quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

RN está entre os três estado Brasileiros com alto índice de crianças ultra inteligentes

O Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Paraná são os estados brasileiros com maior número (considerando suas populações) de alunos com desempenho excepcional: gênios ou ultra inteligentes, pessoas capazes de se sobressair mesmo em situações extremas.
Os dados são da Revista Exame, que publica na edição deste dia 2 de dezembro o resultado da pesquisa junto a 20 mil estudantes de todos os estados do Brasil realizada pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).
Os RESULTADOS em Inglês.
Matéria transcrita da Revista Exame:

Grandes cérebros

São Paulo – Em nenhum outro estado do país pode-se encontrar tantos estudantes ultra inteligentes andando pelas ruas e nas salas de aula quanto no Espírito Santo, com Paraná e Rio Grande do Norte seguindo logo atrás.
Dentro da realidade brasileira, eles são os que apresentam maior porcentagem do que a OCDE, grupo de nações ricas, chama de “top perfomers” no Pisa, teste internacional de educação divulgado hoje: cerca de 2 em cada 100 estudantes nessas unidades da federação entram nesta categoria quando se trata de matemática.
Segundo a OCDE, os “top performers” são capazes de “desenvolver e trabalhar com modelos de situações complexas, e trabalhar estrategicamente usando habilidades amplas, bem desenvolvidas de pensamento e raciocínio”.
Uma realidade cotidiana para apenas 0,8% dos estudantes brasileiros, na média. São, assim, uma exceção em um país onde quase 70% dos estudantes têm performance baixa e conseguem fazer apenas o elementar.
Para estar no topo, os alunos precisaram se situar entre os níveis 5 e 6 – o último - no Pisa 2012. Um dos mais importantes testes comparativos internacionais, ele é feito por alunos com cerca de 15 anos. No Brasil, quase 20 mil fizeram o teste nesta última edição.
Ficará triste, porém, quem comparar qualquer um dos números vistos nas imagens a seguir com a elite internacional. A categoria dos ultra inteligentes chega a 40% dos alunos de Singapura, 30,9% da Coreia do Sul e entre 15 e 25% em nações como Alemanha e Finlândia.
Os desempenhos se referem aos seguintes grupos no Pisa:
  • Muito alto (ultra inteligentes - níveis 5 e 6)
  • Alto (nível 4)
  • Regular (níveis 2 e 3)
  • Baixo (Nível 1 ou abaixo disso)
Em casos de empate, venceram os estados com menor percentual de alunos de desempenho baixo.
Copiada do endereço - http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/os-estados-do-brasil-com-mais-alunos-ultra-inteligentes
Fonte:Defato

Deputados da CCJ rejeitam processo de impeachment de Rosalba Ciarlini.


O pedido de impeachment contra a governadora, Rosalba Ciarlini (DEM), não vai seguir o trâmite na Assembleia Legislativa. Nesta terça-feira (03), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa votou pelo não recebimento do pedido feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde) e assinado também pelos vereadores de Natal Amanda Gurgel (PSTU) e Sandro Pimentel (PSOL). 

Os deputados entenderam que não havia elementos suficientes para justificar o prosseguimento do processo.

Na reunião da comissão, o deputado Hermano Morais (PMDB), relator do pedido de impechment, explicou que, na denúncia, não estavam comprovados atos de improbidade administrativa e que justificassem, legalmente, o impechment da governadora. 

O entendimento foi acompanhado pelos deputados Agnelo Alves (PDT), Getúlio Rego (DEM) e Ezequiel Ferreira (PMDB). Kelps Lima (Solidariedade) foi o único contrário, justificando que seria necessário ampliar a discussão sobre o pedido.

Com a rejeição, a matéria será arquivada e não passará por nova análise dos deputados estaduais em plenário, o que somente ocorreria caso o pedido fosse considerado constitucional.
Fonte:Política Pauferrense

Eleições 2014: Vilma partiu para o ataque…

A estratégia da ex-governadora Vilma de Faria (PSB) a partir de agora está bem clara, é partir para o ataque ao Governo Rosalba Ciarlini (DEM). E isso já será sentido no programa de TV e Rádio do PSB, para os próximos dias. Vilma é a personagem principal do programa, e não alivia Rosalba e muito menos as críticas ao seu Governo. O Blog  traz na integra de quatro, das cinco inserções que estarão na grade de programação, de dezenas de emissoras de rádios do Estado.

Inserção 01
Em, 2010 prometeram ao Rio Grande do Norte um governo que iria fazer e acontecer. O PSB não acreditou nos planos do atual governo. O PSB não votou no atual governo, o PSB não apoiou o atual governo, o PSB não participou do atual governo.

Inserção 02
Quando o atual governo sucateou as Centrais do Cidadão, o PSB fez oposição. Quando o atual Governo negou apoio ao homem do campo, o PSB fez oposição. Quando o atual Governo desrespeitou o funcionalismo, o PSB fez oposição. Quando o atual Governo deixou crescer a insegurança, o PSB fez oposição. O PSB sempre fez oposição ao atual governo que nem fez e nem aconteceu.

Inserção 03
Atrasar o pagamento do funcionalismo, o atual governo sabe fazer. Acabar com serviços de pediatria em hospitais de referencia, o atual governo sabe fazer. Fechar os CEDUCs impedindo a punição assistida aos jovens adolescente infratores, o atual governo sabe fazer. Infelizmente o que o atual governo não sabe fazer, é governar e melhorar a vida das pessoas.
Inserção 04
Atrasar o pagamento dos servidores, diminuir o programa do leite, paralisar a obra da Prudente de Morais, abandonar o homem do campo, deixar aumentar a insegurança pública, acabar com o desenvolvimento solidário, tudo isso o atual governo sabe fazer.
Fonte:Padua Campos

Ex-prefeito de Janduís é condenado por improbidade administrativa

Sentença proferida pelo juiz Bruno Lacerda Bezerra Fernandes condenou o ex-prefeito de Janduís, Salomão Gurgel Pinheiro, por ato de improbidade administrativa. A medida também alcança o ex-secretário de Educação municipal, Antônio Cácio dos Santos, que teria enriquecido ilicitamente ao acumular cargos e salários de modo ilegal.
O Ministério Público é o autor da ação. A conduta dos dois acusados, segundo o MP, teria provocado “dano ao erário e afronta ao princípio da moralidade”. Conta a promotoria que, no ano de 2009, instaurou inquérito civil para apurar denúncia de que Antônio Cácio dos Santos estaria acumulando, irregularmente, o cargo de professor com o de Secretário Municipal de Educação.
A conduta violaria o disposto no art. 37 da Constituição Federal. O Ministério Público, após comprovar a irregularidade, ainda constatou que o então prefeito aplicou indevidamente verbas do FUNDEF para pagamento indevido do salário do mencionado secretário.
Para o magistrado, não resta dúvidas quanto à ilegalidade da conduta. “O art. 37 e suas alíneas, bem como o inciso XVII, são de clareza meridiana ao estabelecer a impossibilidade de acumulação do cargo de professor com qualquer outro que não seja também de professor ou um cargo técnico e científico, não podendo o cargo de Secretário Municipal de Educação ser considerado como tal, afirmou o magistrado.

Fonte:O xerife