sábado, 9 de outubro de 2010

Barragens terão criadouros de tilápias

O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) inicia o processo de implantação dos parques de piscicultura nas barragens de Pau dos Ferros, Apodi e Itajá/São Rafael. As duas primeiras terão projetos demonstrativos de 320 tanques-redes e na última o investimento será empresarial, pioneiro no país, com 24 mil tanques-redes ocupando uma lâmina de 9,6 hectares de água do reservatório.
As unidades das barragens de Pau dos Ferros e Santa Cruz (Apodi) serão montadas pelo Dnocs, com recursos do Ministério da Integração Nacional na ordem de R$ 1 milhão. Segundo Antônio Marcos, coordenador do projeto de piscicultura no Rio Grande do Norte, projetos idênticos já funcionam com sucesso em outros estados do Nordeste, principalmente no Ceará.
A finalidade do investimento é transferir conhecimentos técnicos a famílias de pescadores, além de gerar emprego e renda. Cada unidade em seu primeiro ciclo de produção recebe do Dnocs os alevinos (filhotes de peixe), ração, tanques-rede, assistência técnica e apoio logístico. Com a venda do produto, os pescadores vão formando um fundo financeiro para manterem as unidades, expandindo-as.
No caso de Pau dos Ferros, estão sendo beneficiados 3 grupos de 10 famílias na implantação dos 120 tanques-redes na barragem. Já em Apodi, serão cinco grupos de 10 famílias nos 200 tanques-redes. Na Armando Ribeiro, em Itajá/São Rafael, a expectativa do Dnocs é de gerar 15 mil empregos diretos e indiretos. Nas duas primeiras, o trabalho de implantação já começou. Já na Armando Ribeiro, o Dnocs aguarda a outorga da Agência Nacional de Águas (ANA) para fazer licitação pública nacional, que vai selecionar o investidor.
As unidades experimentais vão ocupar áreas de 1 hectare, no máximo em cada reservatório. Já na Barragem Armando Ribeiro, os 24 mil tanques-redes ocuparão uma área de 9,6 hectares, o que corresponde a 0,65% do total. Neste caso, o Dnocs investe apenas no estudo viabilidade técnica/econômica e a empresa que vencer a licitação pública faz o investimento bruto.
Nas estações de Pau dos Ferros e Apodi, o projeto inicial prevê a produção de tilápia com sexualidade revertida, ou seja, nasce fêmea, mas durante o crescimento é alimentado com hormônio masculino e aí ficam 99% machos. O ciclo de produção se fecha em seis meses. Em cada ciclo serão produzidos 800 quilos de tilápia por tanque-rede, o que equivale a uma produção anual nos 120 tanques de 193,6 toneladas. A expectativa de produção na Armando Ribeiro, quando 100% implantado, é de 35 mil tonelada/ano.

IMPLANTAÇÃO
Na Armando Ribeiro, o parque aquícola de 24 mil tanques-redes será instalado em cinco anos, sendo que 10% no primeiro ano, 10% no segundo, 10% no terceiro, 20% no quarto e 50% no quinto ano. Os investimentos devem começar em 2011.
Ufersa vai monitorar água dos reservatórios
Para usar a lâmina de água das barragens de Pau dos Ferros, Apodi, Itajá/São Rafael na produção de peixe em cativeiro, o Dnocs firmou parceria com a Ufersa para monitorar e garantir a qualidade da água periodicamente. Esta foi uma das muitas exigências dos órgãos ambientais.
É que estes reservatórios são responsáveis pelo abastecimento de dezenas de cidades e, conforme Antônio Marcos, é preciso ter cuidados redobrados com a qualidade da água, tanto para produzir o peixe no tanque-rede como para o abastecimento das cidades. "Os dois precisam de água de boa qualidade", diz Antônio Marcos.
O monitoramento periódico será feito pelo professor/doutor Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, coordenador do Laboratório de Limnologia e Qualidade de Água da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O pesquisador, inclusive, já monitora a qualidade da água das barragens de Santa Cruz e Pau dos Ferros. Vai acrescentar agora o mesmo trabalho na Armando Ribeiro Gonçalves.

Datafolha mostra Dilma sete pontos à frente de Serra

SÃO PAULO, 9 de outubro (Reuters) - A pesquisa Datafolha divulgada neste sábado aponta a candidata Dilma Rousseff (PT) à frente no segundo turno das eleições, com 48 por cento das intenções de voto, enquanto José Serra (PSDB) tem 41 por cento.
No levantamento do Datafolha realizado entre 1 e 2 de outubro, antes da realização do primeiro turno, Dilma aparecia com 52 por cento, e Serra, com 40 por cento no segundo turno marcado para 31 de outubro.
A pesquisa, divulgada e contratada pelo jornal Folha de S.Paulo, foi realizada no dia 8 de outubro junto a 3.265 eleitores, com margem de erro de 2 pontos percentuais.
Na eleição de primeiro turno, realizada em 3 de outubro, Dilma recebeu 46,91 dos votos e Serra ficou com 32,61 por cento.

Ronaldinho abre as portas para volta de Kaká ao Milan

O meia-atacante Ronaldinho Gaúcho deu declarações nesta sexta-feira se mostrando favorável à volta de Kaká ao Milan, clube que o ex-jogador do São Paulo deixou no ano passado para se transferir para o Real Madrid.

"Kaká escreveu sua história no Milan. Se quiser voltar, será muito bem-vindo", disse Ronaldinho em entrevista publicada nesta sexta pelo site do clube de Milão.

A imprensa italiana vem especulando a volta do meia à equipe que defendeu entre 2003 e 2009 depois que seu pai e agente, Bosco Leite, se reuniu com o diretor esportivo do Milan, Ariedo Braida.

No entanto, o clube 'rossonero' garantiu que a reunião serviu apenas para tratar "assuntos burocráticos" e não teve nada a ver com uma possível volta de Kaká.

Ronaldinho falou também sobre a última contratação do Milan nesta temporada, o sueco Zlatan Ibrahimovic, com quem disse se sentir muito bem em campo, apesar de ainda estar em um "período de adaptação".

"É um ótimo jogador, um dos que fará história no Milan porque tem muita qualidade", disse.

O brasileiro reiterou que, por enquanto, não pensa em deixar Milão: "não penso sair em janeiro porque quero fazer todo o possível para ajudar o Milan para que possamos fazer todos juntos uma grande temporada", finalizou.

Próximo presidente da Assembleia Legislativa será do PMN

O próximo presidente da Assembleia Legislativa deverá ser do PMN. O atual presidente da Casa, deputado estadual Robinson Faria (PMN), eleito vice-governador do estado, será o condutor do processo de sucessão. O nome mais cotado para substituí-lo é o do deputado estadual Ricardo Motta (PMN), que exerce a função de primeiro secretário da mesa durante seis dos oito anos de mandato de Robinson.

A governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) declarou, em entrevista ao Diário de Natal, que deixará a articulação com os deputados nas mãos de Robinson Faria. Com a decisão da democrata, os parlamentares eleitos pela sua base serão orientados a acompanhar a posição do vice-governador eleito. A democrata disse confiar no poder de articulação política do seu vice. O atual presidente da Casa também contará com o apoio do PMDB, que elegeu seis deputados, a maior bancada da Assembleia, nas eleições deste ano. O presidente estadual do partido, deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), informou, ontem, que os parlamentares da sigla estarão afinados com o projeto de Robinson. Com isso, Faria já terá maioria garantida para decidir quem o substituirá.

Apesar de Ricardo Motta ser o parlamentar mais próximo de Robinson, o deputado estadual eleito com a maior votação, Antônio Jácome (PMN), que obteve 54.743 votos, também deseja ser presidente da Casa. Sabendo que seu nome não é o preferido por Robinson Faria, que preside o PMN local, Jácome articula agora o fim da reeleição para a mesa diretora da Assembleia.

Impedindo as sucessivas reeleições de presidentes da AL, Jácome espera chegar à cadeira desejada, ao menos, em dois anos. Além dele, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) também entrará na luta contra a reeleição. O petista informou que já preparou um projeto de lei para acabar com a fixação de parlamentares no comando da Casa. "Apresentarei esse projeto de lei porque entendo que a sucessão é benéfica para a democracia", justificou o petista. Com a adesão do PMDB ao grupo de Robinson Faria, o grupo que fará oposição ao governo Rosalba Ciarlini não terá condições de disputar a presidência da Casa. A eleição tende a ser de consenso entre governo e oposição, como ocorreu nos últimos anos. As negociações para a composição da mesa já começaram, mas os deputados se negam a comentar sobre o assunto.

TSE negou quase metade dos registros já julgados com base na Lei da Ficha Limpa

Entre os 68 processos já julgados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) relativos à aplicação da Lei da Ficha Limpa, 32 tiveram um desfecho desfavorável para os candidatos. Destes, cinco já foram enviados ao Supremo Tribunal Federal (STF). O último a chegar foi de Jader Barbalho (PMDB-PA), que concorre ao Senado pelo Pará.

As decisões incluem entendimentos individuais dos ministros e decisões tomadas em plenário. Até agora, o TSE recebeu 177 recursos relativos à aplicação da Lei da Ficha Limpa. Novos recursos continuam chegando dos tribunais regionais eleitorais mesmo após o fim do primeiro turno.

A principal razão que levou os ministros a liberarem 36 registros foi a ausência de inelegibilidade de candidatos que exerceram a função de prefeito e tiveram contas rejeitadas. Segundo o TSE, a rejeição deve ser do Legislativo, não apenas do Tribunal de Contas.

Prefeitura realiza concurso da Guarda Civil

As provas do concurso público da Guarda Civil de Mossoró serão aplicadas amanhã pela empresa Consulplan Consultoria. 100 vagas estão sendo oferecidas, sendo 5% destinadas a candidatos portadores de necessidades especiais.
As provas serão aplicadas às 9h, em quatro locais: Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV), campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Centro Supletivo e Escola Municipal Joaquim da Silveira Borges. Ao todo, 4.045 candidatos se inscreveram ao concurso.
O cartão de inscrição que dá acesso aos locais de provas está disponível no site da Consulplan (www.consulplan.net). Os candidatos devem chegar aos locais com uma hora de antecedência, portando caneta azul, cartão de inscrição e documento de Identidade.
A prova objetiva, de múltipla escolha, terá 40 questões, sendo dez de língua portuguesa, dez de raciocínio lógico, cinco de atualidades e quinze de conhecimentos específicos. O horário da realização do exame será das 9h às 13h.
O concurso será realizado em duas etapas, sendo a primeira relacionada à aplicação da prova escrita. O teste de aptidão física, que compõe a segunda etapa do processo, está programado para os dias 6 e 7 de novembro, no estádio Nogueirão.
O salário oferecido para os aprovados é de R$ 522,24. Os concursados serão contratados pela Prefeitura sob o regime de trabalho estatutário.