quarta-feira, 6 de março de 2013

Construção de residência universitária da Ufersa depende de doação de terreno

Em reunião realizada na tarde da última sexta-feira, 01 de março, o reitor da UFERSA, professor José de Arimatea de Matos, recebeu a visita do prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira da Silva, e solicitou a doação de terreno para a construção da residência universitária do Campus de Caraúbas. Os recursos para a construção das obras estruturantes dos campi foram garantidos pelo reitor durante audiência com o MEC realizada no final de fevereiro na qual foi aprovado o maior pleito realizado pela instituição junto ao Ministério da Educação, com a incorporação de mais R$ 56 milhões ao seu orçamento, sendo R$ 15 milhões voltados para a assistência estudantil. As verbas serão utilizadas na construção de residências universitárias e restaurantes nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, além de uma residência feminina na UFERSA Mossoró.

"A parceria com a Prefeitura de Caraúbas sempre aconteceu e agora conseguimos mais recursos para que todos os campi tenham residência universitária", frisou o reitor ressaltando o apoio da Prefeitura de Caraúbas. Para a construção da residência universitária é necessária à doação de um terreno da ordem de 2000 m², que abrangerá dois prédios, um reservado a residência feminina e outro a residência masculina. "A residência terá capacidade para 160 estudantes sendo 80 vagas masculinas e 80 vagas femininas", disse o reitor ao apresentar o projeto da obra para o prefeito.

A construção da residência será fora do campus, mas próxima à universidade possibilitando uma maior comodidade ao aluno. "A residência construída fora dos muros da universidade oferece uma maior liberdade ao aluno e também uma maior proximidade à cidade", comentou a diretora do campus de Caraúbas, professora Edna Lúcia da Rocha Linhares. O prefeito Ademar felicitou a universidade pelas conquistas e afirmou que dará encaminhamento à solicitação para que seja viabilizada uma doação do terreno para a construção da residência. O prefeito também aproveitou a ocasião para reafirmar o apoio à UFERSA na conclusão das obras e no funcionamento do campus.

Durante a reunião, o reitor reafirmou que as atividades no campus serão iniciadas a partir de maio de 2013 e que ainda este ano, o campus irá receber os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, e que em 2014 será a vez do curso de Engenharia Civil. "Também já estamos vislumbrando a licenciatura em Letras/Inglês", frisou a professora Edna Linhares, ao relatar que a UFERSA Caraúbas possui atualmente 40 professores com previsão para que chegue a 70 docentes até o final do ano.

No encontro ainda ficou acertado que a Prefeitura irá reivindicar junto à governadora a duplicação da RN 233 que fica entre o contorno e o Campus de Caraúbas. A reunião também contou com a presença do vice-reitor da UFERSA, professor Odolberto de Araújo; do secretário de governo municipal, Gilvandro Fernandes; do vereador Édson Moraes (PTB); e do assessor de comunicação da Prefeitura de Caraúbas, João Marcolino. 

Campus promoverá II Semana do Bacharelado em Ciência e Tecnologia


A Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA -, campus Caraúbas, promoverá nos dias 11 a 15 de março a II Semana do Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT. O evento vai ser realizado nas salas e no mini-auditório da Escola Estadual Lourenço Gurgel, de 8h às 12h; 14h às 16h; e das 19h às 22h e conta com as parcerias do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT - da UFERSA, do SEBRAE e professores convidados da UFERSA e da UFRN.

Com a proposta de discutir temas pertinentes ao curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, a programação do evento conta com exposição e apresentação de trabalhos de extensão e pesquisas desenvolvidas no campus; exposições e eventos culturais, com a participação do artista Caçula Benevides e outros convidados; e palestras e minicursos que são voltados para alunos, professores, técnicos-administrativos e a sociedade como um todo.

"A II Semana visa integrar a universidade e a sociedade na discussão de temas científicos e extensionistas desenvolvidos na cidade de Caraúbas", frisou a professora Edna Lúcia Linhares, diretora do campus de Caraúbas. Na ocasião, também ocorrerá o lançamento do Programa "Educação Digital como forma de inclusão social na Cidade de Caraúbas-RN", e do evento sociopolítico com a temática "UFERSA e o desenvolvimento econômico de Caraúbas".

Os participantes que desejarem apresentar trabalhos de extensão ou pesquisas desenvolvidas no campus de Caraúbas têm até o dia 7 de março para realizar a submissão do texto. (Fonte: Site da UFERSA).
Fonte:Gazeta do Oeste

Soprando Velinhas

                                      Darllys Borges

Seca espanta abelhas e produção de mel cai de 600 toneladas para 0 no RN


Produção de mel na Chapada do Apodi já foi uma das maiores do país.
Hoje, sem chuvas, pés de caju não floresceram e abelhas foram embora

A produção de mel na Chapada do Apodi, no Oeste do Rio Grande do Norte, despencou de forma assustadora nos últimos dois anos. A região, que produziu mais de 600 toneladas em 2011, de acordo com a cooperativa local, ainda não conseguiu colher nada este ano. A explicação é uma só: a seca. Sem chuvas, os pés de caju não florescem e as abelhas vão embora. É o que mostra a reportagem da Inter TV Cabugi, exibida na manhã desta terça-feira (5) no Bom Dia RN.
Segundo os apicultores, as abelhas sumiram porque, praticamente, não há mais flores nos cajueiros da região. E muitos pés, de tão secos, já morreram. Na Chapada do Apodi, consideradas uma das regiões que mais produzem mel em todo o país, a atividade praticamente acabou. A média anual de produção, caiu de 600 toneladas em 2011 para 40 toneladas no ano passado. Este ano, a situação é pior: a produção ainda não sSem abelhas, o apicultor Antônio Silva recolheu as 120 colmeias que matinha em suas terras. Hoje, ele tenta aproveitar a pouca cera que restou. “Isso aqui é pra fazer um aproveitamento, né? Pra fazer os favos, pra quando as abelhas voltarem”, explicou.
Além da crise por conta da falta de chuva, os apicultores de Apodi estão enfrentando outro problema: as depredações das colmeias pelos animais nativos, principalmente os macacos. Como muitos não encontram mais alimentos na área da caatinga, eles quebras as caixas e levam os poucos favos que ainda têm mel. “A crise tá ruim pra todos. E claro que incluem os macacos também. Eles chegam, viram as caixas e saem correndo com os favos de mel. As abelhas ferroando eles e eles correndo com os favos de mel”, lamentou Gilberto.
Com a baixa na produção de mel, os apicultores da Chapada estão buscando outros meios de sobrevivência. Urbano Torres, por exemplo, trocou as colmeias pela construção de cisternas. É um trabalho provisório, enquanto as abelhas não voltam para o sertão. “Aqui é só um tempo. Deus vai mandar o bom tempo e eu vou largar isso aqui”, garantiu.aiu do zero.
Fonte:G1

Desempenho dos alunos do ensino médio ficou abaixo do nível adequado, revela pesquisa


Os alunos do ensino médio são os que apresentam maior defasagem no aprendizado. Menos de um terço, 29,2%, dos estudantes conhecem a língua portuguesa da forma adequada ao período de estudo e apenas 10,3% sabem matemática proporcionalmente ao ano de ensino. Os dados foram divulgados hoje (6) no relatório De Olho nas Metas do movimento Todos pela Educação (TPE).
O estudo é divulgado anualmente pela entidade. Nele, o TPE monitora o cumprimento de cinco metas consideras fundamentais: o atendimento escolar à população de 4 a 17 anos, a alfabetização na idade correta, o desempenho dos alunos nos ensinos fundamental e médio, a conclusão dos estudos e o financiamento da educação. Este ano, o desempenho dos estudantes do ensino médio chamou a atenção por se distanciar da meta considerada adequada pela entidade.
Com base em dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil de 2011, o TPE constatou a maior defasagem em matemática. No relatório divulgado em 2011, com dados de 2009, a porcentagem de estudantes com conhecimento adequado ao 3º ano do ensino médio era 11%, inferior à meta de 14,3%. Neste ano, no entanto, além da redução da porcentagem (10,3%), a diferença para a meta do período (2011) aumentou: é de quase 10 pontos percentuais (19,6%).
Em português, a meta foi cumprida no último relatório, 28,9% dos estudantes tinham o conhecimento adequado e a meta era de 26,3%. Nesse ano, também houve piora. A porcentagem de estudantes teve um leve aumento, 29,2%, mas não foi suficiente para cumprir a meta para o período, que era de 31,5%.
“No ensino médio observamos um descolamento enorme. Para melhorar essa fase do ensino, é preciso melhorar todo o sistema de educação. A defasagem vem desde a educação infantil e vai se acentuando.”, explica a diretora executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz.
A informação de Priscila pode ser comprovada pelos dados dos anos anteriores de ensino. No 5º ano do ensino fundamental, em português, 40% tem o conhecimento adequado diante da meta de 42,2%. Já em matemática, a meta de 35,4% foi superada por 36,3% dos alunos. No 9º ano do ensino fundamental, em português, 27% dos estudantes detinham o conhecimento necessário e a meta era de 32%. Em matemática foram 16,9% para uma meta de 25,4%.
“Diversas pesquisas educacionais comprovam que alunos com maior defasagem tendem a apresentar desempenho escolar inferior ao dos que se encontram no ano adequado”, informa o relatório. Ainda segundo o estudo, “o problema da defasagem precisa ser combatido na partida. Ou seja, se os alunos aprendem o que têm direito de aprender, diminui a repetência e, consequentemente, a defasagem. Por sua vez, alunos que já estão defasados precisam ter acesso a reforço escolar”.
A entidade alerta para a diferença entre as regiões e entre os estados e o Distrito Federal. De acordo com Priscila, não se trata de algo recente, pelo contrário, foi observado em outros relatórios do TPE, no entanto “observamos pouco avanço no sentido de melhorar essa desigualdade. Se quisermos que as regiões mais pobres elevem o desempenho em vários setores, precisamos melhorar a educação. Essa é uma grande preocupação”, diz.
O Rio de Janeiro é o estado com maior índice de alunos com conhecimento adequado de matemática no terceiro ano (16,6%), enquanto o Acre é a unidade da Federação com o menor índice (3%), uma diferença de 13,6 pontos percentuais.
Hoje às 16h, Priscila Cruz e Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional da Educação (CNE) e do TPE participam de debate pelo portal da EBC.
*Fundado em 2006, o Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil brasileira que tem a missão de contribuir para que até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, o país assegure a todas as crianças e jovens o direito a educação básica de qualidade
Fonte:Agência Brasil

Chorão, líder do Charlie Brown Jr, é encontrado morto em São Paulo


O músico Alexandre Magno Abrão, o Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr., foi encontrado morto, pelo seu motorista e segurança, na madrugada desta quarta-feira (6), no seu apartamento, no bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. De acordo com informações da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o apartamento de Chorão estava revirado e cheio de sangue.
O delegado Itagiba Franco, titular da DHPP, também informou que o local estava bastante depredado e não está descartado que o próprio Chorão tenha sido responsável pela destruição. No apartamento do músico foram encontradas muitas garrafas de bebidas alcoólicas e manchas de sangue no interruptor de luz, nas paredes e no chão. A mão do vocalista estava  machucada, o que pode ter sido causado por um forte soco desferido. Alguns vizinhos de Chorão disseram que escutaram um barulho de algo quebrando no apartamento, por volta de 1h.
O delegado Itagiba Franco não quis entrar em detalhes sobre um possível uso de substâncias, já que o inquérito acabou de ser iniciado. Entretanto, ele contou que Chorão tomava remédios e apresentava sinais de depressão, possivelmente por causa de problemas com a família.
Já o delegado Gilmar Contrera, da 14ª Delegacia de Polícia de Pinheiros, relatou que o cantor não se comunicava havia dois dias e  ainda afirmou que um pó branco foi encontrado no local, mas não confirmou se tratar de cocaína nem que a causa da morte esteja relacionada a uso de drogas.
Chorão nasceu em São Paulo, mas se mudou para Santos (litoral de São Paulo), onde fundou a banda Charlie Brown Jr., na década de 90. Ele foi o único integrante a ter per manecido no grupo em todas as formações. Em 2009, a banda ganhou o prêmio Grammy Latino com o álbum “Camisa 10 Joga Bola até na Chuva”. O último disco lançado pelo Charlie Brown Jr. foi “Música Popular Caiçara – Ao Vivo”, no ano passado.
O grupo colecionou hits entre o fim dos anos 90 e o início dos anos 2000, como “Proibida pra Mim”, regravada pelo cantor Zeca Baleiro, “Quinta-Feira”, “Zoio de Lula”, Só por uma Noite” e “Te Levar Daqui” –que foi tema de abertura da novelinha “Malhação”, da Globo, entre 1999 e 2006. Ele também atuou e escreveu o roteiro do filme “O Magnata” (2007), dirigido pelo cineasta Johnny Araújo, que conta a história de um playboy revoltado que é ídolo de uma banda de punk rock. O cantor também mantinha o Chorão Skate Park em Santos, uma pista de skate indoor, além de possuir uma grife de roupas.
Fonte:JH

ITEP já registrou 235 homicídios em 2013


O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) registrou 235 homicídios no Rio Grande do Norte do dia 1º de janeiro deste ano até ontem, o que representa 24,50% do total registrado em todo o ano de 2012 (959). Foram 102 ocorrências em janeiro, 118 em fevereiro e mais 15 nos quatro primeiros dias de março. A média é de 3,7 homicídios por dia, o que representa um aumento de 41,76% em relação à média registrada em 2012 - 2,61.
Os registros são disponibilizados diariamente no site da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), e foram contabilizados pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE. Segundo os dados do Itep/RN, somente nos dias 9 e 29 de janeiro não ocorreram assassinatos. A maioria das vítimas é homem, com idade variando entre 20 e 30 anos de idade. E os homicídios, em sua maioria, são provocados por disparos de arma de fogo.
A crescente taxa de mortalidade provocada por mortes violentas, especificamente assassinatos, vem sendo evidenciada através dos registros numéricos no decorrer dos anos. Entre 2000 e 2010, o aumento no número de casos  foi de 157%, quando o crescimento populacional chegou a apenas 14%.
Fonte:Jean Carlos