quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Blog Messias Online chega aos 100.000 acessos

Ontem o blog Messias Online obteve a marca dos 100.000 acessos,só temos a agradecer a todos que diariamente acessa nosso blog para ver as notícias do nosso estado e  principalmente de nossa região,nosso blog é comprometido com a verdade e vem se caracterizando por ser imparcial,pois acreditamos que o leitor tem que ter opinião própria,queremos agradecer a todos os messiense que acreditam na gente, e que nos próximos messes que venham mais 100.000.Muito obrigado

Documentos mostram que Jango era monitorado pela Operação Condor

Brasília - Deposto pelo golpe militar em 1964, o ex-presidente João Goulart, o Jango, exilou-se com a família no Uruguai e, depois, na Argentina. No entanto, mesmo depois de retirado da Presidência da República, continuou sendo alvo do regime militar.
Fotos e documentos exclusivos do Arquivo Nacional, obtidos pela TV Brasil, mostram que João Goulart era vigiado pelos militares, inclusive em momentos privados, como durante a festa de aniversário em que comemorou 55 anos.
Para o neto de Jango, Christopher Goulart, o avô sabia que era vigiado, porém isso não o incomodava. “Ele não se importava muito, não era uma coisa que o incomodava”.
Um documento do Serviço Nacional de Informação (SNI) mostra que as correspondências do ex-presidente eram constantemente lidas e analisadas pelos militares. No próprio documento, datado de 1966, um agente militar revelou que as cartas de Jango eram obtidas de forma clandestina. Em outro documento, o Centro de Informações do Exterior (Ciex) traz informações sobre uma viagem de Jango para a Argentina. A partir dos detalhes da viagem, os militares classificaram que Jango estava se preparando para retornar ao Brasil.
Para o historiador e coordenador do curso de história da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Enrique Padrós, João Goulart foi vítima da Operação Condor, ação conjunta de seis países sul-americanos, inclusive o Brasil, para reprimir opositores às ditaduras militares da região. A operação foi criada oficialmente em 1975, mas começou antes, como mostra a reportagem da TV Brasil. “Ele foi sistematicamente vigiado, foi sistematicamente atingido, com essa coisa de infiltrarem pessoas ou, talvez, infiltrarem mecanismos para obter informações”, completa.
Em 6 de dezembro de 1976, Jango morreu na cidade argentina de Mercedes, onde também viveu durante o exílio. A certidão de óbito diz que o ex-presidente foi vítima de um ataque cardíaco. A família, no entanto, suspeita das circunstâncias da morte de Jango, pelo fato de que o ex-presidente estava se organizando para voltar ao Brasil com o intuito de atuar contra o regime militar. “É claro que é muito suspeita [a morte de Jango]. É óbvio que é muito suspeita e, enquanto for suspeita, tem que se investigar”, defende Christopher Goulart.
Depoimentos do ex-espião do serviço de inteligência da polícia uruguaia Mário Neira alimentam a teoria de assassinato. Preso em Porto Alegre há mais de dez anos por crimes como contrabando de armas, Neira disse que uma operação foi montada para envenenar Jango. A decisão, segundo ele, foi tomada em uma reunião com representantes do governo uruguaio, do Serviço de Inteligência Americano (CIA) e o delegado Sérgio Fleury, então chefe do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) de São Paulo. “Foi uma operação muito prolongada e a gente não sabia que teria como objetivo a morte do presidente João Goulart”, relatou.
        
Segundo Neira, os remédios de Goulart, que sofria de problemas do coração, foram trocados por comprimidos com uma substância que acelerava os batimentos cardíacos e provocava uma parada cardíaca. “Os remédios vieram da França e foram recebidos na gerência do Hotel Liberty. Foi um araponga que foi colocado neste hotel, porque os remédios ficavam em uma caixa-forte, uma caixinha mesmo de segurança. Em cada frasco, foi colocado um comprimido, apenas um comprimido com o composto que tinha uma ação que provocaria uma parada cardíaca. Acho que ele tomou coincidentemente naquela noite [o veneno], porque todo o relato da dona Maria Tereza [mulher de Jango] fala dos sintomas que encaixam com o que acontece quando a pressão sobe, baixa constrição dos vasos.”
Com base no depoimento de Neira, a família de João Goulart pediu uma investigação ao Ministério Público Federal (MPF). Mas o processo foi arquivado pela Justiça sob o argumento de que o crime prescreveu.
Com a impossibilidade de investigação no Brasil, o procurador federal Ivan Marx recorreu à Justiça argentina. “Fui até Paso de Los Libres [próxima à cidade de Mercedes], na Justiça Federal argentina competente, e solicitei uma investigação sobre a morte do João Goulart. Existe a Lei de Anistia e todo esse problema que hoje estamos tentando processar no Brasil, mas, diante de todas as dificuldades, achei importante provocar a Justiça argentina, pois o fato ocorreu lá. Eles têm uma competência territorial para investigar os fatos”, explicou.
O historiador Enrique Padrós defende esclarecimentos sobre a morte de Jango. “É muito grave um país como o Brasil, até hoje, não ter certeza de como faleceu o único presidente que morreu fora, exilado.”
A TV Brasil iniciou segunda-feira (15) a exibição da série jornalística, com quatro reportagens, sobre a Operação Condor. Até o dia 19, o Repórter Brasil Noite vai exibir uma reportagem, sempre às 21h, com reprise no Repórter Brasil Manhã, às 8h. Depoimentos completos, fotos e documentos estão disponíveis no portal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), no endereço www.ebc.com.br/operacaocondor.

SECRETÁRIO DIZ QUE SÓ FARÁ CONCURSO PARA A PM QUANDO FOR CONVENIENTE

 (Fábio Cortez/ArquivoDN)
 
O titular da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), o delegado Federal Aldair da Rocha, afirma que só poderá fazer concursos para preencher as 3,8 mil vagas em aberto para a Polícia Militar do Rio Grande do Norte quando for "conveniente e oportuno". O assunto é alvo de um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público Estadual nesta terça-feira (16) para saber os planos do governo para suprir essa deficiência no efetivo da força policial. O secretário, porém, ressalta que isso não é possível atualmente devido aos "problemas complexos" na economia do Estado.
Aldair da Rocha garante que o tema tem sido acompanhado de perto pela governadora. "No entanto, todos sabemos da situação econômica do estado quanto ao limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal". O secretário admite que a deficiência no efetivo é um problema que atinge não somente a PM, mas outros órgãos como a Polícia Civil e o Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep). "Queremos que até 2014 estejamos com o efetivo necessário, mas na situação em que se encontra o Estado, não adianta contratar sem ter como pagar os servidores".
Apesar dessas dificuldades, o titular da Sesed assegura que essas deficiências serão sanadas paulatinamente, de acordo com a disponibilidade econômica do Estado.
Em portaria publicada no Diário Oficial do Esado (DOE) desta terça-feira (16), o promotor Wendell Beetoven abriu inquérito civil para apurar que providências o governo estadual deve adotar para preencher 3.783 vagas previstas em lei para a PM/RN. O promotor explica que o efetivo da corporação deveria ser de 13.466, mas, em dezembro do ano passado, ele era de 9.683. "E esse número vem decaindo desde então, devido à aposentadoria ou morte de policiais".
Para o promotor, essa deficiência no efetivo gera problemas para o policiamento, sobretudo no interior do RN. "Tenho vários procedimentos em minha promotoria que apuram falta de policiais em pequenas cidades e o fato de vários outros serem cedidos para outros órgãos". Para Wendell Beetoven, o governo estadual precisa criar um plano de reposição permanente do pessoal que serve na PM/RN, poque "os policiais vão envelhecendo, se aposentando, alguns morrem e outros exonerados, mas suas vagas não são repostas. É preciso haver concursos periódicos para preencher o vazio deixado por esses policiais que se afastam".
 
DN Online

Bíblia no ranking de livros mais lidos no país, em 2011

A Bíblia encabeça a lista de livros que as pessoas leram recentemente ou liam quando foi feita a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, no ano passado. A informação consta de artigo da pesquisadora Marisa Lajolo no livro “Retratos da Leitura no Brasil 3″ (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo), lançado este ano na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A Bíblia continua liderando a lista quando a pergunta foi “o livro mais marcante”. As informações foram dadas por 49% dos entrevistados. Ou seja: mais da metade dos leitores não lembra do livro que leu nem mesmo recentemente. Os dez primeiros títulos de livros que as pessoas disseram ter lido recentemente ou estar lendo durante a realização da pesquisa são:
1 – Bíblia
2- Ágape
3 – A cabana
4- Crepúsculo
5 – Violetas na janela
6 – O caçador de pipas
7 – O pequeno príncipe
8 – Amanhecer
9 – Dom Casmurro
10- Harry Potter
Fonte:O xerife

Governadora anuncia ações de segurança e entrega viaturas e armas à PM

Governadora entregou 37 novos veículos à Polícia Militar destinados à atividade de policiamento ostensivo no interior do Estado.

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, acompanhada da cúpula da Segurança Pública, anunciou à imprensa na manhã desta quarta-feira (17), no auditório da Governadoria, as ações e medidas de Segurança Pública que estão em andamento no Estado. O evento contou com a participação do Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, dos Comandantes dos órgãos de Segurança Pública, bem como os prefeitos das respectivas cidades beneficiadas.

“Hoje estamos divulgando breves relatos a respeito do que vem sendo feito na área da Segurança Pública. Essa é uma prioridade e preocupação do nosso governo em solucionar o problema da violência, pois sabemos que essa é uma área vital para a nossa sociedade”, disse Rosalba Ciarlini.

A Governadora também ressaltou a importância da integração de todas as unidades de Segurança Pública para o bom desempenho desse trabalho. “Estamos fazendo algo inédito no estado que é integrar todos os setores de Segurança Pública como Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil para realizar um trabalho organizado, com investimento no serviço de Inteligência, inclusive, nós temos um Comitê de acompanhamento, no qual reunimos semanalmente, os comandantes desses órgãos para fazer um relatório de avaliação”, relatou.

Na ocasião, a Governadora também fez a entrega de 37 novos veículos à Polícia Militar destinados à atividade de policiamento ostensivo no interior do Estado, além de 1.200 novos coletes balísticos e 2.500 pistolas modelo PT 100 calibre ponto 40. Com essa entrega, a Governo do Estado do RN completa a distribuição das pistolas a todos os policiais militares que trabalham na atividade operacional, fazendo com que cada policial militar tenha sua arma de porte individual. Os coletes, somados aos que a PM já possui, completarão todo o efetivo operacional de serviço.
Continuar lendo clique aqui
Fonte:Nominuto

 

Brasileiro é o 10º que mais gasta com celular

O brasileiro é um dos que gastam maior porcentagem da sua renda para usar celular, telefone fixo e banda larga, e as companhias que provêm esses serviços estão entre as que mais faturam. Segundo dados compilados pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) no relatório "Medindo a Sociedade de Informação", divulgado na semana passada, as empresas de telecomunicações brasileiras ocupam o quarto lugar na lista das maiores receitas (em dólar).

Ao mesmo tempo, em uma lista de 161 países, o Brasil é o 93º num ranking que posiciona os países segundo o peso das telecomunicações no bolso do consumidor: 4,1% da renda do consumidor brasileiro em 2011, pouco menos que em 2010 (4,7%). Os cálculos incluem celular, telefone fixo e internet banda larga fixa.

No caso do Brasil, os dados usados são o preço máximo fornecido pelas empresas à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Segundo o relatório, o brasileiro é o 10º entre os que gastam maior percentual de sua renda para fazer ligações de celular: na média, 7,3%, mesmo número de 2010.

Como o dispêndio caiu em outros países, o Brasil subiu no ranking mesmo sem ter mudado seus dados de um ano para o outro. Ocupava a 16ª posição em 2010.
Fonte:Jean Carlos