segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Campus Natal da UERN deve ser entregue no final de dezembro

Com previsão para ser entregue no final do próximo mês a construção da sede própria da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), localizada avenida João Medeiros Filho, na zona norte de Natal, segue em ritmo acelerado.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), está trabalhando para entregar a sede própria da UERN - Campus Natal aos professores, alunos e servidores, obra muito aguardada por todos.
Em fase de acabamento, os serviços que estão em execução: revestimento externo do prédio, conclusão dos pisos do primeiro e segundo andar, aplicação da impermeabilização da manta de cobertura, finalização dos revestimentos dos banheiros, instalações elétricas e hidrossanitárias, entre outros serviços.
A obra é da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN com fiscalização da SIN. Os recursos já estão assegurados no valor de R$ 6.500.296,00 (investimento do Governo do Estado, por meio do PROINVESTE).
Novo Campus
Contará com salas de aulas, laboratórios, setor administrativo, banheiros, espaço para convivência e mini-auditório.
Fonte:No minuto.

Enem: gabaritos saem na quarta e resultado final no dia 19 de janeiro

Os estudantes terão acesso ao resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no dia 19 de janeiro. No resultado,  poderão saber quanto tiraram em cada uma das quatro provas realizadas neste final de semana: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Também terão acesso à nota da redação, cuja tema foi a intolerância religiosa no Brasil. O gabarito será divulgado na quarta-feira (9), de manhã, no portal do Inep. O anúncio foi feito hoje (6) em coletiva de imprensa após o término do exame.
Teoria da Resposta ao Item
Mesmo com o gabarito em mãos, os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada item. O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar uma questão com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por aquele item. Dessa forma, o candidato só saberá a sua nota nas provas objetivas após a divulgação do resultado final, em janeiro.
Neste final de semana, mais de 8 milhões de candidatos fizeram o Enem em todo o país. As notas da prova podem ser usadas para pleitear vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os candidatos com mais de 18 anos podem usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.
Via Agência Brasil

ALERTA: Aedes aegypti pode estar espalhando MAIS UM vírus em todo o Brasil

Um vírus conhecido como Mayaro pode espalhar-se pelo continente americano nos próximos anos através de mosquitos como o Aedes aegypti, segundo investigadores da área da saúde, noticiou hoje a imprensa brasileira. Um mosquito também presente na Madeira.
Nas últimas semanas, investigadores da Florida, nos Estados Unidos, identificaram o vírus Mayaro no Haiti, num menino de oito anos, com febre e dores abdominais.
Os investigadores concluíram, portanto, que este vírus pode estar a espalhar-se pelo continente.
Segundo os especialistas, os microrganismos também lutam pela sobrevivência das suas respetivas espécies e procuram se adaptar das maneiras mais incríveis para não desaparecer.
Este não é um vírus novo, pois já identificado pela primeira vez em 1954 e também existe na região Amazónica.
O grande problema é que este vírus possivelmente está a adaptar-se, pois antes era transmitido apenas por mosquitos-vetores silvestres e agora, aparentemente, pode ser transmitido por mosquitos-vetores urbanos que já estão espalhados pelo mundo, como o Aedes aegypti, principalmente, e o Aedes albopictus.
Se isso se confirmar, há muitas razões para o Brasil preocupar-se, uma vez que o Aedes aegypti está fortemente presente em todo o território brasileiro.
Este vírus provoca uma doença semelhante ao Chikungunya (vírus transmitido pelo mosquito do género Aedes, que já chegou ao Brasil) e chama-se Febre do Mayaro.
De acordo com Ana Escobar, professora livre docente do departamento de pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, os sintomas da Febre do Mayaro são muito parecidos com os da Dengue ou Chikungunya.
Apenas pelo quadro clínico dos pacientes pode ser difícil diferenciar entre Dengue, Zika, Chikungunya ou Mayaro.
“Só os exames laboratoriais específicos é que podem apontar o diagnóstico correto. No menino de 8 anos do Haiti suspeitou-se inicialmente de Dengue ou Chikungunya. Entretanto, os testes vieram negativos e o de Mayaro confirmou ser positivo”, indicou Ana Escobar.
Segundo a médica, “até ao momento não há nem vacina nem tratamento específico. O tratamento é dirigido ao alívio dos sintomas (febre, cansaço, manchas vermelhas pelo corpo, cansaço e dores de cabeça e nas articulações) e a evolução em geral é bastante favorável”.
A professora disse ainda que entre dezembro de 2014 e junho de 2015 foram confirmados 197 casos de Febre do Mayaro nas regiões norte e centro-oeste do Brasil, com destaque para os estados de Goiás, Pará e Tocantins. O estado de Goiás registrou 66 casos até fevereiro de 2016.
Importante sublinhar, segundo a médica, que no Brasil a transmissão desta doença limitou-se ainda a regiões de floresta. Não há relatos, até ao momento, de transmissão urbana.
O Governo brasileiro declarou emergência sanitária nacional este ano devido à rápida propagação do vírus Zika no país, em particular pela relação direta e comprovada entre as mulheres que contraem o vírus nos primeiros meses de gravidez e os casos de microcefalia que foram documentados, com mais de 1.700 bebés atingidos.
Fonte:R7, com THN1

RN pede ajuda ao Palácio do Planalto para pagar o 13º

O Rio Grande do Norte é um dos estados da federação que cobra do Palácio do Planalto ajuda emergencial da União para terminar o ano e conseguir pagar o 13º salário dos servidores públicos, segundo o jornal O GLOBO. De acordo com o jornal, o pedido é devido à pressão causada pela grave crise fiscal. Além do RN, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul enfrentam sérias dificuldades para honrar suas despesas. 
Outras unidades da federação também enfrentam problemas e já tiveram de atrasar ou parcelar salários nos últimos meses, diz o jornal. É o caso, por exemplo, de Minas Gerais e do Distrito Federal. Um dos principais argumentos apresentados pelos governadores é que o não pagamento do benefício causaria uma onda de pessimismo no país, pois a gratificação contribui para movimentar a economia no fim do ano. Eles alegam que isso teria impacto negativo para os setores de comércio e serviços
Integrantes da equipe econômica reconhecem o drama dos estados, mas afirmam que não há como colocar mais dinheiro nas mãos dos governadores, pois o problema é estrutural. Eles afirmam que o caminho a seguir é implementar programas de ajuste fiscal que reequilibrem as contas regionais. Os estados, por sua vez, rebatem que esse tipo de ação não resolverá as dificuldades até o fim de 2016.
 
Entre os estados listados por O GLOBO, o RN é o único que cuja despesa com pessoal não ultrapassa a Lei de Responabilidade Fiscal. A LRF determina que um estado pode gastar até 60% de sua receita corrente líquida (RCL) com pessoal e no Rio Grande do Norte, esse percentual chega a 57,42%, enquanto o Rio de Janeiro compromete 62,84% e o Rio Grande do Sul, 70,82%. Minas Gerais chega a 78%.
De acordo com dados do Tesouro Nacional, 8 estados do país gastam mais de 60% de sua receita corrente líquida com pessoal. 
Fonte:Novo Jornal

Violência: RN registra 17 assassinatos no fim de semana e se aproxima dos 1.700 no ano

O Rio Grande do Norte já se aproxima de atingir a marca de 1.700 assassinatos neste ano. Essa é a tendência apontada pelo Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) que registrou 17 crimes no estado somente neste final de semana.
Em material divulgado nesta segunda-feira (07), o OBVIO/RN aponta que até o fim da noite deste domingo (06), foram 1.681 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no estado.
"Parnamirim registrou 4 CVLIs (23% do total), seguido de Natal com 3 CVLIs (17% do total), depois Ceará-Mirim com 2 (12% do total), seguidas por uma ocorrência em cada município a seguir (6% do total cada): Areia Branca, Assu, Felipe Guerra, Macaíba, Maxaranguape, Mossoró, Nisia Floresta e São Gonçalo do Amarant", detalha trecho do levantamento.
O Observatório destaca também que o dia de maior incidência criminal foi no domingo com 8 CVLIs , 47% das ocorrências. Na sexta-feira (04), foram computados 2 CVLIs (12% do total) e no sábado (05) com 7 CVLIs (41% do total).
"Quanto ao tipo de instrumento utilizado na perpetração dos CVLIs, 15 ocorrências (88% do total) foram com arma de fogo e duas (12% do total) foram com arma branca", pontua outro techo do relatório.
Matéria completa na edição impressa desta terça-feira (08).