sexta-feira, 15 de julho de 2016

Programa Educa Mais Brasil oferece bolsas de estudos em Messias Targino

O Educa Mais Brasil,maior programa de inclusão educacional do país,está com inscrições abertas para 2016.2 e disponibiliza mais de 200 mil bolsas de estudos de até 70% em diversos níveis de escolaridade.
No estado do Rio Grande do Norte estão  sendo oferecidas mais de 8 mil bolsas para o segundo semestre.Em Messias Targino há vagas para Pós-Graduação,Educação Básica,Cursos de  Idiomas,Preparatório para Concursos,Cursos Profissionalizantes e Pré-Vestibular/ENEM.

As inscrições  são gratuitas e realizadas através do site oficial do programa www.educamaisbrasil.com.br.Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento  nos telefones 4007-2020 para as capitais e Regiões  Metropolitanas ou 0800 724 7202 para demais localidades

IFRN lança edital com 195 vagas para cursos de graduação

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte divulgou na tarde desta quinta-feira (14) um edital (clique AQUI) que rege o processo seletivo para ocupação de vagas para cursos de graduação. As inscrições começam a partir das 14h do dia 18 deste mês e se encerram às 22h do dia 3 de agosto próximo através do site Processo Seletivo do IFRN (clique AQUI).
Metade das 195 vagas ofertadas serão destinadas aos candidatos que cursaram integramente o ensino médio em escolas públicas. Nove campi estão ofertando as vagas, sendo 77 vagas para os cursos superiores de licenciatura em Biologia, Matemática, Química e Física, e 118 vagas para os cursos superiores de tecnologia em Design de Moda, Gestão Ambiental, Processos Químicos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Logística.
Para o processo seletivo, serão consideradas as notas das últimas cinco edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No momento da inscrição, o candidato deverá informar o ano da edição que deseja utilizar.

Fonte:G1/RN 

Concursados do RN serão convocados por correspondência com Aviso de Recebimento

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (14), Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) que determina a convocação dos aprovados em concursos públicos por meio de correspondência endereçada a eles, com Aviso de Recebimento (AR).
De acordo com Gustavo, a iniciativa visa evitar problemas de candidatos que realizam concursos públicos e acabam perdendo a vaga por não saberem que foram convocados. O peemedebista enfatizou que, com o Aviso de Recebimento, ficará comprovado que o candidato recebeu a notificação da convocação.
“Atualmente, as convocações ocorrem somente por meio do Diário Oficial do Estado (DOE). No entanto, nem todo mundo tem o hábito de consulta-lo frequentemente. Ocorre que muitas vezes aprovados em concursos perdem as vagas por não saberem da convocação. Isso gera até judicialização em alguns casos. Com a convocação por correspondência, com o AR, acabará esse transtorno”, explicou o parlamentar.
O Projeto de Lei segue agora para a sanção do Governo do Estado.


Fonte:Blog do BG: 

Petrobras aceita compartilhar controle da BR Distribuidora e atrai investidores

Os fundos Advent, GP Investments e a trading de energia e commodities Vitol, com sede na Holanda, estão no páreo para a compra, dessa vez, de parte relevante da BR Distribuidora, que pertence à Petrobras, apurou o jornal O Estado de S. Paulo. Uma fonte a par do assunto afirmou que os desfechos de uma possível proposta deverão ser analisados a partir do fim do mês. "Nesse novo formato, a BR pode ceder e ter a gestão compartilhada", afirmou a fonte.
Líder em distribuição de combustíveis no País, a BR Distribuidora é avaliada em até R$ 30 bilhões, segundo essa mesma fonte. "Os primeiros movimentos da companhia foram frustrantes. A estatal tentou fazer no ano passado oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês), mas não avançou. Depois, manifestou desejo de vender uma participação minoritária", disse outra pessoa a par do assunto.
A distribuidora de combustíveis atraiu interesse de vários investidores - estratégicos nacionais e multinacionais, além de financeiros. Os fundos Advent e GP, além da Vitol, já tinham manifestado intenção de compra. Mas como o modelo anterior previa a entrada de um investidor como acionista minoritário, com até 25% de fatia, não interessou aos investidores.
Em recente entrevista ao jornal, o grupo Ultra, dono da rede de postos Ipiranga, também afirmou ter interesse na BR, desde que o ativo fosse fatiado, para evitar problemas de concentração. Para o Ultra, importavam os ativos da região Norte e Nordeste. A gestora canadense Brookfield e outras petroleiras também se interessaram pela empresa.
No fim do ano passado, a BR chegou a abrir um processo para buscar um executivo de mercado para presidir a companhia, segundo fontes pelo Estado. Dezenas de profissionais, incluindo os de empresas concorrentes, foram consultados. No entanto, o processo não avançou. Ivan de Sá é o presidente interino.
Oportunidades
Nesta quinta-feira, 14, durante evento na sede da Petrobras, o presidente da estatal, Pedro Parente, afirmou que analisa as condições de três propostas apresentadas para a compra de participação na BR Distribuidora, mas não descarta "outras alternativas".
O executivo não revelou quais são os interessados.
No último mês, a direção da empresa apresentou ao conselho de administração estudos para ampliar a fatia de participação à venda, chegando a 50% com gestão compartilhada. Parente não quis dar detalhes das propostas em análise, mas indicou que avalia as que representam "o melhor valor" para a empresa.
Após a mudança de governo, entretanto, teria crescido na estatal a preferência por um modelo de controle compartilhado com um sócio privado. Parente afirmou que, até o momento, "foi feito pouca coisa" do plano de desinvestimentos desenhado pela estatal no ano passado. A meta é chegar a US$ 14 bilhões somente neste ano. Procuradas, Advent, Vitol, GP e Brookfield não comentaram.
Fonte:Novo Jornal

Operação Implosão: prefeito de Parnamirim diz que confia na probidade do ex-secretário preso

O prefeito de Parnamirim, Maurício Marques, apesar de todas as evidências que levaram o Ministério Público Estadual (MPRN) colocar as mãos de seu pré-candidato a prefeito, Naur Ferreira, afirma que acredita na “probidade” do seu pupilo.
Ele emitiu nota sobre a Operação Implosão que culminou com a prisão de Naur nesta sexta-feira (veja abaixo), afirmando que a Prefeitura está colaborando com as investigação e que acredita na inocência do ex-secretário de Obras.
Leia:
“A Prefeitura Municipal de Parnamirim recebeu, nesta manhã (15), duas equipes de órgãos investigatórios que analisam contratos de empresas ligadas ao segmento de obras públicas.
O município está colaborando com todas as investigações e apresentou as documentações solicitadas.
Acreditamos na isenção do Judiciário e na lisura dos processos realizados no período analisado. Confiamos também na probidade do ex-secretário de Obras, Naur Ferreira. Ninguém pode ser taxado de cometer um crime, sem ter sido condenado pela Justiça.
Maurício Marques
Prefeito”

VEJA A REPORTAGEM DA OPERAÇÃO IMPLOSÃO
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Comarca de Parnamirim, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público (CAOP-PP), com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Polícia Militar, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (15), a Operação Implosão, destinada a desarticular ações criminosas praticadas por investigados que se associaram, através de grupos de empresas, para fraudar processos de licitações e desviar recursos públicos no município de Parnamirim.

No curso das investigações, foram evidenciados fortes indícios de existência de um “esquema” de desvio de dinheiro público através de fraudes em licitações, por grupos de empresas que atuam no ramo da construção civil para a prestação de serviços de pavimentação e manutenção de ruas e obras públicas em geral.

Participam da operação 26 Promotores de Justiça e, aproximadamente, 100 policiais Militares, além de 03 inspetores do Tribunal de Contas do Estado (TCE), para cumprimento de 22 mandados de busca e apreensão e 21 de mandados de condução coercitiva expedidos pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Parnamirim.

As investigações identificaram, ainda, indícios de fraudes em diversos procedimentos licitatórios, do período de 2009 a 2015, consubstanciados em fracionamento indevido de licitação; ausência de processos de pagamentos; rodízios entre as empresas participantes para a prestação de serviços de pavimentação de ruas e construção de obras públicas; existência de vínculos entre os sócios das empresas investigadas; existência de empresas “fantasmas” vencedoras de licitações; existência de empresas cujo quadro societário é formado por beneficiários de bolsa família ou por “laranjas”; dentre outras irregularidades.

Em razão dos elementos colhidos durante a investigação, ficou demonstrado a materialidade e fortes indícios de autoria dos crimes de peculato (art. 312, do Código Penal), fraude à licitação (art. 90 da Lei 8.666/93) e formação de quadrilha (art. 288, do Código Penal).
O Ministério Público não revelou nomes dos envolvidos, mas está confirmado que um deles é o ex-secretário e pré-candidato a prefeito Naur Ferreira.
Fonte:De Fato

Mais dois são mortos durante confronto com policiais em Umarizal, um deles é caraubense

Mais dois homens foram mortos a tiros na cidade de Umarizal, no interior do Estado do Rio Grande do Norte, na manhã desta sexta-feira (15), após ambos terem sido baleados em confronto com as polícias militares e civis.

Os dois suspeitos identificados como Gustavo da Silva Nogueira, conhecido como “Gustavo Matador”, natural da cidade de Caraúbas e Érico Soares Lopes, conhecido como “Lecco”, estavam escondidos em um lixão na cidade de Umarizal. Quando foram encontrados pela operação policial que está acontecendo na região, comandada pelo Cap. Brilhante e o delegado de Polícia Civil de Caraúbas, Dr. Erick Gomes, os suspeitos reagiram à abordagem atirando contra os policiais e foram baleados e socorridos para o Hospital Maternidade Doutor Erico Onofre, e deram entrada sem vida na Unidade Hospitalar.


Até agora já são três suspeitos mortos no confronto com a polícia na região do município de Umarizal, o primeiro foi no fim da noite de ontem (14), a vítima foi identificada como Tállisson Júnior, mais conhecido como “Tales de Umarizal” e um foi baleado e transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. 

Fonte:Icém Caraúbas