e disse que o vice o enviou “por acidente” aos aliados. “Trata-se de um exercício que o vice estava fazendo em seu celular e que foi enviado acidentalmente para a bancada”.
No áudio, Temer diz que é preciso ter em mente que ainda haverá “um longo processo pela frente”, se referindo à etapa do processamento do impeachment que ocorrerá no Senado. O vice ainda declara sua confiança nos senadores.
COMISSÃO
Nesta segunda-feira (11), a comissão da Câmara dos Deputados que avalia a instauração do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff se reúne mais uma vez.
A expectativa é que hoje seja votado o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO), favorável ao impeachment da presidente.
O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, responsável pela defesa da presidente Dilma Rousseff disse, horas antes da votação do relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que o parecer apresentado pelo parlamentar é a “peça de absolvição histórica da presidente”.
Mais cedo, na mesma sessão, durante discurso em que rebateu as críticas ao seu relatório, o deputado Jovair Arantes (PTB-GO) ressaltou o caráter político do processo de impeachment e disse não haver mais clima para a continuidade de Dilma Rousseff no poder.
Segundo o deputado do PTB, a presidente comanda um governo “autoritário”, “arrogante” e “falido”.
Jovair reafirmou ver “sérios indícios de cometimento de crime pela presidente da República” e “graves e sistemáticos atentados” cometidos por ela contra a Constituição na liberação de créditos suplementares sem autorização do Congresso e nas chamadas “pedaladas fiscais”, que são empréstimos feitos por bancos federais para cobrir despesas do Tesouro Nacional.
Ao iniciar a sessão da comissão do impeachment da Câmara, na qual será votado o parecer do relator -favorável ao afastamento de Dilma Rousseff-, o presidente da comissão, deputado Rogério Rosso (PSD-DF) disse que “qualquer previsão de resultado é futurologia”.
Folha Press

Fonte:
Folha Press/Blog do BG

FPF define datas e locais das quartas

Santos recebe o São Bento, sábado, na Vila Belmiro. No domingo, Corinthians pega o RB Brasil, em Itaquera, enquanto São Paulo encara o Audax, em Osasco

A Federação Paulista de Futebol definiu, em congresso técnico realizado na manhã desta segunda-feira, em São Paulo, as datas, horários e locais dos jogos das quartas de final do Paulistão. As partidas, porém, ainda podem ser alteradas. A Secretaria de Segurança Pública pedirá à FPF para não haver jogos no domingo em virtude das manifestações contrárias e favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.
A Polícia Militar de São Paulo, representada na reunião pelo Major Ricardo Xavier da Silva, do 2º Batalhão de Choque, garantiu que terá efetivo para todos os eventos na capital paulista, independentemente do horário.
– Não tratamos de manifestações. Os clubes tratam de futebol. Um jogo será em Itaquera, outro em Osasco, no domingo – afirmou o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos.
A escolha das datas colocou dos rivais atuando no mesmo dia e em horários próximos. O Corinthians receberá o RB Brasil no domingo, às 16h, em Itaquera – a partida terá transmissão da TV Globo. O São Paulo entrará em campo pouco depois, contra o Audax, às 18h30, no estádio José Liberatti, em Osasco – transmissão do SporTV. 
Com a proximidade dos horários, torcedores de Corinthians e São Paulo poderão se encontrar nos deslocamentos pelo transporte público. Na semana passada, uma briga entre palmeirenses e corintianos deixou um morto.
– O comandante da PM nos tranquilizou sobre os dois jogos no domingo – comentou o gerente de futebol do Corinthians, Edu Gaspar.
A diretoria do São Paulo tentou convencer o Audax a não utilizar o estádio na região metropolitana. O Tricolor chegou a sugerir ao adversário que levasse o confronto para o Pacaembu, mas a ideia não foi aceita pelo ex-jogador Vampeta, presidente do clube.
– Enfrentamos o Corinthians e o Palmeiras lá, não teve problema nenhum. O São Paulo fez uma proposta para jogar em um estádio maior, mas temos um grande respeito pelo município de Osasco. O São Paulo vai ser muito bem recebido no alçapão do Rochdale.  Vai ser um jogo de torcida única, do São Paulo, com alguns torcedores nossos também. Espero que seja um bom espetáculo e que possa dar quem? O Audax – afirmou Vampeta.
PALMEIRAS JOGA NA SEGUNDA-FEIRA
O Verdão pega o São Bernardo em uma data incomum. A partida foi marcada pela FPF para segunda-feira, às 21h, na arena palmeirense – com transmissão do Premiere. 
De acordo com informações do Palmeiras, ao saber que não poderia atuar no sábado e no domingo às 16h, o clube optou pela segunda-feira. 
Vale lembrar que o Palmeiras, por jogar na quinta-feira pela Libertadores (contra o River Plate do Uruguai, em casa) já não poderia atuar no sábado, menos de 48 depois da partida pelo torneio continental.

– O Palmeiras já chegou com a data sugerida. E o torcedor do Palmeiras sempre comparece – afirmou o presidente Paulo Nobre.
SANTOS VAI A CAMPO NO SÁBADO
Com a segunda melhor campanha no geral, atrás apenas do Corinthians, o Santos é o primeiro a entrar em campo nas quartas. O Peixe recebe o São Bento, sábado, às 18h30, na Vila Belmiro – também pelo Premiere. Data e horário foram aprovados pelo presidente Modesto Roma Júnior.
– Nosso estádio é a Vila Belmiro. E jogar em Santos, às 18h30, é bom – resumiu o dirigente.
O caminho das semifinais também já está definido, lembrando que os clubes seguem contabilizando os pontos da primeira fase. O primeiro colocado pega o quarto, enquanto o segundo enfrenta o terceiro. 
Pelo regulamento, os oito clubes classificados para a fase de quartas de final da competição poderão substituir até quatro atletas da relação original, mediante alteração a ser efetuada no sistema “on line” no site da FPF, até o dia 14 de abril de 2016.
Veja como ficaram os confrontos:
Santos x São Bento, sábado, às 18h30, na Vila Belmiro (Premiere)
Corinthians x RB Brasil, domingo, às 16h, na Arena Corinthians (Globo/Premiere)
Audax x São Paulo, domingo, às 18h30, no José Liberatti, em Osasco (SporTV)
Palmeiras x São Bernardo, segunda-feira, às 21h, na Arena Palmeiras (Premiere)
Fonte:Globo Esporte

Irmão do radialista F.Gomes, Leonardo Gomes é assassinado em Caicó, no Seridó potiguar

A Policia Militar registrou um crime de homicídio com características de execução na noite deste domingo(10), por volta de 19h20, no bairro Walfredo Gurgel na zona oeste da cidade de Caicó.

De acordo com as primeiras informações, a vitima identificada como Leonardo Gomes, também conhecido por Naldinho e era irmão por parte de pai do radialista F.Gomes que também foi assassinado a tiros em outubro de 2010 em frente a sua residência no bairro Paraíba em Caicó.

A Policia Civil foi acionada e a equipe de plantão da 3ª DRP se deslocou ao local da ocorrência para fazer os primeiros levantamentos da motivação e dos possíveis suspeitos do crime.
Fonte: Eduardo Dantas

Ingestão de caldo de cana é relatada em surto de doença de chagas no RN

Secretaria de Saúde diz que 4 cidades tiveram casos confirmados em 2015.
Doenças ocorreram em Tenente Ananias, Marcelino Vieira, Alexandria e Pilões.

Quatro municípios do Rio Grande do Norte apresentaram um surto de doença de chagas em 2015. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (11) pela Secretaria Estadual de Saúde Pública. Em 14 casos confirmados, segundo a Sesap, foi relatada a ingestão de caldo de cana.
Ainda de acordo com a Sesap, foram investigados 21 casos suspeitos da doença notificados em Tenente Ananias, Marcelino Vieira, Alexandria e Pilões. Destes, 14 foram confirmados, sendo 11 por critério laboratorial e 3 por exame clínico epidemiológico. Outros 7   ainda aguardam resultado laboratorial. Os casos confirmados apresentaram sinais e sintomas em outubro de 2015, com maior concentração entre os dias 14 e 18.
Oito dos 14 casos confirmados foram notificados em Marcelino Vieira. O trabalho foi feito devido à identificação de aumento do número de casos suspeitos de doença de chagas aguda, a chamada DCA.
“O período do aumento de casos coincide com o período da moagem da cana-de-açúcar”, explica Lúcia Abrantes, no Núcleo de Entomologia da Sesap. Ela explica que o relatório serve de alerta para a população daquela região, pois os indícios são de que a contaminação aconteceu através do caldo de cana consumido nos engenhos. “A moagem da cana acontece todos os anos, mas é a primeira vez que tivemos esse surto no Rio Grande do Norte”, acrescentou.
Barbeiro
Ao encontrar o inseto transmissor, conhecido como 'barbeiro', a Sesap recomenda que ele seja colocado num recipiente fechado, porém com furos, para que o inseto possa respirar. O recipiente deve ser levado a um posto de saúde, que deverá encaminhá-lo para exames. Uma vez confirmada a contaminação pelo Trypanosoma cruzi no inseto, deverá ser feita a sorologia nos moradores do local onde o vetor foi encontrado.
Fonte:G1/RN