domingo, 7 de novembro de 2010

Associação ESPERANÇA, celebra uma grande conquista

A Associação EPERANÇA celebrou hoje uma grande conquista o Centro de Apoio: Elza Jales Diniz, refere-se a um projeto social com objetivo de fortalecer a produção familiar e fortalecer a organização associativa.

O Bispo Dom Mariano fez a celebração e falou da importância da associação para melhorar a vida das famílias, falou da estratégia que temos que ter para viver no semiárido. O evento de inauguração contou com a participação de todos os sócios e sócias, além de representação de outras associações, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Prefeitura e outros setores da sociedade.

O projeto é um Centro de Múltiplas Atividades, pois tem salão de reunião com capacidade de reunir 80 pessoas; cozinha; escritório com microcomputador, arquivo de gaveta; dois banheiros; e um anexo contendo duas salas, um banco de semente e uma sala com duas importantes maquinas, uma debulhadeira de milho, feijão e arroz e uma forrageira n2. Foi financiado pelo Programa de Desenvolvimento Solidário e custou 61.000,00. Foi elaborado a partir de uma parceria do SEAPAC e o Centro Juazeiro.

A Associação Homenageou Elza Jales Diniz, ela foi fundamental para o desenvolvimento das comunidades e participou de muitas conquistas como a eletrificação do conjunto das comunidades rurais que compõe a associação. Hoje a associação celebra essa grande conquista que foi também pensada e sonhada por ela.
fonte:www.centrojuazeiro.blogspot.com

Secretário de planejamento diz que estado deve R$ 180 mi

So­men­te após o pe­río­do elei­to­ral e às elei­ções é que Iberê re­ve­lou que o Es­ta­do se en­con­tra com um rombo em suas fi­nan­ças. De acor­do com o se­cre­tá­rio Nel­son Ta­va­res, ti­tu­lar da pasta de Pla­ne­ja­men­to e das Fi­nan­ças (Se­plan), os sal­dos de­ve­do­res che­gam a casa dos R$ 180 mi­lhões. "Quem está se­gu­ran­do a re­cei­ta são as fon­tes pró­prias de ar­re­ca­da­ção", ale­gou ao lem­brar que o Es­ta­do se en­con­tra acima do li­mi­te pru­den­cial fi­xa­do em 60% dos gas­tos com folha de pa­ga­men­to dos po­de­res Exe­cu­ti­vo, Le­gis­la­ti­vo e Ju­di­ciá­rio.

Iberê atri­buiu Às di­fi­cul­da­des fi­nan­cei­ras ao au­men­to dos cus­tos da má­qui­na pú­bli­ca e à re­du­ção dos re­pas­ses fe­de­rais do Fundo de Par­ti­ci­pa­ção do Es­ta­dos (FPE). "Es­ta­mos em uma crise que vem se ar­ras­tan­do desde 2008. Es­ta­mos re­ce­ben­do o mesmo re­pas­se e de lá pra cá ti­ve­mos au­men­to da in­fla­ção, do custo de vida, da ga­so­li­na, do gás, de ener­gia e do sa­lá­rio mí­ni­mo".

O go­ver­na­dor es­pe­ra en­tre­gar o Es­ta­do com as con­tas ze­ra­das, já que pela pró­pria Lei de Res­pon­sa­bi­li­da­de Fis­cal, o go­ver­nan­te não pode en­tre­gar o man­da­to com con­tas ainda a pagar. Para isso ele se reu­niu com se­cre­tá­rios em ou­tu­bro para re­du­zir gas­tos e cor­tar des­pe­sas.

Essa me­di­da cau­sou uma re­du­ção nas ver­bas das se­cre­ta­rias nos úl­ti­mos meses de go­ver­no, o que ter­mi­nou pro­vo­can­do o pe­di­do de exo­ne­ra­ção do ve­rea­dor Júlio Pro­tá­sio (PSB) do cargo de se­cre­tá­rio de Es­por­te e Lazer. "Como o mo­men­to é de con­ten­ção de des­pe­sas por parte do Go­ver­no Es­ta­dual, não po­de­rei rea­li­zar ne­nhum pro­je­to novo na Seel até o final do ano. Por isso estou adian­ta­do minha volta a Câ­ma­ra", ex­pli­cou Júlio.