terça-feira, 31 de maio de 2011

POLÍTICA: OPORTUNIDADE PRA SERVIR OU SER SERVIDO?

- A palavra tem origem nos tempos em que osgregos estavam organizados em cidades-
 estadochamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados". (Wikipédia).
Para o filósofo grego Aristóteles, a política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana. Ele a divide em ética, que se preocupa com a felicidade individual do homem na polis (cidade), e a política propriamente dita, que se preocupa com a felicidade coletiva. Assim entende-se que a principal função do político ou de um grupo político (partido) é buscar a felicidade dos cidadãos individualmente e coletivamente.
É isso que temos visto? Os políticos realmente buscam a felicidade de todos os cidadãos da cidade? Eles se preocupam com o bem estar do município? As famílias carentes, que não tem emprego, nem tampouco o que comer, é motivo de preocupação dos políticos? Os serviços que prestam pra os cidadãos-eleitores são pensando na felicidade ou no voto deles? Infelizmente essa resposta é fácil quando observamos o comportamento de determinados políticos. Eles pensam neles, e não na felicidade do povo.
O cidadão-eleitor é visto como serviçal de muitos políticos. Parecem mais escravos que cidadãos livres. Muitos políticos têm agido com despóticos desenfreados. Querem colocar suas “marcas” na testa daqueles que lhes prestaram algum favor, assim como a Besta do apocalipse vai fazer com seus seguidores nos finais dos tempos. Quem não tiver a “marca” desses políticos não serão beneficiados, mesmo que estejam na miséria, doente ou desempregado. Muitos são torturados psicologicamente com a frase – Você tem que votar em mim, se não da próxima vez eu não ajudo você nem sua família!
Enquanto o cidadão-eleitor pena pra ter direito a saúde, educação, moradia, segurança, alimentação, testemunhamos por meio da mídia brasileira políticos se servindo do erário público (nosso dinheiro), recursos que deveriam chegar até as famílias mais carentes são desviados pra poupanças, mansões, Iates, hotéis luxuosas, familiares, lazer em outros países, e até pra cuecas daqueles que deveriam servir o povo. Como podemos ser felizes se aqueles que têm a obrigação de nos servir nos tornaram seus escravos! Enquanto muitos deles são exaltados, o povo é humilhado.
João Maria Martins Bezerra

MINISTRO DA JUSTIÇA SUGERE VAGAS NO PRESÍDIO FEDERAL PARA MELHORAR SITUAÇÃO DO SISTEMA CARCERÁRIO DO RN

O Ministério da Justiça sugeriu a abertura de 100 vagas no presídio federal de Mossoró para resolver, provisoriamente, o problema da superlotação nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte. O número de vagas - caso sejam realmente disponibilizadas - é bastante inferior à quantidade de presos que estão além da capacidade máxima do Sistema Penitenciário Estadual (SPE) potiguar. A sugestão foi dada ao Governo do Estado, que procurou o Ministério da Justiça para pedir ajuda com o antigo problema.

Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do Governo do Estado, a sugestão foi dada pelo ministro da Justiça José Eduardo Cardozo durante encontro com a governadora Rosalba Ciarlini Rosado. A reunião aconteceu na quinta-feira passada, em Brasília (DF). Ainda segundo a assessoria, o encontro realizado em caráter emergencial serviu para mostrar ao Governo Federal a real situação das prisões do RN.

No encontro, o ministro da Justiça sugeriu a transferência de 100 presos que atualmente estão recolhidos em unidades prisionais do estado para o presídio federal, que continua interditado parcialmente devido à necessidade de uma reforma.

Acompanhada do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, Rosalba argumentou que o Rio Grande do Norte precisa de apoio da União para enfrentar os graves problemas da falta de vagas, inclusive, para os presos provisórios. "O ministro garantiu que o RN vai ter tratamento prioritário", afirmou Rosalba
Fonte:toxina

Rosalba cobra da Petrobras mais investimentos no RN

Fora a extra-oficial reunião na Rede Globo, eis a agenda oficial da governadora Rosalba Ciarlini no Rio de janeiro nesta segunda-feira;
Acompanhada do vice-governador Robinson Faria e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, a governadora foi recebida pelo presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli.
Rosalba cobrou de Gabrielli mais investimentos no Rio Grande do Norte e solicitou a garantia de mercado da estatal para o agronegócio que viabiliza a planta de biodiesel em Guamaré.
O argumento da governadora para tentar convencer a Petrobras foi que para ampliar o plantio de soja ou girassol, com apoio do governo, os agricultores precisam ter a segurança de compra da safra.
Atualmente os investimentos da Petrobras somam R$ 9 milhões, com a contratação de 1.300 agricultores.
“Vamos construir uma nova relação governo/Petrobras”, definiu a governadora
.Fonte:tg

Professores da UERN entram em greve por tempo indeterminado

Professores da UERN decidem em reunião que aconteceu hoje pela manhã entrar em greve por tempo indeterminado,pois a reunião com os representantes do governo não trouxe o avanço que os professores queriam,como já tinham anunciado semana passada os professores da UERN cumpriram o prometido,agora só falta o governo do estado se rebolar para tentar negociar mais uma greve que pelo visto vai demorar pra acabar.
NOTA DO BLOG:com a confirmação da greve dos professores da Universidade Estadual,lá se vai por água a baixo o sonho dos estudantes de que o calendário da instituição fosse regularizado,e o vestibular desse ano só Deus sabe quando acontecerá agora.

Dilma convoca reunião para cobrar obras para a Copa do Mundo de 2014. Rosalba estará presente

A presidente Dilma Rousseff reúne nesta terça-feira, em Brasília, os governadores de nove estados onde serão realizados jogos da Copa do Mundo de 2014, que o Brasil organizará, além de 11 prefeitos das cidades que receberão as partidas. A única ausência entre os líderes municipais é Gilberto Kassab (PSD), que comanda a maior cidade do país, São Paulo, e foi excluído do encontro. O prefeito paulistano passou a ser considerado “persona non grata” no Palácio do Planalto por causa do vazamento das informações sobre o faturamento da empresa do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, que aumentou seu patrimônio em 20 vezes nos últimos quatro anos atuando na área de consultoria empresarial.
A governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini (DEM) confirmou presença. Eu acredito na presidente. Ela vai pegar as rédeas para valer, disse a Rosa.
Assegurando que o Rio Grande do Norte cumpriu todas as diligencias para se manter na Copa, a governadora sugere mais rapidez na burocracia exigida, citando as obras de mobilidade urbana. O secretario da Copa, Demétrio Torres acompanha a governadora.
Fonte:o xerife