segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Fumo passivo mata 600 mil por ano, diz OMS

LONDRES (Reuters) - Cerca de 1 por cento das mortes mundiais se devem ao tabagismo passivo, o que significa estimados 600 mil óbitos anuais, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira.
No primeiro estudo mundial já feito sobre isso, os especialistas da OMS concluíram que as crianças são mais expostas ao fumo passivo do que qualquer outra faixa etária, e que cerca de 165 mil delas morrem por causa disso.
"Dois terços dessas mortes ocorrem na África e no sul da Ásia", escreveu a equipe liderada por Annette Pruss-Ustun.
A exposição das crianças à fumaça de cigarros é mais comum dentro de casa, e o problema é agravado pela maior incidência de doenças infecciosas nessas regiões.
Em comentário sobre o estudo na revista Lancet, Heather Wipfli e Jonathan Samet, da Universidade do Sul da Califórnia, disseram que as autoridades deveriam tentar motivar as famílias a pararem de fumar dentro de casa "Em alguns países, lares livres de fumaça estão se tornando a norma, mas isso está longe de ser universal", escreveram.
Os pesquisadores examinaram dados de 192 países, colhidos desde 2004, e empregaram um modelo matemático para estimar o número de mortes e o número de anos de vida saudável que são desperdiçados.
Em 2004, em nível mundial, estavam expostos ao fumo passivo 40 por cento das crianças, 33 por cento dos homens não-fumantes e 35 por cento das mulheres não-fumantes.
Isso teria provocado 379 mil mortes por doenças cardíacas, 165 mil por infecções respiratórias, 36,9 mil de asma e 21,4 mil de câncer de pulmão. A isso se somam 5,1 milhões de mortes anuais atribuídas ao uso direto do tabaco.
Entre crianças, as mortes pelo fumo passivo se concentram nos países de baixa e média renda. Entre adultos, elas se distribuem de forma mais homogênea.
Nos países mais ricos da Europa, por exemplo, foram registradas apenas 71 mortes infantis por causa do fumo passivo, e 35.388 mortes de adultos. Na África, foram 43.375 mortes infantis e 9.514 adultas.
Pruss-Ustun defendeu que os países cumpram a Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco, que inclui maior taxação sobre cigarros, embalagens menos atraentes, proibição da publicidade e outras medidas.
Só 7,4 por cento da população mundial vive em áreas com leis rígidas contra o fumo, mas nem sempre elas são suficientemente fiscalizadas.

Exercícios leves previnem artrite óssea

CHICAGO - Pessoas com risco de sofrer de artrite óssea podem prevenir ou atrasar o início da doença com pequenas mudanças nas atividades físicas, segundo estudo apresentado no encontro da Sociedade Radiológica americana.
- De acordo com os resultados do estudo, atividades de alto impacto como a corrida, por mais de uma hora por dia pelo menos três vezes por semana, são associadas à degeneração da cartilagem e apresentam potencial risco de desenvolvimento da artrite óssea - disse o autor do estudo, Thomas M. Link, professor de radiologia da Universidade da Califórnia. - Por outro lado, exercícios leves podem proteger contra o início da doença.
A artrite óssea é uma doença degenerativa que causa dores, inchaço e enrijecimento nas articulações. De acordo com o Instituto Nacional de Artrite e Doenças de Pele, a artrite óssea é a forma mais comum de artrite e afeta cerca de 27 milhões de americanos acima de 25 anos.
Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 132 pessoas sem sintomas de artrite óssea no joelho. Participaram 99 mulheres e 66 homens entre 45 e 55 anos, que foram separados em três níveis de exercício e treinamento de força. Os níveis de exercício incluíam sedentários, os praticantes de exercícios leves e moderados até vigorosos. O treinamento de força ia de nenhum a mínimo e frequente.
Exames de ressonância magnética revelaram que os praticantes de exercícios leves e pacientes com treinamento mínimo de força tinham a mais saudável cartilagem no joelho. Exercícios moderados a vigorosos em mulheres com qualquer treinamento de força foram associados à retenção de água e maior degeneração de colágeno no joelho.
- Os resultados neste grupo indicam que exercícios moderados a fortes podem acelerar a degeneração das cartilagens, com risco maior de desenvolvimento da artrite óssea - disse o co-autor do estudo, Keegan K. Hovis. - Esportes de baixo impacto como caminhadas ou natação são mais benéficos que corrida ou tênis. Nossas descobertas indicam que o exercício, particularmente a caminhada frequente é a escolha mais segura para manter a saúde das cartilagens - acrescentou.

Governo prorrogará redução de IPI para construção até o final de 2011

SÃO PAULO - O governo vai prorrogar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para materiais de construção por mais um ano, até o final de dezembro 2011, declarou hoje o ministro Guido Mantega a empresários da Fiesp, segundo interlocutores que participaram de almoço com o ministro na sede da entidade.
Também serão mantidas as condições atualmente vigentes para PIS e COFINS. O benefício deverá valer para 45 produtos da cadeia de construção civil.
Em abril de 2009 o governo decretou a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), com duração até o final deste ano. A medida foi criada como resposta aos efeitos da crise de 2008, que afetou a economia mundial. A isenção deveria valer por seis meses mas foi estendida, primeiro, até junho e, depois, até 31 de dezembro deste ano.
Mais recentemente, em setembro, a Abramat encaminhou ao governo federal nova proposta de desoneração de tributos sobre o setor, o que poderia gerar um ganho superior a 38 bilhões de reais para o PIB do país em 36 meses.
Além da isenção permanente do IPI para materiais, a entidade pleiteava junto ao governo sua ampliação a todas as categorias de produtos do setor, como lâmpadas e máquinas e equipamentos, além da isenção total do PIS/Cofins da atividade de construção para obras habitacionais.
- Vamos estudar algumas mudanças que estão sendo propostas, tanto no IPI, quanto no PIS/Cofins, e inclusão de algum outro setor. Farei uma reunião com os senhores para discutir isso mais a fundo -, acrescentou Mantega.
No primeiro semestre deste ano, as vendas de material de construção cresceram 19,78% na comparação com mesmo período de 2009, segundo a Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), que justificou os números pela desoneração do IPI e pelo crescimento da oferta de crédito imobiliário.

Audiência na Assembleia Legislativa

Em parceria com o Sebrae, a Assembleia Legislativa do RN debateu hoje, durante seminário com presença de deputados e senador, as modificações no "Simples Nacional".
Responsáveis por 43% dos empregos gerados no país em 2010, as micro e pequenas empresas registraram mais 1,5 milhões de carteiras assinadas.
No debate de hoje, em pauta o Projeto de Lei Parlamentar 591, que atualiza o Simples nacional, ou Super Simples, mudando o limite de ganho das empresas que podem aderir ao modelo tributário, e também amplia os tipos de negócios que podem ser inclusos no Simples, entre outras ações.
Representando o Sebrae Nacional, o palestrante Bruno Quick afirmou que enquanto os Estados Unidos perderam 60 mil empresas este ano, o Brasil através das micro e pequenas empresas formalizaram mais de 4,5 milhões. Foram mais de 10 mil em um único dia.
“Nada de bom acontece por acaso. Este é um Brasil novo. Este Natal será o melhor de todos os tempos para o comercio”, afirmou Bruno.

Vice-governador eleito e presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria fez questão de convidar para o debate, além do empresariado local, os representantes do Estado no Congresso Nacional.
“A Assembleia sempre foi parceira do Sebrae, desde que criamos aqui nesta Casa a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa. E convocamos a nossa bancada federal para discutir diretamente com quem pode acelerar este processo de votação, e assim beneficiar os empresário”.
No Rio Grande do Norte, estimativas da Federação das Indústrias do RN revelam que mais de 90 mil empresas estavam na informalidade até janeiro deste ano, e o Super Simples fez com que pelo menos 10 mil saíssem da informalidade.
Participaram da audiência, além do suoperintendente local do Sebrae, Zeca Melo, os deputados Federais Fábio Faria (PMN), Fátima Bezerra (PT), e Felipe Maia(DEM), e o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB).


Robinson Faria presidiu audiência hoje cedo na AL


Classe política se uniu ao Sebrae em defesa da valorização do micro e pequeno empresário
fonte:thaisa galvão