quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Médicos descobrem nova mutação responsável por doença da morte súbita

O coração de uma espanhola de 53 anos, natural da região das Astúrias, vai ajudar no tratamento da doença cardíaca que causa a morte súbita. Manuela (nome fictício) tinha 20 anos quando foi diagnosticada com miocardiopatia hipertrófica, enfermidade muitas vezes hereditária e que leva a um engrossamento do tecido do coração. O problema afeta uma em cada 500 pessoas e se constitui numa das causas mais frequentes de morte súbita entre jovens. Após três anos realizando pesquisas com Manuela, uma equipe de médicos na Espanha publicou um estudo revelando a descoberta de uma nova mutação responsável pelo mal, o que pode salvar muitas vidas daqui para frente. As informações são do “El País”.
A morte súbita volta e meia aparece no noticiário. Muitos jogadores de futebol já morreram por conta disso, como o brasileiro Serginho, do São Caetano, em 2004, o espanhol Dani Jarque, do clube Espanyol, em 2009, e o também espanhol Antonio Puerta, em 2007. A mãe de Manuela faleceu de morte súbita aos 34 anos, enquanto dava a luz. A avó e a tia dela também morreram de doenças cardíacas aos 62 e 55 anos, respectivamente. Outros dois membros da família sofrem da mesma doença de Manuela.
Até então, a medicina conhecia 11 genes defeituosos responsáveis por 60% dos casos hereditários de miocardiopatia hipertrófica. Mas os cientistas da Universidade de Oviedo, nas Astúrias, não encontraram nenhuma desssas irregularidades em Manuela. A enfermidade dela tem origem um outro gene que foi passado através de gerações da sua família. Esta é a grande descoberta do estudo, publicado na “Nature Comunications”. A equipe garante ter encontrado ainda oito famílias nas quais há casos similares com o mesmo gene problemático. O trabalho demonstrou ainda que em ratos as mesmas mutações provocam acúmulo de proteínas no tecido do coração que leva à miocardiopatia hipertrófica.
Tudo isso faz os médicos acreditarem que o achado pode revolucionar a prevenção à morte súbita.
“É seguro afirmar que este caso vai ajudar a salvar vidas. Já está ajudando essas oito famílias cujo destino deixará de ser fatal, porque vamos saber quais deles têm a mutação e quais não têm, o que nos permite fazer o acompanhamento”, explicou ao “El País” o pesquisador Carlos López-Otín, da Universidade de Oviedo, um dos autores do estudo. Ele conta que o trabalho vai permitir identificar novos casos e ajudar os portadores da mutação e tomar decisões importantes na hora de ter filhos, por exemplo, sabendo que há 50% de chances de o problema ser transmitido a descendentes. Pessoas que carregam a mutação também poderão ser acompanhadas desde jovens para evitar a temida morte súbita.
O Globo

Dilma sofre primeira derrota após eleições na Câmara

O governo perdeu a primeira votação na Câmara dos Deputados depois da reeleição da presidente Dilma Rousseff. A oposição obteve o apoio de partidos da base, como PMDB e PP, e conseguiu aprovar, ontem, 28, o projeto do líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), que susta o decreto da presidente que criou a Política Nacional de Participação Social (Decreto 8.243/14). A decisão final será tomada pelo Senado, para onde seguirá o projeto (PDC 1491/14).
O decreto presidencial causa polêmica no Congresso desde junho. Até mesmo o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, já chegou a se pronunciar em Plenário contra a norma por considerar que ela invade prerrogativas do Congresso. Alves disse que a sessão que derrubou o decreto foi histórica e comemorou a “manifestação de altivez e democracia desta Casa”.
Apenas o PT, o PCdoB, o Psol e parte do Pros ficaram ao lado do governo e tentaram inviabilizar a votação com a apresentação de requerimentos – todos os demais partidos se uniram à oposição. Foram necessárias duas horas e meia de discussão para vencer a obstrução imposta pelos três partidos, mas o decreto presidencial acabou derrotado em uma votação simbólica.
A líder do PCdoB, deputada Jandira Feghali (RJ), minimizou o resultado. “Estou vendo uma certa alegria no Plenário pela possibilidade de derrotar o decreto, como se isso fosse uma derrota retumbante do governo, mas, depois da vitória retumbante da presidente Dilma, isso é uma coisa menor”, disse a líder. Para ela, o tema dos conselhos populares pode ser retomado em um projeto de lei.
Participação
O decreto que a Câmara sustou cria um sistema de participação chefiado pela Secretaria-Geral da Presidência da República. Estão previstos um conselho permanente; comissões temáticas; conferências nacionais periódicas; uma ouvidoria pública federal; mesas de diálogo; fóruns interconselhos; audiências e consultas públicas; e ambiente virtual de participação social.
A intenção é permitir que as entidades influenciem as políticas e os programas de governo e consolidar a participação como um método de governo.
Não agradou ao Congresso, no entanto, o ponto do decreto que dá ao secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o poder de indicar os integrantes das instâncias de participação e definir a forma de participação.
Mendonça Filho disse que o projeto tem viés autoritário. “Impõe, via decreto presidencial, um modelo de consulta à população que é definido pelo Poder Executivo. É uma forma autocrática, autoritária, passando por cima do Parlamento, do Congresso Nacional, da Casa do Povo, de estabelecer mecanismos de ouvir a sociedade”, criticou.
Para o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), os conselhos criados serão comandados “da antessala da Presidência da República”.
Já o líder do PSDB, deputado Antonio Imbassahy (BA), disse que o decreto inverte a lógica da democracia representativa. “Com esse decreto, a presidente Dilma quer que a escolha dos representantes do povo seja feita pelo governo do PT”, disse.
Debate eleitoral
Durante a discussão, deputados do PT e do Psol disseram várias vezes que a oposição pretendia criar um “terceiro turno eleitoral” durante a votação do projeto para sustar o decreto de participação.
Para o líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), o decreto apenas fortalece um conjunto de conselhos. “Ele melhora e amplia a participação da sociedade no controle da gestão pública”, declarou.
É o mesmo argumento do deputado Afonso Florence (BA), que é vice-líder do PT. “Não há uma linha sequer neste decreto que prove a subtração de prerrogativas do Legislativo. Ele fortalece a democracia, com a participação da sociedade civil, dos movimentos sociais organizados, setores empresariais, acadêmicos, instituições de pesquisa”, opinou.
Votação
Ao realizar votações na semana que sucedeu o segundo turno das eleições, o Plenário da Câmara quebrou a tradição das últimas eleições. Em 2002, 2006 e 2010, o Plenário só voltou a realizar votações na segunda semana depois do resultado das urnas.
Fonte: Agência Câmara

Barragem das Traíras com apenas 3% de sua capacidade

Aos poucos os principais reservatórios da região do Seridó estão secando. O Blog do Marcos Dantas visitou na manhã desta quarta-feira, 29, a Barragem Passagem das Traíras, construída para garantir o abastecimento das cidades de Jardim do Seridó, São José do Seridó e Zona Norte de Caicó. Mas sem chuvas, a situação já é de calamidade total no reservatório.
Dos 49 milhões, 702 mil e 394 metros cúbicos d’água, hoje o volume atual é de apenas 3,37%, o equivalente a 1 milhão, 677 mil e 63 metros cúbicos. A situação dos outros reservatórios da região também é preocupante, como mostra abaixo o levantamento feito pelo Blog junto a Secretaria de Recursos Hídricos do RN:
Dourado (Currais Novos) – 0,29% de sua capacidade
Zangarelhas (Jardim do Seridó) – 1,16% de sua capacidade
Caldeirão (Parelhas) – 4,51% de sua capacidade
Marechal Dutra (Acari) – 5,60% de sua capacidade
Itans (Caicó) – 9,75% de sua capacidade
Cruzeta (Cruzeta) – 13,02% de sua capacidade
Boqueirão (Parelhas) – 15,67% de sua capacidade
Sabugi (São João do Sabugi) – 18.43% de sua capacidade
Fonte:Defato

Homem é assassinado com trinta tiros no Oeste Potiguar

Um homem foi morto com 30 tiros de pistola e espingarda calibre 12 dentro de um carro, no município de Lucrécia, no Oeste Potiguar, na noite dessa terça-feira (28). De acordo com a Polícia Militar, a vítima, identificada como Francisco Marcondes Rodrigues, de 36 anos, respondia em liberdade por um crime de homicídio ocorrido em 2012. Ainda não há informações sobre a motivação do crime.
Segundo a PM, o crime ocorreu no Centro da cidade, por volta das 23h. Francisco foi surpreendido por suspeitos armados em outro veículo, que chegaram atirando. Conforme relatos de testemunhas, não foi possível identificar o modelo do carro e nem os assassinos, que saíram em disparada após cometerem o homicídio. 
Fonte:Tribuna do Norte