segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

RN recebe nesta segunda-feira mais 95 médicos cubanos

O Rio Grande do Norte vai receber nesta segunda-feira (2) mais 95 profissionais cubanos do programa Mais Médicos do governo federal. A vinda dos profissionais faz parte do convênio com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Eles chegam a Natal em voos da Força Aérea Brasileira (FAB) durante o início da tarde e a noite desta segunda-feira na Base Aérea de Natal. Os profissionais serão recepcionados por representantes do governo do estado e apoiadores do Ministério da Saúde.

O novo grupo de profissionais que chega ao estado corresponde à segunda etapa do segundo ciclo do programa. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), os médicos serão lotados em cerca de 90 municípios. O coordenador da Comissão Estadual do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab)/Mais Médicos, Hugo Mota, explica que após a chegada, os cubanos passarão por um momento de acolhimento em Natal para conhecer a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

 Os médicos permanecem na capital potiguar até a sexta-feira (06) e depois seguem para os municípios onde também passarão por um acolhimento para conhecer a estrutura de saúde de onde serão lotados.

“O foco do programa é a atenção básica, com ele o Ministério da Saúde está levando profissionais e estruturando as Unidades Básicas de Saúde para um atendimento qualificado para a população que mais precisa. Além de diminuir as desigualdades na distribuição de médicos em regiões com alta vulnerabilidade social”, disse Hugo Mota.

No Estado, o Programa é monitorado pela Comissão Estadual do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab). A Comissão Provab/Mais Médicos é composta por técnicos da Sesap, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do RN (Conasems) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Estadual do RN (UERN)

Fonte:G1

Estado terá radar meteorológico

O radar meteorológico do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao MCTI, instalado em Natal cobrirá cerca de 80% do estado do Rio Grande do Norte, incluindo a maior parte da região semiárida e a faixa litorânea. Integrado aos radares existentes em Quixeramobim e Fortaleza, no Ceará, vai garantir a cobertura de 100% do território estadual. As informações fornecidas pelos aparelhos permitirão monitorar os extremos de chuvas que provocam deslizamentos de solos e inundações. Também irão auxiliar no planejamento das atividades agrícolas e do abastecimento de água para a população e os animais.  
 A governadora Rosalba Ciarlini e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antonio Raupp inauguraram o radar do Cemaden amanhã (2), na Base Aérea de Natal (RN). Este equipamento faz parte de um conjunto de nove aparelhos adquiridos pelo Centro para atender a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais, lançado em agosto de 2012. Outros oito radares começam a ser instalados neste mês em um cronograma que vai até maio de 2014.

Quatro serão implantados no Nordeste: em Natal (RN), Maceió (AL), Salvador (BA) e Petrolina (PE). Outros quatro serão destinados ao Sudeste: três em Minas Gerais (Almenara, São Francisco e Três Marias) e um no Espírito Santo (Santa Tereza). O Centro-Oeste será beneficiado com a instalação de um radar no Mato Grosso do Sul (Jaraguari).O investimento é de pouco mais de R$ 72 milhões.

Cobertura ampliada

Os radares meteorológicos adquiridos pelo Cemaden são capazes de realizar o monitoramento da atmosfera e obter informações detalhadas em um raio de até 400 km. Com as informações do radar e o uso de avançados programas de computador, o órgão irá melhorar o desempenho de suas previsões de curtíssimo prazo.Em razão disso, os alertas poderão ser enviados com mais horas de antecedência.

Antes do lançamento do Plano, a rede de radares meteorológicos instalados no país tinha 23 unidades em operação. Esta malha está sendo reforçada com os nove radares a serem instalados em regiões que ainda não eram monitoradas. Os aparelhos integram o sistema de prevenção e de alertas sobre condições climáticas extremas, sobretudo quando a chuva atinge áreas habitadas com risco de deslizamentos.

O contrato de aquisição dos nove radares do Cemaden foi assinado no final de 2012. O consórcio formado pela empresa alemã Selex Systems Integration (que tem mais de 300 radares instalados ao redor do mundo) e pela brasileira Engelétrica Sul, de Canoas (RS), venceu a licitação para fornecer e instalar os aparelhos. A operação e a manutenção dos radares serão realizadas pelo Cemaden, em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea/FAB).

Ainda como parte do Plano de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres, o Cemaden já instalou oito pluviômetros – aparelhos que medem a quantidade de chuva – em áreas de risco de desastres no RN.Mais 21 desses aparelhos serão destinados ao estado ate o ano que vem. Atualmente a rede de pluviômetros do Cemaden tem 772 unidades instaladas nas cinco regiões do país.

Além dos pluviômetros, o RN também receberá 10 estações agrometeorológicas e 75 conjuntos sensores de umidade do solo. Esses equipamentos contribuem para analisar as condições climáticas ligadas à seca. Serão instalados na região semiárida e representam um investimento de cerca de R$ 2 milhões do governo federal.

Foco será no monitoramento e no alerta

Um dos objetivos estratégicos do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais é ampliar a rede de observação das condições climáticas no território brasileiro. O Plano possui quatro eixos de ações: prevenção, mapeamento; monitoramento e alerta; e reposta. A atuação do Cemaden está focada no monitoramento e alerta.

A principal função do órgão é acompanhar e analisar as informações climáticas, emitindo alertas para riscos de deslizamentos ou enxurradas aos órgãos de defesa civil. OCentro cruza informações hidrológicas, geológicas, meteorológicas e sociais, entre outras. Desde dezembro de 2011, o Cemaden emitiu 857 alertas em três graus de risco – moderado, alto e muito alto.

O Plano estabeleceu a meta de garantir, até 2014, o monitoramento de 821 municípios considerados prioritários por apresentarem maiores índices de inundações e deslizamentos de solo. Para alcançar esse objetivo, o Cemaden irá adquirir e instalar, até o final de 2014, além dos nove radares, 3.375 pluviômetros automáticos, 1.100 pluviômetros semiautomáticos, 286 estações hidrológicas,100 estações agrometeorológicas e 550 sensoresde umidade do solo. 

Fonte:Tribuna do Norte

Obra do Itaquerão é retomada após acidente que deixou dois operários mortos

São Paulo - As obras do estádio do Corinthians foram retomadas hoje (2) com todo o efetivo de 1.350 trabalhadores. As atividades ficaram suspensas durante três dias – por motivo de luto – após a queda de um guindaste, na quarta-feira (27), que provocou a morte de dois operários. No início da manhã, os trabalhadores fizeram uma oração, como de costume. O Itaquerão, como é conhecido, sediará a abertura da Copa do Mundo de 2014 mais cinco jogos da competição, em junho do próximo ano.
As obras ficarão concentradas nos prédios oeste, norte e sul, arquibancadas e gramado. Estão interrompidas as atividades no prédio leste, onde ocorreu o acidente, que corresponde a 10% do estádio. A área está interditada pela Defesa Civil e só poderão ser feitas obras emergenciais, mediante permissão. De acordo com a Odebrecht, construtora responsável pela obra, a previsão de entrega do Itaquerão era dezembro deste ano. Ainda não foi informada nova data para a conclusão dos trabalhos.
Também não haverá operação com guindastes em razão da interdição da Superintendência do Ministério do Trabalho em São Paulo, feita no dia seguinte ao acidente. As nove máquinas usadas na obra serão liberadas somente após a construtora apresentar documentos que comprovem a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, adoção de procedimentos de segurança e treinamento dos trabalhadores que operam esse tipo de equipamento.
A construtora informou que na zona oeste da obra pisos e paredes serão revestidos, vidros, colocados, camarotes, pintados, e o sistema elétrico e hidráulico, instalado. Não houve alteração do cronograma de implantação dos assentos definitivos nas arquibancadas, o qual terá continuidade hoje. Aproximadamente 26 mil cadeiras estão instaladas. As atividades de manutenção do gramado também segue a rotina conforme o planejado. Nos setores sul e norte, também serão feitos serviços de acabamento e instalações.
Fonte:Agência Brasil

Expectativa de vida do brasileiro sobe para 74,6 anos

Em 2011, a expectativa era 74,08 anos. O valor varia de acordo com a idade. Para um brasileiro de 40 anos, a estimativa é que ele viva até os 78,3 anos.

 

A expectativa de vida ao nascer no Brasil chegou a 74,6 anos em 2012, segundo dados divulgados hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Diário Oficial da União. Em 2011, a expectativa de vida era 74,08 anos.
O valor varia de acordo com a idade do brasileiro. Para um brasileiro de 40 anos, por exemplo, a estimativa é que ele viva até os 78,3 anos. Já para pessoas acima de 80 anos, a expectativa é de que vivam mais 9,1 anos.
Fonte:Nominuto

Cassações da prefeita de Mossoró na Folha Online

Da Folha Online, reportagem assinada por Danilo Sá, colunista do Jornal de Hoje e correspondente da Folha:



Fonte:Thaisa Galvão

Polícia prende suspeita de comandar prostituição de luxo na capital fedral

O Correio braziliense destaca que a Polícia Civil prendeu na madrugada desta segunda-feira (2/12), Jeany Mary Corner. Segundo a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Jeany seria uma cafetina que comandava um esquema de prostituição de luxo na capital federal.
A operação – denominada Red Light, em referência à conhecida zona de prostituição de Amsterdam – prendeu outras oito pessoas envolvidas, dentre elas um policial militar. Se condenada, Mary deve responder por tráfico interno de pessoas e rufianismo – quando se tira proveito da prostituição alheia.
De acordo com a Deam, Jeany Mary agenciava mulheres, homens e travestis em todo país. Ainda segundo a polícia, Mary trazia essas pessoas para trabalhar no Distrito Federal. As garotas de programa eram escolhidas criteriosamente. A preferência era por modelos; algumas posaram para capas de revistas famosas. Os programas poderiam custar até R$ 10 mil. Foram identificados três pontos de atuação: Asa Sul, Asa Norte e Guará.
Outros escândalos
A cafetina ficou conhecida nacionalmente por fornecer garotas para festas de parlamentares. O publicitário Marcos Valério teria usado os serviços de Jeany Mary para fazer eventos com políticos em Brasília.

Fonte:O xerife