segunda-feira, 11 de abril de 2011

Encontro discutiu fortalecimento da Fetraf/RN na região do Médio Oeste

O mu­ni­cí­pio de Ra­fael Go­dei­ro foi palco de mais u en­con­tro de re­pre­sen­tan­tes da Fe­de­ra­ção dos Tra­ba­lha­do­res da Agri­cul­tu­ra Fa­mi­liar do Rio Gran­de do Norte(Fe­traf/RN). O en­con­tro rea­li­za­do ontem (8) reu­niu 35 re­pre­sen­tan­tes, dos mu­ni­cí­pios de São Fran­cis­co do Oeste, Ra­fael Go­dei­ro, Al­mi­no Afon­so, Olho D´Agua dos Bor­ges, Fru­tuo­so Gomes e Patu. A reu­nião acon­te­ce na sede da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Ra­fael Go­dei­ro, onde foram dis­cu­ti­do o for­ta­le­ci­men­to e am­plia­ção da Fe­traf/RN no Médio Oeste.

Se­gun­do o pre­si­den­te do Sin­traf de Mes­sias Tar­gi­no e Coor­de­na­dor Es­ta­dual de For­ma­ção Sin­di­cal e Pro­fis­sio­nal da Fe­de­ra­ção dos Tra­ba­lha­do­res e Tra­ba­lha­do­ras da Agri­cul­tu­ra Fa­mi­liar do Rio Gran­de do Norte - FE­TRAF/RN, Ge­né­sio Pinto Neto, o Pôla Pinto du­ran­te o en­con­tro foi feito uma apre­sen­ta­ção pelo coor­de­na­dor geral da Re­gio­nal Fe­traf/RN, João Ca­bral, mos­tran­do o Pro­je­to e as Ações da Fe­de­ra­ção no Es­ta­do. Ele en­fa­ti­zou que será ne­ces­sá­rio man­ter a or­ga­ni­za­ção da en­ti­da­de para que ela con­ti­nue acon­te­cer na prá­ti­ca, be­ne­fi­cian­do os agri­cul­to­res fa­mi­lia­res e a po­pu­la­ção que re­si­de nas áreas ru­rais.

Tam­bém foi dis­cu­ti­do todos os as­pec­tos re­fe­ren­te à le­gis­la­ção e passo a passo para a cria­ção de Sin­di­ca­tos dos Tra­ba­lha­do­res na Agri­cul­tu­ra Fa­mi­liar (SIN­TRAFs), que foi de­fi­ni­do pela Fe­traf/RN. "A cria­ção do Sin­di­ca­to dos Tra­ba­lha­do­res na Agri­cul­tu­ra Fa­mi­liar re­pre­sen­ta um avan­ço im­por­tan­te para as lutas da nossa ca­te­go­ria aqui no Es­ta­do, fico feliz de poder estar par­ti­ci­pan­do di­re­ta­men­te desse marco his­tó­ri­co e de ver que mais de di­ri­gen­tes sin­di­cais estão co­me­çan­do a par­ti­ci­par do en­con­tro para co­nhe­cer essa pro­pos­ta", DES­TA­COU Ge­né­sio Pinto.

Ficou de­fi­ni­do ainda a par­ti­ci­pa­ção de re­pre­sen­tan­tes dos mu­ni­cí­pios nas reu­niões re­gio­nais da Fe­traf/RN do Médio Oeste e reu­niões que acon­te­ce­rão nos mu­ni­cí­pios de São Fran­cis­co do Oeste, Ra­fael Go­dei­ro, Al­mi­no Afon­so, Olho D´Água dos Bor­ges, Fru­tuo­so Gomes e Patu.

Por úl­ti­mo o as­ses­sor téc­ni­co da Cre­dioes­te Sol, Giu­ze­lio Lo­ba­to, fez uma apre­sen­ta­ção dos ser­vi­ços que a Cre­dioes­te Sol que tem dis­po­ni­bi­li­za­do vi­san­do o for­ta­le­ci­men­to dos agri­cul­to­res fa­mi­lia­res e prin­ci­pal­men­te o aces­so ao cre­di­to. Ele fez a apre­sen­ta­ção de al­gu­mas ex­pe­riên­cias de fun­cio­na­men­to da Coo­pe­ra­ti­va, como os ser­vi­ços que são ofe­re­ci­dos aos agri­cul­to­res fa­mi­lia­res, como em­prés­ti­mos com va­rias con­di­ções, emis­são de talão de che­ques com li­mi­te, sis­te­mas de cus­tó­dia, re­ce­bi­men­to de bo­le­tos ban­cá­rios entre ou­tros ser­vi­ços que tem fa­ci­li­ta­do o aces­so dos agri­cul­to­res fa­mi­lia­res ao sis­te­ma fi­nan­cei­ro. Se­gun­do ele se não exis­tis­se o Pro­naf, di­fi­cil­men­te os agri­cul­to­res se­riam aten­di­dos pelos ban­cos.

Ainda par­ti­ci­pa­ram da reu­nião re­pre­sen­tan­tes dos Sin­trafs de Campo Gran­de, Hil­de­bran­do Rocha que é tam­bém di­re­tor da FE­TRAF/RN e João do PT que é pre­si­den­te do Sin­traf de Itaú.
Fonte:Correio estadual