quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Messienses são aprovados no vestibular da UEPB

Hoje saiu o resultado do vestibular da UEPB e mais uma vez alguns messienses foram aprovados veja abaixo.
                                               Uryan Aciole -Ciências Agrárias 
                                                  Wigna Ferreira-Letras
                                              Girllane Rocha-Ciências Biológicas
Nota:O blog deseja a todos felicidade e sucesso nessa nova etapa de suas vidas

Ufersa abre 2.500 vagas para o ano letivo de 2014

Os estudantes que em 2013 prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já podem concorrer pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU) a uma das 2.500 vagas oferecidas pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A novidade é que nesse ano de 2014 haverá uma única convocação em todos os cursos da Ufersa.

Para este SiSU 2014 a Ufersa oferece 2.500 vagas em todos os cursos de graduação, sendo metade com entrada no primeiro semestre (2014.1) e metade com início no segundo semestre (2014.2). Desta forma, a Ufersa não participará do SiSU do meio do ano (SiSU 2014.2).

As inscrições do SiSU começa hoje, 6 de janeiro e vai até o dia 10 de janeiro. São feitas exclusivamente via internet no site: www.sisu.mec.gov.br.

Desse total de 2.500 vagas, estão disponíveis 1.380 para a Ufersa Mossoró, 400 para a Ufersa Angicos, 420 para a Ufersa Caraúbas e 300 vagas para a Ufersa Pau dos Ferros.

O processo de seleção é feito pelo próprio Ministério da Educação e Cultura, levando em consideração as notas obtidas pelos candidatos no Enem realizado em 2013. A Ufersa é uma das universidades pioneiras na adesão ao SiSU como forma integral de acesso aos cursos de graduação.

COTAS – Durante a inscrição no SiSU, os candidatos também deverão especificar a modalidade de concorrência, podendo concorrer às vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a chamada "Lei das cotas".

A Ufersa aderiu às ações afirmativas do Governo Federal estabelecendo cotas em todos seus cursos para alunos oriundos de escola pública, dentre estes, as cotas raciais (PPI - Pretos, Pardos ou Indíginas) e socioeconômicas, para alunos com renda familiar per capta de até 1,5 salário mínimo.

Para 2014, em cada curso de graduação serão reservadas 50% (cinquenta por cento) de suas vagas ao sistema de cotas.

Outra novidade, são os dois novos cursos que a Ufersa está disponibilizando no SiSU, são esses: Licenciatura em Letras-Inglês e Licenciatura em Letras – Libras; ambos no Campus Caraúbas.

Para o curso de Letras-Libras serão disponibilizadas 20 vagas para o turno Noturno (em cada semestre) e para o curso de Letras – Inglês serão disponibilizadas 40 vagas para o turno integral (em cada semestre).

Acesse AQUI para mais informações sobre o Processo Seletivo na Ufersa.

Para maiores informações acesse a página da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) ou entre em contato pelo e-mail: prograd@ufersa.edu.br ou telefone (84) 3317-8234.

Fonte: Ufersa/cg na midia

Preocupação: Inmet já admite nova estiagem

Brasília (ABr/TN) – Atingido por uma estiagem severa nos últimos dois anos, o Nordeste pode voltar a ter chuvas abaixo da média em 2014. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o meteorologista Mozart de Araújo Salvador, a temperatura do Atlântico Norte, cuja alta causou a diminuição das chuvas em 2012 e 2013, continua elevada, embora em patamar menor que o do ano passado. Segundo Salvador, caso a situação se mantenha,  há chance de menos chuvas na região. No entanto, não é possível prever a intensidade de um eventual novo período de seca. “A possibilidade [de estiagem] não está afastada”, disse ele.
O meteorologista explicou que em dezembro, quando o Inmet levantou os dados para seu prognóstico mais recente sobre o Nordeste, a temperatura do Atlântico Norte estava de 0,5°C a 1°C acima da média. “Espera-se que [a alta de temperatura] não se intensifique, ou o risco de prejuízos para as chuvas é grande”, acrescentou. Salvador esclareceu que, no ano passado, a temperatura do oceano chegava a 1,5°C acima da média. Para normalização das chuvas no Nordeste, o ideal é que ela recue nos próximos meses. Uma nova medição será feita na segunda quinzena de janeiro.
Para o primeiro trimestre deste ano, o Inmet vê 40% de possibilidade de chuvas dentro da média e 35% de probabilidade de ficarem abaixo da média para o semiárido do Ceará, do Piauí, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do norte da Bahia. Existem ainda 25% de chance de precipitações acima da média.
Em 2012 e 2013, produtores rurais desses e de outros estados perderam gado e lavoura com a estiagem e tiveram de ser socorridos pelo governo, que disponibilizou linhas de crédito emergenciais e permitiu a renegociação de dívidas a agricultores que não puderam honrar os pagamentos em função das perdas com a estiagem.
Para 2014, o Ministério da Integração Nacional informou que ainda aguarda dados mais concretos com relação ao panorama relacionado à seca para definir ações. O órgão informou ainda que, até o momento, não há decisão sobre renovação das linhas de crédito, mas que é possível aderir à renegociação de débitos até 30 de dezembro deste ano.
Esperança
No Rio Grande do Norte, os agricultores têm esperança de que 2014 – assim como os demais anos terminados em quatro – encerre o duro período de estiagem que provocou prejuízos bilionários na agricultura e ameaça agora o abastecimento humano. Os reservatórios usados pela companhia de água já não tem capacidade para o fornecimento de água até o final do ano. Se as chuvas forem fracas, como aconteceu em 2011 e 2012, o sistema entrará em colapso. A Barragem Armando Ribeiro está com apenas 35,5% de sua capadidade, que é de 2,4 bilhões de metros quadrados. A Bacia do Piranhas, formada por 28 reservatórios está com  menos de um terço de água.
Segundo dados do IBGE,  o Rio Grande do Norte registrou a terceira maior queda do país no rebanho bovino entre 2011 e 2012, em termos percentuais. A redução (18,1%), que foi menor apenas que as verificadas na Paraíba (28,6%) e em Pernambuco (24,2%), pode ser maior, já que as perdas de 2013 não foram contabilizadas.  Houve um prejuízo de R$ 15,4 milhões, considerando apenas a redução da produção de leite e mel no estado. Segundo a pesquisa, 45 mil vacas deixaram de ser ordenhadas e 45 milhões de litros de leite deixaram de ser produzidos no estado entre 2011 e 2012. A queda na produção de leite (18,6%) só foi menor que a da Paraíba (39,9%) e a de Pernambuco (36,1%), no país.

Tribuna do Norte

Apodi começa preparativos para realização do carnaval

Em meio a crise que afeta os municípios brasileiros, a cidade de Apodi começa a se preparar para seu maior evento cultural.
O carnaval apodiense tornou-se tradição e ao longo do anos tem recebido inúmeros foliões do estado.
Consagrado como um dos maiores carnavais do estado, o apodiense começa a viver a expectativa da realização de uma grande festa.
A Secretaria de Turismo apodiense iniciou projeto de divulgação da festa, enquanto que empresas locais com ramos ligados ao evento festivo já começa a se articular para ofertar os serviços.
Outro ponto que gera renda ao município e que começa a funcionar é a locação de imóveis, que funcionam como sede de blocos carnavalescos e abrigo para os turistas que nós visitam nesse período.
A expectativa é de que o Apodi volte a realizar um dos maiores carnavais do RN.
.
Fonte: ApodiBaixodoPano