segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Escola Bolshoi volta a Natal para recrutar novos bailarinos

As audições serão na terça-feira (04), na Escola de Dança do TAM.
A bailarina potiguar Yasmin Melo foi escolhida na seleção de 2011.

 

Natal será a primeira cidade do Nordeste a receber a turnê da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (ETBB), que chega à capital potiguar na próxima terça-feira, dia 4 de setembro. Além da apresentação "Gala Bolshoi", na quinta-feira (6), o grupo irá realizar workshops e audições durante dois dias. Campina Grande, na Paraíba, será a próxima cidade a ser visitada (9/9).
Para se candidatar a uma vaga no Bolshoi, os interessados  devem ter nascido entre 1995 e 2000 (para o curso clássico) e entre 1995 e 1998 (para o curso contemporâneo). Candidatos, de ambos o sexos, precisam ser familiarizados com a  dança. As inscrições estão disponíveis no site www.escolabolshoi.com.br ao custo de R$ 15 e serão encerradas às 12h da segunda-feira, 3 de setembro. São 145 vagas divididas por nível e idade dos participantes.
De acordo com a assessoria de comunicação do Bolshoi, as audições irão acontecer na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM), na terça-feira (4). Os dançarinos deverão apresentar o comprovante de pagamento e a carteira de identidade no dia da seleção.Os inscritos deverão usar na audição as vestimentas indicadas no edital, disponível no site da escola. As avaliações serão divididas por faixa etária e modalidade artística, seguindo os horários abaixo:
Dia 4 de setembro
14hs (Ballet clássico/ 12 a 14 anos de idade)
15h30 (Ballet Clássico/ 14 a 17 anos de idade)
17hs (Dança Contemporânea/ 14 a 17 anos de idade)

Fonte:g1

Greve da Polícia Técnica do RN afeta emissão de mil carteiras de identidade

Paralisação iniciada nesta segunda (3) suspende emissão de laudos e RGs.
Sindicato diz que órgão emite 1,1 mil identidades e 500 laudos diariamente.

 Os servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) iniciaram na manhã desta segunda-feira (3) um movimento grevista por tempo indeterminado. Peritos criminais, médicos legistas e funcionários do setor administrativo do órgão cruzaram os braços e restringiram o atendimento aos casos de urgência e emergência. Por dia, o órgão emite, em todo o estado, aproximadamente 1.150 carteiras de identidade e 500 laudos periciais.

 De acordo com Djair Oliveira, presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol/RN), a paralisação é decorrente do descumprimento de metas estebelecidades para o órgão pelo Governo do Estado. "A culpa é do Governo que não nos recebe. Não há diálogo. O projeto de lei para a criação do estatuto do Itep se arrasta há três anos", alegou o presidente. A paralisação manterá 30% do efetivo em serviço, atendendo ao que preconiza a Lei de Greves.

Em nota puublicada no dia 22 do mês passado, ocasião em que o Itep realizou paralisação de advertência por 24 horas, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed/RN) afirmou que a greve anunciada não tinha motivo para acontecer. "O Sinpol quer que eu defina uma data para apresentar o processo com o Projeto de Lei para a criação do Estatuto do órgão, mas ficou sete meses com o documento, o que indica que não existe essa pressa toda", disse o consultor geral do Estado, José Marcelo Ferreira da Costa.

Continuar lendo clique aqui

Fonte:G1

Eleições 2012: termina amanhã prazo para checar fotos e dados de candidatos que aparecerão nas urnas

Brasília - A pouco mais de um mês das eleições municipais, o calendário eleitoral encerra uma série de prazos nos próximos dias. Amanhã (4), por exemplo, é a data limite para verificar as fotos e os dados dos candidatos que aparecerão nas urnas eletrônicas no primeiro e segundo turnos das eleições – 7 e 28 de outubro, respectivamente.
Na quinta-feira (6), termina o prazo para os candidatos substituírem a foto e os dados que serão mostrados nas urnas. Exatamente um mês antes do primeiro turno das eleições, no dia 7, os partidos políticos e candidatos são obrigados a divulgar, na internet, relatório discriminando a estimativa de gastos em dinheiro para o financiamento da campanha eleitoral.
Também na sexta-feira (7) é o último dia para os tribunais regionais eleitorais designem, em sessão pública, a comissão de auditoria para verificar o funcionamento das urnas eletrônicas, por meio de votação paralela.
O dia 7 é o prazo máximo para a publicação, pelo juiz eleitoral, da lista organizada em ordem alfabética, formada pelo nome completo de cada candidato e pelo nome que deve constar na urna eletrônica, também em ordem alfabética, seguidos da respectiva legenda e número. A lista será usada na votação e apuração.
De 26 a 28 de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove cerimônias para lacrar as urnas eletrônicas que serão usadas no segundo turno das eleições municipais, marcado para 28 de outubro.
Fonte:Agência Brasil

Soprando velinhas

                                                  Géssica Martiliano

UFRN, Ufersa, UERN e UnP entre as melhores universidades do país



O jornal Folha de S. Paulo elaborou um ranking próprio para traçar um quadro das principais instituições de ensino superior do Brasil.
Batizou-o de RUF– Ranking Universitário Folha, “uma listagem inédita das universidades brasileiras, de acordo com a sua qualidade”. Não entraram na relação o nome de Centros Universitários. Baseia-se numa metodologia própria, tendo como referências avaliações internacionais consolidadas.
Para a pesquisa, “analisou nove indicadores das universidades relacionados à pesquisa científica, como proporção de professores com doutorado, número de artigos científicos por docente e número de publicações no Scielo”.
São 191 universidades no ranking geral, “distribuídas em 188 posições porque houve alguns empates”.
Do Nordeste, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ficou em 10º, com nota total de 77,13.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em  21º, somando 62,91 de média.
A Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) ficou em 75º, com nota 35,16.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em 126º, com 21,65.
De privada, a Universidade Potiguar (UnP), em 152º, com 14,1
Fonte:Abelhinha

Bioinseticida derivado de planta controla mosquito da dengue

Pedro Rauel Cândido Domingos e Miriam Silva Rafael, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), descobriram que uma planta pode ser uma arma natural contra o pernilongo transmissor da dengue. Os pesquisadores estudaram compostos extraídos da planta Piper aduncum, conhecida popularmente como pimenta longa ou pimenta-de-macaco, aplicando-os no controle das larvas do mosquito Aedes aegypti.
Um componente natural de defesa da Piper aduncum, o dilapiol, é extraído do óleo essencial dessa planta, como também de outras espécies vegetais.
“Dentre outras (plantas) já testadas em outros mosquitos, essa foi uma das que teve maior efeito sobre mortalidade,” explica Míriam.
O dilapiol é um componente do sistema de defesa da Piper aduncum, podendo ser utilizado como biodefensivo agrícola – combate aos insetos que consomem ou transmitem doenças aos plantios agrícolas – ou, ainda, para controle de vetores de doenças de grande importância epidemiológica, como a dengue.
A pesquisa detectou efeitos da aplicação dos derivados do dilapiol nas larvas dos mosquitos em níveis genéticos, ou seja, no DNA dos mosquitos observados, mediante más formações nos cromossomos.
“À medida que as gerações se sucederam, a quantidade de células defeituosas aumentou tanto entre as células germinativas – células envolvidas na reprodução – quanto nas somáticas – demais células do corpo,” conta a pesquisadora.