sexta-feira, 17 de abril de 2015

TIM passa a oferecer WhatsApp ilimitado a todos os planos

A operadora de telecomunicações TIM ampliará na próxima terça-feira (21) sua parceria com o aplicativo de comunicação WhatsApp, do Facebook, informou à Reuters o diretor de marketing da TIM, Roger Solé.
A partir da semana que vem, todos os planos pré-pagos e pós-pagos da operadora que incluam dados terão WhatsApp ilimitado, ou seja, o uso do aplicativo de troca de mensagens não será descontado da franquia de dados contratada pelo cliente.
Desde o fim do ano passado, a oferta de WhatsApp ilimitado estava restrita a dois planos específicos, o Controle WhatsApp (que incluía dados e SMS) e o Liberty Express (pós-pago que incluía dados, voz e SMS).
Segundo Solé, o acordo com o WhatsApp não é financeiro, mas o executivo recusou-se a dar detalhes da parceria.
“O uso de WhatsApp é fenômeno no Brasil. Esperamos fidelizar nossa base de clientes (…) e trazer clientes conectados da concorrência”, declarou. A TIM não informou quantos clientes de sua base utilizam WhatsApp.
Na quarta-feira, a concorrente Claro anunciou iniciativa que vai no sentido contrário, encerrando a parceria que tinha até então com as redes sociais Twitter e Facebook, mas ampliando a franquia de dados dos clientes sem pagamento adicional.
As parcerias entre operadoras e redes sociais é criticada por alguns especialistas por ferir a chamada neutralidade da rede, princípio do Marco Civil da Internet, espécie de constituição da Web em fase de regulamentação no país.
O princípio prevê que as operadoras ofereçam acesso igualitário aos sites, sem privilégios a determinados aplicativos.
Para Solé, esse tipo de parceria não viola a neutralidade.
“Sem dúvida a Internet tem que ser completa, tanto é assim que nós não oferecemos o benefício do WhatsApp a não ser que o cliente já esteja comprando o pacote de dados”, declarou. (Reuters)
Fonte:Blog do Xerife

RN ultrapassa marca de potência eólica e se destaca na geração de energia

O Estado do Rio Grande do Norte ultrapassou, nesta quinta-feira (16), a marca de 2 GW de potência eólica instalada em seu território. O feito se deu com a entrada em operação comercial de 18 unidades geradoras, somando 29.160 MW do parque eólico Morro dos Ventos II, de propriedade da empresa CPFL Renováveis S/A, instalados no município de João Câmara, região do Mato Grande. 

Com isso, o RN chega a uma potência instalada de  2.020,157 MW. São 1.133 turbinas eólicas distribuídas por  75 usinas em todo o Estado. O relevante fato ocorre a menos de 1 ano da quebra da barreira de 1 GW, que se deu em maio de 2014 e apenas três anos após o Brasil ter atingido a mesma marca, em 2012.

"O Rio Grande do Norte é o primeiro estado a ultrapassar a barreira dos 2GW eólicos, o que nos coloca em uma posição ímpar. Além disso, temos  a maior matriz eólica estadual do Brasil", diz o diretor de energia eólica do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Milton Pinto, reforçando  que atualmente 80% da energia consumida no Estado vem de fontes eólicas. 
Leia a reportagem especial sobre os desafios e oportunidades da indústria eólica no RN

O valor de 2,02 GW produzidos no RN supera vários países europeus como Grécia,Bélgica e Noruega, se equiparando aproximadamente a Irlanda e Áustria. Sozinho, o RN supera também o montante de potência instalada de todos os países da América do Sul juntos, com exceção do Brasil.  Atualmente, a capacidade eólica nacional instalada é de  5.841 MW, de acordo com dados da Aneel.
 
Para o presidente do CERNE e do Sindicato das Empresas do Setor Energético do RN (SEERN), Jean-Paul Prates,  a quebra desse recorde é resultado do longo trabalho que vem sendo feito há quase uma década e que comprova o imenso potencial do Estado. "Quando aceitei o desafio de desenvolver a energia eólica para o RN, sabia que havia uma riqueza gigantesca a ser explorada. Foi um trabalho em várias frentes, envolvendo várias pessoas. O resultado é esse: em menos de um ano quebramos dois recordes: o do primeiro gigawatt e agora o segundo. Agora mesmo, o RN volta a  aparecer em primeiro lugar em projetos habilitados para o leilão de 27 de abril. Esse é um processo sem volta. Havendo contínuo apoio governamental, estou certo que o destino do RN é manter-se na liderança nacional em energia eólica por muitos anos", afirmou Prates. 

Fonte:Tribuna do Norte