sexta-feira, 6 de junho de 2014

CORPO EM AVANÇADO ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO É ENCONTRADO EM JANDUIS




Policiais militares de Janduís foram acionados na manhã desta sexta-feira (06), dando conta de um corpo em avançado estado de putrefação as margens da BR 226 sentido Messas Targino, nas proximidades do açude do “S”

 De imediato a guarnição de serviço comandada pelo Cabo Silva se deslocou até o local citado e constatou a veracidade do fato. O corpo de um homem encapuzado e vestindo um paletó com uma calça social estava morto no perder barriga local há pelos menos dois dias, acredita os peritos do Itep. No corpo foi encontrado uma perfuração em cima do coração, possivelmente de arma de fogo. 

 Policiais civis da 7ª Delegacia Regional de Patu sob o comando do Delegado Sandro Régis estiveram no local colhendo as primeiras informações para darem inicio ao inquérito policial. O corpo foi removido para a sede do Itep em Mossoró onde será necropsiado e identificado. Clique AQUI e veja imagens fortes
Fonte:Carinha da Net

UFRN divulga lista com os primeiros aprovados do curso de medicina Caicó

Sai a lista com os aprovados para o curso de medicina que funcionará em Caicó. A lista completa foi disponibilizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Confira os aprovados:
Adonias Delmiro Dantas Neto
Alison Raniere de Sousa
Ana Carolina Pessoa de Lima Oliveira
Andressa da Silva De Santana
Andressa Lopes Bohrer
Armando Jose Pereira Rodrigues Filho
Ayssa Kiev De Sousa Goncalves
Barbara Santos de Oliveira
Carolina de Lourdes Lopes Rego
Danilo Hudson Felix dos Santos
Enielson Ferreira Dias
Eurenice Maevy Benigno de Oliveira Moura
Everson de Brito Damasceno
Felipe Eduardo da Trindade Dutra Tavares
Fernanda Ferreira de Andrade
Francisco Kleiber de Macedo Bezerra
Geraldo Trigueiro Leite Junior
Giorgione Guerra Cabral
Gleiton Diego Linhares
Hugo Macedo de Moura
Iohana Arruda de Oliveira
Isadora Figueiredo Lara
Italo Marcelo Maia Marques
Jean Marcel Bezerra Franca
Jorlanny Meirelayni da Cruz Fernandes
Leandro Pereira da Costa
Leticia Beatriz Agra Santos
Lucas Lenine Dantas Formiga
Luis Pedro Ferreira de Assis
Maria Clara Carvalho Rameiro
Milena de Araujo Pereira
Monica Raquel de Souza Aquino
Paula Yndihanara Monteiro Andrade]
Raquel Buriti Pereira
Renackson Jordelino Garrido
Rodrigo Ferreira do Nascimento
Thaysa de Sousa Costa
Valdir Pereira Alves Filho
Yasmin Fyama da Silva Dias
Zuezyo Costa Dutra
Fonte:O Xerife

Como vingança ao DEM, Rosalba pode entregar governo do RN a Robinson Faria

Seria a maneira da governadora dificultar a eleição de Henrique Alves, beneficiado pela aliança com o Democratas

A informação correu como rastilho de pólvora, na manhã desta quinta-feira: caso seja preterida no próprio partido, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) renunciaria ao governo do Rio Grande do Norte, entregando a gestão aos adversários do DEM, no caso, o vice-governador Robinson Faria (PSD) e o PT. Segundo fontes, ligadas a Carlos Augusto Rosado (marido de Rosalba e secretário-chefe do Gabinete Civil), que pediram sigilo, seria uma espécie de vingança do casal ao fato de estar sendo massacrado no DEM do senador José Agripino Maia, que trabalharia para naufragar a possibilidade de reeleição de Rosalba com objetivos nítidos de fortalecer o palanque de Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Wilma Maria de Faria ao governo e ao Senado, respectivamente.
Há cerca de trinta dias, os bastidores da política foram tomados pela informação de insatisfação do casal que administra o Estado para com o próprio partido administrado pelo senado José Agripino Maia. Mesmo em dificuldades administrativas, Rosalba esperava um gesto político de Agripino pelo fato de ter permanecido no DEM quando foi convidada a migrar para o PSD. O gesto em favor de Agripino significou dificuldades para o governo e afastamento da base da presidente Dilma Rousseff.
Carlos Augusto, na oportunidade, teria dito: “Não trocarei uma amizade de mais de 40 anos que tenho com José Agripino justamente deixando o DEM no momento que ele assume a presidência”. Rosalba, assim, permaneceu no DEM e teria comido “o pão que o diabo amassou”, por falta de acesso aos cofres federais, dependendo, para colher convênios e recursos, da interveniência dos deputados Henrique Alves (PMDB) e João Maia (PR) e do ministro da Previdência Garibaldi Filho (PMDB).
REELEIÇÃO
Embora jamais tenha admitido publicamente o desejo de se candidatar à reeleição – a primeira manifestação dela foi durante a reunião interna do DEM, na segunda-feira passada -, Rosalba sempre trabalhou e desejou ser candidata. No entanto, está encontrando dificuldade por causa da articulação do atual presidente da Câmara, que quer ser candidato a governador. Tendo enfrentado um governo de dificuldades, a governadora não se envolveu em escândalos administrativos e apostou nisso como diferencial. Abandonada por aliados, ela esperava, ao menos, o apoio do próprio partido, porém, este tem sido negado. Por 45 votos a 10, os membros do diretório estadual decidiram, na última segunda-feira, que o DEM irá priorizar a disputa proporcional. A consequência dessa posição é o apoio às candidaturas de Henrique e Wilma, arquirrivais, hoje, de Rosalba Ciarlini.
Na avaliação do cientista político Antonio Spinelli, ao negar a legenda a Rosalba e levá-la para o palanque de Henrique e Wilma, Agripino leva a efeito um projeto pessoal que visa à reeleição dele em 2018 ao lado de Garibaldi. A ideia seria colocar no Senado em 2014 a única personalidade política do Estado que hoje representaria uma ameaça à reeleição futura de Agripino: Wilma de Faria. Se a ex-governadora for eleita agora para o Senado, a representação política do RN na Câmara Alta ficaria composta por Garibaldi, Agripino e Wilma, os três ex-governadores e ex-prefeitos de Natal. Em 2018, Agripino e Garibaldi disputariam sem concorrentes de peso suas respectivas reeleições. Na oportunidade, Wilma estaria apenas na metade do mandato, de oito anos.
No DEM, a não candidatura de Rosalba é tida como certa. Depois da derrota no diretório, segunda passada, a situação da governadora não deverá ser modificada quando da convenção, no próximo dia 15. A reunião da convenção deliberará a homologação da proposta de coligação aprovada pelo diretório. Também abordará a escolha de candidatos às eleições majoritárias e proporcionais de 2014, bem como sorteará os números dos candidatos. Rosalba, que já enfrenta dificuldades administrativas, poderá sair da convenção massacrada, abandonada pelo próprio partido que a colocou no poder.
Ney Lopes: “Rosalba sente-se humilhada por um ato deplorável”
Defensor da candidatura à reeleição da governadora Rosalba Ciarlini, o ex-deputado federal Ney Lopes de Souza (DEM) disse que a governadora foi “humilhada” pelo “ato deplorável” do próprio partido, que rejeitou, no âmbito do diretório estadual, a proposta de candidatura à reeleição. “Ela saiu da reunião humilhada, chorou muito, está chocada, pelo ato deplorável”, disse, em entrevista ao Jornal de Hoje.
Segundo Ney, a governadora tem compromissos com o Rio Grande do Norte. Sobre a possibilidade de ela renunciar ao cargo, ele disse se tratar de uma posição pessoal da governadora, que está à frente do Estado desde janeiro de 2011, quando derrotou, no primeiro turno, o então governador Iberê Ferreira de Souza (PSB).
“Não estou sabendo de possível renúncia da governadora. Não falei com ela depois que ela viajou a Brasília. Creio que não. Na minha ótica, não”, disse Ney, atento à informação que surgiu nos bastidores da política estadual, de que Rosalba poderia renunciar como resposta ao partido, que quer sepultar a possibilidade de ela se candidatar à reeleição.
“Acho que a governadora também tem a responsabilidade de cumprir o mandato dela”, continuou Ney, que está cotado para ser, inclusive, candidato a deputado federal novamente nessas eleições com o apoio de Rosalba. “Acredito que essa informação não procede, nem tem fundamento. Acho que Rosalba irá até o fim do mandato”, afirmou.
Posse de Robinson modificaria quadro eleitoral de 2014
Se vier a assumir com a renúncia de Rosalba, o vice-governador Robinson Faria teria chance de reverter a posição de desvantagem na contabilidade eleitoral. Atualmente, contando apenas com a minúscula estrutura da Vice Governadoria, Robinson enfrenta o deputado federal Henrique Alves, detentor de mega estrutura da Câmara dos Deputados.
O poder de articulação e convencimento do presidente da Câmara é infinitamente maior que o da Vice Governadoria – a começar pelo orçamento e a terminar pela influência política. Entretanto, caso assuma o governo do Estado, Robinson ganharia em poder de convencimento, haja vista a possibilidade de acomodar aliados. Assim, o vice-governador poderia trabalhar o apoio de várias lideranças, inclusive, o que poderia, em última análise, modificar a formatação das chapas já montadas.
Outra mudança de cenário advinda com eventual posse de Robinson no governo do Estado seria o fato de que Robinson, como governador, seria candidato não mais ao primeiro mandato, mas à reeleição, uma vez que iria para as urnas em outubro no exercício do mandato. Assim, seu poder de barganha na montagem da chapa seria infinitamente maior, tendo em vista que ele poderia negociar o seu vice com partidos como o próprio PMDB, que poderia indicar o deputado estadual Walter Alves como vice, com o compromisso de ser o candidato a governador nas eleições de 2018.
A eventual posse de Robinson como governador do Rio Grande do Norte poderia ainda mudar o quadro de candidaturas majoritárias pré-estabelecido. Com Robinson fortalecido, Henrique Alves poderia rever a condição de candidato a governador. A atual candidata ao Senado, Wilma de Faria, poderia desistir de ser candidata ao Senado para disputar o governo contra Robinson com o apoio do PMDB. Wilma também poderia desistiria da parceria com Henrique para se aliar a Robinson, disputando, ao lado do governador, o mandato no Senado, criando uma nova correlação de forças políticas no Estado.
Em suma, tudo é possível com a renúncia de Rosalba. Tal posição teria o condão de modificar o quadro eleitoral, inclusive, prejudicando o projeto de candidaturas proporcionais do DEM, que teria dificuldade em fechar uma aliança favorável à reeleição dos atuais deputados estaduais e federal do partido.
Fonte:JH

Rio Grande do Norte receberá mais R$ 553 milhões em investimentos no setor eólico

O Rio Grande do Norte receberá mais três parques eólicos com capacidade para gerar 84 MW de energia eólica. Os novos números são provenientes do resultado do leilão A-3 realizado nesta sexta-feira (6) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Com previsão para entrar em operação até junho de 2017, os novos parques somados aos já leiloados garantirão ao Rio Grande do Norte capacidade instalada total de 3,284 GW em um total de 134 parques.
De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) esses investimentos representam um aporte de R$ 553 milhões no setor eólico do RN.
Com investimentos privados da ordem de R$ 14,5 bilhões no setor eólico, a estimativa da SEDEC é que no próximo leilão de energia A-5, programado para setembro, o resultado para o RN seja mais amplo, visto que o estado já contará com os impactos do leilão de linha de transmissão realizado em maio e que amplifica o sistema de transmissão local.
Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o Rio Grande do Norte é hoje o estado brasileiro com maior capacidade instalada de energia gerada por parques eólicos. Os bons números destacam o RN com 1.163,5 MW de capacidade instalada em 41 parques em operação.
Fonte:De Fato