terça-feira, 1 de maio de 2012

Prefeitura divulga a programação oficial da festa de emancipação política de Messias Targino

Como já tinha-mos adiantado a prefeitura de nossa cidade acaba de confirmar as atrações musicais que iram se apresenta no dia 7 de Maio em Messias Targino,como antecipamos trata-se do cantor Dorgival Dantas,o sanfoneiro Caninana do Forro,além das atrações locais com Swing Moral e Forró da Vez.O que chamou atenção na programação é que as comemorações como maratonas,bolo,alvorada entre outras esse ano será no dia 7.

Com o fim do prazo de novos títulos, Cartórios Eleitorais do interior vão atender até a sexta-feira das 8h às 15h

Em razão da proximidade do prazo de fechamento do cadastro eleitoral, que ocorrerá na próxima quarta-feira (09), os postos de atendimento da Justiça Eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte funcionarão com horário diferenciado nos próximos dias. Até esta sexta-feira (04), os Cartórios Eleitorais do interior do Estado estarão funcionando no horário de 8h às 15h.

Os postos de atendimento, tais como Cartórios Eleitorais, postos de atendimento criados pelo Juiz Eleitoral das Zonas e os boxes da Justiça Eleitoral nas Centrais do Cidadão, entre a segunda-feira (07) a quarta-feira (09), dias que antecedem o fechamento do cadastro eleitoral, funcionarão no horário de 8h às 15h, com distribuição de senhas aos eleitores presentes no final do expediente. Na quinta-feira (10), o expediente dos Cartórios Eleitorais será cumprido internamente, não havendo atendimento ao público externo.
Fonte:odb em dias

Reflexão do dia


“Rosalba, vergonha do RN”, chega ao topo do Twitter

A hastag (palavra-chave) #RosalbaVergonhadoRN chegou há poucos minutos ao topo dos assuntos mais comentados no Brasil, dentro do Twitter, a rede social que mais cresce no mundo.
O movimento nascido em meio à comunidade acadêmica da Universidade do Estado do RN (UERN), que esteve por 106 dias em greve no ano passado – um recorde no serviço público do RN -, é um protesto pacífico, mas vigoroso.
O resultado é que o nome da governadora, como péssima gestora, ganha dimensão nacional e até mundial em face dessa mobilização.
A mobilização deixou outros temas e personagens teoricamente bem mais importantes, em posições secundárias. Assuntos como o “1º de maio”, “Dia do Trabalho”, “Aviões no programa Mais Você” da Rede Globo e “Ayrton Senna” (18 anos de morte) ficaram para trás.
Quer verificar como o Blog cobre o assunto? É só nos acompanhar pelo Twitter AQUI.
Fonte:carlos santos

Morte de Ayrton Senna completa 18 anos

O Dia do Trabalho, desde 1994, ganhou um significado especial para os brasileiros. Em uma manhã de domingo, os amantes do esporte tiveram a oportunidade de acompanhar os últimos atos do que, para muitos, é o maior ídolo do esporte do Brasil de todos os tempos: Ayrton Senna da Silva. Nesta terça-feira (1º), a morte do tricampeão mundial de Fórmula 1 completa 18 anos e as homenagens ao esportista prosseguem por todo o mundo.

No Grande Prêmio de San Marino, realizado no autódromo de Ímola, na Itália, Ayrtons Senna realizava a terceira corrida pela equipe Williams, considerada a mais forte entre as demais escuderias. Senna, considerado o melhor piloto em atividade à época, com 34 anos, não havia conseguido terminar nenhum GP no carro que havia levado o maior rival nas pistas, o francês Alain Prost, ao tetracampeonato mundial. E Ímola foi a última oportunidade do brasileiro.

 Durante os treinamentos para o GP, Senna havia reclamado das condições de segurança da pista. Nos treinos livre da sexta-feira, o também brasileiro Rubens Barrichello, então piloto da Jordan, sofreu forte acidente no circuito e precisou ser hospitalizado. O piloto da Williams visitou Barrichello no hospital e chegou à conclusão de que a pista não apresentava condições de segurança suficientes para os pilotos. A confirmação ocorreu nos treinos classificatórios do sábado.

Com a pole position confirmada, Ayrton Senna e todo o mundo observou o acidente envolvendo o austríaco Roland Ratzenberger, que corria pela pequena Simtek. A gravidade da batida provocou a morte do piloto e comoção geral entre os pilotos. Porém, todos, inclusive Senna, concordaram em correr no domingo. Foi a última corrida de Senna.

Liderando a corrida desde o início, Senna tinha certa vantagem aos demais corredores quando ocorreu a entrada do carro de segurança na pista, devido a um acidente sem gravidade. Na retomada da prova, Senna, que já havia feito a volta mais rápida durante a corrida, passou a quase 300km/h na curva Tamburello, onde se chocou ao muro e foi atingido pela barra de direção do próprio carro, que perfurou o capacete do brasileiro. No próprio domingo a morte cerebral de Senna foi confirmada e o Governo Federal decretou luto oficial de três dias. Desde então, o dia 1º de maio é marcado também por homenagens a um dos maiores pilotos de todos os tempos.

Lembrança

Através do Twitter, vários pilotos lembraram a morte de Ayrton Senna, que foi um dos assuntos mais comentados no microblog. "18 anos da morte de nosso maior ídolo!!! Ayrton Senna", escreveu Felipe Massa, que participa de sessão de treinos com a Ferrari em Mugello, na Itália.

Sobrinho do tricampeão mundial, Bruno Senna, que atualmente corre na Williams, também lembrou a data: "1º de maio em Mugello. Saudades, Ayrton. Você continua me inspirando a cada momento".

Tony Kanaan, que compete pela equipe KV Racing na Fórmula Indy apenas postou "Senna, ídolo para sempre." Já Alexander Wurz, que fez 69 corridas e conquistou três pódios na F-1, escreveu que o final de semana de San Marino-1994 é impossível de se esquecer.

Ex-namorada de Senna, a apresentadora Adriane Galisteu também lembrou a morte do piloto. "A saudade chega à maioridade, 18 anos sem Ayrton Senna!"

Fonte:tribuna do norte

Janduís:Município tem o menor índice de crianças subnutridas do RN

Os resultados gerais da amostra do Censo 2010, do IBGE, mostraram que no período de dez anos, o número de óbitos de crianças menores de um ano caiu de 29,7 para 15,6 para cada mil nascidas vivas, um decréscimo de 47,6% na taxa brasileira de mortalidade infantil.
Entre as regiões, a maior queda foi no Nordeste, de 44,7 para 18,5 óbitos, apesar de ainda ser a região com o maior indicador. Em todo o Rio Grande do Norte, Janduís é o município que possui o maior percentual de crianças de 0 a 3 anos, nas creches municipais.
O sistema de creche do município funciona tanto na zona urbana, com o trabalho feito pelo Jardim Escola Tia Alice, como na zona rural, na Escola Antônia Eurli de Brito, que funciona na comunidade de Permissão.
As unidades possuem quadro profissional de professores qualificados e toda uma infraestrutura adequada para receber as crianças locais, a partir de reformas realizadas pela prefeitura, nos últimos anos.
Vários projetos são desenvolvidos nas creches locais. Uma coordenação cultural funciona diretamente nas escolas incentivando a produção de cultura e, de certa forma, incentivando a formação de artistas mirins. Outro programa é a Sala Especial, que conta com equipe multidisciplinar de saúde que cuida de crianças que apresentam quadros de desnutrição.
A secretária de Educação Martilene Duarte afirmou que os índices do IBGE comprovam que a administração trabalha de forma planejada. "Esse resultado é reflexo do nosso trabalho", apontou. Ela complementa que, na última semana, o setor de educação encaminhou ao Ministério da Educação o Plano de Ações Articuladas do Município para o triênio 2012-2014. "Trata-se de um conjunto de ações que têm como objetivo o fortalecimento do nosso sistema municipal de educação", disse.
O prefeito Salomão Gurgel atribui esse resultado a um trabalho focado na melhoria da qualidade da educação infantil, em Janduís, garantindo educação de qualidade para todas as crianças da zona urbana e da zona rural. 

Fonte:jornal de fato

As curiosidades do 1º de maio pelo Brasil à fora

No dia 1º de maio, comemora-se o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, como forma de celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Esta lista vai mostrar algumas curiosidades relacionadas ao Dia do Trabalho.
- Em Chicago, milhares de trabalhadores protestavam contra a enorme carga horária pela qual eram submetidos, ou seja, 13 horas diárias. A proposta era reduzir para 8 horas diárias, como é hoje.
- Além da diminuição da carga horária, os trabalhadores também exigiam descanso semanal remunerado e um período anual de férias, direitos trabalhistas que ainda não existiam na época.
- A escolha da data de 1° de maio ocorreu para homenagear os trabalhadores mortos pela repressão policial nos Estados Unidos. No entanto, as mortes só passaram a ocorrer a partir do dia 03 de maio.
- Apesar da escolha da data ter sido feita por membros da Segunda Internacional Socialista, os oito organizadores das manifestações eram militantes anarquistas, não socialistas.
- Os organizadores das manifestações foram denominados Mártires de Chicago. No monumento erguido a eles, estava o seguinte epíteto: “Um dia nosso silêncio será mais forte que as vozes que hoje vocês estrangulam”.
- Em 23 de Abril de 1919, o senado francês proclamou feriado nacional no dia 1° de Maio. Em 1920, foi a vez da União Soviética. Aqui no Brasil, o primeiro de maio é comemorado desde o ano de 1925.
- Os Estados Unidos não comemoram o Dia do Trabalho no dia 1° de maio, e sim na primeira segunda-feira de setembro. Na Austrália comemora-se a data em duas ocasiões: na parte ocidental, em 04 de março e, na parte meridional, em 07 de outubro.
- Em 1940, o presidente Getúlio Vargas utilizou o 1° de maio para anunciar o novo salário mínimo. Em 1941, a data foi usada para marcar a criação da Justiça do Trabalho, que visava resolver os conflitos existentes entre os trabalhadores e seus patrões.
- Como Vargas utilizava a data para apresentar boas notícias aos trabalhadores, a data perdeu seu sentido original. Até então marcado por piquetes e protestos, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares.
- Mesmo sendo um feriado nacional no Brasil, a Bahia ficou 55 anos sem comemorar a data porque os governantes acreditavam que era uma contradição não trabalhar no dia do Trabalho
Fonte:o xerife

Fã do Messias Online

Kleber Medeiros estudante do curso de Administração pela UERN do município de Caraúbas,acompanha as notícias de Messias e região pelo MESSIAS ONLINE,por isso ele é fã do MO,nosso blog agradece o carinho.
Você também lê nosso blog diariamente? e deseja que sua foto seja publicada como a que está acima?é simples é só enviar um comentário dizendo que é nosso fã.

Vândalos furtam cilindros de cloro de Estação da Caern em Caraúbas/RN

Não bastasse os constantes atos de vandalismo em seus poços de abastecimento, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) agora é vítima de outro crime. No último final de semana uma das portas da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município de Caraúbas, na região Oeste do Estado, foi arrombada e nove cilindros de Cloro, dos quais três estavam cheios, foram furtados. Cada cilindro possui 100 quilos do produto que é altamente corrosivo e se utilizado de maneira inadequada, pode provocar riscos à saúde humana, inclusive a morte.
A gerência da Caern na região foi avisada e logo que tomou conhecimento do ato de vandalismo, registrou boletim de ocorrência na delegacia da cidade. Segundo o gerente da regional, Nehilton Barreto, apesar do incidente a qualidade da água não será comprometida. “Felizmente, a quantidade de cloro que já havia sido utilizada será suficiente para garantir a qualidade da água em Caraúbas até que possamos adquirir novos cilindros”, destaca Nehilton.

A maior preocupação dos técnicos da Caern agora é quanto à utilização inadequada do composto químico. O Cloro é um material altamente corrosivo que em contato com a pele ou inalado pode provocar queimaduras graves, podendo levar a morte principalmente se não forem utilizados equipamentos de segurança adequados. A orientação da Companhia é de que a população não compre o produto de terceiros e denuncie à empresa se identificar quem cometeu o crime através do telefone (84) 3337-2298.

CRIME

Caso semelhante ao de Caraúbas aconteceu no município de Governador Dix- Sept Rosado. Na semana passada pastilhas de cloro também foram furtadas do local e até o momento não foi identificado quem levou o produto. Em vários municípios do Estado, a Caern tem registrado atos de vandalismo. Em Natal, Macaíba e Parnamirim são comuns os furtos de equipamentos elétricos dos poços, o que afeta diretamente o bombeamento da água, deixando alguns municípios por algumas horas e, em alguns casos, por alguns dias sem água.
*Ana Paula Silva – ACS Caern/jornal o Vale do Apodi

Dupla toma moto de assalto em Messias Targino/RN

Mais uma ação de insegurança,aconteceu ontem a noite em Messias Targino na rua Otoniel Tomaz de Almeida, uma moto de placa MXN 4357/RN CG 125 de cor prata foi tomada de assalto as 18:30  por dois indivíduos de moto que não foram identificados,a moto tomada pertencia ao Sr Tayrone Medeiros Fernandes,a polícia do município fez algumas diligências mas até o fechamento dessa matéria não conseguiu êxito,o Sr Tayrone se dirigiu até a sede da polícia civil no município para presta queixa e fazer o B.O

TREMORES DE TERRA SÃO SENTIDOS EM UMARIZAL E TABULEIRO GRANDE

UMARIZAL

O tremor foi de pequena intensidade na escala Richter , prova disso é que somente quem estava acordado e no interior de suas cassas pode perceber. O fato se deu por volta das 05:40hs e por isso nem todos os moradores sentiram o abalo. Por volta das 05:40hs de hoje ouviu-se um barulho semelhante ao do motor de um grande veículo (caçamba ou caminhão) ou a explosão muito distante de uma bomba (dinamite), então de acordo com os relatos, os objetos dos armários balançaram e os telhados tremeram, alguns chegaram a dizer que no momento tiveram a sensação de terem ficado "zonzos" ou perdido um pouco da audição. 

TABULEIRO GRANDE

 Hoje primeiro de maio dia do trabalhador a terra em Taboleiro Grande voltou a tremer, por volta das 05h50min os habitantes amanheceram com um grande susto, segundo comentários de pessoas pela rua o tremor chegou a atingir os 2 pontos na escala Richter. O barulho foi muito rápido semelhante ao barulho de um trovão, mas mesmo assim pôde-se sentir a terra tremendo. Está não foi nem a primeira e nem a segunda vez que aqui em Taboleiro Grande a terra tremer, pois a uns anos atrás este fenômeno aconteceu. 
Fonte: Raniele Gomes e Tabuleiro grande News/blog do campelo