quinta-feira, 20 de março de 2014

Itep do RN enterra restos mortais de 62 pessoas guardados desde 2008

Materiais genéticos são coletados para futura identificação por DNA.
Corpos e ossadas estavam acumulados, a céu aberto, no pátio do órgão.

 A direção do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) do Rio Grande do Norte anunciou que está enterrando todos os cadáveres e ossadas que estão expostos a céu aberto no pátio do necrotério. De acordo com a diretora do órgão, Rachel Teveira, ao todo são 62 ossadas e corpos ainda sem identificação e que se acumularam desde 2008. Na tarde desta quinta-feira (20), 38 deles, muitos já em avançado estado de decomposição, serão sepultados no cemitério público do Bom Pastor, na zona Oeste de Natal.

Rachel Taveira disse ao G1 os restos mortais de 10 pessoas já foram enterrados e que a intenção é de, até a próxima semana, inumar os 14 restantes. “É a primeira vez que isso é feito no Itep, um grande avanço para o instituto”, ressaltou a diretora.
A diretora disse ainda que, apesar de ter integrado o grupo de trabalho que elaborou um relatório apontando diversas irregularidades no Itep, ficou surpresa com a quantidade de cadáveres e ossadas que ainda estavam no instituto. O relatório, segundo ela, apontou para a existência de 20 restos mortais, mas ao assumir a direção ela descobriu a existência dos outros 42. “Havia mais de uma ossada por caixão”, revelou.
Antes de os restos mortais serem enterrados, os peritos irão coletar materiais genéticos para que sejam catalogação e, caso requerido judicialmente, possam ser identificados futuramente por meio de exames de DNA.
Fonte:G1

Emparn registra chuvas em 81 cidades do RN, no Dia de São José

As chuvas que caíram no Dia de São José renovaram - como reza a crença popular - a esperança do sertanejo em ano de bom inverno. Em 81 municípios do Estado, maior parte no Oeste Potiguar, foram registradas precipitações de até 100 milímetros. O maior registro ocorreu em Portalegre, com 106 mm. Os dados são do monitoramento das últimas 24 horas (7 h da manhã de terça-feira até as 7 h da manhã de ontem) em 86 pluviômetros do Departamento de Meteorologia da Emparn.  Para os próximos dias é esperado chuvas em todas as regiões do Estado.

A continuidade se deve a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal Sistema Meteorológico responsável pela ocorrência de chuvas na Região Nordeste do Brasil no período de fevereiro a maio, desde o início do mês. 
Mesmo com a baixa probabilidade de ocorrência regular de   chuvas no mesmo  nível ou acima (100 mm) das registradas ontem, o meteorologista da Emparn, prevê recuperação dos aqüíferos. 
Chuvas na média de 70mm no interior, analisa Gilmar Bristot, permitirão uma  recarga dos reservatórios em até 30% dos níveis registrado no início do mês.

 Via Blog do Gilberto Dias

IBAMA apreende 10 arribaçãs na região Seridó

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 10 mil aves arribaçãs abatidas nesta quarta-feira (19) em uma vila no município de Jardim de Piranhas, na região Seridó do Rio Grande do Norte. No mesmo local foram apreendidas outras 1.600 aves na terça-feira (18). Ninguém foi preso.

Batizada de Migratórios, a operação objetiva combater a caça de aves na região Seridó do estado. As arribaçãs foram encontradas mortas e congeladas em freezers. "A vila ficava na margem do rio Piranhas. Temos a informação que a venda destas aves no local abastece 90% do comércio de Natal e Caicó", explica Jaime Pereira, chefe do Ibama em Mossoró, na região Oeste do estado.

O coordenador da operação Migratórios acrescenta que os dois proprietários dos comércios onde aconteceram as apreensões fugiram do local.

Fonte: G1RN