quinta-feira, 24 de abril de 2014

Divulgadores da Telexfree planejam atos de mobilização social

Líderes divulgadores realizaram uma reunião na noite desta terça-feira (22) na Assembléia Legislativa do Acre (Aleac) para definirem uma agenda de atos a serem realizados a partir do dia 6 de maio, simultaneamente, em todo o país. O deputado estadual Moisés Diniz, (PC do B) convocou, através das redes sociais, os divulgadores da Telexfree (Ympactus Ltda) para ingressarem com ações judiciais nas Varas da Fazenda Pública a fim de reaverem os investimentos bloqueados pela Justiça em junho de 2013.
“No encontro do dia 6 de maio, que será realizado na Aleac às 19h, vamos anunciar uma agenda que contempla uma carreata em Rio Branco, uma vigília em frente ao fórum de Justiça e pretendemos também realizar atos ecumênicos com líderes religiosos. Isso será realizado simultaneamente nos outros estados brasileiros”, disse.
Fonte:Blog do Xerife

Viaduto da Arena estará pronto até a Copa, mas não será usado e ficará “escondido”

Construção de um viaduto, drenagem do entorno da Arena das Dunas e adequação de calçadas tiveram cronogramas alterados e serão entregues apenas após o Mundial

Três obras de mobilidade urbana consideradas cruciais para a Copa do Mundo em Natal não ficarão prontas a tempo, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura da cidade. Um viaduto que facilitaria o trânsito na marginal da Arena das Dunas, a drenagem no entorno do estádio e a adequação de calçadas seguindo normas de acessibilidade tiveram seus cronogramas alterados e só serão entregues após o Mundial.
A obra mais aguardada dentre as três citadas era a construção de um viaduto medindo 130 metros na Avenida Lima e Silva, ao lado da Arena das Dunas. De acordo com o secretário de Obras de Natal, Tomaz Neto, a estrutura estará pronta até a Copa, mas não poderá ser usada e ficará “escondida” com a ajuda de tapumes. “O viaduto vai ficar pronto, mas existe um tempo para a cura (secagem) do concreto, o que não permite que seja liberado o trânsito sobre ele”, afirmou o secretário à reportagem do Estado.
Para amenizar o impacto na mobilidade ao redor do estádio, três vãos de oito metros de altura por cinco de largura serão abertos sob a estrutura a fim de facilitar o acesso das delegações, convidados e profissionais de mídia à arena em dias de jogos.
A expectativa é que o equipamento seja liberado para receber o tráfego de veículos apenas no mês de julho. A pedido da Fifa, que enviou técnicos para uma última visita ao Rio Grande do Norte antes do evento-teste marcado para 3 de maio (jogo entre ABC e América, pela Série B do Brasileirão) na semana passada, a obra será cercada com tapumes de cinco metros de altura adesivados com mensagens e imagens alusivas à Copa do Mundo.
OUTRAS OBRAS
As outras duas obras que não estarão prontas até o Mundial são a drenagem do entorno do estádio e a adequação de 55 quilômetros de calçadas nas vias que dão acesso à Arena. De acordo com a Secretaria de Obras de Natal, a intervenção na drenagem – que deveria ser entregue dia 31 deste mês – teve seu cronograma modificado em virtude da necessidade de rebaixamento do lençol freático, que estava criando “pequenas cavernas” embaixo das demais obras, e agora será entregue apenas no dia 31 de julho – mais de 15 dias após a competição.
“Recomendamos a paralisação da obra com objetivo de encontramos uma solução para continuar a escavação. Estamos cavando novos poços no entorno para rebaixar esse lençol freático. A expectativa é que haja um atraso de 60 dias”, disse Tomaz Neto. Segundo o secretário, o atraso nesta obra também comprometerá a pavimentação de algumas vias próximas.
Sobre as calçadas, que deveriam receber adequações de acessibilidade, o secretário revelou que a prefeitura tem tido problemas com proprietários de imóveis localizados em áreas próximas ao estádio. Esses moradores construíram rampas de acesso às suas garagens. Por isso, segundo Thomaz Neto, nem 10% do cronograma previsto para esta obra será concluído a tempo.
“As exigências de acessibilidade nos obriga a destruir essas rampas e isso tem causado problemas. Não vamos conseguir realizar nem 10% dessa obra, mas as calçadas no entorno da Arena das Dunas estarão prontas”, garante.
Fonte: Estadão

Pesquisa revela que 11 das 30 cidades mais violentas do mundo estão no Brasil

O líder do Democratas no Senado, José Agripino (RN), considerou lamentável estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta-feira (23) sobre a violência no Brasil e responsabilizou o governo federal pelo crescimento da criminalidade no país.
De acordo com a pesquisa, 11 das 30 cidades mais violentas do mundo estão no Brasil. Segundo o levantamento do Escritório sobre Drogas e Crimes da ONU - feito com base em assassinatos ocorridos no ano de 2012 – Natal é a 12ª cidade, entre as 30, mais violentas do mundo.
“Que o Brasil é um país tido como violento, o mundo inteiro lamentavelmente hoje compreende. Agora das 30 cidades mais violentas, 11 estarem no Brasil é simplesmente lamentável”, frisou o parlamentar pelo Rio Grande do Norte.
De acordo com o estudo, o Nordeste ganha destaque em termos de cidades mais violentas. Maceió é a quinta cidade em homicídios por cada 100 mil habitantes. Fortaleza está na sétima posição e João Pessoa, em nono.
Para Agripino, o governo do PT peca no investimento à educação e de políticas públicas de inserção do jovem no mercado de trabalho. “A violência está fundamentalmente entre os jovens, que deveriam ser a razão fundamental das preocupações e ações do governo. Eles estão mais desamparados e sendo levados pela violência, droga, pela falta de assistência, desocupação e educação inexistente”, destacou. “Uma série de razões que todas são responsabilidade do governo”, acrescentou o senador.
Ainda de acordo com a ONU, a América Latina desbancou a África como a região mais violenta. Honduras, na América Central, é hoje o país com maior número de assassinatos por 100 mil habitantes. O segundo país mais violento é a Venezuela, seguido por Belize e El Salvador.
Além de Maceió, Fortaleza e João Pessoa, foram listadas pelo levantamento das Nações Unidas Natal (12ª posição); Salvador (13ª); Vitória (14ª); São Luís (15ª); Belém (23ª); Campina Grande (25ª); Goiânia (28ª); e Cuiabá (29ª).
Fonte:Defato

História das Marcas

ABSOLUT VODKA


Ela não usa rótulo. Sua garrafa é transparente. Seu nome está inscrito, como tatuagem, direto no vidro da garrafa. Vem de um país sem muita tradição em vodca. Ela é a ABSOLUT VODKA. Uma marca que se tornou cult no mundo inteiro e presença onipresente nos ambientes mais descolados. 

A história 
Sua história começou em 1879 quando o empresário Lars Olsson Smith, popularmente conhecido como “The King of Vodka” (O Rei da Vodca), que controlava um terço da produção da bebida na Suécia, introduziu no mercado um novo tipo de vodca chamada “Absolut Rent Branvin”(Absolutely Pure Vodka), produzida utilizando um revolucionário método de destilação contínua, chamado retificação, no qual a vodca era destilada mais de cem vezes, ao invés de três a quatro destilações como era o comum. A nova vodca foi lançada na cidade de Estocolmo com um preço menor do que os praticados pelo monopólio existente na época. No início, a produção era toda feita na destilaria de Smith, localizada na minúscula ilha de Reimersholmen, nas proximidades de Estocolmo.


O produto foi exportado pela primeira vez somente em 1979 para os Estados Unidos, onde a vodca, batizada de ABSOLUT VODKA, estreou primeiramente na cidade de Boston e depois em Nova York, Chicago, Los Angeles e San Francisco. Até então o mercado americano era dominado pela vodca russa Stolichnaya, que detinha 80% de participação. Porém era exatamente aí que os suecos queriam fincar o pé. Foram ousados, desembarcaram em solo americano com aquela garrafa esquisita de pescoço curto originária de um país sem a menor tradição em vodca. No primeiro ano a marca vendeu quase 90 mil litros no mercado americano.


Em 1984 a marca já estava presente em 18 países ao redor do mundo, alcançando a liderança do mercado de vodca nos Estados Unidos em 1985. Nesta época, a vodca e a pimenta eram os ingredientes principais do famoso drinque Bloody Mary. Foi então que a ABSOLUT teve a brilhante ideia de facilitar as coisas para os vários bares especializados em Bloody Mary que surgiam em Boston, Nova York e vários outros lugares do país. Lançou no mercado a primeira vodca com sabor do mundo. A ideia de preparar Bloody Marys rápidos logo foi abraçada não só por bartenders, mas por todos os fãs do clássico drinque. A partir de 1988 a empresa começou uma forte e consistente expansão de sua linha de produtos com o lançamento de vodcas com outros sabores, uma grande novidade para a época. Foi então que surgiram sabores como laranja, baunilha, pêssego, pera, framboesa e mais recentemente alguns que misturavam sabores exóticos como açaí, romã, pitaia e até hibisco (uma flor). Em 2004 foi produzida a garrafa de 1 bilhão na história da marca.


A partir de 2007 a marca começou a lançar edições limitadas de suas vodcas homenageando cidades americanas, como por exemplo, Nova Orleans, Los Angeles e Boston. Cada uma delas continha pitadas de sabores de frutas e especiarias apreciadas e populares nas cidades em questão. Cada uma das edições da ABSOLUT CITIES tinha uma iniciativa de caridade, com a marca doando quantias em dinheiro para projetos sociais locais. Além disso, criou edições especiais para serem comercializadas somente dentro das lojas do Duty Free nos principais aeroportos mundiais.


No final de março de 2008 o grupo Vin & Sprit, proprietário da vodca ABSOLUT, foi vendido à francesa Pernod Ricard por US$ 8.7 bilhões. Pouco depois a empresa francesa criou a subsidiáriaTHE ABSOLUT COMPANY, responsável pela produção da vodca e pelo marketing global de marcas como ABSOLUT, Malibu e Kahlúa. Com a experiência e poder financeiro do grupo francês, nos anos seguintes a marca consolidou sua presença em países asiáticos, na América Latina e nas antigas repúblicas soviéticas. Em 2011 a marca inovou ao lançar no mercado, inicialmente australiano, a ABSOLUT TUNE, uma incrível mistura de vodca (60%) com espumante (40%) feito à partir de uvas sauvignon blanc da Nova Zelândia. A garrafa da exótica bebida era um espetáculo: de vidro incolor de 750 mililitros, com o mesmo formato das garrafas de champanhe, era decorada com um rótulo termoencolhível preto com desenhos de flores em dourado. Uma “capa” branca, de papel, mostra o design gráfico da garrafa quando é removida, através de um picote.


A alta qualidade da vodca se deve aos ingredientes de primeira linha e do criterioso processo de destilação contínua. A ABSOLUT é feita exclusivamente com ingredientes naturais e, ao contrário de outras vodcas, ela não contém açúcar. É a vodca em sua total pureza. Mesmo assim, essa pureza tem um sabor característico: saboroso, encorpado e complexo, mas mantendo a suavidade e leveza da presença marcante dos grãos, com nuances de frutas secas. Sua composição leva o trigo de inverno que tem maior concentração de amido. A água totalmente pura e protegida de impurezas é proveniente de poços profundos do Sul da Suécia, abastecidos pelo degelo natural.


A linha do tempo 
1986 
● ABSOLUT PEPPAR. Primeira vodca ABSOLUT com sabor e também a primeira com sabor no mundo. É aromática, complexa e picante. O sabor da pimenta é uma combinação de componentes picantes da família da pimenta “capsicum” e o frescor da pimenta verde jalapeño. 
1988 
● ABSOLUT CITRON. Vodca feita de frutas cítricas. Embora o sabor do limão seja dominante, outras frutas cítricas foram adicionadas para proporcionar um sabor mais rico. O sucesso desta vodca foi tanto que se tornou ingrediente principal do famoso drinque Cosmopolitan. 
1992 
● ABSOLUT KURANT. Vodca feita de cassis, uma fruta típica da Suécia. É uma frutinha que cresce em arbustos de mais de 2 metros de altura. Esta vodca tem um caráter distinto do cassis, com notas frutadas e adocicadas. 
1999 
● ABSOLUT MANDRIN. Vodca com sabor dominante de laranja e tangerina que garantem um toque adocicado, apesar de conter outros sabores cítricos adicionados na mistura. 
2003 
● ABSOLUT VANILIA. Vodca com sabor de baunilha natural. Para refletir integralmente o sabor, todas as partes da vagem são utilizadas. A vodca tem um sabor rico, robusto e complexo, com notas amanteigadas e de chocolate amargo. 
2004 
● ABSOLUT RASPBERRI. Vodca com sabor intenso de framboesa silvestre, uma fruta frequentemente encontrada nas encostas suecas. 
2005 
● ABSOLUT APEACH. Vodca com sabor de pêssego. Produto sofisticado, aroma fresco com distinto caráter do pêssego e frutas tropicais. Sabor complexo, suave e encorpado. 
2006 
● ABSOLUT RUBY RED. Vodca versátil, de sabor delicado e frutado, que combina o grapefruit vermelho (também conhecido como toranja) com a criteriosa destilação de trigo. 
2007 
● ABSOLUT PEARS. Vodca com sabor acentuado de pera. 
● ABSOLUT 100. Resultado de um ajuste no processo de fabricação, com o objetivo de produzir uma vodca mais forte que a tradicional, porém de sabor extremamente suave. Lançada em garrafas de 1 litro, esta vodca super premium chega a ser 50% mais forte que a ABSOLUT normal. A intenção era atrair o público masculino mais exigente, com a tradicional garrafa preta. 
● ABSOLUT NEW ORLEANS. Edição limitada da vodca em homenagem a cidade de Nova Orleans. A vodca continha pitadas de manga e pimenta preta. 
2008 
● ABSOLUT MANGO. Vodca com sabor de manga. Esse foi o primeiro sabor da tradicional vodca lançado mundialmente ao mesmo tempo. 
● ABSOLUT LOS ANGELES. Edição limitada em homenagem à cidade californiana de Los Angeles. A vodca continha pitadas de açaí, romã, acerola e blueberry. 
2009 
● ABSOLUT BOSTON. Edição limitada em homenagem a cidade de Boston. A vodca continha pitadas de chá preto e Elderflower (flor bastante comum nos Estados Unidos). 
● ABSOLUT POP UP. Edição limitada cuja vodca era comercializada em uma exclusiva caixa branca, estampada com o formato da garrafa. Quando a caixa era aberta se transformava em um criativo e charmoso minibar, com espaços para acomodar frutas e outros ingredientes para a criação de drinques em qualquer lugar, possibilitando comemorações inusitadas e inesquecíveis. 
2010 
● ABSOLUT FLAVOR OF THE TROPICS. Edição limitada exclusivamente comercializada nas lojas do Duty free, com o rótulo da garrafa criado pelo designer Williams Murray Hamm. A vodca possui um exótico sabor de uma mistura de frutas tropicais como laranja, manga, abacaxi, melão e até lichia. 
● ABSOLUT BERRI AÇAÍ. Essa versão traz alguns dos sabores mais exóticos do mundo em uma única vodca: açaí, romã e mirtilo. Essa mistura cria um aroma inusitado e moderno de frutas vermelhas concentrado, elegante, puro e vivo, além de um gosto levemente picante/suculento e um final macio e fresco. 
● ABSOLUT BROOKLYN. Edição limitada cujo rótulo foi criado pelo diretor Spike Lee em homenagem ao famoso bairro de Nova York. O sabor continha pitadas de maçã e gengibre. 
● ABSOLUT ELYX. Nova vodca premium da marca, produzida manualmente em quantidade limitada, apenas 40.000 garrafas ao ano, e através de um processo semelhante ao que é utilizado na vodca ABSOLUT. Porém, durante todo o processo de destilação desta vodca, ela passa por colunas, bombas e tubos de cobre, o que faz com que ela tenha uma textura mais sedosa, característica principal da destilação em cobre. É possível perceber também algumas notas florais, baunilha e limão. Outro destaque dessa vodca é sua garrafa: tampa de cobre e a forma levemente quadrada, lembrando um frasco de elixir. 
2011 
● ABSOLUT WATKINS. Edição especial somente comercializada nas lojas de Duty Free. A vodca tem leve sabor de café, amêndoa, caramelo e chilli. Já a garrafa foi criada pela ilustradora de moda sueca Lisolette Watkins. 
● ABSOLUT ORIENT APPLE. Uma vodca cujo sabor tem como base maçãs vermelhas maduras e gengibre. 
● ABSOLUT WILD TEA. Vodca harmonizada com chá preto chinês e flor de sabugueiro escandinavo, resultando em um aroma fresco com notas de chá preto, maçã vermelhas e cítricas, e um sabor frutado, doce e suave. 
2012 
● ABSOLUT GRÄPEVINE. Uma combinação entre uva verde, pitaia e mamão torna essa vodca tão multidimensional que é possível preparar um drinque sofisticado acrescentando apenas um ingrediente. 
● ABSOLUT CHERRYKRAN. Vodca cujo delicioso sabor combina cranberry branco fresco, cerejas e ameixa doce. 
2013 
● ABSOLUT HIBISKUS. Vodca que oferece o sabor levemente ácido e silvestre do hibisco, enfatizado pelas doces notas da romã. 
● ABSOLUT CILANTRO. Vodca enriquecida com o aromático coentro e a vibrante lima. 
● ABSOLUT AMBER. Primeira vodca envelhecida pela marca que adiciona a personalidade rica e complexa do carvalho delicadamente queimado. Essa vodca tem um envelhecimento de no mínimo seis meses em barris de carvalho americano usados para envelhecer Bourbon e carvalho sueco, além de uma utilização de chips de madeira americano e francês, que concede a nova bebida um toque levemente defumado.


A famosa garrafa 
É impossível pensar no sucesso de ABSOLT se não fosse sua icônica garrafa, um dos símbolos de design mais cultuados do mundo. A garrafa da ABSOLUT VODKA foi baseada em um frasco de remédio sueco do século XVIII visto por Gunnar Broman em um pequeno antiquário na cidade de Estocolmo, que juntamente com Hans Brindfors criou um verdadeiro ícone do design. O primeiro protótipo foi feito em plástico, possuía o gargalo extremamente curto e o corpo bojudo. O medalhão com a foto de Lars Olssom Smith também adornava a garrafa. A tampa era de metal colorido, porém a ideia inicial era de ser apenas uma rolha.


O texto impresso na garrafa foi escrito à mão por Kotte Jönsson e dizia: 

“This superb vodka is made from the grains grown in the rich fields of southern Sweden. Distilled at the famous old distilleries near Åhus. It has been purified 10 times in accordance with traditions dating to the year 1498. In perfecting Sweden’s national refreshment, it has become better known by the name Absolut rent Brännvin, Absolut Vodka”. 

A icônica garrafa começou a ganhar edições especiais em 2003, quando foi introduzida uma versão com rótulo criado pelo renomado artista plástico brasileiro Romero Britto. Em 2004, para comemoração das festas de final de ano, foi lançada uma garrafa chamada ABSOLUT SECOND SKIN (também conhecida como SnowFlake), que vinha com uma capa branca ornamentada com flocos de neve. Em 2006 estreou a ABSOLUT BLING BLING. Essa edição especial e limitada se tornou um sucesso absoluto com sua cor dourada, que remetia à ideia de ouro e joia. O consumidor da marca adorou a ideia e mais de 1.6 milhões de garrafas foram vendidas. No ano seguinte foi a vez da ABSOLUT DISCO, uma embalagem toda espelhada (com exatamente mil prismas que refletem a luz, servindo como um globo espelhado ideal para festas e eventos onde a dança é a principal atração), inspirada no símbolo clássico da dance music, o Globo Disc. Novamente um sucesso absoluto com 2.9 milhões de garrafas vendidas.


Para 2008 foi lançada uma nova versão ainda mais envolvente, chamada ABSOLUT MASQUERADE, envolta em uma capa mole de lantejoulas vermelhas (com exatos 3.238 mil pequenos paetês vermelhos, que aderem perfeitamente ao famoso contorno da garrafa). A garrafa foi introduzida com o tema: Every Night is a Masquerade. Em 2009, para homenagear o rock-and-roll, foi lançada a ABSOLUT VODKA ROCK, uma garrafa de edição limitada embalada para presente em couro e com rebites. A mais recente versão, lançada em 2010, foi batizada deABSOLUT GLIMMER, na qual pela primeira a garrafa teve sua superfície alterada, pois foi desenhada no padrão de corte de cristais. Essa versão contou com 4.8 milhões de garrafas disponíveis. No ano seguinte a marca apresentou ABSOLUT MODE, envolta por uma faixa de cetim com o logotipo bordado em forma de etiqueta, a garrafa tinha um formato formado por 12 facetas, que captava luz e fazia uma alusão a tiras de espelho, um ícone no mundo fashion.


A partir de 2012 as edições limitadas da vodca começaram a ter um diferencial: nenhuma garrafa era igual. Começou com a ABSOLUT UNIQUE, onde cada garrafa tinha uma ilustração única. Para isso, as ilustrações foram feitas a partir de 38 cores e 51 padrões que foram criados através de uma arma de paint-ball. Com isso, foi possível garantir que cada arte seria diferente. Em 2013 a marca apresentou mais uma edição limitada (apenas 4 milhões de garrafas) batizada deABSOLUT ORIGINALITY, onde não existe nenhum exemplar igual. Isto porque foi adicionada ao vidro da garrafa uma faixa em azul cobalto (tom que remete a cor usada no rótulo). O processo de desenvolvimento da garrafa ocorre a 1.100ºC. Nesta temperatura, o cobalto, ainda invisível, forma um sofisticado e único contraste no vidro cristalizado. Cada garrafa tem uma gota de azul cobalto infundida no vidro adicionado exatamente no momento em que é fundido. Assim, a gota de cobalto azul escorre para dentro do vidro, criando um risco azul único.


Mais recentemente, em meados de 2013, a linha de vodcas com sabores da marca apresentou um novo design gráfico para suas garrafas. Apesar de manter o característico formato, seus rótulos ganharam um novo design, muito mais limpo e moderno, perdendo o excesso de tipografia manuscrita para ganhar uma cara mais artística e intensa. Como é sua tradição, a marca decidiu quebrar os padrões, apresentando uma identidade visual que apela ao simbolismo para criar uma imagem conceitual e artística para cada fruto e seu respectivo sabor. O vidro transparente também foi adotado como padrão, já que alguns sabores utilizavam um vidro fosco.


Marketing único 
O sucesso da marca pode ser explicado por uma série de razões, mas sem dúvida a principal foi a propaganda e o marketing. A empresa criou a mais contagiosa, esteticamente sofisticada e inteligente campanha de mídia impressa da publicidade mundial. ABSOLUT PERFECTION, feita pelo fotógrafo Steven Bronstein, foi a peça que deu origem a uma das campanhas mais longevas da história da propaganda mundial, criada pela agência TBWA/Chiat/Day de Nova York em 1980. No ano seguinte foi introduzido o slogan “The Absolut Bottle”. Sua comunicação começou em Manhattan com outdoors em caminhonetes que circulavam pela cidade. Depois, ocupou as revistas cult, de moda e comportamento. Com uma concisão rara, em que a garrafa e a marca são o centro de tudo e a razão de ser das sacadas publicitárias, a campanha era universal, podendo ser adaptada para qualquer mercado, país ou tema.


Nessas propagandas o herói era a garrafa e seu design distinto. A garrafa era a estrela. A campanha, que durou até 2007, contou mais de 1.500 anúncios. O conceito era forte e seu grande segredo era a capacidade de ser reinventado, relido, reformulado dentro de uma estrutura perene. Elementos básicos sempre presentes, como diagramação, fonte e uma economia vocabular facilitavam a percepção imediata da mensagem. Outro ponto forte para a consolidação de sua comunicação foi o surgimento de parcerias e projetos culturais interessantes como: ABSOLUT ART (interpretações da garrafa de ABSOLUT pintadas por artistas renomados), que teve início em 1985, com o artista pop americano Andy Warhol pintando uma garrafa da vodca para um comercial. A campanha foi um verdadeiro sucesso e cerca de 350 artistas pintaram seus trabalhos nas garrafas da vodca, entre os quais o brasileiro Romero Britto, Keith Haring, Nam June Paik, Rosemarie Trockel, Damien Hirst, Maurizzio Catellan e Louise Bourgeoise.


Além disso, estilistas consagrados como Gianni Versace, Helmut Lang, Jean Paul Gaultier, Stella McCartney, Manolo Blahnik, e Anna Molinari fizeram parte do projeto ABSOLUT FASHION, que começou em 1988, onde coleções de famosas grifes foram inspiradas na marca ABSOLUT. Em 2003, a marca decidiu se aproximar ainda mais do mundo fashion e incentivar jovens talentos a partir da criação de seu próprio projeto de moda: ABSOLUT LABEL. Alguns dos mais destacados novos estilistas são convidados a criar um visual inspirado em uma palavra da garrafa de ABSOLUT, e assim surgem as coleções ABSOLUT LABEL em edições limitadas. Cada coleção tem um tema que é sempre uma única palavra retirada da garrafa de ABSOLUT VODKA. Por exemplo, em 2005 a palavra escolhida foi “Famous” e as peças foram bolsas. Para representar o Brasil, a estilista revelação foi Raquel Uendi. Já no ano anterior, 2004, a coleção de camisetas foi inteiramente inspirada na palavra “Country”, com destaque para a brasileira Karla Girotto. Atualmente ABSOLUT LABEL já pode ser considerado um projeto inteiramente ligado à moda mundial, com uma interatividade e incentivo à conexões criativas muito à frente de seu tempo.


Fotógrafos de celebridades como Herb Ritts e Annie Liebowitz também participaram de ações para a marca. Em outras ações foram incorporadas capas de álbuns de David Bowie, Miles Davis e do Velvet Underground aos anúncios. Outro projeto interessante, que surgiu em 2003, foiABSOLUT TRACKS, onde uma canção exclusiva do cantor Lenny Kravitz, chamada “Breathe”, foi feita especialmente para a marca e baseada na experiência de se tomar uma vodca ABSOLUT. Dez outros artistas, de vários locais do mundo, remixaram a canção garantindo versões exclusivas que podiam ser baixadas grátis na internet.


Outro fator determinante em sua comunicação é a estreita relação com os consumidores gays que há mais de três décadas recebem atenção especial da marca em eventos e na comunicação, como por exemplo, em 2008 quando foi lançada a edição especial ABSOLUT COLORS, em homenagem ao símbolo do movimento gay, a bandeira do arco-íris, que completava 30 anos. A edição limitada vinha dentro de uma caixa especial com as cores do arco íris e um encarte com texto a respeito da diversidade sexual e apoio a comunidade. Este é o estilo da ABSOLUT VODKA. Uma marca de qualidade superior, elegante, cheia de estilo, contemporânea, criativa, imprevisível e espirituosa.


Recentemente, em 2011, a marca sueca voltou a chamar a atenção com um projeto denominadoABSOLUT BLANK, onde dezoito novos artistas promissores de diferentes lugares do mundo foram chamados para dar sua contribuição criativa nas embalagens, eventos e campanhas publicitárias realizadas pela marca. Chama atenção a instalação de luzes, criada pelo grupo inglês United Visual Art, os recortes de imagens criado por Mario Wagner e a pintura colorida de Dave Kinsey. Aliás, é impossível chegar a uma resposta unânime quanto à melhor obra – os dezoito artistas escolhidos mostraram que tem talento sobrando para surpreender o público. O posicionamento de apostar em arte e incentivar a criatividade é fundamental para o título de “lovebrand” que a marca recebeu nos últimos anos. Dessa maneira, todos saem ganhando: os consumidores, que têm a chance de entrar em contato com bons trabalhos, os novos e talentosos artistas, que têm chance de expô-los, e é claro, a própria ABSOLUT, que conquista cada vez mais fãs pelo mundo.


O mundo de ABSOLUT 
Em 2008 a marca lançou uma campanha global intitulada “In a ABSOLUT World”. A campanha, que custou US$ 35 milhões, tinha como ponto central a veiculação do filme “Moon”, que pontuou uma importante mudança na comunicação da marca, que há 25 anos utilizava com sucesso o mesmo conceito de campanha, baseada no premiado design de sua garrafa tornando-a um ícone mundial. O novo conceito reforçou a criatividade como peça principal. Através da campanha o consumidor era convidado de uma forma divertida e surpreendente a ingressar em um mundo inspirador e absoluto. A campanha ia além ao propor uma reflexão do que é um mundo ABSOLUT para cada um.


O roteiro do filme, criado pela agência TBWA\Chiat\Day, começa com pessoas que se preparam para um grande acontecimento. Os personagens esvaziam estabelecimentos, caminham pelas ruas e sobem em topos de edifícios, escadas, muros e telhados em busca dos pontos mais altos da cidade. Enquanto todos aguardam ansiosos, olhando atentos para o céu, imagens mostram astronautas atarefados trabalhando no espaço. Quando o sol se põe, ouve-se uma contagem regressiva e um grande globo espelhado surge como se fosse a Lua. A cidade transforma-se então em uma grande festa, com muita música e dança. A imagem dá lugar a uma tela preta com o conceito “In an Absolut World” e, logo na sequência, uma garrafa de ABSOLUT. A ideia é que no mundo de ABSOLUT a Lua não apenas ilumina a noite, mas também transforma tudo em uma verdadeira festa assim que surge no céu.
Já em outra fase da campanha, o foco estava nas dicas e sugestões de fantásticos drinques que levam em sua composição a vodca ABSOLUT, com a frase “In an Absolut Drink” (”Em uma bebida Absoluta”).


Uma ação gelada 
Vodca está intimamente associada ao gelo e ao frio. Foi então, que em 1994, em mais uma atitude ousada e inovadora, a marca lançou uma fantástica ação de marketing quando inaugurou, em parceria com os fundadores do IceHotel, o ABSOLUT ICEBAR, primeiro bar feito totalmente de gelo. Localizado no coração de Jukkasjärvi, a parte interna desse bar estava sempre -5° C. No preço da entrada, já estava incluído o aluguel da roupa especial, necessária para enfrentar o gélido ambiente desse exótico estabelecimento. A maior parte dos utensílios utilizados no bar era feito com o gelo proveniente do rio Torne (ao norte da Suécia), incluindo mesas, assentos, balcão e até os copos usados para servir as bebidas. O sucesso foi tanto que outras unidades foram inauguradas em Estocolmo, Londres, Tóquio, Milão e Copenhagen. Outra característica que diferenciava os bares de gelo era a decoração. A ABSOLUT adotou para seus bares uma política contra o tédio: de três a seis meses eles sofriam uma intensa reforma, comandada por artistas e escultores renomeados, que transformavam completamente o ambiente.


A evolução visual 
O logotipo original da marca, adotado em 1979 quando a vodca começou a ser exportada para os Estados Unidos, utilizava fontes não serifadas (Futura Extra Condensed Bold) para a escrita dos elementos “ABSOLUT” e “VODKA”, o que proporcionava uma leitura simples e rápida. Entre estes dois elementos havia o texto “Country of Sweden”, que ressaltava a origem do produto. No início de 2014 a marca apresentou sua nova identidade visual. As expressões “Country of Sweden” e “Vodka” foram retiradas, deixando apenas ABSOLUT (como a marca sempre foi conhecida) seguido de um ponto final. A tipografia sofreu pequenas mudanças para ganhar um pouco mais de diferenciação. A nova identidade visual também ganhou um tom de azul mais forte e vivo. E isso somente foi possível porque a marca se tornou tão icônica que já não precisava do logotipo de três linhas para ser reconhecida. Basta apenas a palavra ABSOLUT. O antigo logotipo da marca continua sendo utilizado nas garrafas dos produtos.


Os slogans 
Transform today. (2014) 
Abslout ________. 
The Absolut Bottle. (1981) 


Dados corporativos 
● Origem: Suécia 
● Fundação: 1879 
● Fundador: Lars Olsson Smith 
● Sede mundial: Estocolmo, Suécia 
● Proprietário da marca: Pernod Ricard S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Chairman & CEO: Paul Duffy 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 126 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e México 
● Funcionários: 700 
● Segmento: Vodcas 
● Principais produtos: Vodcas tradicionais e com sabores 
● Concorrentes diretos: Grey GooseCîrocSkyy Vodka, Stolichnaya e Belvedere 
● Ícones: A garrafa 
● Slogan: Transform today. 
● Website: www.absolut.com.br 

A marca no mundo 
Pertencente ao grupo francês Pernod Ricard, ABSOLUT VODKA é vendida em 126 países, sendo a 2ª marca de vodca mais consumida do mundo, além de ser a 4ª maior marca internacional de bebidas destiladas do planeta somente atrás de nomes como Bacardi, Smirnoff e Johnnie Walker. Anualmente são consumidos anualmente mais de 100 milhões de litros da vodca ABSOLUT. Cerca de 40% das vodcas importadas pelos americanos são da marca ABSOLUT. Seus maiores mercados são Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, México, Espanha, Brasil, Alemanha, além das lojas Duty Free nos aeroportos. Os diferentes sabores representam aproximadamente 20% de suas vendas. 

Você sabia? 
● Curiosamente, nos dias de hoje, toda vodca ABSOLUT é produzida no pequeno povoado de Åhus (sul da Suécia) que, com pouco mais de 10 mil habitantes não apenas produz, mas também embala e distribui os milhões de litros da vodca consumidos anualmente em todo mundo. Cerca de 500 mil garrafas são produzidas diariamente. 
Fonte:Mundo das Marcas

AL recebe pedido de Impeachment contra Rosalba Ciarlini

O documento foi entregue pelo coordenador do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco), Carlos José Cavalcante.

A Assembleia Legislativa recebeu na manhã de hoje (24) o pedido de Impeachment contra a governadora Rosalba Ciarlini. O documento foi entregue pelo coordenador do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco), Carlos José Cavalcante.
Estavam presentes na Casa, os deputados Kelps Lima, Zé Dias, Fernando Mineiro e Fábio Dantas.
De acordo com o MARCCO, o pedido será feito por causa da crise administrativa. "O quadro de absoluto desgoverno na sua gestão e do não atendimento das necessidades da população. Ademais, a referida gestora demonstra pretender governar acima das leis, afrontando a independência e autonomia dos demais Poderes e instituições. No pedido, solicita-se, ainda, o seu AFASTAMENTO IMEDIATO DAS FUNÇÕES, como medida que se impõe, nos termos do art. 65, § 3º, II, da Constituição Estadual, diante da deslegitimação política da Governadora do RN".

Ainda de acordo com o MARCCO, o pedido é relativo aos problemas recorrentes noticiados diariamente na imprensa local: falta de atendimento médico aos pacientes SUS; péssima qualidade da água servida às populações do interior do Estado; falta de vagas e interdição da quase totalidade dos estabelecimentos socioeducativos; e, incremento significativo da criminalidade urbana e da taxa de homicídios no Estado.
Fonte:Nominuto

Simples Nacional: erro no sistema impossibilita repasse de ISS aos Municípios!

Cerca de R$ 42 milhões deixaram de ser repassados aos Municípios.
A Secretaria Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional publicou nesta terça-feira, 22 de abril, um Comunicado. E conforme a publicação foram identificados que 292 mil Documentos de arrecadação do Microempreendedor Individual, do período de fevereiro a abril/2014, constavam na base de inconsistência da Receita Federal. Isso significa que cerca de R$ 42 milhões deixaram de ser repassados aos Municípios e Estados.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) informou que este erro foi ocasionado pela grande quantidade de DASMEI gerados recentemente e enviados pelo correio - carnê do MEI -, e isso provocou atraso na classificação dos documentos emitidos pelo Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual.

O perfil de distribuição impossibilitou o repasse dos valores de Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços (ICMS) e Imposto Sobre Serviços (ISS) recolhidos aos entes. Foram adotadas medidas corretivas internas para que o erro não se repita.


Para solucionar o problema o Serpro deve construir uma apuração especial para que a vinculação dos documentos possa ser realizada e o repasse efetivado. A conclusão está prevista para o dia 9 de maio.
Fonte:O mural de Riacho

PM BALEADO DURANTE ASSALTO AOS CORREIOS EM PATU, RN, PASSA BEM

O policial Militar baleado durante assalto na agência dos Correios da cidade de Patu passa bem,de acordo com o coronel Lenildo Sena,Subcomandante da PM no interior do estado,o PM foi atingido de raspão na região do braço,o PM foi levado ao HRTM em mossoró onde recebeu atendimento Médico,o PM participou da troca de tiros com os bandidos,nessa mesma ocasião também foi atingido o senhor Arni Praxedes que morreu a caminho do HRTM,até o fechamento dessa matéria os bandido ainda não tinham sido capturados. 

TJ/RN determina que Google entregue dados solicitados pela Justiça de Caraúbas

A Google Brasil Internet ingressou na Justiça com um Mandado de Segurança, com pedido de liminar, questionando uma decisão do juiz da Comarca de Caraúbas.

O motivo foi a ordem expedida pelo magistrado, que deferiu o pedido de quebra de sigilo de interceptação telemática dos e-mails dos investigados nos autos do processo nº 0001129-37.2012.8.20.0115.

O Mandado de Segurança foi apreciado e julgado pela desembargadora Maria Zeneide Bezerra, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que denegou a segurança.

A ação judicial que tramita em Caraúbas determinava que o Google remetesse àquele juízo, no prazo de 15 dias, gravações em meios magnéticos de todos os e-mails e mensagens eletrônicas enviadas e recebidas que estivessem gravadas no período de 1º de janeiro de 2011 até 19 de setembro de 2013, na caixa de entrada, saída, lixeira e spam, ou seja, em todas as pastas do e-mail.

A Google Brasil Internet negou o pedido e entrou com o processo judicial.

A negativa da concessão das informações baseou-se numa regra da empresa que preserva o conteúdo vinculado aos endereços eletrônicos. A empresa alegou que somente poderia apresentá-las por meio da utilização do Acordo de Assistência Judiciária em Matéria Penal, entre o Governo do Brasil e o Governo dos EUA.

Entretanto, a desembargadora Zeneide Bezerra entende que a decisão que determina uma empresa, legalmente constituída no Brasil, a prestar informações indispensáveis para a Justiça, em nada representa ato revestido de ilegalidade; da mesma forma, teratológica é a decisão viciada e ilegal, que confronta a lei, que “não se coaduna com as regras básicas do ordenamento processual e das normas em vigor, o que, com absoluta certeza, não é o caso dos autos”.

Desta forma, o pedido de Mandado de Segurança foi denegado pela desembargadora Zeneide Bezerra. A magistrada se baseou numa recente decisão tomada pelo Superior Tribunal de Justiça, oportunidade na qual o STJ analisou um caso idêntico, inclusive, com a mesma empresa, quando o Google questionou o cumprimento de uma decisão deferindo a quebra de sigilo de interceptação telemática.

A integrante da Corte de Justiça potiguar observou ainda que a empresa não comprovou de fato suas alegações, deixando de trazer ao processo a decisão questionada. O processo foi julgado extinto, sem resolução de mérito, sem custas e sem honorários.


Fonte: Jornal de Fato