terça-feira, 22 de maio de 2012

Vestibular UFRN: termina hoje prazo para requerimento de isenção de taxa

O movimento de pessoas na Comperve para a solicitação da isenção da taxa de inscrição no Vestibular UFRN é intenso nesta terça-feira (22). Uma grande fila se forma do lado de dentro e de fora da sede da Comperve, na BR-101, em Potilândia.

Segundo Magda Pinheiro, presidente da Comissão, há um mês e um dia, 21 de abril, iniciou o processo de entrega dos documentos necessários para a solicitação da isenção, mas muita gente deixou para última hora. "Ontem atendemos até as 21h30 para dar conta da demanda, mas hoje ão vai ser assim". De acordo com Magda, os funcionários da Comperve somente atenderão os estudantes que chegarem até as 17h30, horário final previsto no edital do concurso para requerer a isenção.

Para a solicitação é precisam levar, além do documento de identificação, o histórico escolar dos ensinos fundamental e médio comprovando que cursou todos os anos em instituição pública, e o requerimento de isenção. Caso seja concluinte, deve levar   declaração informando que cursa o 3º ano do ensino médio.
Fonte:tribuna do norte

Governadora Rosalba decide divulgar folha salarial dos servidores nos próximos 15 dias

A governadora Rosalba Ciarlini decidiu divulgar, nos próximos 15 dias, publicamente, a folha salarial de todos os servidores estaduais, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor na semana passada. De acordo com o procurador-geral do Estado, Miguel Josino, embora o assunto seja controverso, é preciso “dar seguimento às decisões públicas e às leis instituídas”. O assusnto vem sendo acompanhado amplamente pelo procurador no Supremo Tribunal Federal (STF).
A administração pretende ampliar os serviços dos Portal da Transparência, de maneira que as informações dispostas sejam facilmente legíveis. Josino comentou que será criado um espaço virtual dedicado à nova consulta pública e que tudo será estudado de maneira a não constranger o servidor. "Por exemplo, haverá épocas em que a remuneração será maior pelas vantagens, como terço de férias. Tudo isso deverá ser bem explicado para não dar margem de dúvidas sobre o recebimento dos proventos", explicou o procurador-geral do Estado.
Fonte:jornal de fato

VII Exame de Ordem Unificado tem 111.909 inscritos no país

Um total de 111.909 estudantes de Direito se inscreveram para o VII Exame de Ordem Unificado, aplicado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme prevê o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994. A prova objetiva (primeira fase) será composta de 80 questões e será realizada no próximo domingo (27), com cinco horas de duração. Os locais de realização da prova objetiva já podem ser consultados neste site pelos candidatos inscritos ou nos endereços eletrônicos das Seccionais da OAB e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
As questões da etapa objetiva do Exame abrangerão as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito e, no mínimo, 15% de questões versando sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94) e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina e Direitos Humanos.
Já a etapa subjetiva ou prova prático-profissional será aplicada no dia 8 de julho deste ano, também com cinco horas de duração. Essa prova será composta de quatro questões práticas sob a forma de situações-problema, valendo, no máximo, 1,25 (um e vinte e cinco) pontos cada, e mais uma peça profissional valendo cinco pontos sobre tema da área jurídica de opção do examinando, sendo as opções as seguintes: Direito Administrativo; Direito Civil; Direito Constitucional; Direito do Trabalho; Direito Empresarial; Direito Penal; ou Direito Tributário
Fonte:Jean Carlos

Momento Literatura

Para começar esse novo quadro,o Messias Online não poderia começar com outro autor que não fosse o maior deles,Machado de Assis,conheça sue biografia.
Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que freqüentará o autodidata Machado de Assis.
  
De saúde frágil, epilético, gago, sabe-se pouco de sua infância e início da juventude. Criado no morro do Livramento, consta que ajudava a missa na igreja da Lampadosa. Com a morte do pai, em 1851, Maria Inês, à época morando em São Cristóvão, emprega-se como doceira num colégio do bairro, e Machadinho, como era chamado, torna-se vendedor de doces. No colégio tem contato com professores e alunos e é até provável que assistisse às aulas nas ocasiões em que não estava trabalhando.
  
Mesmo sem ter acesso a cursos regulares, empenhou-se em aprender.  Consta que, em São Cristóvão, conheceu uma senhora francesa, proprietária de uma padaria, cujo forneiro lhe deu as primeiras lições de Francês. Contava, também, com a proteção da madrinha D. Maria José de Mendonça Barroso, viúva do Brigadeiro e Senador do Império Bento Barroso Pereira, proprietária da Quinta do Livramento, onde foram agregados seus pais.
 
Aos 16 anos, publica em 12-01-1855 seu primeiro trabalho literário, o poema "Ela", na revista Marmota Fluminense, de Francisco de Paula Brito. A Livraria Paula Brito acolhia novos talentos da época, tendo publicado o citado poema e feito de Machado de Assis seu colaborador efetivo.

 Com 17 anos, consegue emprego como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional, e começa a escrever durante o tempo livre.  Conhece o então diretor do órgão, Manuel Antônio de Almeida, autor de Memórias de um sargento de milícias, que se torna seu protetor.

Em 1858 volta à Livraria Paula Brito, como revisor e colaborador da Marmota, e ali integra-se à sociedade lítero-humorística Petalógica, fundada por Paula Brito. Lá constrói o seu círculo de amigos, do qual faziam parte Joaquim Manoel de Macedo, Manoel Antônio de Almeida, José de Alencar e Gonçalves Dias.

Começa a publicar obras românticas e, em 1859, era revisor e colaborava com o jornal Correio Mercantil. Em 1860, a convite de Quintino Bocaiúva, passa a fazer parte da redação do jornal Diário do Rio de Janeiro. Além desse, escrevia também para a revista O Espelho (como crítico teatral, inicialmente), A Semana Ilustrada(onde, além do nome, usava o pseudônimo de Dr. Semana) e Jornal das Famílias.
 
Seu primeiro livro foi impresso em 1861, com o título Queda que as mulheres têm para os tolos, onde aparece como tradutor.  No ano de 1862 era censor teatral, cargo que não rendia qualquer remuneração, mas o possibilitava a ter acesso livre aos teatros. Nessa época, passa a colaborar em O Futuro, órgão sob a direção do irmão de sua futura esposa, Faustino Xavier de Novais.
 
Publica seu primeiro livro de poesias em 1864, sob o título de Crisálidas.
 
Em 1867, é nomeado ajudante do diretor de publicação do Diário Oficial.

Agosto de 1869 marca a data da morte de seu amigo Faustino Xavier de Novais, e, menos de três meses depois, em 12 de novembro de 1869, casa-se com Carolina Augusta Xavier de Novais.

Nessa época, o escritor era um típico homem de letras brasileiro bem sucedido, confortavelmente amparado por um cargo público e por um  casamento feliz que durou 35 anos. D. Carolina, mulher culta, apresenta Machado aos clássicos portugueses e a vários autores da língua inglesa.

Sua união foi feliz, mas sem filhos. A morte de sua esposa, em 1904, é uma sentida perda, tendo o marido dedicado à falecida o soneto Carolina, que a celebrizou.
 
Seu primeiro romance, Ressurreição, foi publicado em 1872.  Com a nomeação para o cargo de primeiro oficial da Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, estabiliza-se na carreira burocrática que seria o seu principal meio de subsistência durante toda sua vida.
 
No O Globo de então (1874), jornal de Quintino Bocaiúva, começa a publicar em folhetins o romance A mão e a luva. Escreveu crônicas, contos, poesias e romances para as revistas O Cruzeiro, A Estação e Revista Brasileira.

Sua primeira peça teatral é encenada no Imperial Teatro Dom Pedro II em junho de 1880, escrita especialmente para a comemoração do tricentenário de Camões, em festividades programadas pelo Real Gabinete Português de Leitura.

Na Gazeta de Notícias, no período de 1881 a 1897, publica aquelas que foram consideradas suas melhores crônicas.
Em 1881, com a posse como ministro interino da Agricultura, Comércio Obras Públicas do poeta Pedro Luís Pereira de Sousa, Machado assume o cargo de oficial de gabinete.
Publica, nesse ano, um livro extremamente original , pouco convencional para o estilo da época: Memórias Póstumas de Brás Cubas -- que foi considerado, juntamente com O Mulato, de Aluísio de Azevedo, o marco do realismo na literatura brasileira.
 
Extraordinário contista, publica Papéis Avulsos em 1882, Histórias sem data (1884), Vária Histórias (1896), Páginas Recolhidas (1889), e Relíquias da casa velha (1906).
Torna-se diretor da Diretoria do Comércio no Ministério em que servia, no ano de 1889.

Grande amigo do escritor paraense José Veríssimo, que dirigia a Revista Brasileira, em sua redação promoviam reuniões os intelectuais que se identificaram com a idéia de Lúcio de Mendonça de criar uma Academia Brasileira de Letras. Machado desde o princípio apoiou a idéia e compareceu às reuniões preparatórias e, no dia 28 de janeiro de 1897, quando se instalou a Academia, foi eleito presidente da instituição, cargo que ocupou até sua morte, ocorrida no Rio de Janeiro em 29 de setembro de 1908. Sua oração fúnebre foi proferida pelo acadêmico Rui Barbosa.
É o fundador da cadeira nº. 23, e escolheu o nome de José de Alencar, seu grande amigo, para ser seu patrono.
Por sua importância, a Academia Brasileira de Letras passou a ser chamada de Casa de Machado de Assis.
Dizem os críticos que Machado era "urbano, aristocrata, cosmopolita, reservado e cínico, ignorou questões sociais como a independência do Brasil e a abolição da escravatura. Passou ao longe do nacionalismo, tendo ambientado suas histórias sempre no Rio, como se não houvesse outro lugar. ... A galeria de tipos e personagens que criou revela o autor como um mestre da observação psicológica.  ...  Sua obra divide-se em duas fases, uma romântica e outra parnasiano-realista, quando desenvolveu inconfundível estilo desiludido, sarcástico e amargo. O domínio da linguagem é sutil e o estilo é preciso, reticente. O humor pessimista e a complexidade do pensamento, além da desconfiança na razão (no seu sentido cartesiano e iluminista), fazem com que se afaste de seus contemporâneos."
 BIBLIOGRAFIA:
 Comédia:Desencantos, 1861.Tu, só tu, puro amor, 1881.
 Poesia:Crisálidas, 1864.Falenas, 1870.Americanas, 1875.Poesias completas, 1901.
 Romance:Ressurreição, 1872.A mão e a luva, 1874.Helena, 1876.Iaiá Garcia, 1878.Memórias Póstumas de Brás Cubas, 1881.Quincas Borba, 1891.Dom Casmurro, 1899.Esaú Jacó, 1904.Memorial de Aires, 1908.
 
Em 1975, a Comissão Machado de Assis, instituída pelo Ministério da Educação e Cultura, organizou e publicou as Edições críticas de obras de Machado de Assis, em 15 volumes.
Seus trabalhos são constantemente republicados, em diversos idiomas, tendo ocorrido a adaptação de alguns textos para o cinema e a televisão.

:Médicos de Natal (RN) usam Twitter para denunciar falta de vagas a bebês e crianças em UTIs


Seis bebês e duas crianças estão à espera de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em hospitais de Natal. O problema foi exposto por médicos plantonistas neste domingo (20) na internet.
Na maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), cinco bebês em estado grave estariam recebendo cuidados em uma sala improvisada do centro cirúrgico. Um dos bebês pesa apenas 800 gramas e nasceu de parto prematuro na madrugada deste domingo (20).
Segundo os médicos da Maternidade de Natal, como também é conhecida a MEJC, a unidade está superlotada e há carência de pessoal.
“Deixar bebê prematuro de 800 gramas sem assistência intensiva adequada por falta de leitos de UTI neonatal é criminoso”, criticou, via Twitter, o médico anestesista José Madson Vidal, que esteve de plantão, neste domingo, na unidade. “Até quando a sociedade vai ficar anestesiada, permitindo que, diariamente, bebês agonizem pela desassistência neonatal?”, questionou.
Também no microblog, a pediatra Uelma Medeiros publicou uma foto do local em que os cinco bebês estão internados e lamentou a situação a que pacientes e médicos vêm se submetendo nos últimos meses devido a problemas enfrentados pela saúde pública no Rio Grande do Norte. “Estamos (MEJC) trabalhando há muito acima da nossa capacidade! Ninguém vai se recusar a dar assistência, mas não tem como dar a tanta gente!”, postou a médica.
No site da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), a maternidade Januário Cicco é citada como referência para residência médica e pós-graduação. O texto sobre a maternidade a descreve como “hospital de referência terciária do SUS [Sistema Único de saúde] e funciona como um campo de ensino e aplicação prática para as profissões da área da saúde, cumprindo um meritório trabalho de ensino, pesquisa e atenção à população pobre.”
Os médicos também denunciaram que há fila de espera por vaga de UTI em outra unidade, o Hospital Maria Alice Fernandes (HMAF), também em Natal.
Segundo a pediatra Kalline Jerônimo, que estava de plantão no HMAF na madrugada deste domingo, o pronto socorro está com duas crianças e um bebê necessitando de UTI e recebendo cuidados médicos em local inadequado.
A pediatra postou no Twitter a situação precária no atendimento por falta de estrutura. “Saindo do HMAF hoje... Resumo do plantão: 1 RN [recém-nascido] necessitando de UTI neonatal e 2 crianças em estado de mal asmático necessitando de UTI pediátrica.”

Caso vai à polícia

O Simed/RN (Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte) informou ao UOL que nesta segunda-feira (21) vai procurar os médicos que denunciaram os problemas para que sejam abertas investigações sobre o caso.
O presidente do Simed, Geraldo Ferreira, disse que vai anexar documentações com as denúncias a um relatório elaborado pelo sindicado  apontando à polícia a precariedade da saúde pública.
Segundo Ferreira, o sindicato está com uma agenda marcada para visitar as delegacias dos bairros de cada hospital do Estado para abrir boletins de ocorrência e, com isso, inquéritos policiais sejam instaurados contra o governo do Estado.
“A situação do atendimento público é grave. Antes existiam problemas setorizados, mas agora está generalizado. A situação escandalosa ocorre da pediatria a anestesia”, afirmou Ferreira. Ele exemplificou que estava de plantão no Hospital Walfredo Gurgel, na semana passada, e observou que as agulhas de aplicação de anestesia “não estavam perfurando a pele dos pacientes.” “A enfermagem nos informou que era um lote que veio com defeito, mas a direção do hospital não adquiriu novos lotes para substituí-lo”, citou.
Na avaliação de Ferreira, a saúde do Rio Grande do Norte passa por "uma grave crise", com greve dos profissionais e falta de remédios e insumos básicos nos hospitais. Os médicos pararam as atividades no dia 28 de abril, 25 dias após os demais servidores terem cruzado os braços. Eles pedem melhores condições de trabalho e reajustes salariais, mas o Estado diz que não tem como dar aumento devido aos limites de gastos impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Por conta da crise na saúde, o então secretário de Saúde, Domício Arruda, pediu demissão do cargo no último dia 3.

Morte

O Simed/RN também afirmou ao UOL que recebeu denúncia de dois óbitos de crianças que precisavam de UTI e morreram sem a assistência devida. Segundo Ferreira, uma criança internada no HMAF morreu por falta de vaga na UTI. Segundo o sindicato, a criança estava com problemas no aparelho gastrointestinal e necessitava de aparelhos para mantê-la viva. “O tempo em que ela ficou esperando surgir uma vaga na UTI, veio a óbito antes da transferência”, contou.
Ferreira citou ainda que o Simed vai denunciar à polícia, na próxima quarta-feira (23), a morte de outra criança por falta de UTI no Hospital Tarcisio Maia, em Mossoró.
O presidente do Simed disse também que na próxima terça-feira (22) vai aos dois hospitais para colher informações sobre o estado de saúde dos pacientes que estavam na UTI. “Recebemos relatos de que as máquinas que mantinham os pacientes vivos ficaram paradas devido à falta de energia, mas não sabemos se ocorreu óbito.”

Outro lado

A reportagem tentou falar com a direção dos dois hospitais maternidades citadas nas denúncias, mas não conseguiu contato. O UOL também procurou a assessoria de imprensa da Secretária Estadual de Saúde, mas as ligações ao telefone apontado como de “plantão” do órgão não foram atendidas.
Fonte:noticias do rn

Patu-Campeonato de caça predatória na cidade de Patu-RN


"Hoje estou tão orgulhoso de morar em Patu, de fazer parte dessa sociedade... que tenho vontade de vomitar!

Ontem (19) teve um CAMPEONATO DE CAÇA PREDATÓRIA em Patu. Várias equipes de caça disputaram o premio de um carneiro abatido para a equipe que mais matasse TATUS PEBA, na Serra do Lima e zona rural patuense. Enquanto a POLÍCIA rodava baixando o volume dos carros, e o PODER EXECUTIVO dormia sossegadamente...
 
A cada dia creio mais no ditado que diz: 'CADA POVO TEM EXATAMENTE A EVOLUÇÃO QUE MERECE...' E essa é a evolução social patuense."

O texto é de Sherman Murillo Suassuna

Fonte:olhar messiense

Decretos que reduzem IPI de carros e IOF sobre crédito são publicados

G1 – Foi publicado nesta terça-feira (22) no “Diário Oficial da União” o decreto que reduz o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para a compra de carros. Também foi publicado nesta terça o decreto que trata da diminuição do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) para todas as operações de crédito de pessoas físicas.
O pacote de medidas para estimular o crédito no país foi anunciado nesta segunda-feira (21) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. A redução do IPI vale até 31 de agosto.
O objetivo é estimular a atividade econômica. “Estamos diante do agravamento da crise financeira internacional. E isto está trazendo problemas para os emergentes como um todo. Exige esforços redobrados para manter a taxa de crescimento em um patamar razoável”, afirmou Mantega.

Salários defasados têm afastado professores da UERN.


Os baixos salários pagos na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) têm afastado muitos professores da Instituição. Segundo o professor doutor José Ronaldo Pereira da Silva (do departamento de Física), na unidade acadêmica em que é lotado cerca de 60% dos docentes foram recentemente contratados em virtude da evasão dos professores.

Ainda segundo José Ronaldo, os baixos salários diminuem a competitividade da Universidade em atrair bons profissionais e alunos, além da captação de recursos de agências de fomentos. Quanto ao argumento de que os professores saem da Uern para voltar as suas cidades de origem, o docente não concorda. “No departamento de Física, muitos professores foram para a Ufersa e pelo menos quatro deles não são de Mossoró”, explica.

De acordo com dados da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis da Uern (PRORHAE), nos últimos cinco anos, cerca de cem professores pediram exoneração da Universidade. Destaque para o ano de 2009, quando foram exonerados 34 docentes.

O professor doutor Alan Martins de Oliveira é um dos ex-professores da Uern. Ele integrava o departamento de Gestão Ambiental e saiu da Instituição em 2010, após cinco anos e meio de docência na Universidade, para integrar o quadro docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas. Segundo ele, o que motivou sua saída foram as condições de trabalho.

“Muitos professores têm deixado a Uern pelas federais em virtude dos salários que são mais altos. Já no meu caso é que na Ufersa temos mais possibilidades de desenvolver trabalhos com órgãos fomentadores de pesquisa e extensão”, explica Alan Martins.

Para o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, a situação é preocupante.

Para piorar a situação na Uern, os professores estão há mais de dois anos sem terem os salários reajustados (o último reajuste foi em abril de 2010) . Isso significa perdas reais de pelo menos 12% em virtude da inflação do período. Já com relação ao cumprimento do Plano de Cargos e Salários dos docentes da Universidade, a informação é bem mais desanimadora. O documento afirma que o salário mais baixo do professor da Uern deve ser maior do que o salário mais alto do professor de nível básico. Dessa forma, a defasagem chega a 75,52%.

No ano passado, os professores protagonizaram uma greve de 106 dias. Na pauta salarial, estava o reajuste de 23,98%, que na época representava o cumprimento do Plano de Cargos e Salários da categoria. O movimento paredista teve fim em setembro, quanto o Governo do Estado firmou acordo de reajuste de 10,65% para abril de 2012; 7,43% para abril de 2013; e 7,43% para abril de 2014. No entanto, o Governo não cumpriu o acordado e outra greve foi deflagrada no início deste mês de maio.

Sem data para pagamento do reajuste, os salários dos professores da Uern vão ficando cada vez mais defasados e a Universidade corre sérios riscos de perder mais profissionais.

Para o professor Flaubert Torquato, presidente da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN), a situação é preocupante. “Se não bastassem os salários baixíssimos e defasados em relação às universidades federais, os professores ainda convivem com as péssimas condições de trabalho. Caso a situação de desvalorização persista, a evasão de docentes causará sérios prejuízos a Uern”, esclarece o docente.