segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

MEC divulga lista dos pré-selecionados para segunda etapa do ProUni

Brasília – O Ministério da Educação (MEC) divulgou (27) a lista dos pré-selecionados em primeira chamada para receber uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Esta é a segunda etapa de inscrições para distribuição das 123 mil bolsas oferecidas para o primeiro semestre de 2011.
Os aprovados devem comparecer às instituições de ensino para onde foram selecionados até 4 de março, a fim de comprovar as informações prestadas durante as inscrições. A lista dos documentos que devem ser apresentados está disponível no site do programa.
Para receber uma bolsa do ProUni, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação.
As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. As parciais, que custeiam 50% da mensalidade, são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não passe de três salários mínimos. O MEC não informa quantas vagas já foram preenchidas na primeira etapa de inscrições. Há previsão de uma segunda chamada no dia 13 de março.
Agência Brasil

ÓCULOS ESCUROS: PERGUNTAS E RESPOSTAS

Dr. Igor Allamo - Medico Oftalmologista - CRM 5720 RN
As pessoas necessitam usar óculos escuros toda a vez que forem se expor a claridade. As lentes destes óculos devem possuir uma camada protetora contra os raios ultravioleta. Existem pessoas que apresentam fotofobia - aversão à luz - à exposição ao Sol ou à claridade intensa.
Mas, o que é fotofobia? Fobia = aversão / Foto= luz! Então fotofobia é uma aversão à luz, causando ardência, lacrimejamento, desconforto ocular e dificuldade de enxergar.
Quais seriam os danos causados pelos raios ultravioleta?
O Sol emite raios ultravioleta A, B e C. Os raios ultravioletas C são bloqueados pela camada de ozônio , por isso também a importância de preservarmos essa camada.
O raio ultravioleta A tem o comprimento da onda mais longo e que causa mais malefício aos olhos como : catarata (opacificação do cristalino), pterígio (membrana vascular localizada na conjuntiva , que invade a córnea em direção à pupila) , alterações na retina entre outras. Sempre que vamos à praia, nos protegemos contra o Sol que pode provocar queimadura e até câncer de pele, mas nos esquecemos de proteger os olhos.
Mas, eu uso aquele "clip" por cima das lentes transparentes dos meus óculos, estou protegido?
Você deverá verificar isso no consultório de seu oftalmologista, pois já existe um aparelho que mede essa proteção.
Caso faça uso de lentes fotossensíveis, também estou protegido dos raios UVA e UVB?
Lentes fotossensíveis são aquelas que em ambientes internos ficam incolores e em ambientes externos, tornam-se escuras. Normalmente essas lentes já possuem a proteção (que já está incorporado no material), além do conforto e praticidade de usar somente um óculos em vários ambientes.
Se eu já uso óculos e não gosto de usar óculos escuros ; como irei proteger meus olhos dos raios do Sol?
Nesse caso, basta você colocar essa camada de proteção nos óculos que você usa com lentes transparentes. Assim, eles também protegerão seus olhos!
E as lentes de contato também têm essa proteção?
Algumas lentes de contato são manufaturadas com essa proteção, mas outras não. Na dúvida, use óculos escuros com proteção e sem grau, toda vez que se expuser ao Sol.
As crianças e os idosos também podem usar óculos escuros com proteção UVA e UVB?
Sim, até já existem óculos com armações especiais para as crianças, basta somente colocar lentes escuras com a camada protetora. Todos devem usar óculos com proteção dos raios ultravioleta ao se exporem ao Sol.
FONTE:gazeta