quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Aspirina pode reduzir o risco de vários tipos de câncer

LONDRES - Doses de aspirina podem reduzir o risco de vários tipos de câncer. A constatação é de um estudo com 25.570 pacientes divulgado nesta terça-feira, que sugere que pessoas acima de 40 anos tomem diariamente uma pílula como proteção.
As descobertas alimentam o intenso debate sobre os méritos da aspirina, que aumenta o risco de sangramento no estômago em um paciente em cada mil por ano. No estudo, os pesquisadores descobriram que as mortes por câncer entre os pacientes que tomavam doses de 75mg por dia foram 21% mais baixas durante a pesquisa e 34% mais baixas depois de cinco anos.
A maioria das pessoas ficou protegida contra o câncer gastrointestinal: os índices de morte por câncer foram 54% mais baixos depois de cinco anos entre os que tomavam aspirina comparados com os que não tomavam.
Para o pesquisador Peter Rothwell, da Universidade de Oxford, o pequeno risco de sangramento estomacal para quem toma aspirina se torna pequeno diante dos benefícios do remédio na redução dos riscos de câncer e ataques cardíacos. A sugestão do pesquisador é que pessoas saudáveis comecem a tomar 75mg de aspirina diariamente a partir dos 40 ou 45 anos e continue até os 70, 75 anos quando os riscos de sangramento estomacal aumentam.
No estudo, os pesquisadores descobriram que, em 20 anos, os riscos de morte foram reduzidos em 10% para câncer de próstata, 30% para câncer de pulmão, 40% para câncer de próstata ou intestinal e 60% para câncer de esôfago. A redução no pâncreas, estômago e cérebro não foram conclusivas por causa do pequeno número de mortes.

Senado aprova novo Código de Processo Penal

Uma das medidas aprovadas é a redução do número de recursos.

O Plenário do Senado aprovou na noite desta terça-feira (7) o texto do novo Código de Processo Penal (CPP), proveniente do anteprojeto formulado uma comissão especial de juristas, que funcionou no âmbito do Senado.

O texto (PLS 156/09), aprovado em turno suplementar, teve a relatoria do senador Renato Casagrande (PSB-ES), e segue agora para a Câmara dos Deputados.

Renato Casagrande agradeceu ao presidente do Senado, José Sarney, pelo empenho para a aprovação do novo CPP.

Uma das medidas aprovadas é a redução do número de recursos. Atualmente, por exemplo, os advogados podem apresentar vários embargos de declaração sobre o mesmo caso.

Esses recursos não visam alterar a decisão judicial, mas apenas esclarecer pontos da decisão. Com o novo código, só será permitido apresentar um recurso desse tipo em cada instância.

fonte: Globo.com

Pisa indica que educação no RN é uma das piores do Brasil

Índice de desempenho do estado foi de 371 pontos - acima apenas do Maranhão (355) e de Alagoas (354).

O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) realizado em 2009 indica que a educação no Rio Grande do Norte é uma das piores do Brasil. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (7), e o índice de desempenho do estado foi de 371 pontos – acima apenas do Maranhão (355) e de Alagoas (354). O RN aparece também colado ao Acre e ao Amazonas, que também obtiveram média 371.

A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, resultados inferiores do estado do Norte e Nordeste são reflexo do baixo investimento que foi feito nessas regiões nos últimos anos.

Segundo afirmou, seria injusto cobrar destas regiões desempenho comparável ao sul e sudeste, sendo que só recentemente foram dadas a elas condições de formular políticas públicas consistentes voltadas para a educação.

Uma forma para corrigir as desigualdades, apontou, seria garantir investimentos governamentais para o setor através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Criado em 2006, ele repassa recursos aos estados mais pobres que não conseguem investir um valor mínimo por aluno ao ano.

Por outro lado, o melhor resultado foi obtido pelos alunos do Distrito Federal, com média de 439 – 38 pontos acima da nacional. Em seguida, aparecem Santa Catarina (428), Rio Grande do Sul (424), Minas Gerais (422) e Paraná (417).

Seis outros estados também tiveram resultados acima da média nacional – Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás. Em 2009, o Brasil aumentou o plano amostral e o número de alunos participantes para que os resultados do Pisa pudessem ser comparados por unidade federativa.
 
FONTE: No Minuto