terça-feira, 10 de abril de 2012

Reflexão do dia


Servidores da saúde no Estado deflagram greve em Mossoró

Conforme já havia sido divulgado pelo Correio da Tarde, os servidores da rede estadual da saúde, decretaram greve hoje.
A mobilização teve início as 8h, com a chamada dos trabalhadores do hospital Rafael Fernandes, que seguiram em caminhada até o laboratório regional - Laren. Após o chamado de greve, a mobilização aconteceu em frente ao Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia.

De acordo com as informações de João Morais, presidente do Sindicato da Saúde - Sindisaúde, regional Mossoró, os servidores já começam a fazer a conhecida escala de greve.

Ainda de acordo com ele, a greve só foi decretada, porque antes já havia sido realizada uma reunião em março com o secretário da saúde Domício Vale, onde foi exposta toda a pauta de reivindicações dos servidores estaduais onde ele foi avisado da greve que começou hoje, 09 de abril, mas poucas propostas concretas foram apresentadas. "Nós avisamos, conversamos com o secretário, mas não apresentaram propostas e por isso estamos lutando por nossos direitos, e nesta manhã, iniciamos nossa mobilização, nossa greve", destaca João Morais.

Ainda de acordo com as informações de João Morais, presidente do Sindisaúde, os servidores lutam por reajuste salarial, qualificação, pagamento de plantões, entre outros .

Na reunião com o secretário, o que foi tratado sobre os plantões indenizatórios , e que mais se chegou próximo a um entendimento foram os plantões eventuais.

Segundo o sindicalista, as dívida referentes a 2010 e 2011 com os servidores que deram plantões além dos quatro eventuais e ainda não receberam suas indenizações. O governo ficou de apresentar um calendário de pagamento mas não foi bem visto pelos servidores, uma vez que deveria ser em quatro vezes.

Já a tão esperada tabela de Incentivo à qualificação foi o ponto que os representantes do governo ficaram mais reticentes. Achando que poderia ser ilegal uma vez que servidores públicos não podem trocar de função sem concurso.

Sobre o reajuste salarial, que se trata do ponto maior da greve, o sindicato destaca que a Lei de Responsabilidade Fiscal foi usada, mas ainda outras. "O sindicato sempre argumentou sobre os encontros com a governadora e principalmente da greve que está por ser iniciada, mas, mesmo assim, não houve avanços", disse o presidente do sindisaúde.

João Morais lembra ainda que sobre o ponto da contratação de concursados, o secretário de saúde disse já ter pedido um levantamento sobre os servidores que estão se aposentando ou se desligaram da secretaria, para tomar uma posição sobre o assunto.

De acordo com ele, em Mossoró, os servidores tem feito cotas até para comprar água para beber e pó de café, o que vem acontecendo com frequência para quem trabalha no laboratório central e em outras repartições do governo do estado.
 Fonte: correio da tarde

PM de Itaú elucida crime de arrombamento, prende acusado e recupera objetos

Acusado sendo conduzido 
Durante todo o dia de ontem a polícia militar de Itaú-RN, sob o comando do Sgt. Xavier, elucidaram um crime de arrombamento que ocorreu no sítio Jerusalem, zona rural de Itaú. Na ocasião o proprietário da casa chegou em sua residência na quinta-feira de manhã e notou que a janela estava arrombada e haviam levado uma TV de 20 polegadas, um motor de puxar água e um botijão de gás. O dono da casa acionou a polícia militar da cidade que a partir dai começou a investigar o crime. 
Ontem (09/04), após interrogar algumas pessoas a polícia descobriu que uma pessoas conhecida por Nenem juntamente com seu primo Eduardo seriam os autores do roubo. a polícia fez diligências para localiza-los porém Eduardo havia viajado para Natal e Nenem ao saber que a polícia estava atras de Eduardo tratou de se esconder. A polícia fez uma campana próximo a casa de Nenem e por volta das 13h00min ele voltou para casa e quando os policiais se aproximaram o acusado tentou fugir pulando a cerca mais foi alcançado pelos policiais.
Vanderlei Fernandes Alves "NENEM" de 25 anos de idade, foi conduzido até a delegacia de polícia de Itaú onde foi interrogado e contou que praticou o furto juntamente com outros três colegas, são eles: seu primo Eduardo, Souza e Evandro e haviam escondido os produtos furtados em uma casa abandonada na propriedade de seu pai. 
A polícia foi até a casa e localizou o Botijão e a TV, o motor foi entregue na delegacia por um parente de souza. Os outros três envolvidos quando tiveram conhecimento que a polícia estava a sua procura desapareceram e não foram localizados.
Nenem juntamente com o material furtado foi conduzido até a delegacia de polícia civil de Apodi onde foram feitos todos os procedimentos possíveis. 

PARTICIPARAM DA OPERAÇÃO: Sgt. Xavier, comandante do destacamento, Sd. Geovane, Sd. Torres e Sd. Magnaldo. 
Casa onde estavam escondidos os objetos

Fonte:Plantão Apodi

Isso sim é iniciativa:Governadora recebe visita do cantor Dorgival Dantas

O cantor e compositor Dorgival Dantas visitou na manhã desta segunda-feira (09) a governadora Rosalba Ciarlini. Natural de Olho D’água dos Borges, localizada na Região Oeste do Rio Grande do Norte, Dorgival Dantas é uma das maiores expressões do verdadeiro forró pé-de-serra do Brasil.
“Sempre tive vontade de conhecer a Governadora, me aproximar dela e criar um laço de amizade pensando também na valorização da cultura do nosso estado”, disse Dorgival Dantas. “Podemos unir forças para descobrir novos valores seja na dança, na música, ou em qualquer outra área. Precisamos criar possibilidades para oferecer oportunidades principalmente para crianças e jovens do nosso RN”, concluiu. 
“É uma honra receber a visita de uma pessoa ilustre que muito nos orgulha com seu trabalho. Uma pessoa que tem uma história de vida muito bonita, que venceu na vida e quer promover a cultura e descobrir novos talentos, novos valores e quem sabe possamos contar com ele para realização de trabalhos futuros nesse sentido”, expressou Rosalba. 
O encontro contou com a presença da secretária extraordinária para Assuntos da Cultura, Isaura Rosado.
Fonte: blog do robson pires

Assaltantes deixaram Janduis gritando: “QUEM MANDA AQUI É NÓS”

Novas informações que chegaram da cidade de Janduís/RN, dão conta que os bandidos após o assalto aos correspondentes bancários da Caixa Econômica Federal e do Bradesco, instalados na loja Rita Calçados e no Mercadinho de Camilo, saíram em disparada atirando para o alto, e gritado: “QUEM MANDA AQUI É NÓS“.
Um popular escreveu no Twitter às 08 horas e 29 minutos: TIRO EM JANDUIS, CHAMEM A POLÍCIA POR FAVOR!
A polícia analisa as imagens de circuitos internos de filmagens instalados nos estabelecimentos comerciais roubados e próximos. É provável que uma mulher tenha participado diretamente da ação. Ela seria a que mais efetuava tiros, segundo as imagens.
Outra informação é que pelo menos outros dois carros e uma moto deram apoio na chegada e na saída da cidade.
Policiais de várias cidades da região estão em diligência para prender o bando.
Fonte:sidney silva

Operação Judas: Carla Ubarana admite culpa e detalha fraudes no TJ

A Tribuna do Norte destaca que a ex-chefe da Divisão de Precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Carla de Paiva Ubarana Araújo Leal, admitiu ter participação direta no esquema de fraudes na Divisão de Precatórios do TJRN. A equipe do jornal teve acesso ao vídeo com o depoimento que Ubarana concedeu ao juiz José Armando Ponte, da 7ª vara Criminal, no dia 30 de março passado.
No vídeo, Carla Ubarana detalha como as fraudes foram iniciadas. Ela disse saber do que está sendo acusada e ressalta que tudo o que foi dito sobre ela no esquema é verdadeiro.
Sobre quatro processos citados pelo juiz (de números: 2010.050552-5, 2000.001921-6,
2007.000590-8 e 2011.050117-3), Carla Ubarana fala que eles são relativos a desvios de dinheiro de precatórios e frisa: “Não tenho como precisar o tamanho do desvio”.

Somente o último processo, segundo a própria Ubarana, o valor total aplicado em uma conta judicial até janeiro somava R$ 13.343.710.
Carla Ubarana fez questão de frisar que o marido dela, George Leal, sabia das fraudes e também participava delas. Já Cláudia Suelly Oliveira, Carlos Eduardo Palhares e Carlos Alberto Fasanaro, também presos na operação Judas sob suspeita de envolvimento nas fraudes, segundo Ubarana, são inocentes.
“Os três não sabiam de nada, nunca souberam de absolutamente nada do que se tratava. Eles cederam as contas por causa de amizade”.
Ela também confirmou que celebrou uma delação premiada com o Ministério Público.
Fonte:o xerife

Agricultura está com 90% da produção perdida para 2012

Informação é do secretário de Recursos Hidrícos, Gilberto Jales, que afirma ainda que 139 municípios do RN estão vivendo com a seca

 O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Gilberto Jales, disse em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, que o desafio agora é tentar abastecer a água para as regiões que estão sofrendo com a estiagem. São 139 municípios do Rio Grande do Norte que estão vivendo com a seca, isso corresponde à porcentagem de 83, 23%. Jales disse que os mais prejudicados foram os produtores rurais que vivem da agricultura familiar e a população da área rural.

Gilberto Jales também comentou que a estiagem aconteceu devido às chuvas dos meses de fevereiro e março que atingiram apenas 20% do esperado. Em dezembro, a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) tinha a expectativa de que as chuvas do inverno estariam com níveis acima do normal.

A previsão é que as precipitações pluviais para os meses de abril a maio estejam em níveis normais. Mas, a agricultura já está com 90% de sua produção perdida para o ano de 2012.

Além disso, Gilberto disse que agora a intenção do Governo do Estado é distribuir água para as regiões rurais, através de cisternas e reservatórios. Mas, isso não é o suficiente e por isso, estão aderindo ao uso de carros pipas. “Infelizmente temos ainda esse retrato no Rio Grande do Norte”, lamentou o secretário.

Gilberto falou que a capacidade hídrica na barragem Armando Ribeiro Gonçalves é de 70% e sua situação ainda é confortável. Sobre a transposição do Rio São Francisco, ele afirmou que o Rio Grande do Norte vai receber as águas a partir do final do ano de 2014 pelos rios Piranhas/Açu e Apodi/Mossoró.




O secretário comentou sobre a Operação Pipa em que vai distribuir água através dos caminhões pipas e disse que as áreas mais críticas são os municípios de Alexandria, Antônio Martins e Pilões. Gilberto Jales finaliza a entrevista falando sobre a situação do município de Luís Gomes que faz mais de 4 meses que a população está sem água, por causa do açude Dona Lulu que está seco. Ele comentou que o governo está se esforçando para que os cidadãos tenham água nas suas casas.

“O Governo está abastecendo água através de carros pipas, está custando caro e não está atendendo toda a população. Mas, eles estão recebendo água”, finalizou o secretário.

Fonte:nominuto

Cadê as Chuvas?

Segundo a EMPARN o mês de Abril graças ás condições atmosféricas que estão mudando e tornando mais favorável à ocorrência de chuvas no sertão do Rio Grande do Norte.A empresa disse que nesse mês a chuvas serão mais intensa,mas essa mesma empresa falou coisa parecida para os meses anteriores e o que vimos foi chuvas irregulares e insingnificantes,vamos torcer que dessa vez se confirme.

Aberto período de inscrição para concurso da UFRN

Já está aberto o período de inscrição para os concursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A instituição lançou dois editais que juntos somam um total de 115 vagas para cargos de níveis intermediário e superior.
A remuneração varia de R$ 1.473,58 a R$ 2.989,33 podendo ser acrescidos de outras vantagens, benefícios e adicionais previstos na legislação. A inscrição será feita, exclusivamente pela internet, no site da Comperve, até o dia 14 de maio de 2012. O pagamento das taxas – as quais variam de R$ 40,00 a R$ 80,00 – devem ser feitos até o dia 15 de maio.
As provas serão aplicadas no dia 17 de junho, em Natal, no horário da manhã. A prova terá duração máxima de quatro horas. O local de realização das provas será divulgado, no site da Comperve, a partir do dia 12 de junho. As avaliação terão caráter eliminatório e classificatório.
Fonte:jean carlos

Caos no Esporte Messiense

Hoje o esporte messiense está, literalmente, abandonado, o incentivo ao esporte que teoricamente deveria existir por parte da Secretaria do Esporte, Educação e Lazer, infelizmente não acontece. Essa prerrogativa, que ao poder Público se incube primeiramente, está sendo atribuída, unicamente, nas mãos da empresa privada. A responsabilidade de representação do futebol messiense na atualidade, caros leitores, se encontra na boa vontade de alguns poucos empresários, que há muito tempo vem assumindo a representação do papel principal dessa “novela” degradante a qual se tornou o futebol messiense, outrora iluminado.

Sabemos da real importância que o esporte tem para nossa cidade. Pesando nisso, venho publicar as minhas insatisfações, bem como a de todos os que se preocupam com o futuro do nosso mais querido esporte.

Como de costume, todo início de ano, especialmente nas datas comemorativas existentes na cidade, os desportistas se preparavam para os tradicionais campeonatos que antes existiam como por o exemplo o de Rua e outros. Porém, o inesperado: sequer o tradicional campeonato de rua existe mais, como os outros campeonatos que um dia foram tradicionais; o campeonato de rua está deixando de ser. A Secretaria de Esporte está lançando-o ao esquecimento. A tradicional novela “VALE A PENA VER DE NOVO” que tanto fazia alegrar os olhos atentos dos telespectadores, nos campos e quadras dessa cidade, já não se repete mais. Deste modo, já não vemos mais o deslocamento em massa dos pais em mãos dadas com seus filhos para os palcos onde existia o espetáculo do nosso brilhante futebol. Todavia, tentativas isoladas de se fazerem outros campeonatos, até que se iniciavam, mas os mesmos, por falta de organização não chegam ao término, são apenas mais alguns capítulos vagos e intermináveis, devido, segundo os dirigentes, a falta de subsídios financeiros para bancar os finalistas é a principal responsável, acreditem, mesmo se não quiserem, caros leitores. O ano de 2011 foi vergonhoso, nossos artistas, os atletas, foram apenas maquiados com falsas esperanças de que iria acontecer algum evento futebolístico, porém, tal evento não aconteceu, verdadeira maquiagem. O ano de 2012 já se iniciou e a monotonia continua, os desportistas Messienses sofrem, mesmo diante duma estrutura invejável que o “palco” poliesportivo nos oferece, bem ali aos nossos olhos, me refiro ao nosso maravilhoso Ginásio de Esportes, pois em que adianta ter uma quadra e não poderem apresentar sua arte? Para isso o mínimo bastaria, porém, em virtude de não ter uma bola à disposição, tampouco a administração faz campeonatos que mobilizem todos os desportistas. Lamentável, mas não menos vergonhoso.

Desta forma, caros leitores, os atores estão pendurando suas chuteiras antecipadamente, nossa “novela” futebolística está em seu último capítulo, um final degradante, mas, que, infelizmente, não é ficção, é pura realidade.

Desejamos mais seriedade e compromisso daqueles que podem resgatar nosso futebol, que os verdadeiros produtores desse processo de mudança se comovam com nosso drama real e promovam ações que valorizem todos os desportistas sem distinção de idade, em fim, assumam as responsabilidades que lhes foram atribuídas, pois grandes postos acarretam grandes responsabilidades, lembrem-se que ai estão para nos representarem, e essa representação terá que ser digna, portanto, honrem esse compromisso, “saiam dos bastidores”. 

Matéria escrita por Renato Estevam da Silva
Publicada pelo blog Olhar Messiense