sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Meteorologistas esperam mais chuvas no semiárido

Os meteorologistas do Nordeste, após um dia inteiro de reunião na Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), divulgaram hoje (21), o documento final com as previsões de chuvas para o período de março a maio.   O semiárido da região Nordeste deverá ter um período de chuvas dentro do normal. O resultado da análise dos meteorologistas  prevê chuvas 45% dentro do normal e 30% abaixo do normal. A conclusão dos especialistas foi feita com base nos estudos das instituições de pesquisa regionais e federais. Essa foi a III Reunião de Análise Climática para o Nordeste, um debate entre os meteorologistas para chegarem à conclusão sobre a quadra chuvosa de 2014.  Nos últimos 15 dias vem chovendo mais forte nos municípios da região Oeste. De ontem para hoje de manhã choveu em Olho D'agua dos Borges, 14,3 milímetros, em Tabuleiro Grande,  11,0mm, e Umarizal,  10,0mm. A previsão é mais animadora à população urbana e rural dos municípios dessa região, tendo em vista que na última reunião realizada em Fortaleza (CE), em janeiro deste ano, o prognóstico era de inverno abaixo do normal. O resultado das análises foi oficialmente apresentado à governadora Rosalba Ciarlini, a outras autoridades estaduais e federais e à imprensa na manhã desta sexta-feira, no auditório da Governadoria do Estado do Rio Grande do Norte, em Natal.
Fonte:EMPARN

Decisão foi derrubada pelo TRF e créditos de celulares volta a ter validade mínima de 30 dias

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que os créditos de celulares pré-pagos tenham validade mínima de 30 dias. A obrigação está em um regulamento aprovado ontem (20) pela agência reguladora. 
 
 De acordo com o relator da matéria, conselheiro Rodrigo Zerbone, a facilidade de compra de créditos de pré-pago faz com que, muitas vezes, o consumidor não seja informado sobre a validade do serviço, que, em alguns casos, expira em sete ou dez dias. “É difícil exigir que o atendente da padaria, da banca de jornal ou da farmácia saiba qual a validade desse crédito”, disse Zerbone. A empresa também terá que comunicar ao consumidor quando os créditos estiverem na iminência de expirar ou acabar e comercializar créditos com validade de 90 e de 180 dias. 
 
 No ano passado, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região chegou a proibir o estabelecimento de créditos na modalidade pré-paga, mas a decisão foi derrubada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
 
Do Blog Icém Caraúbas

Prefeito de Apodi confirma que carnaval começa no próximo dia 28

O prefeito Flaviano Monteiro confirmou nesta quinta-feira, 20, que está tudo acertado para o carnaval de Apodi considerado o maior e mais tradicional da região Oeste. A festa começa no dia 28, próximo, e só termina na terça-feira, 4. Em Apodi, blocos a agremiações começam a movimentar a cidade já na quinta-feira, 27.
A informação de Flaviano tem como objetivo esclarecer uma nota publicada pelo Ministério Público do Estado que recomendou que a “prefeitura evite gastos com a festividade”. O prefeito chama atenção para as colocações – no texto do site do MPRN – em que faz referência a “despesas vultosas”. Ou seja: o que a promotoria recomenda que o Executivo “não exceda o que foi investido no ano passado”, o que não ocorrerá.
Ainda nesta quinta-feira, Flaviano esteve com o promotor Sílvio de Andrade Brito falando sobre o assunto. “Tudo o que fizemos foi com o conhecimento do Ministério Público”, garantiu o prefeito. O próprio promotor confirmou que não foi pedida a suspensão do carnaval.  Flaviano Monteiro lembra ainda que, embora atravesse esta grande seca, Apodi não tem enfrentado problema com o abastecimento de água, além disso, o Carnaval é uma tradição no município, sobretudo, pela importância econômica.
Por fim, o prefeito de Apodi destacou que neste ano, além de gastar menos, está fechando importantes parcerias e patrocínios para o carnaval, assim como usará os camarotes como complementação de renda para o pagamento das despesas da festa. “Com esses apoios e a receita dos camarotes, o poder público desembolsará menos e a festa começa a ter receita própria”, finalizou.
Fonte:Jornal de Fato

Consumidor poderá cancelar serviço de telefonia sem passar por atendente

Ainda na primeira metade deste ano, o consumidor de serviços de telefonia móvel e fixa, banda larga ou TV por assinatura poderá cancelar contratos diretamente por meio da internet, sem ter de passar pelos serviços de call center das operadoras. Essa é uma das novidades presentes no Regulamento Geral dos Direitos do Consumidor de Telecomunicações, aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quinta-feira, 20.

A novidade ainda tem de seguir para o Diário Oficial da União, o que deve ocorrer nos próximos dias. Depois de a regra estar publicada, as operadoras terão 120 dias para implantar o novo sistema de cancelamento, dispensando a necessidade de falar com um atendente. O procedimento poderá ser realizado por meio da internet ou simplesmente digitando uma opção no menu na central de atendimento telefônico da prestadora. O cancelamento automático deverá ser processado pela operadora em, no máximo, dois dias úteis. 

Quando houver atendimento por meio de call center e a ligação cair, operadora deve retornar para o consumidor. Se não conseguir retomar o contato, a operadora deve enviar mensagem de texto com número de protocolo. Essa conversa deve ser gravada, assim como outros diálogos entre a central de atendimento da prestadora e o usuário, e deve ser armazenada por seis meses. O consumidor tem direito a cópia dessas gravações.

Outra novidade que a Anatel quer garantir com o novo regulamento é dar facilidade para o consumidor contestar cobranças. Sempre que o consumidor questionar o valor ou o motivo de uma cobrança, a empresa terá 30 dias para responder. Se não cumprir tal prazo, a prestadora deve automaticamente corrigir a fatura (caso ela ainda não tenha sido paga) ou devolver em dobro o valor questionado (caso a fatura já tenha sido paga). O consumidor poderá questionar faturas com até três anos de emissão. 

Há também regras estabelecendo que as promoções passam a valer para todos, sejam novos ou antigos assinantes; além de normas para garantir mais transparência na oferta dos serviços. Contrato, faturas antigas e históricos de consumo poderão ser baixados da internet e, além disso, o site de operadora deverá permitir acesso a protocolos e gravações do atendimento.

A Anatel quer também facilitar o processo de comparação de preços. Para tanto, o regulamento prevê que todas as operadoras, de todos os serviços, deverão disponibilizar, em forma padronizada, os preços que estão sendo praticados para cada serviço, bem como as condições de oferta. Também ficou decidido pelo fim da cobrança antecipada e a unificação de atendimento, no caso de combos.

As novas obrigações previstas no regulamento variam de acordo com o porte da operadora: as que têm até 5 mil consumidores, as que têm entre 5 mil e 50 mil consumidores e as que têm mais de 50 mil consumidores. Há, no entanto, alguns passos que ainda terão de ser cumpridos antes de a nova regra entrar em vigor. Em primeiro lugar, a decisão precisará ser publicada no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer nos próximos dias. Depois disso, haverá um prazo de adaptação para as operadoras, variando de 120 dias a 18 meses, conforme a complexidade da obrigação.

Fonte: Estadão.com / Via Blog Comunicador Efectivo/patu em foco