terça-feira, 28 de janeiro de 2014

CBF deve divulgar tabela da Série A sem a Portuguesa, diz André Rizek

Jornalista afirma, no entanto, que futuro do campeonato ainda é um mistério
em função das ações impetradas na Justiça por torcedores da Lusa


A tabela da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 2014 deverá ser divulgada sem a Portuguesa, afirmou o jornalista André Rizek, no "Redação SporTV" desta terça-feira. Segundo o jornalista, a Confederação Brasileira de Futebol trabalha no momento com um torneio de 20 clubes, sem a Lusa e com a permanência do Fluminense na elite. Rizek destacou, no entanto, que ainda é um mistério o formato que, de fato, será adotado este ano, em função das ações na Justiça impetradas por torcedores.
– No mês que vem, a CBF já tem que divulgar a tabela do Campeonato Brasileiro. São 60 dias de antecedência. Acontece que mais um torcedor da Portuguesa conseguiu uma liminar obrigando a inclusão do clube na Primeira Divisão. A liminar pode ser cassada, mas podem surgir outras na véspera da competição. A guerra de liminar pode correr solta. O Flamengo foi até a Corte Arbitral na Suiça, que é a última instância, e o caso pode demorar até dois anos para ser julgado. Temos a informação de que a tabela será divulgada na semana que vem sem a Portuguesa. Aguardamos para ver os desdobramentos – disse.
heverton portuguesa 2013 (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press)Heverton foi centro de polêmica por enfrentar o
do Grêmio (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press)
Um novo ingrediente foi adicionado ao polêmico "Caso Heverton" após o procurador-geral do Ministério Público de São Paulo, Roberto Senise, revelar que existem "fortes indícios" de que funcionários da Lusa teriam sido pagos para garantir a escalação do meia.
O comentarista do SporTV Lédio Carmona disse torcer para que as suspeitas do MP não se comprovem. Segundo ele, significaria a revelação do maior esquema de corrupção do esporte no Brasil.
– Se um dia se transformar em realidade essa suspeita, será o maior escândalo da história do futebol brasileiro. Envolve várias frentes, corrupto e corruptor, tribunal, clubes. É uma coisa sem tamanho. Torço para que seja uma suspeita infundada – afirmou.
Punida pelo STJD por ter escalado Heverton diante do Grêmio, no jogo de 8 de dezembro, a Portuguesa sofreu o descenso após a perda de quatro pontos – três pela escalação irregular, além do ponto do empate sem gols com o Tricolor gaúcho. O clube busca provar que não sabia que o jogador havia sido punido com suspensão pelo tribunal antes de entrar em campo e que a suspensão não foi publicada oficialmente pela CBF.
Fonte:Globo Esporte.com

COSERN presta péssimo serviço na cidade de Messias Targino

Há exatos 15 anos quando foi vendida pelo governo do estado,na época Garibalde Alves Filho para o grupo espanhol Iberdrloa por R$ 450 milhões,a COSERN prometia um serviço de qualidade para todos os seus clientes.Bem,aqui em Messias Targino essa promessa não está sendo cumprida,pois todo ano quando começa o período chuvoso a população já sabe que vai ter prejuízo com os seus eletrodoméstico e eletroeletrônicos devido as constantes quedas de energia,esse mês de Janeiro não está sendo diferente quase todos os dias o fornecimento de energia é suspenso e a população passa no mínimo 4 horas sem poder ter acesso a um bem caro e excencial que é energia elétrica,pedimos a companhia que se pronuncia a respeito,pois todos pagamos nossas contas e queremos um serviço de qualidade e não esse serviço que não pode ver uma nuvem mais carregado que já da pane.

Excesso de exames em bebês nas maternidades pode levar à transfusão de sangue

Em bebês saudáveis, único exame necessário é o teste do pezinho; retirada de sangue para outras análises pode fazer com que recém-nascido precise de transfusão

Exame de bilirrubina, de glicose, do grupo sanguíneo ABO e RH, além do perfil lipídico e dos testes de hipotireoidismo e de coombs (para detectar doença autoimune). A lista faz parte dos cuidados extras e bem custosos oferecidos pelas maternidades particulares. E qual mãe tem coragem de recusar? Afinal, tudo que promete detectar doenças presentes ou futuras parece bom, não é? Mas não é.
“Os bebês têm pouco sangue. Um recém-nascido com três quilos tem entre 280 ml a 300 ml de sangue. É menos que um copão”, explica Magda Carneiro Sampaio presidente do Conselho Diretor do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas FMUSP, em São Paulo. “Vamos supor uma criança que tem 300 ml de sangue no corpo. Se todo dia tirar 20 ml de sangue, dentro de três dias ela vai ter que repor sangue, fazer transfusão. É claro que o organismo repõe o sangue perdido, mas não repõe nesta mesma velocidade", completa.
Magda afirma que os exames de sangue devem ser feitos apenas em casos de grande necessidade. "Exame que colete sangue que seja de praxe em recém-nascido saudável é o teste do pezinho e acabou. Fora isso, apenas um acompanhamento pediátrico muito bom", diz a médica. O teste do pezinho é uma triagem capaz de detectar a possível ocorrência de doenças raras, geralmente metabólicas,e é feito com apenas uma gota de sangue tirada do calcanhar do recém-nascido.
Ilson Enk, pediatra e membro do conselho científico do departamento de neonatalogia da Sociedade Brasileira de Pediatria, concorda. Exames extras, apenas se necessários. Os exames de tipagem sanguínea e o de coombs direto (que faz o diagnóstico de doenças auto-imunes) devem ser feitos apenas se a mãe for Rh negativa. “Mesmo assim, não há a necessidade de puncionar o neném, para esses podemos usar o sangue do cordão umbilical.”
O mesmo se aplica ao exame de bilirrubina, que detecta icterícia. É necessária apenas quando há incompatibilidade sanguínea entre mãe e filho gerando um conflito que pode levar a situações de hemólise, quando ocorre a destruição de glóbulos vermelhos e surgimento de um pigmento chamado de bilirrubina, que deixa o bebê amarelinho.
“Acabo de conferir um exame de bilirrubina importantíssimo de um neném com icterícia muito forte que precisa deste monitoramento, pois talvez necessite de transfusão. Mas isso não é regra. São casos especiais”, explica Enk, que trabalha no hospital das Clínicas de Porto Alegre.
O de glicose é indicado apenas para filhos de mãe diabética ou se o bebê é pequeno demais ou prematuro.
"Concordo que em algumas situações pode se estar exagerando no uso de exames para uma triagem universal. Principalmente se, e eu não estou acusando ninguém, se faz uso comercial disso. Se tiver uso comercial para exames desnecessários, a sociedade de pediatria certamente não respaldaria essa conduta".
Importância da consulta clínica
Ao constatar que cada vez mais “a importância da clínica está se perdendo”, a equipe do Hospital da criança lançou o projeto diagnóstico amigo da criança, com procedimentos para diminuir o impacto negativo dos exames diagnósticos na criança.
O primeiro ponto do projeto é valorizar a clínica. Sabe o que me preocupa? É que a população já está achando que, se não pedir um raio- x e uma bateria de exames, parece que o médico não atendeu bem. E é justamente o contrário”, explica Magda.
O segundo ponto do programa está em usar tubos de coleta menores para os bebês. De acordo com Magda, a quantidade de sangue que se precisa para a análise é uma quantidade muito menor do que a coletada. “A parte analítica já é feita quase toda com quantidades pequenas, de 100 ou 200 microlitros. São frações de mililitro, em muitos casos não precisaria tirar tudo o que é tirado. Precisa adaptar a coleta.”, diz.
No Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, que tem 200 leitos, o uso dos tubos menores custou mais oito mil reais por mês ao orçamento. "O que não é nada se levarmos em conta os ganhos para a saúde e também a economia com interferências e transfusões de sangue", diz Magda.
Magda ressalta que a principal causa de indicação de transfusão hoje para crianças doentes que estão internadas - aquelas que fazem exames todos os dias - é por perda de sangue por coleta. “Uma transfusão é um risco, é um sangue não é dela. Tem que ter uma adaptação metabólica. Só deve ser feita em caso de necessidade. Não é para fazer terrorismo, mas eu acho que as mães precisam saber que se tira sangue demais dos filhos dela.”
FontePortal IG

MPF denuncia 6 por fraude no Bolsa Família em Frutuoso Gomes

O Ministério Público Federal (MPF) em Pau dos Ferros ingressou com uma denúncia e uma ação civil pública por improbidade administrativa contra a gestora já afastada do Bolsa Família em Frutuoso Gomes, Ivonete Cavalcante da Silva.
Mais cinco estão envolvidos em fraudes ao programa e poderão responder por estelionato.
Além de estelionato Ivonete Cavalcanti poderá responder por prevaricação e inserção de dados falsos no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico.
*
As demais denunciadas por estelionato foram Maria da Luz de Andrade; Maria Alteice de Oliveira; Márcia Bezerra da Silva; Maria Verônica Carlos; e Maria Elineuza de Queiroz. As cinco reconheceram, em depoimento, terem incluído dados falsos em seus cadastros para não perderem os benefícios. Elas declararam não ter emprego, carteira assinada ou não possuírem renda certa, embora quatro fossem funcionárias contratadas da Prefeitura de Frutuoso Gomes e Márcia Bezerra bolsista do Peti no Município.
Fonte:Thaisa Galvão

Começa filiação das Câmaras Municipais para garantir benefício do Diário Oficial.

A Federação das Câmaras do RN (Fecam/RN) inicia o processo de filiação nesta segunda-feira (27), para garantir o acesso das Câmaras Municipais às publicações gratuitas no Diário Oficial dos Municípios executado pela Federação dos Municípios do RN (Femurn). 

A filiação estará disponível até o dia 31/01, na sede do órgão que fica na avenida Prudente de Moraes, 949, Tirol, em Natal/RN. A informação é do site Portal No Ar.

A partir do dia 3 de fevereiro de 2014 as Câmaras não filiadas à FECAM/RN terão serviços do Diário Oficial suspensos. Por meio de um convênio entre a Fecam/RN e a Femurn, o Diário Oficial dos Municípios foi oficializado em dezembro de 2013, com o objetivo de ampliar representatividade das Federações das Câmaras e dos Municípios. 

A medida contribui principalmente para a manutenção de projetos que beneficiam as casas legislativas e para dar transparência e oficializar atos das Câmaras Municipais.

Mais informações sobre os procedimentos para a filiação a Fecam/RN podem ser obtidas pelo telefone (84) 3211-0845.
Fonte:Política Pauferrense

Era só o que faltava:Ônibus a serviço da Jardinense incendiou ao substituir veículo quebrado

Passageiros da viação Jardinense utilizaram as redes sociais, hoje (27), para relatar a incômoda situação vivida por eles no trajeto Caicó/Natal.  O veículo quebrou nas proximidades de Acari, mas o ônibus que veio substituí-lo teve um princípio de incendiando quando se aproximava de Currais Novos.
“O ônibus que faz a linha Caicó a Natal via Cruzeta de 13h quebrou na entrada de Acari, causando pânico aos passageiros, pois o pessoal pensou que o ônibus estava virando, ficamos cerca de meia hora esperando chegar outro ônibus para continuarmos a viajem, só que quando entramos na Cidade de Currais Novos, o outro ônibus pegou fogo”, disse o passageiro Bosco Junior em sua página no Facebook. As chamas foram controladas com o apoio de um carro-pipa e da Polícia Militar.
Fonte:O xerife

Mensaleiros merecem o ‘ostracismo’, diz Barbosa

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa (foto abaixo), afirmou nesta segunda-feira que réus condenados no julgamento do mensalão merecem ficar no “ostracismo” e não devem ocupar “páginas nobres” de jornais. A manifestação foi uma resposta à entrevista do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), condenado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato, ao jornal Folha de S. Paulo.
Na entrevista ao jornal, João Paulo classificou como “gesto de pirotecnia” o fato de Barbosa ter determinado a execução imediata de sua pena, mas ter viajado em férias sem assinar a ordem de prisão do parlamentar.
"No Brasil, estamos assistindo à glorificação de pessoas condenadas por corrupção à medida que os jornais abrem suas páginas a essas pessoas como se fossem verdadeiros heróis", argumentou. "Esse senhor [João Paulo] foi condenado pelos onze ministros do Supremo Tribunal Federal. Eu não tenho costume de dialogar com réu. Eu não falo com réu. Não faz parte dos meus hábitos, nem dos meus métodos de trabalho ficar de conversinha com réu.
Fonte:Blog do Noblat

Para Emparn a perspectiva este ano é de bom inverno no RN

De acordo com previsões da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), as perspectivas para o inverno deste ano são melhores se comparadas ao mesmo período do ano passado. A informação foi dada durante a reunião de avaliação do Comitê de Combate à Seca, realizada na tarde desta segunda-feira (27), com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini, na Governadoria.
.
Apesar da expectativa de um bom inverno, a Chefe do Executivo Estadual informou que todas as ações estruturantes que vêm sendo realizadas pelo Governo do Estado nos últimos dois anos serão mantidas e intensificadas. “Nós estamos tomando as medidas necessárias para a manutenção da assistência às comunidades que estão sofrendo com a seca. Caso tenhamos um bom inverno, já estamos projetando ações estruturantes que vão contar com barragens e poços, por exemplos, além da distribuição de sementes. Se infelizmente, a estiagem for prolongada, nós estamos com plano para continuar atuando com o enfrentamento à seca”, disse Rosalba Ciarlini.
.
Na primeira semana de fevereiro, outra avaliação será feita pela Emparn para que um novo boletim seja emitido. Esta evolução da situação climática deverá ser apresentada na próxima reunião do Comitê, juntamente com um relatório em documento único que será produzido por todos os órgãos envolvidos sobre as ações realizadas durante o ano de 2013 e seus respectivos resultados.
.
.
Fonte:Icem caraúbas

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL ENTRAM EM GREVE A PARTIR DE AMANHÃ

O filme se repete. No dia em que deveriam começar as aulas da rede estadual de Educação, os professores, em assembleia, decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir de amanhã (29). Profissionais cobram cumprimento de acordos entre a categoria e o Governo do Estado. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), dois acordos entre os profissionais e o Governo foram firmados em 2013. O Sinte afirmou que o Executivo não pagou o abono prometido aos funcionários das escolas e da Secretaria de Educação, assim como não teria procedido o aumento de 5% na chamada "letra", que é o reajuste salarial concedido aos professores, de acordo com novas qualificações e tempo de serviço, para progressão horizontal. Além disso, os professores também afirmam que as horas extras referentes aos trabalhos entre abril e dezembro de 2013 não foram pagas. A categoria cobra que o Executivo proceda o pagamento já na folha de pagamento do mês de fevereiro, além do reajuste da letra e dos abonos aos servidores. Segundo a presidente do Sinte/RN, Fátima Cardoso, a cobrança é feita para a próxima folha porque "a secretaria não disse que não tinha dinheiro". Para encerrar a greve, os professores exigem ainda que o Executivo encaminhe à Assembleia Legislativa quatro projetos de lei que tratam sobre benefícios e a carreira dos professores. O conteúdo das propostas, das quais três estariam prontas desde 2010, não foi revelado pelos professores. Aulas Ao contrário do que estava programado, várias escolas não iniciaram o ano letivo nesta terça-feira. O Atheneu foi uma das instituições que permaneceu fechada e definiu a próxima segunda-feira (3) para o início das atividades devido a uma reforma no banheiro da ala 1. O início das atividades, no entanto, ainda vai depender das negociações sobre a greve
. Fonte: Tribuna do Nortedinheiro em casa

CANDIDATURA DE AÉCIO NEVES A PRESIDENTE SERÁ LANÇADA NO FINAL DE MARÇO

Enquanto a candidatura da presidente Dilma Rousseff (PT) à reeleição será lançada no dia 10 de fevereiro, a do principal adversário do momento, Aécio Neves (PSDB), ainda se arrasta até o final de março.

Antes o partido quer promover encontros pelo país afora.
Começando por São Paulo, onde a candidatura será lançada.

Fonte: Thaísa Galvão