domingo, 5 de agosto de 2012

Em setembro, Mercosul começa a negociar adesão do Equador ao bloco

Um mês depois de a Venezuela ser incorporada ao Mercosul, é a vez de o Equador intensificar as negociações para o ingresso no bloco. Até o dia 15 de setembro, está prevista a primeira reunião de um grupo de trabalho que irá analisar os estudos preliminares para a adesão dos equatorianos. O processo de incorporação passa por várias etapas, desde a análise de adequação do novo membro ao bloco até a submissão do pedido ao Parlamento do país.

O primeiro passo foi dado pelo presidente do Equador, Rafael Correa, em dezembro do ano passado, em Montevidéu, no Uruguai, durante a Cúpula do Mercosul. Correa conversou com os presidentes Dilma Rousseff, Cristina Kirchner (Argentina), José Pepe Mujica (Uruguai) e Fernando Lugo (Paraguai), que ainda estava no governo.

Os negociadores brasileiros não estimam quanto tempo levará as articulações para a adesão do Equador ao Mercosul. O processo da Venezuela levou seis anos porque houve resistências de parlamentares no Paraguai e no Brasil. O Brasil aprovou a incorporação dos venezuelanos ao grupo, o Paraguai não chegou a votar por ausência de acordo entre os parlamentares. Atualmente os paraguaios estão suspensos do bloco.

Em 20 de dezembro de 2011, Dilma, Cristina Kirchner, Mujica e Lugo autorizaram o início dos trabalhos para a adesão da Venezuela. No anexo ao Comunicado 38/11, foi publicada a decisão de criar um grupo de trabalho que irá definir os termos para a incorporação do Equador como membro pleno do Mercosul.

No mesmo texto, a orientação é para que os negociadores intitulados Grupo de Trabalho Ad Hoc observem as necessidades e interesses de todos os países envolvidos e os regulamentos do bloco. Os negociadores vão se debruçar, sobretudo, sobre as questões referentes às tarifas e nomenclaturas.

Ao mesmo tempo, Correa analisa com seu grupo político como poderá compatibilizar a adesão do Equador ao Mercosul e sua participação na Comunidade Andina das Nações (CAN), bloco que acabou de assumir a presidência temporária. Segundo diplomatas, as questões técnicas têm solução e não devem ser um empecilho.

*Fonte: Agência Brasil

Mulher simula sequestro em Tenente Ananias/RN

Após investigação policial, pelo Delegado de Polícia da cidade de Marcelino Vieira/RN, Bel. Gustavo Garcia e agentes de Polícia civil da 8ª DRPC de Alexandria/RN, foi comprovado na tarde desta sexta-feira (03) que a mulher que havia alegado ter sido sequestrada por dois  homens e uma mulher na cidade de Tenente Ananias/RN e liberada na cidade de Pau dos Ferros/RN, na verdade tudo foi invenção de sua cabeça para não perder o marido. 

O fato é que uma mulher de 27 anos  casada, descobriu no  aparelho celular de seu esposo que é  perfumeiro , algumas mensagens de amor enviadas por uma maranhense de nome “Érica” com a descoberta da suposta traição por parte do marido, decidiu simular seu próprio sequestro.

Os policiais civis foram a Pau dos Ferros/RN após ela ter entrado em contato e dito ter sido liberada. 

Em seguida, os Policiais civis passaram a interroga-la que afirmava ter sido sequestrada por  dois homens, sendo um galego de olhos azuis e um moreno que usavam um veiculo tipo strada, com placa de Fortaleza/CE e seriam perfumeiros.  


Após alguns minutos de interrogatório a mulher confessou que mentiu sobre o seqüestro.

O Bel.Gustavo Garcia, além de Marcelino Vieira/RN, responde por Tenente Ananias e Paraná/RN.

Ela  deve responder a processo por: 
Comunicação falsa de crime ou de contravenção
Art. 340 - Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

Brasil passará a produzir vacina tetra viral a partir do ano que vem

O calendário básico de imunizações do Sistema Único de Saúde (SUS) passará a contar a partir de 2013 com a vacina tetra viral que inclui a imunização contra a varicela, mais conhecida como catapora, além de sarampo, caxumba e rubéola, já contempladas na tríplice viral ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde 1992. Hoje (4) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, um acordo para a produção da vacina varicela entre o laboratório público Biomanguinhos e o laboratório privado GlaxoSmithKline (GSK), que vai transferir gradualmente para o Brasil a tecnologia e a fórmula do princípio ativo da vacina.
“Com apenas uma picada o Brasil vai poder proteger suas crianças contra quatro tipos de doenças. Hoje, temos dados que mostram que quase 11 mil pessoas são internadas por ano pela varicela e temos mais de 160 óbitos. Além disso, tem uma economia no trabalho dos profissionais de saúde, pois usa-se apenas uma agulha, uma seringa, um único local de conservação”, declarou o ministro.
Ainda segundo Padilha, as internações causadas pela varicela custam cerca de R$ 7 milhões para o Sistema Único de Saúde (SUS). O ministério vai investir R$ 127 milhões para a compra de 4,5 milhões de doses por ano até 2015, quando está prevista a transferência completa de tecnologia para o Brasil, com produção da tetra viral 100% nacional.
Fonte:o xerife