quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

SAÚDE: SAIBA TUDO SOBRE A APINÉIA DO SONO

O que é apnéia do sono

A apnéia do sono é uma desordem comum que pode ser muito séria. Durante apnéia do sono a respiração pára ou fica muito fraca quando a pessoa dorme. Cada pausa na respiração dura geralmente entre 10 a 20 segundos, ou mais. Essas pausas podem ocorrer de 20 a 30 vezes ou mais a cada hora.

O tipo mais comum de apnéia do sono é a obstrutiva. Durante o sono, ar suficiente não consegue ir para os pulmões através da boca e nariz, mesmo que a pessoa tente respirar. Quando isso acontece, a quantidade de oxigênio no sangue pode cair. A respiração normal então começa novamente com o ronco alto.

Quando o sono durante a noite é perturbado, a pessoa pode ficar bastante sonolenta durante o dia. Com apnéia do sono, a pessoa não tem um sono tranqüilo porque:
* Os rápidos episódios de apnéia ocorrem muitas vezes.
* A pessoa pode ter rápidas quedas de níveis de oxigênio no corpo.
* A pessoa vai do sono profundo para o superficial várias vezes durante a noite, resultando em queda na qualidade do sono.


Pessoas com apnéia do sono freqüentemente têm ronco alto. Porém, nem todas as pessoas que roncam têm apnéia.
Apnéia do sono sem tratamento pode elevar as chances de ter pressão alta, diabetes, acidentes no trânsito e trabalho e até ataque cardíaco e derrame.

Causas da apnéia do sono
A apnéia do sono ocorre quando o ar suficiente não consegue ir até os pulmões quando se está dormindo. Quando a pessoa está acordada, e normalmente durante o sono, os músculos da garganta a mantém aberta e o ar flui até os pulmões. Porém, na apnéia obstrutiva do sono a garganta fecha por períodos curtos de tempo, causando pausas na respiração. Com essas pausas na respiração, o nível de oxigênio no organismo pode cair.  Essa situação acontece se ocorrer uma das condições abaixo:
* Os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal.
* As amídalas e adenóides são grandes.
* A pessoa está acima do peso. Excesso de tecido mole na garganta dificultam mantê-la aberta.
* O formato da cabeça e pescoço resulta em menor espaço para passagem de ar na boca e garganta.

Apnéia central é um tipo raro de apnéia do sono que acontece quando a área do cérebro que controla a respiração não envia os sinais corretos para os músculos respiratórios. Então não há esforço para respirar por breves períodos. O ronco não é típico na apnéia central.

Tratamento da apnéia do sono

O tratamento da apnéia do sono visa restaurar a respiração regular durante a noite e aliviar os sintomas como ronco alto e sonolência durante o dia. O tratamento também ajudará em problemas de saúde associados à apnéia do sono, como pressão alta e risco de ataque cardíaco e derrame. Algumas pessoas com apnéia do sono podem se beneficiar da cirurgia. O tipo de cirurgia depende da causa da apnéia do sono.

Mudanças de hábitos

Pessoas com apnéia do sono devem fazer algumas mudanças de hábitos, como:
* Evitar o consumo de álcool, fumo, e remédios para dormir.
* Emagrecer caso esteja acima do peso.
* Dormir de lado ao invés de bruços.

Fonte: Pesquisa no google

Shirley Targino é eleita 2º Vice-presidente da Femurn

Prefeitos de várias regiões do Estado se reuniram na manhã desta terça-feira (28) para escolher a nova diretoria e o conselho fiscal para o biênio 2011/2012 da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

Em decisão unânime, os gestores municipais optaram pela reeleição do prefeito de Lajes, Benes Leocâdio (PP), para o cargo de presidente, e o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PR), como vice- presidente.

A reeleição foi comemorada pelo prefeito Jaime Calado. “O resultado da votação mostra que os 118 prefeitos integrantes da Femurn aprovam a nossa gestão e o modo como nos posicionamos em defesa dos municípios do Estado”.

Benes e Jaime ainda fizeram um balanço do mandato a frente da federação e apresentaram uma prestação de contas da atuação dos últimos 24 meses.

Confira a diretoria da Femurn:

Presidente: Benes Leocádio ( Lajes)
1º Vice-presidente: Jaime Calado (São Gonçalo do Amarante)
2º Vice-presidente: Shirley Targino (Messias Targino)
3º Vice-presidente: Galeno Torquato (São Miguel)
4º Vice-presidente: Flavio Azevedo (Nova Cruz)
5º Vice-presidente: João Gomes (Brejinho)
1º Secretário: Miguel Teixeira (São Miguel do Gostoso)
2º Secretário: Salomão Gurgel (Janduís)
1º Tesoureiro: Antônio Peixoto (Ceará-Mirim)
2º Tesoureiro: Expedito Salviano (Venha Ver)

Fonte: Blog do Campelo

TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM MESSIAS TARGINO ACABA BEM

Hoje  de 8 horas da manhã o homem conhecido como Aurí, subiu na torre de transmissão da OI, que fica localizada na rua Dr Edino Jales,e ameaçou  pular, quando de repente  juntou uma mutidão envolta da torre pedindo que ele não pulasse.Segundo alguns comentários Aurí teria tomado a decisão de subir na torre porque, nenhuma de suas duas mulheres queria mais ele, ai revoltado com a decisão das duas ele decidiu se matar.Mas com a chegada do corpo de bombeiros de Mossoró que tomou conta do resgate que durou aproximadamente 3 horas tudo terminou bem,todas as negociações do corpo de bombeiros com Aurí foi feita pelo celular,outra coisa que chama  a atenção é a falta de segurança no acesso a torre,o muro que separa a mesma  da rua não tem mais do que   um  metro de altura possibilitando a entrada de qualquer pessoa,mas também segundo comentários Aurí já tinha o costume de subir na torre em companhia de alguns amigos para apreciar a noite.Nesse momento temos que agradecer a equipe do corpo de bombeiro pelo sucesso nas negociações e tudo ter terminado bem..