segunda-feira, 12 de maio de 2014

Fundo de Participação dos Municípios será discutido na marcha dos prefeitos

A 17ª edição da Marcha dos Prefeitos começa hoje (12), em Brasília, com debate no aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e nas críticas às desonerações do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) promovidas pelo governo federal nos últimos anos e quem impactam diretamente na arrecadação das prefeituras.
Os prefeitos também vão reivindicar mudanças nas regras de divisão do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), para ampliar o repasse às prefeituras, e combater a aprovação de projetos que criam pisos salariais. Entre as propostas, está a elevação de 2% do FPM.
De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, nos últimos anos, a crise nas prefeituras têm se agravado porque os municípios têm sido obrigados a arcar com novas despesas sem que seja ampliado o repasse de recursos.
Fonte:Blog do Xerife

Quase 100 mil candidatos se inscreveram no Enem até as 12h

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou quase 100 mil inscritos até as 12h de hoje, segundo balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. As inscrições começaram nesta segunda-feira (12) e poderão ser feitas 23 de maio pela internet.
A nota do exame é utilizada como critério para acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada, que oferece vagas em instituições públicas de educação superior, e do Programa Universidade para Todos.
Além disso, a participação na prova é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil, participar do Programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar nas vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.
O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. Para se preparar, o aluno pode acessar o aplicativo Questões Enem, um banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação, que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.
Fonte:Agência Brasil

“Se quisesse matar Barbosa, não o ameaçaria pela internet”, avisa membro do PT no RN

Membro do diretório de Natal, Sérvolo de Oliveira “previu” morte por “tiro na cabeça” do presidente do STF

O Partido dos Trabalhadores (PT) foi um dos grandes incentivadores da aprovação no Congresso Federal do Marco Civil da internet, por acreditar que a rede mundial de computadores não pode mais ser considerada uma “terra sem lei”. Porém, é bem verdade que há integrantes dentro da sigla que parecem se aproveitar dessa situação atual para o radicalismo político aliado a ameaças a quem pensa contrário. E uma prova disso é o caso do petista Sérvolo de Oliveira e Silva, secretário do Diretório Municipal do PT em Natal, que está sendo procurado pela Polícia Federal por publicar no Facebook ameaças de morte ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.
 informação está na edição desta semana da revista Veja – publicação já, conhecidamente, odiada pelos petistas. Na reportagem, assinada pelo jornalista Robson Bonin, o caso de Sérvolo é destaque, apesar de apontar outros que ainda não foram identificados, por terem sido feitos por perfis apócrifos (o Marco Civil pretende justamente acabar com o segredo desses “fakes”).
E o que ele falou de tão grave para que a matéria da Veja fosse repetida por diversos veículos nacionais, como o Estadão e a Folha? Isso: “Joaquim Barbosa seu desgraçado você vai morrer de câncer ou um tiro na cabeça e quem vai mandar fazer isso são seus ‘amigos’. São os senhores do novo engenho, seu capitão do mato. Seu infame. Seu traidor. Tirem as patas dos nossos heróis”, afirmou o petista, segundo a reportagem, por meio do Facebook.
As declarações seriam motivadas pela forma como o presidente do STF conduziu o julgamento do mensalão, que condenou e levou à prisão membros da alta cúpula petista, como o ex-ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o ex-presidente do PT, José Genoino, considerados por muitos dos radicais políticos como os “heróis da nação”. Segundo a reportagem, a investigação da Polícia Federal está sendo feita a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF).
Depois que começou a ser investigado pela PF, porém, Servolo se mudou para Foz de Iguaçu e não foi mais localizado. “Homem que desejava atentar contra a vida do presidente do Supremo usava um computador de Natal e o codinome de Sérvolo Aimoré-Botocudo de Oliveira. Os agentes federais descobriram que o nome verdadeiro do criminoso é Sérvolo de Oliveira e Silva – um autêntico representante da militância virtual petista, mas não um militante qualquer. Além de admirador de José Dirceu e Delúbio Soares e um incentivador do movimento ‘Volta, Lula’, o cidadão que alimenta o desejo de ver uma bala na cabeça do presidente do SDT é secretário de organização do diretório petista de Natal e membro do Comissão de Ética do partido no RN. Também é conselheiro do vereador petista Fernando Lucena na Câmara de Natal e atua como agitador sindicato nas greves e movimentos da CUT no estado”, conseguiu levantar a Veja.
“A única coisa de que me arrependo foi ter xingado a mãe dele”
Identificado pela Veja, o secretário petista Sérvolo de Oliveira, até o momento, falou apenas a própria revista sobre as ameaças feitas. E conseguiu piorar ainda mais sua situação, ao assumir a responsabilidade e dizer que não se arrependia das palavras destinadas ao presidente do STF.
“Localizado pela Veja, Sérvolo de Oliveira confirma que, de fato, foi o autor da ameaça, mas alega que não pretendia matar o ministro do Supremo, embora, segundo diz, ele mereça morrer. ‘Quando eu vi como trataram o julgamento do caso do STF, realmente me irritei. Quando falei do tiro na cabeça, eu estava lembrando do PC Farias. A burguesia brasileira age assim. Mas eu sou do candomblé, não tenho coragem de matar ninguém. Até porque, vamos pensar: se eu quisesse matar mesmo, apesar de ele merecer morrer, eu não iria fazer uma ameaça de morte na internet. A única coisa de que me arrependo foi ter xingado a mãe dele’”, citou a reportagem.
Nas redes sociais, após a publicação da matéria, Sérvolo afirmou que é alvo de calúnias. Prometeu se manifestar sobre o fato hoje, mas até o fechamento desta edição, isso não aconteceu. “Boa noite, apesar de tudo, vivo um excelente domingo, ao lado de poucos porém verdadeiros amigos, (…) Amanhã vou me pronunciar a respeitos dos ataques e calunias que tenho sofrido nos últimos dias. Salve os Aimoré-Botocudos, salve o povo brasileiro”, afirmou por meio, também, da rede social.
O presidente do PT, Juliana Siqueira, também disse que se manifestaria sobre o caso, mas isso não ocorreu até o fechamento desta edição. Ainda precisaria fazer uma reunião para definir a maneira como esse pronunciamento ocorreria. A Veja, também, Siqueira falou e admitiu que o investigado é seu secretário. “Mas, seguindo o procedimento-padrão dos petistas em casos assim, tentou logo se distanciar do assistente. ‘Esse cara apareceu aqui no começo do ano. Mandaram de Brasília. Mas nem sei quem é. Sou presidente, não me relaciono com os secretários’”, apontou a reportagem.
Tucano afirma que “calar adversários com intimidação e violência é típico do PT”
Prestes a entrar numa corrida eleitoral pela presidência da República, é claro que a atitude de um membro do PT motivou a manifestação, também pela redes sociais, de adversários políticos. Em Natal, o ex-deputado federal do PSDB, Rogério Marinho, afirmou que não viu como “novidade” as ameaças petistas, mas sim um descuido de quem, geralmente, faz tais declarações de forma apócrifa.
“Desqualificação e ameaças de morte contra adversários. Secretário de mobilização e membro titular da comissão de ética do PT Natal, Sr. Servolo, posta impropérios e ameaças físicas contra Barbosa. Nenhuma novidade as táticas fascistas de calar adversários com intimidação e violência são típicas do PT, que financiam Blogs sujos e fakes”, afirmou o tucano Rogério Marinho.
“A grande novidade é perda do anonimato, típica de covardes que não convivem com a crítica e contraditório, que pregam o controle da imprensa. E demonizam quem pensa diferente. Caso do Sr Servolo, membro titular da comissão de ética do PT, é mero descuido de quem se sente acima da Lei”, acrescentou o ex-deputado federal e um dos líderes do PSDB no RN.
O partido de Rogério Marinho, por sinal, deverá lançar o nome do senador Aécio Neves para a Presidência da República. O PSDB é oposição ao Governo Federal desde o início da gestão PT. Por isso, deve ser um dos acostumados a ouvir tais ameaças.
Fonte:JH

Diplomacia entrará em campo no jogo dos EUA em Natal

A partida dos Estados Unidos em Natal, na Copa do Mundo, dia 16 de junho, na Arena das Dunas passou a ganhar importância diplomática para o Brasil. Com a confirmação da vinda ao Rio Grande do Norte para o jogo EUA x Gana, do vive-presidente norte-americano Joe Biden, a presidenta brasileira Dilma Rousseff também deverá estar na capital potiguar para um encontro formal com o político estadunidense. Com relações “arranhadas” desde o caso da espionagem denunciado pelo pelo jornalista Glenn Greenwald, que teve acesso a  documentos que estavam de posse de Edward Snowden, as duas diplomacias vêem na data uma oportunidade ímpar para a reaproximação.
O vice-presidente, Joe Biden, conversou por telefone com a presidenta Dilma Rousseff e afirmou que deve estar no Rio Grande do Norte, o que de imediato foi visto como a chance para uma reunião, relembrando o histórico encontro entre Franklim Roosevelt e Getúlio Vargas em Natal, no dia 28 de janeiro de 1943, determinante para a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial.   Dessa reunião na Rampa determinou-se que a cidade receberia uma base norte-americana. Deu-se então uma verdadeira “invasão” da cidade pelos EUA. O fato deve se repetir em 16 de junho, uma vez que de acordo com um levantamento da empresa espanhola Forward Data, em parceria com a Pires & Associados no Brasil, o maior número de reservas para Natal é de visitantes dos EUA, com 29%. Depois aparecem os uruguaios, com 14% das reservas, seguidos da Itália, com 7%. “Em Natal, o crescimento foi superior aos 1000% nas reservas internacionais emitidas para a Copa do Mundo em relação ao mesmo período do ano passado”, comentou Sérgio Vilar, da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte.

Apesar de não ter jogo em Natal, a Alemanha ganha destaque nos números dos estudos da Forward Data. Em relação a tempo de permanência, os alemães só perdem para os norte-americanos. De acordo com os dados, os visitantes ficarão em Natal entre 9 e 21 dias, em média. Quatro partidas da primeira fase da Copa do Mundo estão marcadas para a Arena das Dunas. No dia 13 de junho, a disputa começa com México x Camarões.

Cidade também terá 10 mil japoneses

Além dos norte-americanos, a Cidade de Natal se prepara para receber turistas de outros países que jogarão na Arena das Dunas. Em recente visita à Arena das Dunas, integrantes do consulado japonês indicaram a previsão de 7 a 10 mil japoneses em Natal, empolgados com a partida contra a Grécia, e ainda a presença de um integrante da família real japonesa. Há estimativa de que 3,7 mil mexicanos cheguem a Natal de ônibus, a partir de um cruzeiro ancorado em Recife.

Natal foi contemplada como a terceira cidade-sede da Copa do Mundo com maior acréscimo no número voos para o período, num total de 274 novos.

O governo do estado pretende criar estandes de atendimento ao turista no aeroporto e na rodoviária interestadual. No aeroporto haverá um fanzone para turistas e imprensa nacional e internacional, com agentes credenciados e poliglotas.

Proporcionalmente, o Rio Grande do Norte ostenta o maior número de leitos do Brasil. Somente em Natal há 30 mil, afora outros 12 mil espalhados pelo estado (notadamente na Praia de Pipa). As acomodações são suficientes para a demanda em todos os níveis de acomodação: do popular ao alto luxo. Seguindo a orientação do Ministério do Turismo, foram cadastradas casas, albergues, vagas em quartos e até repúblicas. 

Fonte:Tribuna do Norte