segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Rosalba quer apoio do PMDB para disputar reeleição ao governo

Enquanto isso, a governadora se prepara para encarar a disputa eleitoral de 2014, quando, pela lei, ela poderá disputar a reeleição com o objetivo de conquistar mais um mandato de governadora do Estado 

 

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) deverá ser candidata à reeleição. A candidatura dela, entretanto, dependerá ainda da posição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao julgar os recursos da própria governadora contra duas decisões do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Norte, que a considerara inelegível e a afastaram do cargo. Hoje, a gestora é mantida no cargo por força de duas liminares, até o julgamento do mérito no TSE.
Enquanto isso, a governadora se prepara para encarar a disputa eleitoral de 2014, quando, pela lei, ela poderá disputar a reeleição com o objetivo de conquistar mais um mandato de governadora do Estado. A reeleição foi instituída em 1997, durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com o advento da emenda constitucional número 16, que passou a permitir a reeleição apenas uma vez, para um mandato subsequente e sem restrição para um pleito não consecutivo.
A candidatura de Rosalba à reeleição vem sendo especulada pela imprensa desde o final do ano passado, quando a gestora passou a dar sinais de trabalhar por ela, através de movimentos midiáticos. Entretanto, o desgaste administrativo, em razão da deficiência na prestação dos serviços públicos e o confronto direto com categorias do funcionalismo, aliado a uma inabilidade no trato com a classe política e os demais poderes do Estado (legislativo e Judiciário) afugentou os aliados políticos, que passaram a planejar candidaturas adversárias.
Deixaram a base do governo, um a um, o PSD, o PV, o PMDB e o PR. O presidente do DEM, senador José Agripino Maia, correligionário de Rosalba, também passou a admitir que o partido irá selar o futuro da governadora, decidindo se ela será candidata levando em consideração a renovação dos atuais mandatos de três deputados estaduais e um deputado federal. Não é segredo que o DEM conversa com o PMDB e poderá não dar a legenda a Rosalba, em troca de uma posição favorável à reeleição dos deputados do DEM numa chapa proporcional com o PMDB.
Contudo, diante da indefinição do quadro eleitoral, tendo a confirmação, até agora, apenas da candidatura do vice-governador Robinson Faria, rompido com o governo Rosalba desde dezembro de 2011, a governadora e seu grupo político, que tem como mentor o ex-deputado Carlos Augusto Rosado, marido de Rosalba e atual chefe do Gabinete Civil, contemplam a possibilidade de Rosalba ser candidata – desde que a Justiça Eleitoral permita. Para tanto, Rosalba não descarta voltar a conversar com o PMDB, partido que rompeu com o governo em setembro do ano passado, alegando descompasso administrativo. Para muitos, o rompimento do PMDB com Rosalba foi de “fachada”.
PROPOSIÇÃO
Nesta semana, surgiu a primeira proposição pública deste suposto reentendimento entre Rosalba e o partido dos líderes Henrique Eduardo Alves, atual presidente da Câmara dos Deputados, e Garibaldi Alves Filho, ministro da Previdência do governo Dilma Rousseff. Através das palavras do ex-deputado federal Ney Lopes de Souza (DEM), o DEM propõe um possível acordo com o PMDB. Segundo Ney, numa eventual desistência do PMDB de apresentar candidato próprio ao governo do Estado – o nome cogitado pelo partido é o do empresário Fernando Bezerra -, o DEM abriria espaço na chapa majoritária para que Henrique e Garibaldi indicassem o candidato ao Senado e a vice-governador da chapa que teria Rosalba Ciarlini como candidata à reeleição.
“Diante da presumida recusa do ex-senador Fernando Bezerra em disputar o governo do estado pelo PMDB, seria a abertura de novo diálogo político do governo com o senador Garibaldi Alves e o deputado Henrique Alves, que nunca agrediram a governadora após o afastamento político, e mantiveram posição civilizada e elegante. Na hipótese de cogitar-se da coligação com o PMDB e caso obtenha o aval do líder do DEM, senador José Agripino, a governadora estaria disposta a oferecer os cargos de vice-governador e senador”, afirmou Ney Lopes em contato recente com O Jornal de Hoje.
Ao ser abordada na manhã de hoje pela equipe de reportagem de O Jornal de Hoje, a governadora Rosalba Ciarlini não descartou a possibilidade de manter um novo entendimento com o PMDB. A abertura de um novo diálogo com o partido dos líderes Henrique e Garibaldi foi até mesmo sugerida pela governadora, que declarou que, em nome do Estado do Rio Grande do Norte, está aberta a conversar com todos. “Eu respeito muito Ney, que é um ex-deputado, um membro do meu partido, com muitos serviços prestados ao Rio Grande do Norte. Agora, em relação à política, ainda não estou falando em 2014. Na verdade eu estou aberta a dialogar com todos, desde que seja pelo bem do Rio Grande do Norte”, afirmou a governadora, revelando que será mesmo candidata à reeleição, se a Justiça Eleitoral deixar, e que, se tiver oportunidade, voltará a conversar com o PMDB dentro do contexto da candidatura dela à reeleição.
GREVE
Ainda em contato com O Jornal de Hoje, a governadora Rosalba Ciarlini abordou a greve dos professores, considerada por ela como “mais uma greve política” da categoria. Parte dos professores entrou em greve, incentivada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE-RN). Segundo a governadora, a preocupação maior é quanto aos alunos, que terão prejuízo com a perda de aulas. “É sim mais um a greve política. Eu me preocupo com os alunos. Que ficam sem aula. Demos reajuste aos professores de 91,1%. Os professores têm tabletes. É mais uma greve política”.
Rosalba também abordou a possibilidade de haver seca neste ano. Segundo ela, a situação é crítica em muitos municípios. “Estamos aguardando e pedindo a Deus que não seja mais uma seca. A situação é muito crítica. Já estive tratando com prefeito de Jardim do Seridó. Duas cidades estão para um colapso total, Cruzeta e São José do Seridó, porque realmente barragem secou e não tem mais”, disse.
Fonte:JH

Sesap identifica 43 municípios com risco muito alto de dengue

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) identificou 43 municípios com risco muito alto para uma epidemia de dengue em 2014. O Mapa da Vulnerabilidade foi elaborado a partir dos critérios de incidência da doença nos últimos dez anos, índice de infestação predial, índice de imóveis onde não foi feita a visita dos agentes de endemia e densidade demográfica.
 De acordo com a Sesap, o documento pretende fornecer subsídios para auxiliar na delimitação das áreas que precisam do fortalecimento das ações de combate ao Aedes aegypti, desde a intensificação da eliminação de criadouros até o controle de formas aladas, permitindo a focalização e racionalização dos recursos. “Isso não significa que as áreas consideradas menos vulneráveis de cada cidade fiquem desassistidas”, explicou Silvia Dinara Pereira, responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue. 

No boletim da dengue divulgado em 28 de dezembro de 2013, 24.559 casos suspeitos da doença haviam sido notificados, sendo 9.809 confirmados. Um total de 107 municípios apresentaram incidência alta em dengue. Os cinco municípios que mais notificaram casos de dengue foram: Natal (4.378 casos suspeitos), Parnamirim (2.111), Pau dos Ferros (1.793), Santa Cruz (1.597) e Caicó (1.323).

Fonte:Tribuna do Norte

Prouni divulga segunda chamada de aprovados. Confira

.

Programa oferece 191.625 bolsas de estudo para alunos de baixa renda

 

 O resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) já está disponível para os candidatos no site do programa. A seleção para universidades privadas organizada pelo Ministério da Educação (MEC) bateu recorde de inscritos este ano, com 1.259.285 candidatos concorrendo a bolsas de estudo. O número é o maior desde a criação do programa, em 2004. No ano passado, foram 1.032.873 interessados.

São oferecidas 191 625 bolsas de estudo, sendo 131.636 integrais (que cobrem todo o valor da mensalidade) e 59.989, parciais (custeiam 50% do valor total do curso). A seleção dos estudantes é feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013.
Para concorrer ao benefício, é preciso ter obtido no mínimo 450 pontos na média geral das provas, além de não ter zerado na redação. No caso das bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio (1.086 reais) por pessoa. Já para as bolsas parciais a renda familiar máxima permitida é de até três salários mínimos (2.172 reais) por pessoa. Neste caso, se julgar necessário, o aluno pode recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para arcar com o valor restante do curso.
Fonte:Veja

RN registrou 127 homicídios nesse mês de Janeiro de 2014

No Rio Grande do Norte foram registrados 127 homicídios só no mês de janeiro deste ano. O dado é do Conselho Estadual de Direitos Humanos, e é semelhante ao mesmo período no ano passado, quando foram registrados 129 crimes. Entre as cidades com maior número de assassinatos estão, Natal, Parnamirim e Macaíba, na região metropolitana, além de Mossoró, na região oeste do estado. Em média, estão sendo cometidos 4 assassinatos por dia no Estado. 
Só na capital foram registrados 42 homicídios. O Conselho realizou um balanço dos crimes cometidos por bairros de Natal. As zonas Norte e Oeste, ainda são consideradas as mais violentas. Na norte foram 16 assassinatos, com destaque para o bairro Nossa Senhora da Apresentação, com sete crimes. Os casos mais recentes aconteceram no último sábado (25), quando os irmãos Jailson Carvalho Pereira, 19 anos, e Jedson Carvalho Ferreira, 18 anos, estavam dentro de casa e foram surpreendidos por dois indivíduos que invadiram a residência e atiraram contra eles. A Polícia Civil acredita que a moticação do crime tenha sido acerto de contas. Na zona Leste de Natal foram registrados 16 homicídios. O bairro mais violento neste mês de janeiro foi Felipe Camarão, com 6 pessoas assassinadas. Desses, três foram cometidos apenas no primeiro dia do ano. Giovanni Bondade da Silva, 20, André Carlos da Silva, 34, e Pedro Raimundo Neto, 27, foram as vítimas. Na zona Sul foram contabilizados cinco crimes, enquanto na zona leste três.
A região Leste do Rio Grande do Norte é apontada como a mais violenta, com 77 crimes. Em segundo vem a região oeste com 28 homicídios. Em Mossoró foram registrados 10 crimes, enquanto em Assu já contabiliza 8. Em terceiro vem a região central, onde 13 crimes com mortes estão distribuídos em 10 municípios. Por último, na região Agreste foram 8, sendo metade deles apenas em Santa Cruz.
Fonte: Jornal de hoje

Barbosa volta das férias e dá sequência ao processo do mensalão

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, abriu nesta segunda-feira (3) o ano Judiciário. Em seu primeiro dia de trabalho após as férias, Barbosa analisou o cabimento dos pedidos de embargos infringentes de quatro condenados no processo do mensalão.
Ele aceitou os recursos do ex-diretor do Banco Rural José Roberto Salgado, do ex-presidente do PT José Genoino, do ex-sócio de Marcos Valério Ramon Rollerbach e de Kátia Rabello pelo crime de formação de quadrilha. Ao todo, 11 condenados entraram com os embargos. Ainda não há data para o início do julgamento dos recursos.
Com a volta do ministro ao trabalho, é esperado que ele assine ainda nesta segunda-feira (3) o mandado de prisão do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP). Barbosa saiu de férias no fim do ano passado sem assinar o pedido, único passo que falta para a prisão do petista.
Fonte:O xerife